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  1. #1
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    Sony ganhou $100 milhões com Heavy Rain


    Guillaume de Fondaumiere, o atual CEO do Quantic Dream, veio contrariar presunção errada de que os jogos inovadores ou que arriscam não são lucráveis.

    Não poderia haver melhor exemplo que Heavy Rain, uma criação do seu estúdio. Fondaumiere disse durante o seu discurso no Digital Dragons (via GamesIndustry) que a produção custou cerca de $22 milhões, que com os custos do marketing sobe para os $30 milhões, e com a distribuição para os $40 milhões.

    Apesar de todo o dinheiro gasto, Heavy Rain acabou por render à Sony $100 milhões, sendo "muito lucrável" e "a margem pela qual todas as editoras buscam, em qualquer jogo".

    Heavy Rain, "o nono jogo mais vendido no ano em que foi lançado", não é um caso isolado.

    "Também é verdade para Journey. Não sei os detalhes do orçamento, mas sei por ter falado com membros do thatgamecompany que foi um jogo lucrável para eles e para a Sony."

    O Quantic Dream está agora a produzir Beyond: Two Souls.
    http://www.eurogamer.pt/articles/201...com-heavy-rain

    Para quem fica falando que os exclusivos são irrelevantes, ou que só fala de mercado caipira-infantil cujo nivel medio é um homer simpson...

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  3. #2
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    Olha a fatia que eh distribuicao, 25% do custo do produto que jah tem um valor agregado alto. Se tivessemos 100% de distribuicao digital, isso deve ser (chutando) 5% do custo do produto...

  4. #3
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    Citação Citando Jimmy de Grasso Ver mensagem
    Olha a fatia que eh distribuicao, 25% do custo do produto que jah tem um valor agregado alto. Se tivessemos 100% de distribuicao digital, isso deve ser (chutando) 5% do custo do produto...
    vamos ver na proxima geração, pelo menos nela vai ter todos os jogos digitais

    a sony já anda fazendo isso no PS3, já tem até o uncharted 3 na PSN, 45GB lol

  5. #4
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    Muito bom isso... Pra calar a boca dos estúdios que falam que inovar muito em um jogo não vende.

    E para o pessoal que tava falando em outro tópico que a empresa ganha em média 30 dólares em cada cópia. Pois Heavy Rain vendeu 2,5 milhões, indicando que ganham bem mais por cópia.
    Última edição por Badotti : 19-04-2013 às 23:34

  6. #5
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    Queria saber de onde tiraram esse numero magico. É impossivel esse jogo ter lucrado tanto so com as vendas em disco.
    Heavy Rain é um dos jogos que caiu de preço mais rapido no console da sony, fora que veio em bundle durante um bom tempo.
    Duvido que tenha lucrado mais que 50 milhoes com as vendas em disco.

    E Heavy Rain não é inovador. Nem indigo profecy foi.

    Heavy Rain e motorstorm pra mim foram os primeiros grandes jogos do console da sony.

    E não... Não considro uncharted 1 um grande jogo. É apenas um bom jogo.
    Última edição por MaçãEtílica : 20-04-2013 às 9:20

  7. #6
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    Infelizmente to no meio dos lucros desse jogo, mas achei ele uma bosta. É um filme disfarçado de jogo.

  8. #7
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    Eu também achei uma bela de uma bosta. Mais tenho amigo que curtiu demais. É um tipo de jogo para poucos. Não tenho paciência pra esse estilo.

    E concordo com o Maça. Esse jogo só chegou a essas vendas pq vinha com o console por uma época.

  9. #8
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    pq não ia vender?
    só pq a sony não fica pagando noticia em site falando "caralho jogo A, dos dois ou tres exclusivos, vendeu 1 bilhão de copias" ?

    e é bem fácil exclusivo da sony passar "despercebido" afinal, tem uma caralhada... já se tu tem duas franquias, qualquer lançamento é "nossa finalmente saiu um exclusivo" e quando a sony lança é "mais um exclusivo"

    curioso que não me surpreendi com quem falou que é fake já sabia inclusive quando criei o tópico e queria ver o que iam falar
    Última edição por Xi+Yj+Zk : 20-04-2013 às 18:02

  10. #9
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    Falando nesse jogo. Semana que vem vai ser meio folgada pra mim e não tenho oq jogar. Vou dar outra chance pra ele. Nem lembrava que tinha ele

  11. #10
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    Nego esquece magicamente. A microsoft perdeu exclusivos...
    Ok. TODO MUNDO SABE DISSO.

    Agora durante 4 anos ela teve muitos exclusivos que só depois foramn liberados pra PC (com aprovacao da microsoft).

  12. #11
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    Quem olha esses sonystas vagabundos parece que a microsoft ficou 8 anos sem titulos exclusivos.

    So pra começar uma pequena lista de exclusivos e Ex exclusivos.


    A grande diferença é que se um jogo nao vende o suficiente na plataforma xbox ela libera o game pra outras plataformas.
    Afinal pra que manter exclusividades em jogos que vendem mal?


    Blue Dragon
    Crackdown
    Fable 2
    Forza Motorsport 2
    Fuzion Frenzy 2
    Gears of War
    Halo 3
    Halo Wars
    Infinite Undiscovery
    Kameo: Elements of Power
    Kingdom Under Fire: Circle of Doom
    Lost Odyssey
    Marvel Universe Online
    Mass Effect
    Ninety-Nine Nights
    Perfect Dark Zero
    Project Gotham Racing 3
    Project Gotham Racing 4
    Shadowrun
    Too Human
    Viva Piñata~
    BioShock
    Dead Rising
    Ovelord
    Kane and Lynch: Dead Men
    NIJA BLADE
    Bomberman: Act Zero (medo)
    Rumble Roses XX
    Eternal Sonata (Trusty Bell)
    Ridge Racer 6
    Rockstar Games Presents Table Tennis
    Dead or Alive 4
    Dead or Alive Xtreme 2
    Saints Row
    The Outfit
    Naruto 1 e 2 (ubisoft)
    Tom Clancy’s Splinter Cell double agent

  13. #12
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    Citação Citando Badotti Ver mensagem
    Muito bom isso... Pra calar a boca dos estúdios que falam que inovar muito em um jogo não vende.

    E para o pessoal que tava falando em outro tópico que a empresa ganha em média 30 dólares em cada cópia. Pois Heavy Rain vendeu 2,5 milhões, indicando que ganham bem mais por cópia.
    Creio que tem a ver que não tem o custo pra rodar a plataforma no console da sony, como a taxa que outras produtoras pagam. O número mágico de $100 milhões não deve ser o líquido, mas sim o bruto, pois não tem como lucrar $40 por unidade vendida. De acordo com o preço da amazon, no começo de 2011 o jogo começou a ser vendido a $30, ou seja, vendeu 1.6mi de unidades entre $50~60 e 0.8mi a $30.

    Considerando o líquido de $50~60mi é mais plausivel. ~$30 em 1.6milhões de unidades e ~$10 nos 800 mil.

  14. #13
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    Citação Citando kiyow Ver mensagem
    Creio que tem a ver que não tem o custo pra rodar a plataforma no console da sony, como a taxa que outras produtoras pagam. O número mágico de $100 milhões não deve ser o líquido, mas sim o bruto, pois não tem como lucrar $40 por unidade vendida. De acordo com o preço da amazon, no começo de 2011 o jogo começou a ser vendido a $30, ou seja, vendeu 1.6mi de unidades entre $50~60 e 0.8mi a $30.

    Considerando o líquido de $50~60mi é mais plausivel. ~$30 em 1.6milhões de unidades e ~$10 nos 800 mil.
    Não tinha pensando por esse lado, deve menos encargos em cima do jogo, e a ajuda financeira da Sony para o projeto, pois a Quantic Dream até onde sei não pertence a Sony.

    Se tiver lucrado 60 milhões líquidos, é pouco pra um jogo que demorou 4 anos pra ser feito. E menos ainda pra uma empresa que lança em média 1 jogo por geração.

    Joguei quase 2 horas hoje, acho que to quase chegando na parte que tinha chegado a última vez que tinha jogado (a uns 3 anos atrás). Pra quem já terminou o jogo, algumas dúvidas:

    O jogo da uma animada mais pra frente ou é quase todo de QTE?

    Quanto tempo em média demora pra terminar?

  15. #14
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    prr#, pensei que ia aparecer somente 2 fanboys de armario ou haters da sony...

    pulou mais um de dentro do armário

    "é mentira, sony é lixo e nunca da lucro... eles lançam um monte de exclusivos até o fim da geração pq são burros, inteligente foi a MS que parou de lançar"

    Citação Citando MaçãEtílica Ver mensagem
    Quem olha esses sonystas vagabundos parece que a microsoft ficou 8 anos sem titulos exclusivos.

    So pra começar uma pequena lista de exclusivos e Ex exclusivos.


    A grande diferença é que se um jogo nao vende o suficiente na plataforma xbox ela libera o game pra outras plataformas.
    Afinal pra que manter exclusividades em jogos que vendem mal?

    alan wake?

    saiu para PC pq todo mundo pirateou no caixa.

    vendeu 100 mil copias na primeira semana e foram mais de 1 milhão de downloads de "backup", liberou pq não vende ou pq o publico alvo é "backupeiro" ?

    e "lançou" sempre vai perder para "lançou e lançará"
    Última edição por Xi+Yj+Zk : 21-04-2013 às 1:26

  16. #15
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    Alan Wake sim que foi bem abaixo das expectativas eu acho. Vendeu mal 1,5 milhões de cópias, e demorou anos pra ser desenvolvido...

  17. #16
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    Citação Citando Badotti Ver mensagem
    Não tinha pensando por esse lado, deve menos encargos em cima do jogo, e a ajuda financeira da Sony para o projeto, pois a Quantic Dream até onde sei não pertence a Sony.

    Se tiver lucrado 60 milhões líquidos, é pouco pra um jogo que demorou 4 anos pra ser feito. E menos ainda pra uma empresa que lança em média 1 jogo por geração.

    Joguei quase 2 horas hoje, acho que to quase chegando na parte que tinha chegado a última vez que tinha jogado (a uns 3 anos atrás). Pra quem já terminou o jogo, algumas dúvidas:

    O jogo da uma animada mais pra frente ou é quase todo de QTE?

    Quanto tempo em média demora pra terminar?
    Depois de um tempo fica fodao.. vc sua frio. Mas os controles continuam uma merda

    Fala ai onde vc ta.. acho que sao umas 15 horas dejogo, depende do que vc faz

  18. #17
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    é uma mistura de jogo com filme interativo... não tem o que falar, ou tu gosta ou não gosta.

    algumas partes tu decide diretamente, outras depende do teu acerto ou erro nos puzzles.

    eu ainda não joguei ele com o move para ver a diferença, quando eu zerei não tinha.

  19. #18
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    Citação Citando Captn Ver mensagem
    Fala ai onde vc ta.. acho que sao umas 15 horas dejogo, depende do que vc faz
    No segundo capítulo. Na parte onde ele ta perseguindo um cara de jaqueta vermelha no mercado. Tava até interessante, mais enquanto eu não comprar um nobreak novo é impossível jogar, energia cai demais aqui

  20. #19
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    Citação Citando Badotti Ver mensagem
    No segundo capítulo. Na parte onde ele ta perseguindo um cara de jaqueta vermelha no mercado. Tava até interessante, mais enquanto eu não comprar um nobreak novo é impossível jogar, energia cai demais aqui
    ah, depois melhora muito.. e sim, ainda tem muito jogo pela frente

  21. #20
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    Citação Citando MaçãEtílica Ver mensagem
    Quem olha esses sonystas vagabundos parece que a microsoft ficou 8 anos sem titulos exclusivos.
    Respira um pouco pra oxigenar o cérebro, cara.


  22. #21
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    Citação Citando Pr0x Ver mensagem
    Respira um pouco pra oxigenar o cérebro, cara.

    http://s3-ec.buzzfed.com/static/enha...8847905-16.gif
    Mas não é verdade?

  23. #22
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    Citação Citando MaçãEtílica Ver mensagem
    Mas não é verdade?
    Até é. Mas abstrai, deixa os malas dos "istas". Não vamos trazer essa vibe de discussão pra esse tópico também.

  24. #23
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    a gente ve bem os fanboys torcendo no outro topico... uahahuahuahu

  25. #24
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    Citação Citando Badotti Ver mensagem
    Alan Wake sim que foi bem abaixo das expectativas eu acho. Vendeu mal 1,5 milhões de cópias, e demorou anos pra ser desenvolvido...
    GT5 mandou lembranças auhahuahua Mas pelo menos eles faziam demo e vendiam rs rs

    Ambas as empresas tem uma penca de exclusivos (PC pra mim nao conta), lucram absurdos.

    O bacana pra quem curte video-games é ter os 2.. quem não tem, fica que nem um retardado tentando defender empresa X e Y. Nenhuma é santa, nenhuma ta pouco se lixando pro jogador.. só quer o lucro!

  26. #25
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    Nossa o tópico desvirtuou totalmente no início haha. Fanboys...

    De qualquer maneira, fiquei feliz com esses números, excelentes. Prova que vale a pena investir num projeto diferente desde que vc tenha expectativas realistas, pode dar certo.

    Torço pra que continuem investindo na Quantic Dream. Acho o David Cage um dos poucos caras com boas ideias e que realmente quer fazer coisas novas com os games. O grande problema dele é que ele ainda não lançou nenhum game muuuito bom. Heavy Rain é mediano, o enredo tem um premissa bacana, mas o desenvolvimento é horrível, diálogos super merdas. Ao menos já foi bem melhor que o Indigo Prophecy, que teve um final todo cagado. Ele tá evoluindo, quem sabe não acerta a mão no Beyond?

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