+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Nintendo GameCube

    De 60 milhões de consoles vendidos para 50 milhões, e depois para “apenas” 33 milhões. A Nintendo tinha deixado a liderança absoluta do mercado de videogames para uma não tão confortável segunda posição com o Nintendo 64, vendendo apenas um terço do seu concorrente. Era preciso parar para pensar e começar de novo, uma nova visão. Era preciso reinventar o mercado, na verdade era preciso revolucionar tudo.


    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 GameCube.png
Visualizações: 1848
Tamanho: 262,1 KB
ID:	6528



    Mas em vez disto a Nintendo lançou o GameCube.

    Um pouco de História

    Anunciado na E3 de 1999, o Gamecube (na época Dolphin) foi finalmente apresentado na SpaceWorld de 2000. O momento não poderia ser mais conturbado. O Dreamcast mostrando seus sinais de cansaço logo no início da geração, o PlayStation 2 tomando toda a atenção da mídia, já que era a nova versão do mais bem sucedido console da história. Além disto, a Microsoft acabara de anunciar sua entrada no mercado com o enigmático Xbox.

    Com Wave Race: Blue Storm, Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader, Super Monkey Ball, Madden NFL 2002, Tony Hawk’s Pro Skater 3 e Luigi’s Mansion o GameCube teve o melhor lançamento de um videogame na história do Ocidente, superando até o PlayStation 2 um ano antes. E isto porque a Nintendo não tinha mostrado sua artilharia pesada.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Gamecube-disk.jpg
Visualizações: 1067
Tamanho: 59,8 KB
ID:	6529
    A primeira mídia óptica usada pela Nintendo


    Outro ponto fundamental foi o fato da Nintendo ter abandonado – finalmente – os cartuchos, entretanto a empresa não foi pelo caminho mais fácil de utilizar os DVD’s, mas criou uma mídia proprietária em formato de mini-discos ópticos. Estas mídias, apesar de terem menor capacidade que o DVD (1.4Gb contra os 4.7GB de um DVD de camada simples), possuíam velocidade considerável o que ajudou a diminuir o tempo de loading dos jogos – grande pesadelo principalmente dos consoles da geração anterior.

    Esta mídia proprietária e outras proteções garantiram o fato do GameCube só ter sido destravado e pirateado na metade final de sua vida útil, ao contrário do Dreamcast, PlayStation 2 e Xbox. Considerando o momento do mercado de videogames no Brasil, isto fez com que ele tivesse, também aqui, baixas vendas se comparado com os outros dois principais concorrentes.

    A Nintendo finalmente começou a soltar seus grandes títulos, mas não sem estarem cercados de muita controvérsia. Metroid, Star Fox, Mario e The Legend of Zelda eram tudo, menos aquilo que o consumidor da Nintendo estava esperando.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 PanasonicQ.jpg
Visualizações: 1098
Tamanho: 227,8 KB
ID:	6530
    Panasonic Q, exclusivo do Japão, também rodava DVD's (e assava pãozinhos?)


    Estes até fizeram bastante sucesso, mas a falta de grandes títulos de third parties acabaram fazendo com que seus concorrentes ganhassem a reputação de videogames mais adultos, principalmente pelo lançamento de Grand Theft Auto 3, além da falta de um bom simulador de corridas como Gran Turismo 3 e Forza Motorsport, além de jogos do gênero FPS, o novo queridinho do público norte-americano. Até o exclusivo Resident Evil 4 não ficou desta maneira por muito tempo, devido as vendas abaixo do esperado.

    Desta forma, mesmo em mercados maiores o GameCube vendeu relativamente mal. Embora tenha mantido o segundo lugar no Japão, onde o Xbox (assim como seu sucessor) não conseguiu nenhuma aceitação, o console da Nintendo teve que amargar a terceira posição em todos os outros mercados, alcançando um péssima terceira posição global com cerca de 22 milhões de unidades vendidas. Excluindo o Virtual Boy, é a pior venda de hardware da história da Nintendo.

    Hardware

    O GameCube apesar de sua aparência de brinquedo (ou arte, segundo alguns) é uma senhora máquina com um processador de 486MHz, o que lhe tornava bem mais poderoso que o PlayStation 2, embora não tão poderoso quanto o Xbox original.

    A já citada mídia proprietária acabou fazendo com que o GameCube não fosse compatível com DVD’s, nem CD’s, algo que também iria acontecer em seu sucessor.


    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 gamecubebroadbandadapter.jpg
Visualizações: 1322
Tamanho: 44,9 KB
ID:	6531
    GameCube de cabeça para baixo e o adaptador para banda larga



    Além de seu formato único e da mídia proprietária outra característica que chama a atenção no GameCube é sua conexão para modens (de linha ou banda larga), permitindo jogos online – embora o conceito tenha sido pouco explorado (apenas com Phantasy Star Online no ocidente), num momento em que os donos de Xbox já explodiam as cabeças de seus “colegas” em Halo.

    Acessórios

    O controle do GameCube pode ser considerado um grande avanço em relação ao Nintendo 64. Com um formato mais comum é extremamente confortável em mãos médias e pequenas – ao contrário do Xbox.

    Os quatro botões frontais de ação receberam tamanhos diferentes, com o objetivo de facilitar o acesso do jogador. Se isto acabou facilitando em jogos de ação simples (como Mario e Zelda), foi um pesadelo para jogos de luta, por exemplo.
    Dois gatilhos e um botão extra completam a parte de cima do controle.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Gamecube controle.jpg
Visualizações: 8032
Tamanho: 59,9 KB
ID:	6532
    Controle de GameCube


    Ainda existem dois direcionais, um digital e um analógico e uma alavanca que substituí os botões C do Nintendo 64 que servem principalmente para o controle da câmera em jogos 3d, ou acesso a itens rápidos de menu.

    Um controle sem fio, oficial da Nintendo, chamado Wavebird teve sua cota de importância e provavelmente influenciou a atual geração de consoles a adotar o modelo completamente sem fio.

    Além dos adaptadores de rede o principal acessório do GameCube foi o Game Boy Player que permitia rodar jogos de GameBoy Advance no console.


    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 game boy player.jpg
Visualizações: 1789
Tamanho: 14,9 KB
ID:	6533
    Game Boy Player era instalado abaixo do GameCube


    E finalmente o Cabo Game Link foi mostrado como uma revolução nos videogames. Nada mais era do que uma evolução da ligação do Game Boy com o Nintendo 64 na transferência de Pokémons de um sistema para o outro.

    Com este cabo era possível acessar determinadas áreas em jogos ou controlar personagens pelo portátil. Anos mais tarde este conceito foi levado as últimas consequências com o (futuro) lançamento do Wii U.

    Jogos

    A Nintendo fez tudo aquilo que foi possível durante a geração para manter os consumidores fiéis. Na verdade nunca em sua história ela lançou tantos jogos entre novos conceitos como Luigi’s Mansion, Pikmin, Battalion Wars e Animal Crossing e velhos conhecidos como F-Zero, Mario Kart, Mario, The Legend of Zelda, Metroid, Star Fox, Super Smash Bros, Fire Emblem, entre outros.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Wind Waker.jpg
Visualizações: 1254
Tamanho: 68,9 KB
ID:	6534
    Apesar das inúmeras críticas pelo estilo gráfico adotado, Wind Waker é um dos mais belos jogos para o GameCube.


    Depois de perder diversas third parties durante a geração anterior – principalmente a Square de Final Fantasy e a Enix de Dragon Quest, a Nintendo garantiu pelo menos cinco jogos exclusivos da Capcom. Entretanto Resident Evil 4 e Viewtifull Joe, acabaram saindo para o PlayStation 2 pouco tempo depois.

    Além dos jogos já citados (e qualquer outro da Nintendo), apenas Eternal Darkness recebeu relativa atenção principalmente pela sua jogabilidade única baseada na sanidade do personagem.

    Por fim...

    Embora com um lançamento maravilhoso e investindo pesado em suas principais marcas o GameCube não conseguiu vender bem. Mesmo tendo se reaproximado de algumas empresas (Capcom e Square com Final Fantasy Crystal Chronicles, por exemplo), e jogos com o selo mature como Eternal Darkness, a Nintendo não conseguiu retirar o estigma de console voltado para crianças, nem o terceiro lugar em vendas.

    Desesperada a Nintendo definitivamente precisava de algo revolucionário para não seguir a Sega e desaparecer na outra geração. E como sabemos, ela consegue. A salvação tem nome: Wiimote.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 30-06-2012 às 13:59

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Mas em vez disto a Nintendo lançou o GameCube.
    Melhor frase do artigo

  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    kiyoshi
    Registro
    Nov 2004
    Mensagens
    1.436
    Verdinhas
    283

    Bom artigo, nunca tive um GC mas tenho Wii e tenho planos de comprar jogos (se achasse com facilidade) para GC.

    Só uma correção, o GameCube é 32-bit, assim como do Xbox original e do PS2. 128-bit era só um apelido para chamá-los de 'next-gen'.

  5. #4
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando kiyow Ver mensagem
    Bom artigo, nunca tive um GC mas tenho Wii e tenho planos de comprar jogos (se achasse com facilidade) para GC.

    Só uma correção, o GameCube é 32-bit, assim como do Xbox original e do PS2. 128-bit era só um apelido para chamá-los de 'next-gen'.
    Pois é, na verdade ao que parece fui enganado pela Wikipedia br (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo_GameCube) que coloca como barramento de 128 bits...

    Na Wikipedia US não há qualquer referência aos 128 bits do GameCube, só fala em:

    486 MHz IBM "Gekko" PowerPC CPU
    PowerPC 750CXe-based core[15]
    180 nm IBM copper-wire process, 43 mm² die, 4.9 W dissipation[15]
    Roughly fifty new vector instructions[15]
    32-bit ALU
    64-bit FPU (1.9 GFLOPS, usable as 2 × 32-bit SIMD)[15]
    64-bit enhanced PowerPC 60x front side bus to GPU/chipset, 162 MHz clock, 1.3 GB/s peak bandwidth[15]
    64 kB (32 kB I/32 kB D) L1 cache (8-way associative), 256 kB on-die L2 cache (2-way associative)[15]
    1125 DMIPS (dhrystone 2.1)

    Todas as outras pesquisas que eu fiz agora procurando por 128 bits do GameCube retornaram com as bobagens relacionadas ao que tu falou mesmo.

    Meu erro

  6. #5
    Membro Avatar de Hylian
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2010
    Mensagens
    841
    Verdinhas
    403

    O Gamecube ainda é o console de mesa da Nintendo "atual" para mim. Tenho o Wii aqui mas nunca consegui gostar mto dos novos controles e dos seus respectivos jogos. Além do fato q o Wii nada mais é q o Gamecube adaptado, em termos de processamento gráfico.

    Em relação aos controles, nunca vi um com a pegada do Gamecube controller.

    Para quem gosta de Zelda então nem se fala. Com excessão de Skyward Sword e dos Zelda de DS, todos os outros são jogáveis no Gamecube, com a ajuda do Game Boy Player.

    Falem o q quiser, eu gosto do Gamecube!

  7. #6
    Membro Avatar de Matheusoc
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BR BR HUEHUEHUE
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    21.268
    Verdinhas
    4432

    mario sunshine é um dos piores marios....

    acho que seria bom uma mençao ao twin snakes, remake do melhor jogo de todos os tempos

  8. #7
    Jon
    Jon está online agora
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.131
    Verdinhas
    3479

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    modens
    Momento chato xD: plural de Modem é Modems, com M mesmo, pois Modem é um acrônimo: MOdulador DEModulador
    @Topic : faltaram algumas imagens comparativas do RE4 das versões PC, GC e PS2 Afinal, a versão do GC é considerada a melhor das 3.

  9. #8
    Membro Avatar de _Kira
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2005
    Mensagens
    3.365
    Blogs
    1
    Verdinhas
    829

    Nunca tive, sempre quis ter, e tenho uma simpatia enorme pelo GC. As baixas vendas de longe representam um produto ruim. Infelizmente a questão das thirdies e o esmagador PS2 ofuscaram demais o pobre cubo... se tivesse mais tempo pra jogar, até pensaria em comprar um hoje

    Outro jogo elogiadíssimo pro GC que quase ninguém lembra: Eternal Darkness

  10. #9
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Citação Citando _Kira Ver mensagem
    Nunca tive, sempre quis ter, e tenho uma simpatia enorme pelo GC. As baixas vendas de longe representam um produto ruim. Infelizmente a questão das thirdies e o esmagador PS2 ofuscaram demais o pobre cubo... se tivesse mais tempo pra jogar, até pensaria em comprar um hoje

    Outro jogo elogiadíssimo pro GC que quase ninguém lembra: Eternal Darkness
    Não adianta um produto bom com políticas empresariais ruins.

  11. #10
    Membro Avatar de svee
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    12.828
    Verdinhas
    1100

    Comprei um GC em 2005, só pra jogar a serie Metroid Prime e Zelda WW.
    Só esses games valem o console.

  12. #11
    Membro Avatar de B.Pipes
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    2.769
    Blogs
    1
    Verdinhas
    1049

    Tenho um carinho especial pelo GameCube que não sei explicar. Ele me parece um dos últimos hardwares "brinquedo" da Nintendo. Vejam a foto postada pelo Rodrigo, dessa versão inicial, azul, poxa lindo demais. Gostaria muito de conseguir especificamente esse, zero, na caixa.
    Tenho um Wii que comprei no susto, mas nunca joguei quase nada nele, mas ele sai um pouco desse estilo anterior de consoles da Nintendo.

    Edit: Queria um azul indigo e um Laranja
    Última edição por B.Pipes : 01-07-2012 às 21:39

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    4.913
    Verdinhas
    913

    Dois zeldas fantásticos. Dois metroids fantásticos.

    Cubo rox.

  14. #13
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando _Kira Ver mensagem

    Outro jogo elogiadíssimo pro GC que quase ninguém lembra: Eternal Darkness
    Tá citado no meu texto :P

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Melhor frase do artigo
    haha, valeu. Tava na esperança que alguém gostasse

    Citação Citando kiyow Ver mensagem
    Bom artigo, nunca tive um GC mas tenho Wii e tenho planos de comprar jogos (se achasse com facilidade) para GC.
    Em tempo, vale a pena, alguns jogos são fantásticos e valem a pena ainda serem jogados, mesmo no Wii. Sugiro Wind Waker de início.

  15. #14
    Membro Avatar de _Kira
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2005
    Mensagens
    3.365
    Blogs
    1
    Verdinhas
    829

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Tá citado no meu texto :P
    Eu de novo li só a parte da capa

    Só depois fui ler o texto na íntegra hehe

  16. #15
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando _Kira Ver mensagem
    Eu de novo li só a parte da capa

    Só depois fui ler o texto na íntegra hehe
    Só avançar as páginas :P

  17. #16
    Membro Avatar de DiRe
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    6.115
    Verdinhas
    2645

    Joguei até o leitor estragar. Eu gosto muito do cube... Resident 4 no controle do cube é outro jogo. Muitos jogos bons pra jogar com amigos em casa também.

    Fora Zelda, Metroid, etc. como já falaram.

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    3.832
    Verdinhas
    171

    Acho que um dos contras do GC é na parte de esportes/corridas, né??

  19. #18
    Membro Avatar de IrmaoDoSasuke
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2007
    Mensagens
    7.291
    Verdinhas
    1485

    Então, eu sempre achei o Cube um VG maneiro. Joguei muito na casa de um amigo, Smash Bros, e curtia vê-lo jogar alguns outros jogos SP.

    Realizei a "vontade" de ter um GameCube com o Wii.... pra falar a verdade, faz MUITO tempo que meu Wii ta só como GameCube hehehe. Comprei uns 20 jogos de Cube, Eternal Darkness, RE 2, 3, Code Veronica, Luigi's Mansion, Wind Waker, Twin Snakes, MegaMan X Collection, dentre outros exclusivos.

    Comprei um controle original de Cube, um memory card, profit! Muito divertido mesmo! Acho que o Wii e o DS Lite são os melhores consoles existentes pra saudosistas! To com um DS Lite também, o único que roda nativamente TODOS os pokemons, além de vários remakes de jogos de SNES.

    Wii também roda nativamente vários jogos de SNES, N64, jogos de N64 com controle de Cube, full of win!

  20. #19
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.822
    Verdinhas
    6656

    Ia comprando um, o cara queria 100 pilas sem fonte, ta foda comprar só acreditando na palavra dele e sem testar.

  21. #20
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2010
    Mensagens
    538
    Verdinhas
    265

    Tenho um cubo praticamente encostado porque não acho jogos pra ele... nem memory card!

    Mesmo sendo destravado não consegui achar até hoje UMA midia que rodasse nele sem dar pau depois de 3 meses... o leitor é muito xarope

  22. #21
    Membro Avatar de Diego - Evil
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Loading...
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    8.645
    Verdinhas
    1433

    Citação Citando Itachi Ver mensagem
    Então, eu sempre achei o Cube um VG maneiro. Joguei muito na casa de um amigo, Smash Bros, e curtia vê-lo jogar alguns outros jogos SP.

    Realizei a "vontade" de ter um GameCube com o Wii.... pra falar a verdade, faz MUITO tempo que meu Wii ta só como GameCube hehehe. Comprei uns 20 jogos de Cube, Eternal Darkness, RE 2, 3, Code Veronica, Luigi's Mansion, Wind Waker, Twin Snakes, MegaMan X Collection, dentre outros exclusivos.

    Comprei um controle original de Cube, um memory card, profit! Muito divertido mesmo! Acho que o Wii e o DS Lite são os melhores consoles existentes pra saudosistas! To com um DS Lite também, o único que roda nativamente TODOS os pokemons, além de vários remakes de jogos de SNES.

    Wii também roda nativamente vários jogos de SNES, N64, jogos de N64 com controle de Cube, full of win!


    Poxa cara!

    Eu ja estava super interessado no WII por causa do Dkonei kong Country remake (simplesmente é o DOnkey Kong "4" que eu esperava depois do Snes, mas que nunca foi lançado).
    Depois disse que vc descreveu no seu post, me interessei MAIS AINDA.
    Foda vai ser encontrar jogo de GC pro WII, ou piratex de GC(baixado da net e gravado) tb rola no Wii?


    Ai se eu tivesse dinheiro....

  23. #22
    Membro Avatar de Dastan
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2011
    Mensagens
    5.503
    Verdinhas
    9912

    Citação Citando Diego - Evil Ver mensagem
    Poxa cara!

    Eu ja estava super interessado no WII por causa do Dkonei kong Country remake (simplesmente é o DOnkey Kong "4" que eu esperava depois do Snes, mas que nunca foi lançado).
    Depois disse que vc descreveu no seu post, me interessei MAIS AINDA.
    Foda vai ser encontrar jogo de GC pro WII, ou piratex de GC(baixado da net e gravado) tb rola no Wii?


    Ai se eu tivesse dinheiro....
    recentemente saiu um jeito de rodar jogos de GC baixados no Wii, acho q eh proibido postar aqui, mas procura no google que vc acha, mas o wii tem que ser desbloqueado por software e acho q tem q ter retrocompatibilidade, então se for comprar, nao compra o wii novo que esse ja nao tem mais suportes a jogos de game cube, nem os originais.

  24. #23
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    [Too Long]
    Registro
    Jun 2008
    Mensagens
    5.667
    Verdinhas
    635

    geracao passada eu nao me dei bem nem com o gc nem com o ps2 de inicio.
    Play 2 tinha graficos totalmente decepcionantes ate seu terceiro ano de existencia, o GC foi o console que fiquei menos tempoo na vida... 1 semana odiei mesmo. um mario horrivel, um luigi podre e etc...

    Ja o xbxo 1 foi amor total

  25. #24
    Membro Avatar de B.Pipes
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    2.769
    Blogs
    1
    Verdinhas
    1049

    Citação Citando rodrigosbl Ver mensagem
    recentemente saiu um jeito de rodar jogos de GC baixados no Wii, acho q eh proibido postar aqui, mas procura no google que vc acha, mas o wii tem que ser desbloqueado por software e acho q tem q ter retrocompatibilidade, então se for comprar, nao compra o wii novo que esse ja nao tem mais suportes a jogos de game cube, nem os originais.
    Isso muito me interessa, meu Wii nunca foi desbloqueado, nem atualizado, e não é dos mais novos.
    Considerando os controles disponíveis pra ele, dá pra ter uma experiência bem natural com cada um desses consoles passados que ele roda.

  26. #25
    Membro Avatar de Tortinhas10
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    294
    Verdinhas
    74

    Tinha uuma excelente line-up.

    resident evil remake, alguns outros residents, wave race, luigis mansion, eternal darkness e vários outros.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões