+ Responder Tópico
Like Tree5
  • 4 Por Rodrigo Guerini
  • 1 Por HericSRC
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    CD-i

    Por muitos o Philips CD-i é considerado o pior videogame de todos os tempos. Apenas lembrado pelos três horrendos jogos carregando o nome de Zelda (ou Link) e Mario Hotel, um jogo arcade lançado 15 anos depois do auge do estilo. Com inúmeros jogos educacionais e alguns dos piores controles que alguém teve a capacidade de desenvolver. Podemos bater o martelo então como o pior videogame da história?

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 CD-i_910.png
Visualizações: 708
Tamanho: 256,2 KB
ID:	6463


    Ou será que algo se salva neste mar de erros?

    Um pouco de história

    Depois dos VHS (e betamax) e antes do DVD houve um outro padrão de video conhecido como VCD (Video CD). Embora não muito popular no ocidente, este padrão conseguiu um relativo sucesso no oriente. Consoles como Saturn, PlayStation e Dreamcast, por exemplo, possuem compatibilidade com este padrão.

    Antes disto, porém, a Philips lançou um aparelho chamado de CD-i, que além do suporte a cd's de audio, karaoke (para a alegria dos japoneses) e ao VCD, ele também era compatível com um outro conceito, os Compact Disc Interactive, daí o seu nome, CD-i.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Philips-CDi-220.jpg
Visualizações: 626
Tamanho: 25,5 KB
ID:	6464
    Philips CD-i - Modelo 220


    Num primeiro momento os softwares lançados para o aparelho eram basicamente educacionais, para crianças, ou enciclopédias. Com as baixas vendas durante os dois primeiros anos a Philips resolveu investir na produção de jogos e tentar competir no sempre lucrativo mercado de videogames.

    Sem absolutamente nenhum apoio das grandes empresas conhecidas do mercado, todo o trabalho da criação de jogos ficou a cargo da própria Philips. São mais de cem jogos criados para a plataforma, que até 1998 com a descontinuação da produção renderam a empresa pelo menos um bilhão de dólares em prejuizo.

    Entretanto, a empresa tinha uma carta na manga. Assim como a Sony, a Philips também tinha um acordo com a Nintendo para a produção de um drive de cd-rom para o Super Nintendo. A não concretização deste acordo para a Sony rendeu a criação do PlayStation. Para a Philips o acordo rendeu a possibilidade de utilizar os personagens mais importantes da Nintendo em jogos para o Philips CD-i.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Philips-CDi-400-Console-Set.jpg
Visualizações: 655
Tamanho: 38,2 KB
ID:	6465
    Série 400, mais parecido com um videogame


    E desta forma, Zelda, Link e Mario fizeram suas aparições no console da Philips. Não foi a primeira vez que estes personagens apareciam em videogames que não eram da Nintendo (Atari 2600 e Colecovision, por exemplo, receberam versões de Mario e Donkey Kong), mas foi a primeira vez que estes jogos foram criados não pelas mãos da própria Nintendo.

    Hardware

    O CD-i não tinha um hardware fraco; com um processador de 16/32 bits criado pela Philips, podia rodar a 15.5 MHz. Em números, pelo menos, dava um show nos concorrentes da Sega e Nintendo, com a possibilidade de fazer até 768x560 em resolução com até 16.7 milhões de cores possíveis, sendo mais de 32 mil ao mesmo tempo. Além, é claro de suporte completo a videos em MPEG 1. Um padrão que quando bem produzido era superior ao VHS.

    Várias séries foram produzidas, algumas restritas a determinados segmentos, outras abertas ao público em geral. Os primeiros, o 910 e os da série 200 eram uma gigantesca caixa (maior até que o Atari 5200!), muito parecido com os sistemas de VHS. Com a mudança de foco para o público gamer uma nova versão foi lançada (a série 400), bem menor e mais parecida com um console de videogame.

    Acessórios

    Considerando as baixas vendas do console (pouco mais de meio milhão de unidades foram enviadas as lojas) a quantidade de controles disponíveis para o Philips CD-i é invejável. Infelizmente o mesmo não pode ser dito sobre a qualidade.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 thumbstick.jpg
Visualizações: 583
Tamanho: 10,9 KB
ID:	6466
    CD-i Thumbstick


    Começando com o primeiro, o CD-i Thumbstick, se parecia muito com um controle remoto de televisão (ou VHS), com um analógico no topo, cercado por 4 botões, na parte debaixo 8 botões. Infelizmente para os jogadores, apenas dois destes botões serviam para a ação nos jogos, sendo que todos os outros estavam ligados a ações nos discos de video ou música.

    Mais tarde este controle vai ser substituído pelo igualmente horroroso CD-i Wired Controller, que perdeu o analógico e recebeu um controle indescritível em palavras em qualquer língua ocidental.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 CDi_Mouse_Picture.jpg
Visualizações: 660
Tamanho: 54,0 KB
ID:	6467
    Mouse para o CD-i, perfeito para jogar Lemmings


    Se o seu objetivo era jogar, de verdade, era necessário partir para os gamepads para o sistema. Dois deles são os mais conhecidos, um muito próximo ao controle de Mega Drive (com 3 botões, sendo que 1 geralmente não era usado para nada) e outro próximo a um controle de Super Nintendo.

    Se isto já não fosse o bastante o CD-i recebeu um teclado, um mouse, uma trackball, e até um revólver.

    Jogos

    O Philips CD-i é conhecido principalmente pelos três jogos Zelda. Dois deles: Link: The Faces of Evil e Zelda: The Wand of Gameleon são dois jogos de plataforma bastante medíocres lançados em 1993, já Zelda’s Adventure, lançado em 1994 tem gráficos utilizando pessoas reais, até que bastante impressionantes, mas igualmente ruim.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 042.jpg
Visualizações: 591
Tamanho: 19,0 KB
ID:	6468
    Zelda, em... Zelda's Adventure


    Entretanto, nem só de jogos ruins vive o Philips CD-i, embora a sua maioria, como já citado são jogos educacionais, existem alguns títulos que, se olhados com boas intenções, são interessantes.

    Começando pelo próprio Hotel Mario, que se não é exatamente o que um jogador de Super Nintendo esperaria de um jogo com este nome, ainda é um divertido jogo arcade, muito próximo daquilo que a Nintendo fazia no início da década de 1980.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Mutant Rampage.jpg
Visualizações: 765
Tamanho: 48,0 KB
ID:	6469
    Mutant Rampage não é bom como Streets of Rage, mas tem seu brilho


    Myst e The 7th Guest, clássicos adventure do início da década de 1990 também estão disponíveis para o console, assim como inúmeros jogos que utilizavam FMV, como Dragons Lair, Mad Dog II, Crime Patrol, Thunder in Paradise e Who Shot Johnny Rock?. Com exceção de Dragons Lair, estes jogos podem ser desconhecidos, mas não deixam de ser divertidos por algumas (poucas horas).

    Burn: Cycle, Mutant Rampage e Lemmings completam uma lista de jogos que apesar de não ser obrigatória a qualquer gamer (ok, Lemmings é!), ainda assim são interessantes e bastante competentes.

    Por fim...

    O Philips CD-i é um dos inúmeros casos de videogames que tentaram fazer muito e falharam absolutamente. Muitas vezes as empresas de videogame são criticadas por lançarem consoles sem muitas opções multimedia, com o foi o caso do Wii e sua falta de suporte para filmes em DVD, mas se alguns pecam por falta, é importante dizer que outros pecaram pelo exagero.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Super Mario's Wacky Worlds.jpg
Visualizações: 615
Tamanho: 65,1 KB
ID:	6471
    "O maior peixe é aquele que escapa", Super Mario's Wacky Worlds é um jogo nunca lançado para o CD-i


    Com poucos jogos que sobreviveram a faixa do medíocre é difícil recomendar a qualquer um o Philips CD-i, mas nem que seja a emulação, dê uma chance a Hotel Mario, por exemplo. Com tantos dizendo o quão ruim ele é, talvez você se surpreenda com um jogo divertido. Ainda mais se não jogado nos horríveis controles do CD-i.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Nem sabia da existência desse console.

  4. #3
    Membro Avatar de Hylian
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2010
    Mensagens
    841
    Verdinhas
    403

    E pensar q os jogos de Zelda dele são vendidos por uma fortuna no ebay.

    http://www.ebay.com/itm/Zeldas-Adven...#ht_500wt_1204

    Mas pra mim nem valor de coleção eles têm.
    Última edição por Hylian : 26-06-2012 às 4:11

  5. #4
    Membro Avatar de Claudiomar
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2010
    Mensagens
    111
    Verdinhas
    17

    Idem !!!

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    1.984
    Verdinhas
    350

    também nao sabia q existia

  7. #6
    Membro Avatar de Dr. Host
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Downloader$team
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    3.099
    Verdinhas
    1995

    Ja conhecia, mas naum me recordo de ter visto um de perto. kk
    Mas como era novidade na epoca era objeto de desejos da gente.

  8. #7
    Membro Avatar de *Slicer*
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2000
    Mensagens
    7.250
    Verdinhas
    3944

    Nem sabia da existência desse console.

    2

  9. #8
    Membro Avatar de Mr Fish
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.468
    Verdinhas
    5

    Eu vi um vídeo desse Mario Hotel no YT e achei medíocre. Como eles não têm vergonha de ter lançado um lixo desses?

  10. #9
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.633
    Verdinhas
    9148

    Também nunca tinha ouvido falar desse console, e olha que eu sou das antigas. Pelo menos gostei do design dos primeiros modelos (independente do tamanho), acho bonito desta forma, me lembra o X360.

  11. #10
    Membro Avatar de HericSRC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    333
    Verdinhas
    41

    Angry Video Game Nerd tem um vídeo sobre este console, e mostra que é o maior console já criado.


  12. #11
    Membro Avatar de Yang
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    3.882
    Verdinhas
    545

    lembro do nome, mas nao lembro dos jogos, de tao ruins... tou esperando ainda o flashback do 3DO.

  13. #12
    Membro Avatar de Lula Molusco
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2012
    Mensagens
    76
    Verdinhas
    27

    Eu lembro quando li algo em uma dessas revistas de games antigas, algo como a Game Power =)
    To ficando velho.

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2011
    Mensagens
    106
    Verdinhas
    2

    Interessante nunca tinha ouvido falar nele.

  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    =D
    Registro
    Apr 2012
    Mensagens
    51
    Verdinhas
    52

    nunca tinha ouvido falar tmb

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões