+ Responder Tópico
Like Tree11
  • 3 Por Rodrigo Guerini
  • 4 Por Rodrigo Guerini
  • 1 Por Hellwings
  • 1 Por ole
  • 1 Por Guns
  • 1 Por Jon
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Minha coleção de PC Engine (TurboGrafx 16) - Novos Jogos!

    Disclaimer: O tópico abaixo é em parte um show-off, mas também um apelo para aqueles que não conhecem o aparelho pesquisarem e, quem sabe, começarem uma coleção. (quero trocar figurinhas e não aquelas com cara de gente rica em uniformes coloridos).

    Tentarei atualizar o tópico sempre que eu tiver novidades.


    Comecei a ter uma enorme vontade de começar uma coleção de PC Engine a partir do artigo que escrevi aqui para a hardMOB em 2012, sobre os 40 anos dos Videogames. No final de 2013 finalmente realizei meu sonho, mas com a chegada da nova geração e uma experiência não muito boa com o Turbo Everdrive (aparelho que você copia as roms e faz o console rodar como se fosse o jogo) eu acabei desencanando, voltando nos últimos meses com "força total".

    Por que o PC Engine?

    Porque apesar dele ser completamente diferente daquilo que eu joguei em minha vida, há um certo sentimento de nostalgia. Como seus jogos são da era 8/16 bits (ele é um 8 bits com placa gráfica de 16 bits), seus jogos se parecem muito com aquilo que eu cresci jogando (Master/NES/Mega/SNES), porém são, ao mesmo tempo, diferentes.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_20140622_033612.jpg
Visualizações: 843
Tamanho: 228,7 KB
ID:	10183
    O Controle tem botões maravilhosos, dois níveis de turbo. Já o direcional pode machucar um pouco depois de horas longas, mas é muito mais leve no dedo do que o de Master System ou Mega Drive, por exemplo


    Se eu começar a sério uma coleção de Mega Drive, por exemplo, eu já sei o que comprar, já sei quais são os melhores jogos. Claro, haverá uma ou outra surpresa, mas eu sei que Streets of Rage, Sonic e Gunstar Heroes são obrigatórios. O mesmo para Super Nintendo. Já com PC Engine eu conhecia dois ou três jogos obrigatórios e mesmo assim nunca os tinha jogado, então, apesar desta jogabilidade nostálgica a cada jogo que conheço, eu sempre tenho uma surpresa diferente.

    Fora que como não são todos que possuem o console ou mesmo o conhecem, sempre surge aquela surpresa quando observam o bichinho. É sério, ele chama mais a atenção do que um Super Nintendo, um Mega Drive, um PlayStation 3 ou mesmo o Xbox One. Tanto para aqueles que conhecem, quanto para aqueles que não conhecem videogames.

    O Console

    Não é exatamente fácil escolher um PC Engine. Existem - na minha última conta - 10 versões diferentes, mas o básico que você precisa saber é: a versão norte-americana se chama TurboGrafx 16 e ela não roda os jogos do PC Engine (japonês).

    Como o console fez MUITO mais sucesso no Japão que nos EUA (vendeu mais do que o Mega Drive na terra dos olhos puxados) é muito mais fácil (e barato) achar jogos japoneses. Excetuando RPG's a grande maioria é completamente jogável, o que faz com que ter um PC Engine para iniciar uma coleção seja muito mais fácil (e barato) do que um TurboGrafx 16.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_20140622_034832.jpg
Visualizações: 745
Tamanho: 1,71 MB
ID:	10185
    Manual em japonês, acostume-se com isto. Vários ótimos jogos só saíram no Japão.

    Há também a expansão em CD. Ao contrário do Sega CD em que ele é apenas um bônus para uma coleção de Mega Drive, no PC Engine uma boa parte da biblioteca está em formato de CD, incluindo alguns dos melhores jogos do sistema. Desta forma, ter um "CD" ou um TurboDuo (aparelho que une o leitor de cartão E CD's) é a única forma de ter acesso a todos os jogos.

    Infelizmente o Turbo Duo entra na casa de preços com 4 dígitos, então só recomendo a aqueles que realmente querem levar a sério a coleção. Por outro lado um PC Engine (que custa aqui no Brasil entre 300 a 500 reais) já está de bom tamanho para começar. Há muitos jogos bons apenas em Hu-Cards.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_20140622_033242.jpg
Visualizações: 818
Tamanho: 350,0 KB
ID:	10184

    Sim, só há uma porta de controles no PC Engine, é necessário um multi-tap para 2 a 5 jogadores

    Meu aparelho é um PC Engine Core II Grafx, é a versão mais básica a possuir uma entrada AV (ou RCA, ou Composto), o mínimo para se ter uma qualidade decente de vídeo. A versão básica do TurboGrafx só possuí RF, precisando de um adaptador para o cabo AV.

    Ao contrário dos jogos em cartões, os CD's não tem trava regional, portanto é possível jogar os cd's norte-americanos no aparelho japonês e vice-versa. Os Hu-cards continuam com trava, apenas consoles modificados podem rodar as duas versões.

    É Caro?

    Depende. Se o seu objetivo é apenas ter o console e um ou outro jogo, será um pouco mais caro que uma coleção de Mega Drive ou Super Nintendo e mais ou menos o mesmo preço que uma de Saturn ou DreamCast. Se você quiser adicionar o acessório de CD (ou um TurboDuo) as coisas começam a ficar um pouco mais caras.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_20140622_034713.jpg
Visualizações: 1007
Tamanho: 1.018,4 KB
ID:	10182

    Jogo completo de PC Engine, incluindo a camisinha para guardar o Hu-Card e uma espuminha para que ele não fique balançando dentro da caixa.


    Quanto aos jogos, há inúmeros jogos ruins ou muito comuns na faixa de até 50 reais. Alguns bons jogos na faixa de 50-100 reais. Os mais famosos (Splatterhouse, Bonk, Air Zonk) estão na média de 100 a 150, mas podem chegar até a 200. E existem vários raros que ultrapassam o valor de 400 reais, chegando até a 1000. O raro mais famoso (embora não seja o mais caro), Magical Chase chega facilmente a 800 reais em sua versão japonesa e a mais de 5 mil reais em sua versão norte-americana.

    Aquele que a grande maioria considera como o melhor jogo de PC Engine, o Castlevania Rondo of Blood passeia na faixa de 300 a 400 reais.

    Claro, se a intenção for apenas ter os jogos, podendo ser apenas 'loose' (sem caixinha e manual) os preços caem vertiginosamente. E não é raro conseguir um pacote imenso de jogos por 400 a 1000 reais. Mas espere inúmeros jogos de esporte e corrida.

    No tópico abaixo: Os jogos.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 28-06-2014 às 20:09

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Meus Primeiros Jogos

    Mini-análise dos jogos que possuo (outros tópicos serão criados para novas aquisições, confira o link no tópico anterior)

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_20140622_034117.jpg
Visualizações: 674
Tamanho: 1.003,0 KB
ID:	10193

    Baseball World Stadium (Pro Yakyü World Stadium): Jogo de Baseball em japonês, só o tenho porque veio de 'brinde' junto com o console. Nada demais, mas até que divertido em duas pessoas. Os gráficos também são "bonitinhos" comparados aos de NES que joguei bastante na infância.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Pro Yakyuu World Stadium.jpg
Visualizações: 634
Tamanho: 232,7 KB
ID:	10196

    Vale a pena? Não compre, nem procure-o, mas não se preocupe, você vai acabar recebendo ele em algum pacote de jogos. Parece ser o jogo mais comum do mundo, pois todo "pacote de jogos" que vejo ele está lá.

    Wonder Boy in Monster Land (Bikkuriman World): Aqui no Brasil o jogo é mais conhecido como "Mônica no Castelo do Dragão" para Master System. No Japão, para PC Engine, este também é um port diferente já que ele não utiliza o Wonder Boy propriamente dito, mas personagens de um anime chamado (adivinhe) Bikkuriman.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Bikkuriman World.jpg
Visualizações: 748
Tamanho: 149,3 KB
ID:	10188

    Não sei como se compara a versão de Master System, pois joguei muitos anos atrás. Mas claro perde um pouco o apelo pois não conhecemos os personagens, ao contrário da versão da Tec Toy.

    Vale a pena? É um jogo antigo até para os padrões do PC Engine. Seus elementos de RPG de compra de itens é interessante, mas os controles não são muito bons. Se achar numa promoção, pegue-o.

    Legend of Hero: Tonma: Este é um dos jogos que está aumentando em preço rapidamente nos últimos meses. É um filho bastardo entre um jogo de plataforma e um de nave em que em pouco tempo você estará soltando magias, bolas de fogo e energia em todos os inimigos da tela. As fases são bastante curtas com um chefe no final de cada uma delas.

    Como num jogo de nave a dificuldade depende apenas da sua quantidade de power ups (que são perdidos com a morte, que ocorre após um único acerto do inimigo) e seu conhecimento dos padrões dos adversários. O último chefe, por exemplo, pode ser uma luta de 10 minutos cheia de pulos e escapadas ou um simples segurar o botão por 10 segundos.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Legend of Hero Tonma.jpg
Visualizações: 660
Tamanho: 289,5 KB
ID:	10186

    Infelizmente o jogo sofre um pouco de slowdown devido a insana quantidade de itens na tela (inimigos, mas principalmente projéteis que você está soltando).

    Vale a pena? Excluindo o valor que ele está chegando (60 dólares loose, mais de 80 completo), é um jogo divertido que, devido aos continues infinitos, você irá terminar em duas ou três sentadas, mas voltará outras vezes para brincar. Lembrando do preço, existem jogos melhores por esta quantia.

    Fun Fact: Comprei de alguém que definitivamente não sabia o valor do que tinha em mãos, paguei apenas 39 reais, infelizmente loose.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_20140622_045730.jpg
Visualizações: 679
Tamanho: 890,8 KB
ID:	10194

    R-Type I: Um dos melhores shooters de nave já feitos, num port absolutamente fantástico. Inimigos bem feitos e coloridos, trilha sonora magnífica, chefões enormes, power-ups legais. É bem simples (comparado aos outros que o console recebeu), mas ainda assim um dos melhores até os dias de hoje.

    Seu grande problema é a dificuldade e o fato de você perder todos os power-ups (necessários para sua sobrevivência) a cada acerto inimigo. É difícil que nem beijar a namorada de lutador, do lado dele e ainda dar um tapinha na cara dele. Mas por alguma razão você vai voltar e tentar dar um beijinho nela de novo...

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 R-Type.jpg
Visualizações: 633
Tamanho: 132,5 KB
ID:	10190

    Vale a pena? Por um preço bom, sim. Há também a versão em CD incluindo R-Type 1 e 2. Não sei se há músicas remasterizadas, mas provavelmente sim, então talvez seja melhor esta outra versão.

    Legendary Axe (Makyo Densetsu): Uma dos melhores jogos do sistema. Além de uma trilha sonora fenomenal - a música da primeira fase dá vontade de sair e conquistar o mundo - tem uma ambientação maravilhosa, sprites enormes, tudo muito lindo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Makyou Densetsu - The Legendary Axe.jpg
Visualizações: 734
Tamanho: 539,2 KB
ID:	10189

    A mecânica também é muito bem bolada. Embora você possa "punhetar" o machado com o turbo, há uma barra de "força" em que o machado causa mais dano se ela estiver completa. Quando o machado é usado a barra esvazia e começa a encher novamente. Isto cria um nível de estratégia interessantíssimo. As vezes é melhor atacar o inimigo rapidamente, outras é melhor evitá-lo até que você possa soltar um grande ataque. Outros inimigos, mais fortes, precisam de uma combinação de estratégias.

    Prá mim o único ponto fraco está nos chefes finais. Ursos e Pedras Gigantes (é sério) não são exatamente aquilo que eu penso como inimigos épicos. Tá, ursos até poderiam ser, mas não estes. O controle também é um pouco maldoso no departamento de pulo, mas nada que você não consiga se acostumar após algumas partidas.

    Música da primeira fase
    :

    Vale a pena? A pergunta não é se "Vale a pena comprar um Legendary Axe para o meu PC Engine?", a pergunta deveria ser: "Vale comprar um PC Engine para o meu Legendary Axe?". E a resposta é "sim!", vale.

    Fun Fact: O vendedor (japonês) me enviou um sachê de chá junto ao jogo... Chá... Legendary Axe... .... maCHAdo lendário... Ok, só eu ri...

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_20140622_045857.jpg
Visualizações: 866
Tamanho: 928,1 KB
ID:	10195

    Son Son II: Jogo de plataforma bastante simples em que você controla Goku (o personagem mitológico, não o do mangá) com um bastão. A jogabilidade também é simples, mas há uma certa diversão em acertar inimigos repetidas vezes com um bastão.

    De maneira geral você tem que ficar pulando os obstáculos encontrar uma chave para enfrentar o chefe final. Há alguns vendedores que lhe fornecem certos upgrades (como vida/magia/continue) em troca de frutas. Coletar estas frutas também dá uma grande satisfação.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Son Son II.jpg
Visualizações: 653
Tamanho: 169,0 KB
ID:	10191

    Vale a Pena? Define bem a idéia de um jogo genérico (mas bom) de plataforma do período. É o equivalente para nós de Castle of Illusion de Mega Drive. Como não costuma aparecer por um preço muito alto, é um ótimo jogo para o início de coleção.

    Space Harrier: Port do famoso arcade da Sega. O jogo roda a uma velocidade estonteante com ótima trilha sonora. Não conheço muito a série para dizer se é melhor ou pior que a versão de 32x, mas certamente é infinitamente superior a versão de Master System, que roda a uma fotografia por segundo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Space Harrier.jpg
Visualizações: 610
Tamanho: 126,1 KB
ID:	10192

    Vale a pena? Só para fãs da série, ou da Sega. O jogo é divertido, não há dúvidas e o port é muito bem-feito, mas seu principal apelo na época era a sua simulação de 3D. O jogo acabou ficando um pouco datado, por este motivo. Mas se você não se importar com isto, ótimo, você o achará por um preço bem razoável.

    Genpei Tōma Den: Até agora minha grande decepção da coleção. O jogo se divide em três partes, uma você controla o personagem a lá "Shinobi", com ele bem pequeno destruindo os objetos que são enviados em sua direção, depois com sprites enormes, mais próximo de Altered Beast, e finalmente a terceira parte numa visão "top-down" parecida com o primeiro Diablo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Genpei Toumaden.jpg
Visualizações: 645
Tamanho: 158,0 KB
ID:	10187

    Ouvi falar muito bem dele e apenas munido destas informações e de imagens do jogo acreditei ser divertido. Até agora não passou mais de dez minutos no meu console. Vou tentar dar outra chance, mas achei os controles muito ruins.

    Vale a pena? Não custa caro, acabei pegando num pacote com Son Son II e Space Harrier, mas eu recomendo testar num emulador antes de realizar a compra.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 22-06-2014 às 19:09

  4. #3
    Membro Avatar de Hellwings
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Autor do tópico
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    9.740
    Blogs
    6
    Verdinhas
    2828

    Cara, muito interessante esse teu topico sobre o pc-engine/turbografx. Lembro de ver muito pouco sobre ele na minha infancia em revistas, e as fotos do Bonk apenas. Eu achei o grafico muito bonito, mas sabia que dificilmente iria ver o console aqui no Brasil.

    Uma pena que o console nao foi lancado por aqui, ateh pq se fosse o preco provavelmente seria proibitivo.

    Parabens pela colecao!

  5. #4
    ole
    ole está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    648
    Verdinhas
    5

    Mago, show d+++ Joguei muitooooooo Bonk na casa de um amigo que tinha um!!!
    Outro jogo que adorávamos era o Neutopia, muito bom tb, depois inclusive foi lançado na PSN.
    Abraços.

  6. #5
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Hellwings Ver mensagem
    Cara, muito interessante esse teu topico sobre o pc-engine/turbografx. Lembro de ver muito pouco sobre ele na minha infancia em revistas, e as fotos do Bonk apenas. Eu achei o grafico muito bonito, mas sabia que dificilmente iria ver o console aqui no Brasil.

    Uma pena que o console nao foi lancado por aqui, ateh pq se fosse o preco provavelmente seria proibitivo.

    Parabens pela colecao!
    Acho que você viu mais do que eu, então. Única referência que eu tenho do PC Engine/TG-16 na minha infância foi em intermináveis discussões de locadora sobre quem era melhor Mega Drive ou Super Nintendo. Aí alguém sempre tirava da cartola o NeoGeo, o qual todo mundo dizia que não podia ser comparado porque ninguém tinha.

    E sempre tinha um nerd que falava que existia um quarto videogame no Japão que o tio, do irmão, do cachorro, que visitou o país falava. Ninguém nem sabia o que era, hehe.

    Seus gráficos são coloridos demais, principalmente comparado a paleta de cores do Mega. Bonk é um que está na lista de compras, problema é que a trilogia é um pouco cara, morre pelo menos uns R$ 150 em cada jogo. Fora o "Air Zonk", que é irmão futurista que possuí mais dois jogos.

    Quanto ao lançamento aqui no Brasil, o TG 16 original não era muito caro, mais barato até que o Mega Drive nos EUA, o problema é que ele precisava de outros acessórios como o multi-tap, o Booster para uma saída stereo e RCA, além dos CD's. Fora a confusão de cards para a leitura de CD's.

    Faltou uma empresa trazer mesmo, como a TecToy fez com o Mega Drive.

    Citação Citando ole Ver mensagem
    Mago, show d+++ Joguei muitooooooo Bonk na casa de um amigo que tinha um!!!
    Outro jogo que adorávamos era o Neutopia, muito bom tb, depois inclusive foi lançado na PSN.
    Abraços.
    Neutopia me parece ser um ótimo jogo, mas imagino que não role em japonês, né? Aí estou pensando em ou modificar um PC Engine para aceitar jogos de TG ou, mais a frente, comprar um TG-16 só para RPG's lançados no ocidente.

  7. #6
    Membro Avatar de Guns
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Açúcar é o demonio
    Registro
    Jan 2007
    Mensagens
    5.477
    Verdinhas
    2398

    Bom tópico, gostei muito da leitura.

  8. #7
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.129
    Verdinhas
    3475

    Street Fighter II Champion Edition e Truxton do PC Engine são excelentes, considero-os boas adições para a sua coleção caso não sejam caros.

  9. #8
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Street Fighter II Champion Edition e Truxton do PC Engine são excelentes, considero-os boas adições para a sua coleção caso não sejam caros.
    Já tive duas chances de pegar o SFII, mas talvez por ser ruim no jogo deixei passar. Acabarei pegando ele cedo ou tarde só para "encher prateleira", é um jogo bem comum e barato. Mesmo aqui no Brasil você consegue loose por 50 reais, no ebay por menos de 50 reais (sem envio) você consegue um completo e lindo.

    Já Truxton a situação é diferente, beeeem diferente: http://www.ebay.com/itm/TATSUJIN-Tru...item233253b683 ... Ao menos o frete é grátis.

    Chegou mais alguns jogos esta semana, até domingo atualizo o tópico.

  10. #9
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Novos Jogos: OutRun e Fantasy Zone

    Atualizando o tópico com novos jogos que consegui, conforme vou jogando.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 2014-06-25 19.25.52-1.jpg
Visualizações: 779
Tamanho: 703,8 KB
ID:	10245


    OutRun: Mesmo achando que dispensa apresentações, OutRun de PC Engine é um bom port do jogo de arcade da Sega da década de 1980. Possuí as três músicas básicas do original em arranjos agradáveis aos ouvidos e uma ótima sensação de velocidade. Os controles funcionam bem, embora eu não goste muito do sistema de apertar para cima/baixo para alternar entre as marchas, as vezes no meio da curva eu pressiono para cima sem querer e só percebo depois que meu carro está perdendo velocidade.

    Graficamente, acredito que seja um pouco inferior a versão de Mega Drive, faltando alguns elementos (como o oceano no primeiro mapa) e um ocasional flickering (quando algum elemento da tela desaparece e volta). A grande força do PC Engine em relação ao Mega Drive, que é a quantidade de cores na tela, acaba não importando muito, principalmente porque o 16 bits da Sega possuí cores mais vibrantes, embora mais longe das originais do Arcade (que são parecidas com o do PC Engine).

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 OutRun.jpg
Visualizações: 494
Tamanho: 108,5 KB
ID:	10247


    Vale a Pena?: Entre a versão de Mega Drive e PC Engine, a primeira parece superior, mas isto não quer dizer que a segunda seja ruim, bem longe disto.

    Fun Fact: O que acontece quando você começa a jogar OutRun com os botões turbos ligados e não percebe? Descobri isto depois de um pânico de alguns segundos.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 2014-06-25 19.20.57-1.jpg
Visualizações: 678
Tamanho: 537,3 KB
ID:	10246


    Fantasy Zone: Outra conversão de um jogo arcade da Sega (está sentindo algum padrão na compra dos meus jogos?). Jogo de nave bastante simples, porém bem diferente dos outros. Cada fase possuí uma determinada quantidade de bases que você precisa destruir para enfim surgir o chefão dela.

    O sistema de compra de power up's e o fato deles durarem apenas uma determinada quantidade de tempo adicionam um pouco de estratégia a um jogo que já seria divertido sem isto. É simples, mas que até entender os padrões de cada inimigo fará com que você queira jogar o controle longe por morrer de maneiras bobas.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Fantasy Zone.jpg
Visualizações: 515
Tamanho: 202,1 KB
ID:	10248


    Vale a Pena? É a melhor versão de Fantasy Zone (se bobear até em relação ao arcade). Extremamente colorido, músicas divertidas, com inimigos diversos e cute, além de chefes com padrões bastante interessantes. É um must have para qualquer fã de "jogos de navinha".
    Última edição por Rodrigo Guerini : 28-06-2014 às 20:14

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões