+ Responder Tópico
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Gabriel Meireles
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2010
    Mensagens
    1.791
    Verdinhas
    666

    Xbox One com problemas de fabricação dos chips - possível downclock nas specs

    Ao que parece, o Xbox One tá com problemas de fabricação nos chips, especialmente em função da eSRAM. Assim, pra não comprometer o estoque e o lançamento do console, a MS parece ter optado por fazer um downclock da GPU, que vai passar de uma potência teórica de 1200 gigaflops pra 800-900 gigaflops.

    A culpa seria da eSRAM, pq a MS fez uma APU que já vai ter um die bem grande, e com a eSRAM o negócio ficou ainda maior, com isso sobra menos espaço pra colocar vários dies num mesmo wafer, daí maior o risco de ter problemas na produção, pq são poucos "chips" por wafer. E foi isso o que deve ter acontecido, rendimento baixo.

    O que isso pode gerar? Preço mais alto do Xbox One, devido a esse mal rendimento, e gráficos piores, pois terá menos potência. Vai ser mais fraco que uma HD 7770, em tese. Logo, vai aumentar mais ainda a distância em relação ao PS4, dá pra esperar versões de jogos multiplataformas mais problemáticas, com resoluções menores a 1080p, além de uma framerate mais instável.

    Fonte: Fórum Neogaf.

    Embora eu tenha postado várias notícias com base nesse fórum, achei mais certo postar essa aqui no fórum apenas pq não existem muitos indícios além de postagens do Neogaf sobre o assunto.

    De qualquer maneira, o GAF é um fórum muito confiável, sendo que várias pessoas que trabalham na indústria postam regularmente lá. A notícia veio de várias fontes e foi confirmada pelo usuário "Crazy buttocks on a train", que parece ser uma fonte de fato legítima e que já deu informações precisas no passado (o cara até escreve numa espécie de código tosco pra evitar de ser localizado em pesquisas do google e tbm pra não servir de fonte pra outros sites, pq ninguém vai citar ele e seus texto tosco e quase codificado). Segundo ele, a MS foi surpreendida pela Sony, eles não esperavam que ela fosse lançar o console tão cedo, então acabaram fazendo as coisas às pressas.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Netossauro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    4.017
    Verdinhas
    2918

    traduz plox!!

  4. #3
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de DouglasteR
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BOMsolmito 2018!
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    16.003
    Verdinhas
    15243

    É, Sony is BLAZING.

  5. #4
    Membro Avatar de Kerplunk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    MICROEMPRESÁRIO OPRESSOR
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    4.101
    Verdinhas
    1245

    Como pode?
    Uma empresa que de um boom nessa ultima geração, começar a próxima totalmente fail??
    Devia ser td mundo demitido nessa merda! Puta que pariuuu....

    Não sou fanboy, sempre tive consoles das 3 grandes. Mas dessa vez to torcendo pra MS tomar um baque mesmo, pra largar mão de serem otários.

    Visto o histórico dos primeiros Xbox360 morrendo no começo, quem vai ser louco de comprar essa merda no lançamento?
    Microsoft tinha o queijo e a faca na mão... tinha.

  6. #5
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Gabriel Meireles
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2010
    Mensagens
    1.791
    Verdinhas
    666

    Citação Citando Brutto Netto Ver mensagem
    traduz plox!!
    Traduzir o quê, exatamente?

    Se for os termos de hardware...

    Wafer:


    Die: é o bloco onde processador fica, o "chip" em termos mais comuns:


    Como vc pode ver, o wafer é composto por vários dies. É comum dar erro na fabricação - por exemplo, ao invés de 18 núcleos de processamento, a peça acaba saindo apenas com 14 deles funcionais.

    A APU do Xbox One já seria grande por padrão, pq é uma GPU (processador gráfico) + CPU (processador), mas ela ficou ainda maior em função da eSRAM, que vai dentro do pacote. Assim, chip muito grande resulta em wafer com poucos chips, então cada peça que sai errada pesa mais na conta da MS, pq ela já tá produzindo menos por wafer.

    Pra tentar corrigir esses problemas de rendimento eles devem fazer uma diminuição na frequência do processador, pq aí a quantidade peças ruins deve diminuir. A razão disso eu não sei explicar exatamente.

    O grande problema disso tudo nem é exatamente a baixa quantidade de "peças" funcionando (yield), mas que esse baixo aproveitamento é pra fazer uma GPU e CPU relativamente fracos. É uma produção meio fracassada e que custará mais caro sem razão, foi um erro de projeto da MS.

    Aliás, se tiver algum erro técnico na minha explicação, podem me corrigir e também não a levem tão a sério, já que essas coisas eu sei simplesmente por coisas que leio, e não por um conhecimento técnico-científico sobre o assunto.
    Última edição por Gabriel Meireles : 05-06-2013 às 19:15

  7. #6
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    [Too Long]
    Registro
    Jun 2008
    Mensagens
    5.667
    Verdinhas
    635

    Ate eu to desanimado com algumas noticias.

    Mas acho que parece que nego ta pegando a microsoft pra cristo tb. Vamos ver se o Ps4 sai tudo isso prometido mesmo ou nao vai aparecer uma 3rl da vida nele

  8. #7
    Membro Avatar de Xi+Yj+Zk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    9.732
    Verdinhas
    1969

    Citação Citando MaçãEtílica Ver mensagem
    Ate eu to desanimado com algumas noticias.



    haauhhuaahu

    ta agora voltando... se eles baixarem a frequencia da GPU nem vai ser tãoooo critico para a MS, mas agora sobre a MS ter sido supreendida pela sony me veio uma coisa bem pior para a estrategia da MS.

    sabe que lançar software as pressas também não da certo...

    e se o software também não estiver adequado assim como a GPU/CPU ?

    ai vai querer vender o negocio com o windows dando tela azul

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões