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    Vamos falar de mecânica dos jogos que te irritam?

    O que é um jogo bom pra você em mecânica?

    Por exemplo, a alguns dias olhando minha biblioteca do Wii, me deparei com aquele remake do Goldeneye.
    Rapidamente pus o jogo pra rodar e fui averiguar o tal remake, nisso passei já a não gostar do jogo.
    Primeiro o tutorial punitivo, ou seja, se você errasse qualquer coisa no tutorial, este impossível de dar skip, o jogo resetava e voltara pra um checkpoint no tutorial, segundo a primeira missão, cheia dos chamados backtrackings que é quando você é obrigado a ir e voltar apenas para criar aquela idéia que a fase é maior, e finalmente cenário extremamente fechado e linear.
    Ou seja, três coisas que me deixam fulo em jogos: Tutoriais que te punem, backtracking e cenários extremamente lineares.

    Outro caso, não consigo mais jogar Assassins Creed também devido a aquela história de cada passo surgir um tutorial, criando uma verdadeira salada de controles e "shifts".
    Tenho raiva de jogabilidades complexas demais por causa disso, vejo Gears of War sendo resolvido praticamente com dois botões que mudam de contexto, mas jogos da Ubisoft parecem ir contra isso, é R2 sendo segurado, ações escondidas demais, divergências...sei que existe um grau de complexidade, mas a falta de um padrão de jogatina me frusta, e acho que isso é piorado com o balde de tutoriais lançados a exaustão contra o jogador, como se fosse uma forma de marretar uma jogabilidade e mapa de controle ineficiente.
    Splinter Cell Conviction é outro caso, a chuva de "shifts" é gigantesca, a mudança de controles de gadgets durante o jogo me frustava, não havia uma nuância, uma linha de raciocínio constante em cima dos controles. Muitos momentos do jogo o "embananamento" me fazia me perder.

    O que é pra mim uma jogabilidade interessante? Uma mecânica boa?
    Um exemplo que vejo é o resgate do mais por menos em jogos indies, como FEZ, que nunca te pune nos seus erros (saltos errados e afins), ou Sword and Sworcery, um "rpg-on-the-fly" que simplesmente não necessita de nenhum tutorial para que você aprenda a lutar ou jogar rapidamente, você aprende com os erros e o jogo permite isso.

    E vcs?

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  3. #2
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    Nao entendi qual o priblema na mecanica do assassins creed, da pra ser mais especifico?

  4. #3
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    Ruim: Minecraft
    Bom: Skyrim
    Spoiler:
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  5. #4
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    Esse tópico poderia ser resumido em um jogo ARMA II (não sei como é o 3, mas provavelmente é igual"
    É muito tosco aquilo lá... os comandos, controles, mecânicas, enfim..

  6. #5
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    Detestei no Heavy Rain aquele jeito de locomoção escroto, aquilo é coisa de ps1 quando só tinha controle direcional para mover. É aquele esquema em que o personagem tem que estar ''olhando'' para a direção que quer andar. Mas detestei o jogo todo em si, muito overrated, é um filme interativo.

    Minha mecanica favorita é mundo aberto conectado, estilo dark souls, metroid, castlevania sotn... Combinado com sistema de power up do personagem. Mas gosto desses que vc vai jogando, destravando atalhos e conectando tudo. Open world estilo GTA em que é tudo acessivel e basta vc ir fazendo as missões não me atrai tanto, longe de mim dizer que GTA é ruim, mas não tem aquele charme de vc estar lá na casa do cacete com preguiça só de imaginar a volta, quando de repente abre uma passagem que te linka ao inicio de jogo e vc pensa ''poxa, então era pra isso que esse caminho fechado servia...''

    Também curto um sistema de mundos gigantes com várias coisas pra fazer na mesma ''fase'', como em Banjo kazooie e mário 64.

  7. #6
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    Odeio jogos que já não vem com a legenda ativada por default

    Eu sou meio eclético em relação a gêneros, mas se tem jogos que sempre me levam até o final, são aqueles de jogabilidade "simples" ou que seguem um padrão bem definido, sem te obrigar a usar necessariamente tudo, e que possuem fases relativamente lineares, mas que te recompensam pela exploração cuidadosa. Vou citar alguns exemplos do que joguei recentemente: DmC, Bioshock Inifinte, Alan Wake, Deus Ex, Portal, Uncharted 2... e os jogos da Nintendo :X

    Agora tem vários jogos parrudos de mundo aberto que simplesmente me dá preguiça de começar. Ou que eu chego na metade e dá preguiça de continuar. Esses eu cheguei na metade e estão encostados até agora: Tomb Raider, Red Dead Redemption, Batman Arkham City, AC Revelations, qualquer GTA (ainda não joguei o 5)...

    Tem as exceções claro, mas as vezes eu já vejo um jogo com uma porrada de mecânicas complexas e tutorial atrás de tutorial, e já dá uma canseira só de me imaginar jogando aquilo
    Última edição por _Kira : 31-01-2014 às 12:59

  8. #7
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    Sobre a enxurrada de controles no Assassins Creed, realmente da um estresse para aprender a realizar os movimentos sempre que se inicia um jogo novo da série, entretanto embora seja muito chato os tutoriais, quando você domina todas as técnicas é muito divertido aplicá-las no mundo dos jogos, ou seja, existe uma recompensa por este incômodo.

    Não gosto de jogos longos com mecânicas repetitivas, tipo COD mata,mata,mata, anda pra frente, vê filminho (repita infinitamente até o final)

    Sobre complexidade de comandos, tentei entrar no mundo de WOW (World of Warcraft) e sinceramente, detestei a quantidade de comandos, o nível de dedicação necessária para começar a usufruir daquele jogo é absurdo, me questiono inclusive se vale a pena tentar extrair alguma diversão daquilo.

    Mecânicas simplórias demais também me desagradam, adquiri o Diablo 3 para 360, de início estava felizaço pois me lembro da diversão que o 1 e 2 me proporcionaram no PC, até então não tinha jogado a versão 3. O jogo praticamente(pelo menos no 360) automatizou toda a parte de customização, a profundidade de fortalecer o personagem que é um dos fatores fortes de Action RPG foi dizimada, depois de alguns minutos eu me perguntava o porque eu estava jogando aquilo.

  9. #8
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    Interessante dar exemplos de dois jogos da mesma franquia. Pra mim o maior deles que joguei foi Max Payne. O primeiro é sensacional, o enredo, o jeito que a história é contado e todo o drama motado, jogabilidade simples e descomplicada. Agora o terceiro parece mais um jogo de horda, tu anda um pouco e ele fala algo e vem um monte de inimigos, anda mais um pouco e aparecem mais, ae tu anda mais um pouco e aparecem mais, ai passa um video da história e volta a se repetir.

    Também odeio alguns problemas básicos de comando, sofri muito com isso no Prince of Persia. Tu aperta pro lado já pulando, ai o personagem pula pro lado errado, cai no buraco tu morre e ja era.

    Jogo que tu precisa farmar demais também pra upar alguma coisa me enjoa. Por exemplo Onimusha 3 que voltei a jogar recentemente, tu tem que ficar em alguns spots especificos por um tempo pra upar as armas pra poder avançar. Tu acaba enjoado fácil. DmC mesmo consegui platinar meio que naturalmente, fui jogando e como já sou fã da série, repeti os playtrough nos modos mais difíceis e ja upei todas armas. Já o Dante's Inferno tive que fazer um playtrough extra quase que forçado pra terminar de upar as skills, até pq o jogo é muito repetitivo.

  10. #9
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    Coisa que me enche o saco é quando não da pra mudar o idioma no jogo. Tem que mudar no console, pra porra do idioma mudar. Gosto de jogar em ingles, com legendas em ingles, mas quero deixar o meu console em alemão... qual o problema nisso?

    É foda.. Jogos da Sony ainda da pra mudar completamente, mas third party é fodido demais. Tirando a Square Enix (Tomb raider)
    Pior ainda quando o jogo nao tem ingles (dishonored).. tive que jogar em alemão, aquela dublagem escrota, onde uma pessoa dubla umas 30 vozes.. era isso ou frances, que consegue ser pior

  11. #10
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    Citação Citando Captn Ver mensagem
    Coisa que me enche o saco é quando não da pra mudar o idioma no jogo. Tem que mudar no console, pra porra do idioma mudar. Gosto de jogar em ingles, com legendas em ingles, mas quero deixar o meu console em alemão... qual o problema nisso?

    É foda.. Jogos da Sony ainda da pra mudar completamente, mas third party é fodido demais. Tirando a Square Enix (Tomb raider)
    Pior ainda quando o jogo nao tem ingles (dishonored).. tive que jogar em alemão, aquela dublagem escrota, onde uma pessoa dubla umas 30 vozes.. era isso ou frances, que consegue ser pior
    Catherine consegue ser pior, comprei o jogo americano, coloquei no meu console americano (mas em ptBR, afinal, moro no Brasil e falo português, apenas compartilho a região com o US), o fdp do jogo não reconhece a minha língua e nem a minha região, e, ao invés de ele instalar na língua "universal", ele fode tudo instalando em JAPONÊS. Até hoje não serei por raiva
    Última edição por newegg : 31-01-2014 às 13:06

  12. #11
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    Citação Citando newegg Ver mensagem
    Catarina consegue ser pior, comprei o jogo americano, coloquei no meu console americano (mas em ptBR, afinal, moro no Brasil e falo português, apenas compartilho a região com o US), o fdp do jogo não reconhece a minha língua e nem a minha região, e, ao invés de ele instalar na língua "universal", ele fode tudo instalando em JAPONÊS. Até hoje não serei por raiva
    talvez o jogo nao tenha esse idioma, muitos jogos nao tem ptbr.. mas nao ter ingles é foda

  13. #12
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    talvez o jogo nao tenha esse idioma, muitos jogos nao tem ptbr.. mas nao ter ingles é foda
    O foda é que tem inglês, tive que mudar o console para inglês por isso, mas a porcaria dos troféus continuam em japonês, e não tem como apagar ou excluir eles...

  14. #13
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    Qualquer parte de jogo que me leve pela mão me irrita profundamente. Incluindo aí flechinhas na tela que te dizem pra onde vc deve ir (Far Cry 3, alguém?) e excesso de informação na HUD. Eu sou velho do tempo que vc quebrava a cabeça pra descobrir um segredo num jogo, e isso era legal, hoje eles colocam um ponto de exclamação gigante apontando onde há alguma coisa "escondida".
    Última edição por Matanza : 31-01-2014 às 21:44

  15. #14
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    Citação Citando Matanza Ver mensagem
    Qualquer parte de jogo que me leve pela mão me irrita profundamente. Incluindo aí flechinhas na tela que te dizem pra onde vc deve ir (Far Cry 3, alguém?) e excesso de informação na HUD. Eu sou velho do tempo que vc quebrava a cabeça pra descobrir um segredo num jogo, e isso era legal, hoje eles colocam um ponto de exclamação gigante apontando onde há alguma coisa "escondida".
    so aponta pra onde vc tem que ir fazer a missão... vai dizer que vc queria, toda vez que fosse fazer uma missão, ter que procurar o NPC, o lugar da missão, o caralho a 4 por toda a ilha? mas entendo seu ponto.

    recomendo jogar dishonored, da pra desligar tudo isso. e o novo thief, que sai mes que vem, da pra desligar praticamente tudo, vc nem ve com quais portas/objetos vc pode interagir, etc.. da ate pra colocar um mode onde se vc morrer uma vez, tem que recomeçar o jogo, se for mais hardcore

  16. #15
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    Citação Citando newegg Ver mensagem
    O foda é que tem inglês, tive que mudar o console para inglês por isso, mas a porcaria dos troféus continuam em japonês, e não tem como apagar ou excluir eles...
    Bom, se tu não tivesse sincronizado os trofeus podia formatar o HD para sumir com os trofeus do HD.

    Mas acho que tu já sincronizou né?

    É uma bosta isso de não poder excluir trofeus, varios jogos lixão que eu peguei dois ou tres trofeus e queria excluir para não ficar lá poluindo.

  17. #16
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    Citação Citando Xi+Yj+Zk Ver mensagem
    Bom, se tu não tivesse sincronizado os trofeus podia formatar o HD para sumir com os trofeus do HD.

    Mas acho que tu já sincronizou né?

    É uma bosta isso de não poder excluir trofeus, varios jogos lixão que eu peguei dois ou tres trofeus e queria excluir para não ficar lá poluindo.
    Na conta sincronizou em inglês, mas pra mim nem rola formatar o HD, dos 250gb do meu, só tenho 14 livres, é tanta coisa pra baixar e instalar que até desanima

  18. #17
    Membro Avatar de Xi+Yj+Zk
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    Na conta sincronizou em inglês, mas pra mim nem rola formatar o HD, dos 250gb do meu, só tenho 14 livres, é tanta coisa pra baixar e instalar que até desanima
    bizarro.
    no console fica salvo em japa, mas se tu logar na conta da PSN no PC e olhar a lista dos trofeus estão em ING?

  19. #18
    Membro Avatar de Dastan
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    Citação Citando newegg Ver mensagem
    O foda é que tem inglês, tive que mudar o console para inglês por isso, mas a porcaria dos troféus continuam em japonês, e não tem como apagar ou excluir eles...
    Eu tenho o jogo, ele tem esse bug com os troféus mesmo. Aqui ficou em ingles direto de boa, não mudei nada, porém os trofeus estão em japones. Li na internet que várias pessoas estão com o mesmo caso, é do jogo mesmo.

  20. #19
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    Minha experiencia:

    Gostei: GTA 1/2, eu zerei praticamente o jogo todo, na epoca era novidade o "open world" e isso foi muito foda, o jogo era bem simples mas eu era bem novo e tive que me virar no ingles com dicionário pra saber o que fazer.

    Não Gostei: GTA 3 pra cima, sempre joguei pra brincar mas nunca terminei, ultima aquisição foi o 5, devo ter umas 50 horas de jogo onde 40 delas deve ser só brincando de andar pela cidade, dirigir taxi, salvar alguém de algum roubo e etc, não tenho saco pra missão ou história.

    -

    Gostei: Deus EX, na epoca eu gostei tanto do jogo que zerei a primeira vez com 15fps, eu jogava totalmente stealth, tinha trocentos gadgets e eu sempre abria todas caixas do mapa e ia explorando tudo mesmo que demorasse dias pra sair do mapa e mesmo que já tivesse terminado a missão. Sem contar que a história foi muito envolvente, na época me senti jogando um next gen absurdo.

    Não Gostei: Deus EX 2, não tive saco pra jogar, o inicio da história não agradou, o jogo ficou muito simplório, as munições eram comuns pra várias armas e etc, achei muito infantil.

    -

    Lista de jogos que eu joguei no máximo 1 hora e perdi o interesse (deve ter pc no meio da lista, mas enfim...):
    - Alan Wake
    - Crysys 1/2
    - Farcry 3
    - Fable 2 ou 3 nem sequer lembro
    - Bioshock 1/2
    - Shadow of Colossus
    - Half-Life 2
    - Borderlands
    - Resident Evil 4
    - Fallout 3
    - God of War
    - Assassins Creed 1/2
    - Portal 1/2

    sei la, a lista é gigante se eu parar pra pensar, não sei explicar um motivo, eu acho que simplesmente quando eu começo a jogar eu tenho que sentir um tesão pelo jogo, se eu não sentir eu não insisto e simplesmente passo pra frente.

  21. #20
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    mecanica boa : demon souls

    mecanica ruim : Skyrim

  22. #21
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    mecanica boa : Mario
    mecanica ruim: rayman

  23. #22
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    Citação Citando Kyle Ver mensagem
    Minha experiencia:

    Gostei: GTA 1/2, eu zerei praticamente o jogo todo, na epoca era novidade o "open world" e isso foi muito foda, o jogo era bem simples mas eu era bem novo e tive que me virar no ingles com dicionário pra saber o que fazer.

    Não Gostei: GTA 3 pra cima, sempre joguei pra brincar mas nunca terminei, ultima aquisição foi o 5, devo ter umas 50 horas de jogo onde 40 delas deve ser só brincando de andar pela cidade, dirigir taxi, salvar alguém de algum roubo e etc, não tenho saco pra missão ou história.

    -

    Gostei: Deus EX, na epoca eu gostei tanto do jogo que zerei a primeira vez com 15fps, eu jogava totalmente stealth, tinha trocentos gadgets e eu sempre abria todas caixas do mapa e ia explorando tudo mesmo que demorasse dias pra sair do mapa e mesmo que já tivesse terminado a missão. Sem contar que a história foi muito envolvente, na época me senti jogando um next gen absurdo.

    Não Gostei: Deus EX 2, não tive saco pra jogar, o inicio da história não agradou, o jogo ficou muito simplório, as munições eram comuns pra várias armas e etc, achei muito infantil.

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    Lista de jogos que eu joguei no máximo 1 hora e perdi o interesse (deve ter pc no meio da lista, mas enfim...):
    - Alan Wake
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    - Fable 2 ou 3 nem sequer lembro
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    - Shadow of Colossus
    - Half-Life 2
    - Borderlands
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    - God of War
    - Assassins Creed 1/2
    - Portal 1/2

    sei la, a lista é gigante se eu parar pra pensar, não sei explicar um motivo, eu acho que simplesmente quando eu começo a jogar eu tenho que sentir um tesão pelo jogo, se eu não sentir eu não insisto e simplesmente passo pra frente.
    Orra! Não gostou de Half-Life 2? Se esse jogo não te deu tesão, qual te deu???

  24. #23
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
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    Citação Citando Smolensk Ver mensagem
    Orra! Não gostou de Half-Life 2? Se esse jogo não te deu tesão, qual te deu???
    Até hoje os únicos singles que terminei na vida foram Sonic 1, Chrono Trigger, Mario 64, Croc, Half-Life 1, GTA 1/2, Deus EX 1, Skyrim, Plants and Zombies, World of Goo.

    Half-Life 2 até que eu fui longe, mas a história não me envolveu, cheguei longe no jogo mais brincando com a física da gravity gun do que qualquer outra coisa.

    Mas isso é coisa pessoal, deve ser porque eu acabo gostando mais de jogos Multi Player do que outros...

  25. #24
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    Citação Citando Kyle Ver mensagem
    Até hoje os únicos singles que terminei na vida foram Sonic 1, Chrono Trigger, Mario 64, Croc, Half-Life 1, GTA 1/2, Deus EX 1, Skyrim, Plants and Zombies, World of Goo.

    Half-Life 2 até que eu fui longe, mas a história não me envolveu, cheguei longe no jogo mais brincando com a física da gravity gun do que qualquer outra coisa.

    Mas isso é coisa pessoal, deve ser porque eu acabo gostando mais de jogos Multi Player do que outros...
    Entendo. Surpreendente teres terminado Skyrim. Eu achei uma bela de uma bomba! E olha que Oblivion eu simplesmente adorei. Acho que detestei Skyrim por ser mais do mesmo. Também achei enfadonho aquele ambiente invernal setentrional. Era tão mais agradável a paisagem primaveril de Oblivion!

  26. #25
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    Eu nao consegui terminar Skyrim pq era sempre igual.. Quest era ir achar alguma coisa.. Sempre no fundo de uma dungeon cheio daqueles esqueletos ou ladroes.. e la tinha um boss, ou um ladrao foda ou um dragao ou um draugh azul... Pqp sempre igual.. Enche o saco com o tempo
    Última edição por Captn : 02-02-2014 às 11:12

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