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  1. #26
    Jon
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    Citação Citando Locksley Ver mensagem
    O PSX acabou marcando muito no Brasil devido a epoca que foi lançado

    O Snes, por exemplo, foi lançado em uma época que o Brasil ainda era muito fechado para produtos importados. Mesmo as fitas falsificadas eram de dificil acesso, tinha que ter amizade com algum dono de locadora para conseguir, e eram caras.

    O PSX veio na mesma época da enxurrada de produtos vindo do Paraguai, dolar a 1,20 reais. Na época ainda era +- caro gravar um CD, e principalmente baixar os jogos, mas ja se podia ir em uma barraca de camelô comprar jogos por valores aceitáveis.

    Acredito que foi o ápice das locadoras, que agora não só alugavam jogos, como também disponibilizavam o videogame para ser jogado no local. Joguei muito PSX e N64, mesmo tendo um 64 em casa.
    Vejo então que dei sorte nesta época pois, embora não tivesse condições financeiras de ter Mega Drive ou Super Nintendo (tinha um Phantom System), mesmo morando em cidade pequena do interior, tive acesso aos mesmos à época de seus lançamentos graças a locadoras que, além de alugar os cartuchos, também disponibilizavam videogames para ser jogados no local. De um lado, a SEGA com Mega Drive e Master System através da TECTOY e do outro os muambeiros trazendo SNES, clones do NES e uma enxurrada de cartuchos para todos os sistemas populares da época.

    A disponibilidade era boa, era mais uma questão de ter o dinheiro para comprar e conhecer as pessoas certas para quem preferia 'importaciones paraguayas'.

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  3. #27
    Jon
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    Citação Citando Dòlggan Ver mensagem
    Ae @Guns eu concordo com vc, as melhores soundtracks foram da era 16bit, principalmente os jogos pra Mega Drive/Genesis.
    The Revenge Of Shinobi, Thunder Force III, Streets Of Rage 2, Comix Zone, Elemental Master, Batman, Road Rash...



    ps: In Flames we trust!!!
    Citação Citando thiagoencd Ver mensagem
    Não, não deu. É só pegar as pérolas DKC 1,2 e 3, Chrono Trigger e Top Gear. Essas trilhas são maravilhosas e memoráveis. As melhores da geração.
    Citação Citando FireMax Ver mensagem
    Muito simples, só comparar as versões de SNES e Mega. Sistema de som do SNES é muito melhor.
    Essa é sempre uma comparação meio covarde por vários motivos:

    - SNES foi lançado anos depois do Mega Drive, logo, deveria ser superior em todos os aspectos, som inclusive.

    - Mega Drive foi concebido nos anos 1980, usando o que existia disponível à época, mais exatamente era inspirado no System16 da SEGA. Basicamente, tudo no Mega Drive está de acordo com a época do lançamento dele.

    - Falando do sistema de som em si, é algo subjetivo no fim das contas. Mega Drive usa um sintetizador FM Yamaha2612, também de acordo com o tipo de 'som' que se produzia naquela época (compatível com o famoso teclado DX7). Quem curte um som eletrônico tende a gostar mais das boas trilhas sonoras do Mega Drive. Quem procura emulação de instrumentos diversos com mais fidelidade se identifica com o SNES.

  4. #28
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    Citação Citando Jon Ver mensagem
    - Falando do sistema de som em si, é algo subjetivo no fim das contas. Mega Drive usa um sintetizador FM Yamaha2612, também de acordo com o tipo de 'som' que se produzia naquela época (compatível com o famoso teclado DX7). Quem curte um som eletrônico tende a gostar mais das boas trilhas sonoras do Mega Drive. Quem procura emulação de instrumentos diversos com mais fidelidade se identifica com o SNES.

    Exato.

    O SNES se sobressaía nas trilhas orquestradas (pricipalmente as dos RPG's), o Mega Drive se saía melhor nas músicas eletrônicas e de rock pesado dos jogos de ação, aventura e tiro.

  5. #29
    Jon
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    Citação Citando Dòlggan Ver mensagem
    Exato.

    O SNES se sobressaía nas trilhas orquestradas (pricipalmente as dos RPG's), o Mega Drive se saía melhor nas músicas eletrônicas e de rock pesado dos jogos de ação, aventura e tiro.

    Você esqueceu de citar outras trilhas sonoras muito boas do Mega Drive:


    (Na verdade o jogo todo é bom)


    (Dubstep o caramba xD, queria Dubstep ser bom assim)

    E antes que venham com aquela velha conversa de que o Mega Drive não era capaz de reproduzir vozes decentes:


  6. #30
    ole
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    Pra mim que já estou chegando na casa dos 40, posso dizr o seguinte:
    Joguei muito Mega Drive e Super NES, era a época que começou a pipocar locadoras de games no Brasil. Eu saía do Catete até a Praça Saens Pena na Tijuca pra alugar jogo na Video Game Center, então joguei demais!!!
    Agora, o PS1 foi algo de revolucionário, aliou o CD e games, sei que não foi o primeiro, mas fizeram uma super propaganda dos gráficos iguais aos de fliperamas...quando joguei Daytona USA em casa, e não curto jogo de corrida, fiquei doidão!!!

  7. #31
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    A época de SNES/Mega também foi o auge das locadoras, com o PSX e os CDs baratinhos elas começaram a cair e alugavam basicamente jogos de N64, e realmente com o PSX começou a banalização. Lembro de alugar o mesmo jogo durante vários finais de semana e torcer para ninguém apagar meu save para tentar terminar. Quando ia na locadora eu tratava de escolher bem os jogos, pois iria ficar o final de semana inteiro com eles. Na época do PSX meus amigos tinham mais de 50 jogos, sendo que não terminaram nem a metade.

  8. #32
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    A geração 16 bits não foi o ápice.
    E sim a geração que organizou e moldou o business de games na forma que ele é hoje, da seguinte forma:
    • Hardware voltado ao desenvolvimento, diferente dos consoles anteriores no qual os hardwares eram feitos sem a supervisão da empresa que ia lançar, era tudo as cegas, o Atari, o Nes, Master, etc. No Snes e Mega Drive foram feitos para aquilo e foram utilizados com maestria até o último segundo.
    • Junto ao hardware, os modes, no caso do Snes, como o Mode 7, feito para aquilo e utilizado a exaustão, graças a ele vimos franquias como Mario Kart e Pilotwings surgirem e brilharem.
    • Conceito de franquia surgiu no 16 bits, jogos possuiam aspectos transmidia, ou seja, pela primeira vez víamos jogos que se desdobravam em outras mídias e em sequencias que vendiam muito.
    • Empresas VOLTADAS ao desenvolvimento, diferente das gerações anteriores no qual os jogos eram feitos por divisões em empresas de desenvolvimento de software.
    • Videogame sendo visto como filão, vimos pela primeira vez jogos vendendo mais que mídias tradicionais.
    • Concorrência "amigável", dois nomes, Nintendo e Sega criavam os primeiros ISTAS e debates acalorados, no caso, em páginas de revistas.

    Outra coisa, ainda lembrando sobre as capacidades de hardware, temos o esmero em cima das capacidades de processamento, exemplo, o Chip Super FX e o FX2, utilizados de forma extremamente correta e o máximo que podiam oferecer para Star Fox, Stunt Trax FX e claro, Yoshi Island, que na época calou a boca de muita gente por não ser um jogo 3D e utilizar das capacidades do chip.

    Outra coisa, no caso de desenvolvedoras, é como vemos hoje, a Guerrilha na Sony, Naughty Dog...empresas superespecializadas produzindo jogos, como no caso da Rare, que teve uma idéia idiota, pegar sprites pré renderizados e colocar pra funcionar em um jogo 2D, criando assim uma "falsa" revolução. Isso era uma delícia na época pelo fato de que todos nós éramos burros tecnologicamente, a cultura do invisível se tornava palpável com anúncios em revistas.
    A Rare simplesmente mensurou uma forma bonita de colocar sprites na tela, o Neo Geo fez isso demais, mas a Rare sobre criar um universo tão lembrado em Donkey Kong que até hoje fico embabascado quando lembro.
    Uma das coisas mais bonitas que já vi na tela foi esta fase:

    Sem sombra de dúvidas, DK era bonito, mas o mash up entre a música, o fundo e a ambientação era um dos pontos máximos da Rare.
    Pare pra ouvir pensar nas músicas de DK, elas estão LONGES de serem divertidas como as de Mario World, são tristes, nostálgicas, no DK2 havia uma fase no qual se passava num espinheiro, Barramble Blast até hoje sinto saudades daquelas notas tristes, mas naquelas tardes diante da TV aquilo criava uma conexão gigantesca.


    Hoje vejo o DK de Wii, não passa perto, procura ser engraçado, divertidinho demais no sentido visual e musical, acho que a cerne de DK da Rare foi perdida a muito tempo.

  9. #33
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    Concordo com o Snes.

    Tive um PSX depois dele, e um atari antes, mas os jogos não marcaram tanto ou foram tão memoráveis quanto os de Snes.

    Uma menção honrosa pro Nintendo 64, que foi uma continuação do reinado do Snes, mas não o superou simplesmente pq teve pouquíssimos títulos.


    (Po, essa música do segundo vídeo que o Móveis postou é surreal, marcou época mesmo.)
    Última edição por Matanza : 29-12-2013 às 3:52

  10. #34
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  11. #35
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    Citação Citando Jon Ver mensagem
    E antes que venham com aquela velha conversa de que o Mega Drive não era capaz de reproduzir vozes decentes:

    Reproduzir vozes ou músicas todos são capazes, agora quem faz isso de maneira superior através de um som sintetizado (e não apenas 'lido') é outra história.

    Preferir o som do Mega é o mesmo que preferir o som de um telefone com toques monofônicos à um com toque polifônicos ou até mesmo em mp3. O que não se pode dizer é que o Sega tinha um som melhor.. não tinha. Se isso agrada mais aos ouvidos de A ou B, são outros 500. Eu gosto muito de ouvir algumas trilhas do mega com aquele punch anos 80 (como em road rash, embora odeie o jogo), mas independentemente de quem foi lançado antes ou depois, com mérito ou demérito, o Mega não pode ser comparado ao SNES nesse quesito.



    Quanto ao PSX, creio que realmente tenha sido o primeiro video-game (mainstream, excluam monstros caríssimos como o 3DO) de preço acessível a matar o marasmo da paradeira gráfica.

    Citação Citando Móveis Coloniais de Acajú Ver mensagem
    Pare pra ouvir pensar nas músicas de DK, elas estão LONGES de serem divertidas como as de Mario World, são tristes, nostálgicas, no DK2 havia uma fase no qual se passava num espinheiro, Barramble Blast até hoje sinto saudades daquelas notas tristes, mas naquelas tardes diante da TV aquilo criava uma conexão gigantesca.


    Hoje vejo o DK de Wii, não passa perto, procura ser engraçado, divertidinho demais no sentido visual e musical, acho que a cerne de DK da Rare foi perdida a muito tempo.
    Exatamente.

    Essa música bramble blast eu acho um espetáculo. É o tipo de música que não consigo acreditar que foi concebida PARA um video-game de 16 bits.. o nível é absurdo.

    Sobre o DK atual.. ao meu ver nada mais é do que um game de plataforma qualquer com os personagens do universo DK.

    Btw.. sigo achando que a era 16 bits foi o auge.. a era do PSX foi a primeira a nos possibilitar que uma enxurrada de ideias que antes eram limitadas pela capacidade dos consoles, fosse posta na prática. Foi o primeiro console a realmente utilizar o 3D de maneira decente.

  12. #36
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    Melhor console foi o ps2 disparado, nenhum outro console recebeu tantos jogos e dominou o mercado tão amplamente, se teve um console que marcou a geração é o ps2 que até hoje é muito vendido no Brasil.


    A melhor disputa de gerações foi do Snes vs mega drive, mas a geração que mais me marcou foi do nes 8bits, pois na época eu jogava mais com a imaginação que com o que estava vendo, joguinhos bobos que eu ficava vendo a capa todo colorida e um enorme cartucho do phantom system, sem dúvidas quem viveu a época do nes 8 bits sabe que os jogos era pura imaginação e quando saiu super Mario 3 foi um jogo tão grandioso que nem mesmo no 16bits conseguiu algo que o superasse, pode ver que sonoramente é graficamente super Mario 3 rompeu gerações e impressiona até hoje pois um hardware como o nes tinha é algo impressionante de ver rodando na tela de tão bem feito e várias fases o jogo possui.

  13. #37
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    Citação Citando Guns Ver mensagem
    Agora, se for pra puxar pelo lado saudosista, eu sinto é falta das trilhas sonoras de antigamente, a limitação de antigamente nos trouxe melodias que tinham de ser trabalhadas e retrabalhadas centenas de vezes para que entrassem com tudo em nossas cabeças, enquanto hoje qualquer MP3 é largado por cima de uma música. Tá, tem uma orquestra toda e blablabla, mas não é a mesma coisa. Saudade do 'diferente', do 'musiquinha de video-game'.
    Precisamente! Me dei conta que também sinto falta disso! Alguns anos atrás quando a emulação estava mais em alta, cansei de baixar OST´s de jogos do Snes pois as músicas eram excelentes.

    Porém, apesar de concordar que o Snes tinha um sistema de som campeão, tenho que dar o braço a torcer pro Dolggan que cito abaixo, vale muito a pena dar uma revisitada nas músicas dos grandes clássicos do Mega (que não tive, sempre fui nintendista até comprar o PSX).

    Dolggan, excelentes tracks!!!



    Citação Citando Dòlggan Ver mensagem
    só pra ilustrar




























    e nesse aspecto, inclusive, acho que o Mega/Genesis deu um banho no SNES...

  14. #38
    Membro Avatar de Sun Bro
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    O SNES foi um grande console, mas considero o primeiro Playstation melhor. Joguei muito nas locadoras e consegui comprar um em 2000! bons tempos.
    Última edição por Sun Bro : 13-01-2014 às 9:04 Motivo: Erros de ortografia.

  15. #39
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    Começava a baixar a musica da fase e entrava essa para enfrentar o chefe.



    Os rock men (mega man) do Nes eram muito show. Mega man X do Snes... tem muitos!!!
    Última edição por Fabdall : 14-02-2014 às 1:59

  16. #40
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    tive Atari, phantom system (nes 8 bits), mega drive, 3DO, Ps1 e depois veio minha fase mais adulta e fiquei no PC jogando quake1, quake2, ut, rtcw, et, depois comprei o ps3.

    O ápice pra mim foi quando saiu Street Fighter 2 no Snes, eu nao tinha snes, mas ia na casa dos amigos jogar. Quando começaram a sair jogos dos arcades e invadir as casas foi o apice mesmo.

    Fora isso, ninguém citou o NEO GEO de 1990, pena que era caríssimo.. mas tinham jogos muito bons pra epoca, eu ia jogar na locadora Art of Fighting, Fatal Fury, King of Fighters..



    O 3DO marcou pra mim com the need of speed e road rash.

    Uma pena que por necessidades financeiras vendi todos eles, queria muito ter todos numa estante só!

  17. #41
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    Citação Citando Yang Ver mensagem
    tive Atari, phantom system (nes 8 bits), mega drive, 3DO, Ps1 e depois veio minha fase mais adulta e fiquei no PC jogando quake1, quake2, ut, rtcw, et, depois comprei o ps3.

    O ápice pra mim foi quando saiu Street Fighter 2 no Snes, eu nao tinha snes, mas ia na casa dos amigos jogar. Quando começaram a sair jogos dos arcades e invadir as casas foi o apice mesmo.

    Fora isso, ninguém citou o NEO GEO de 1990, pena que era caríssimo.. mas tinham jogos muito bons pra epoca, eu ia jogar na locadora Art of Fighting, Fatal Fury, King of Fighters..



    O 3DO marcou pra mim com the need of speed e road rash.

    Uma pena que por necessidades financeiras vendi todos eles, queria muito ter todos numa estante só!
    Eu tive 3DO logo um pouco depois de lançarem ele, gostava do video game. Snes eu comprei quando anunciaram Street FIghter II para ele. Cheguei a ganhar 2 campeonatos de Street com um deles de prêmio um Super Nes.

  18. #42
    Membro Avatar de Yang
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    o melhor the need for speed! o primeiro!



    o melhor road rash! com soundgarden


  19. #43
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    Citação Citando Yang Ver mensagem
    o melhor the need for speed! o primeiro!



    o melhor road rash! com soundgarden

    Lembro deste primeiro NFS no PC, eu tinha um 486 DX2 e meu irmão apareceu com esta maravilha.
    A cada boot que você dava no jogo, a apresentação era diferente! Que esmero!

    Agora Road Rash, caramba, lembro que joguei a versão de Mega Drive, mas quando vi a de 3DO fiquei besta, que jogasso!
    E os mitos? Havia um FMV que aparecia a polícia retirando de dentro da jaqueta do cara uma escopeta, nisso surgiu todo tipo de boato sobre a existência da mesma.
    Ah, detalhe pras jocosas imagens de fundo!


  20. #44
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    Road Rash era foda mesmo, pqp. Nem lembrava desse jogo.

  21. #45
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    Se lançassem um Road Rash na engine atual, com multi de 16 (quem não lembra que era esse o número de competidores? Hahaha), o negócio ia bombar freneticamente!!!

  22. #46
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    Citação Citando eduhunter Ver mensagem
    Se lançassem um Road Rash na engine atual, com multi de 16 (quem não lembra que era esse o número de competidores? Hahaha), o negócio ia bombar freneticamente!!!
    http://www.hardmob.com.br/jogos-pc/5...ckstarter.html

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