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  1. #26
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    Os tópicos desse cara sempre parece que ele está escrevendo um diário, desabafando.

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  3. #27
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    Citação Citando DEKAO Ver mensagem
    Carai battletoads, goulins ghost, altered beast... era só porrada maluco. Chegava la pras últimas fases nao tinha mais vida nem save. Eu cheguei a jogar um cartucho pela janela do 6 andar. Nao lembro qual foi agora.
    Mano, eu joguei um Master System escada abaixo...

    Estava eu lá tentando zerar o sonic sem morrer, quando faltava 1 porrada no chefão, ele me matou, não deu outra.... =/

  4. #28
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    Dos jogos mais difíceis a gente nunca esquece hahaha

    Além dos que já foram mencionados, na minha opinião, os jogos abaixo eram level hard:







    Realmente como comentaram anteriormente, no Sunset Riders e no R-Type, é necessário memorizar os padrões dos ataques inimigos, o problema é que no final desses games você tem uma chuva de tiros em sua direção hahaha

    Esse game Lufia 2 é difícil, pqp, perdi as contas de quantas vezes aluguei a fita. O rpg tem as batalhas, sistemas de item e equipamentos como todos os outros jogos do gênero mas, tem puzzles o tempo todo e tem a Ancient Tower. Nessa torre, ao entrar, o level de todos os seus personagens volta a zero, você não pode utilizar seus equipamentos e tem que vencer os 99 andares no estilo Rogue, ou seja, morreu já eras.

    Um dos quebra-cabeças tem o seguinte e sugestivo nome: World's Most Difficult Trick, que segue abaixo:


    Perdi boas horas nesse jogo

  5. #29
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    Verdinhas pela citação a Lufia 2.

    Essa série não deve nada a FF, imho.

    Esse fiz questão de jogar todos, até os portáteis em emulador no celular hehehe

  6. #30
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    me lembro muito bem do robocop do snes

    tinha potencial para ser legal, mas era dificil pra caralho e sem save, nunca passei da 4 fase (e era FODA chegar lá)

  7. #31
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    Vou citar alguns jogos da minha infancia:


    Eu nunca consegui zerar Kid Chamaleon, o negócio parece que tinha infinitas fases:


    Em compensação acho que meu maior orgasmo juvenil foi zerando Prince of Persia do Master System:

  8. #32
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    Há dois tipos de dificuldade

    Um que os adversários são dificeis, e outro que o jogo é pouco intuitivo.

    Os jogos antigos tinham os dois tipos .

    Pecavam por serem pouco intuitivos hahahaah, mas era o que se podia fazer com os recursos da época.
    E tinham adversários difíceis porque era a tendencia da época.

    E o pior, depois de você suar passando por aquela fase dificil, tinha que anotar um código de 30 digitos alfanuméricos, de uma televisão baixa resolução ahahahahah

    Já os jogos novos, se não conseguem dar dicas ingame (um personagem falando o que fazer, por exemplo), eles jogam um texto enorme na tela falando aonde ir.

  9. #33
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    Citação Citando DARTH-TERROR Ver mensagem

    Um dos quebra-cabeças tem o seguinte e sugestivo nome: World's Most Difficult Trick, que segue abaixo:
    http://www.rpgclassics.com/shrines/s.../dragon5.3.jpg

    Perdi boas horas nesse jogo
    Naoo conhecia e fiquei na vontade. Vou procurar um cartuchinho pro meu SNes de guerra!

  10. #34
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    Citação Citando DEKAO Ver mensagem
    Naoo conhecia e fiquei na vontade. Vou procurar um cartuchinho pro meu SNes de guerra!
    Quando se fala em RPG de Snes o pessoal sempre lembra de Chrono Trigger, Final Fantasy, Breath of Fire e Zelda. Acho que poucos conhecem o Lúcia

  11. #35
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    Nunca fechei Kid Chameleon

    Um que eu soltei foguete quando fechei foi quack shot

  12. #36
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    Tem que ver isso ae
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    Eu sempre fui muito teimoso em olhar guias na internet. Sempre tento resolver os puzzles ingame por conta própria. Mas eu sempre gostei de puzzles, então isso não é muita surpresa.

    Meu maior orgulho é ter terminado Riven ("Myst II") sem olhar nenhum guia. Provavelmente o jogo mais difícil que já joguei na vida.

  13. #37
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    Eu acho que os jogos de hoje são para pessoas com sérios problemas cerebrais, quando moleque eu fechei (assim como muitos) quase que toda a série do Mega Man (Rockman) do NES e SNES, Battletoads, Ninja Gaiden 1, 2 e 3, Super Mario Bros. 3, NightShade, Flying Warriors, The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants, etc.

    Nessa época não existia internet, não havia a informação que temos disponíveis hoje de maneira tão fácil, quando aparecia a informação sobre determinado jogo, nós precisávamos comprar uma revista que na grande maioria das vezes não tinha todos os detalhes, se a dúvida não fosse resolvida você precisava escrever uma carta e esperar um mês para ser respondida na próxima edição, isso se a sua carta fosse respondida.

    Antigamente o "esquema" era no aperta play e se vira, irmão!
    Hoje a grande maioria dos jogos antes de começar fica naquela: Aperte tal para pular, aperte outro tal para atacar, se esconda atrás de paredes para não ser visto, etc.

    Os jogos de hoje tem dificuldade porém apenas para obter uma recompensa como um troféu no caso do PS3, antigamente você não tinha recompensa alguma, se você chegasse no final de um jogo muito difícil você não tinha recompensa, aliás muitos jogos não tinham continues infinitos e nós encarávamos a parada sem problemas, hoje em dia se fizer a mesma coisa a molecada entra em depressão.

  14. #38
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    Citação Citando Captn Ver mensagem
    Porra, esses dias o cara criou um topico reclamando de jogos que tem camera móvel. Só gosta de camera fixa.

    Aí criou um tópico reclamando dos gráficos de TLOU e outros jogos AAA, dizendo que gosta de coisas coloridas.
    Aí agora reclama que os jogos tão muito complicados.

    Vai jogar Angry Birds, brother.
    é garto augar mano, ele eh um troll meio retardado msm, tadinho


    @
    meu ultimo console foi o snes

    amava ele

    n lembro de jogos mto dificeis nao

    bem, nunca fechei chrono triger, mas isso eh pq eh rpg e eu so alugava as fitas, entao n dava tempo

  15. #39
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    Citação Citando Kyle Ver mensagem
    Eu nunca consegui zerar Kid Chamaleon, o negócio parece que tinha infinitas fases:
    hohoho eu zerei

    o foda desse jogo é que o sistema de fases e saídas alternativas fazia você entrar em ciclo! Tinha inclusive um jeito de você terminar com poucas fases

  16. #40
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    Citação Citando Locksley Ver mensagem
    Há dois tipos de dificuldade

    Um que os adversários são dificeis, e outro que o jogo é pouco intuitivo.
    Não vi ninguem falando de Ninja Gaiden (adversários dificeis). Não gosto de jogos que por mais que voce seja pró e tenha jogado a vida inteira é impossivel de passar sem levar nenhuma porrada(no caso de ninja gaiden). Tipo jogos de fliperama que te obrigam a perder e gastar mais fichas. Lembro o Time Crisis que tinha os cara vermelhinho que não dava tempo nem de piscar e eles te acertavam =P

  17. #41
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    Concordo com alguns pontos dele. Acho que muito da dificuldade dos jogos antigos era pelo fato da limitação de mídia e pelo público alvo. Só criança (nós na época) jogava, então tínhamos muito tempo livre para ficar testando todas as coisas possíveis para conseguir descobrir algum segredo nada intuitivo sobre como passar de fase, e se não fosse por isso, os jogos seriam curtíssimos.

    Hoje tem muito adulto que trabalha, tem pouco tempo livre e tem videogame. Imagina você utilizando a sua única hora livre do dia para tentar passar uma fase, morrer bem no final e ter que começar tudo do zero, pois não tem nenhum checkpoint/pouca vida.

    Mas realmente, acho que alguns jogos exageram e te chamam de retardado.

  18. #42
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    Passe longe de Binding of Isaac Rebirth.

  19. #43
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    Esses indies como o Isac são muito ruins, não sei como fazem sucesso isso

  20. #44
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    Acho que tudo se resume à experiência do usuário. Os game devs de antigamente não se preocupavam obsessivamente com isto, então a curva de aprendizado era muito maior. Outro detalhe é que antigamente as pessoas não eram tão multitarefa e sem tempo como são hoje. Não dá para esperar que um cara de mais de 25 anos com um videogame tenha paciência para ficar rodando tentando achar a próxima dungeon que deve ir.

    O mesmo ocorreu com os SOs de antigamente. Não é que nossos filhos sejam mais inteligentes, é que o Android/iOS/Windows 8.1 atuais são desenvolvidos pensando na facilidade de quem o usará, coisa que o Windows 95/98, por exemplo, não eram tão excepcionais. Os caras empurravam 1 milhão de features no SO e nem se questionavam se tudo seria útil - ou se as pessoas saberiam utilizar facilmente aquilo. Nem tutoriais tinha, coisa que hoje seu celular ensina, como também os jogos. De fato alguns games atuais chegam a beirar o ridículo de tamanha facilidade. Mas a grande maioria, ao meu ver, são equilibrados. Com tantas informações todos os dias os gamers não-hardcores precisam de uma colher de chá, senão perdem a vontade de continuar.

    Uma coisa que me deixa puto hoje é ter que ficar rodando grandes mapas atrás de itens ou games que não possuem manuais na internet falando sobre as skills ou sobre como os atributos afetam a evolução do seu char no RPG, por exemplo. Aconteceu comigo ontem em Dragon Age Origins... Joguei umas 7 horas e já vou começar do zero novamente pois gastei uns pontos em skills de merda. Isto me deixa puto. Não gosto de desperdiçar pontos em atributos ou skills que no final não ajudam tanto o boneco a progredir no jogo. Só achei passo-a-passo de como zerar, mas o principal que é o manual em si de como a mecânica do jogo afeta nas batalhas e nos upgrades não achei, o que me fez perder tempo. Foda.

    Mas voltando ao assunto das pérolas hardcore de antigamente, teve um RPG que eu nunca zerei, e que inclusive está no meu PSP pois vou tentar chegar ao final em breve:



    Este foi tenso. De uma turma de três pivetes amigos jogadores de jRPG (Final Fantasy Tatics, XII, XIII, IX, Legend of Mana, Legend of Dragoon etc) ninguém conseguiu zerar Vagrant Story. Foi um grande desafio na época.

    Spoiler:
    Por favor se alguém daqui tiver zerado Vagrant Story tome cuidado com spoilers, vou rejogar em breve, LOL
    Última edição por Rohaz : 03-12-2014 às 18:35

  21. #45
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    Acho que a maior dificuldade nos jogos de hoje está em platinar (no caso do PS). Ha pouco, por exemplo, tempo joguei o Devil may cry na dificuldade normal ou hard, nao lembro. Consegui terminar o jogo sem grandes problemas. Depois que zerei fui tentar o modo nephilim. Aí começou a ficar difícil, principalmente nos bosses, o bicho ficava apelao demais, pqp.

    Aí fui ver as conquistas. O DMC, além do nephilim tinha mais dois ou três niveis de dificuldade piores. Para platinar vc tem q bater todos, claro (O ultimo nível achei simplesmente impossível... os inimigos com energia normal, e vc morre com um golpe. Zera o game ae sem tomar um soco champs. Vc só precisa ter o reflexo do cão kkkk).

    Eu acho q hoje em dia os jogos estão mais acessíveis. Aqueles que nao tem muito tempo ou paciência, podem curtir o jogo, a historia, e terminar. Enquanto isso, os gamers hardcore podem ter desafio também, principalmente se quiserem terminar o jogo por completo (platinar).

  22. #46
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    Bah @Rohaz , seu inocente.
    Acho que zerei todos os RPGs da Square até o FFIX, por aí.

    Depois disso, conheci as mulieres.

  23. #47
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    O que eu acho que me atrapalha hoje são os "shifts" de controle.
    Eu tive péssimas experiências com Tomb Rider 1, nunca consegui gostar dos jogos devido aos controles que eram baseados em ações conjuntas. Caramba, o controle do Playstation tinha sei lá quantos botões e o jogo te obrigava a saltar e pressionar um segundo botão para segurar. Isso é o que eu chamo de "dificuldade artificial", é quando algo poderia ser resolvido diretamente no gameplay mas é colocado um passo a mais simplesmente para atrasar a vida de quem joga.

    O meu segundo problema foi este:

    Não sei se vocês lembram do H&D, ótimo jogo, o port de Dreamcast sofria com estes "shifts" de controle, pressionando o L ou R você mudava as ações por completo dos botões do controle, e deixava a jogatina travada pra burro.

    O mesmo acontece hoje com jogos da Ubisoft, Assassins Creed é aquele festival de nuâncias no controle e L's sendo segurados, depois veio o Splinter Cell de X360 que era cheio disso também. Oras, otimizem como Metal Gear, no qual você faz de tudo usando os botões do controle...por exemplo, o CQC no MGS3 e 4 é simplesmente genial, acionado pela pressão de um único botão, e depois de aprendido fica ultra simplório de se fazer.


    Existem outras coisas que me travam, como por exemplo, lá em 96 quando fui jogar isso aqui.

    Ótimo jogo, mas ele tinha sérios problemas de tradução e dificuldade completamente desbalanceada.
    Primeiro sobre a tradução, era ruim mesmo...o jogo é bom sim, mas uma vez eu fiquei dias zanzando o mapa porque tinha que voltar pra Township, e o jogo me indicava que eu deveria retornar para outra cidade: Hometown. Eram coisinhas chatas que numa época em que internetz era algo raro, você ficava perdido no jogo.
    Outro problema do jogo era a dificuldade, sim, ERA DIFÍCIL ao ponto do primeiro encontro com inimigos no mapa, você morrer em um golpe. Dinheiro era raro, a grindagem moía muito...e havia uma parte em especial no qual você ficava preso:

    Parte dos personagens eram idiotas de tão ruins, Nina por exemplo, e Sten o macaco idem, ambos eram personagens super fracos que davam miss a cada ataque.
    Na foto acima, você vê a ponte de Simafort, uma parte no qual você era obrigado a ir com Sten. Nesta ponte você tinha que enfrentar o irmão dele, numa batalha, o problema era, depois de entrar em Sima Fort, você não podia sair, se você voltasse pra baixo da ponte você tinha apenas uma pequena sala aonde cada inimigo morto dava 2 ou 3 xp.
    O que acontecia? Sempre que você chegava nesta parte Sten estava fraco e era impossível vencer o irmão dele na ponte, como você não podia sair pro mapa pra dar level up, você ficava preso zanzando pra lá e pra cá nesta área, ou você ficava 1 ano lutando contra bixos que davam pouco xp, ou rezava pra conseguir dar critico no chefe.
    Lembro que nesta parte eu parei de jogar o game no snes.

    Mais tarde saiu a versão de GBA, aonde todos estes problemas foram resolvidos, ai sim pude terminar o jogo.

  24. #48
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    E eu que só zerei Sonic 2 (sem sonic de ouro)

  25. #49
    Membro Avatar de IrmaoDoSasuke
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    Acho que existem jogos muito dificeis hoje em dia sim. Mas tem jogos que a tal "dificuldade" é meramente apelação... Halo no Heroic é uma dificuldade boa. Eles mesmo vendem que é o que seria a "realidade".

    Da mesma forma, eu fico muito puto de perder tempo com bobeira. Os próprios jogos parece que querem fazer vc demorar, sei lá, pra aumentar o "value play". Ex: Red Dead Redemption, jogo do ano, muito foda. Mas precisava TODA VEZ o fdp fazer a animação de recolher coisa de um corpo, abrir um baú, ou coisa do tipo?

    Um Gears of War, que não tem o conceito de "load": a animação durante a ação é o loading. Aí você morre em uma parte difícil, tem que ver aquele vídeo de novo.

    Da mesma forma, um jogo de corrida onde você escolhe o carro e a pista, aí dá o load pra entrar na pista. Se eu quiser correr a mesma pista, mas com um carro diferente, será que não podia simplesmente "change car"? Precisa dar o load do menu, pra escolher tudo de novo, pra depois dar o load da MESMA PISTA?

    Também concordo que antigamente você tinha um "tempo de jogo" maior, mas você só tinha 3, 5 jogos no máximo! Agora virou bagunça! Deve ter 5-10 jogos novos por mês, (isso de grandes fabricantes), e você fica lendo os reviews, como se cada jogo fosse realmente um must play, e quer jogar, e não tem tempo q sai mais jogos, e por aí vai. Peguei uma geração de "acumulador de jogos" que tomei ódio do tempo que desperdicei, ao invés de curtir (época de jogar no PC).

    Já tem quase 1 ano q não compro jogo ALGUM (de ler um review e falar que eu PRECISO comprar). Tenho um 360, um Wii, um DS Lite. As vezes pego um Humble Bundle mais pela caridade (dar 5 dólares por uma cacetada de jogos que fica na Steam e vai saber quando vou jogar)... Meu objetivo é aproveitar.

    E aí entra a questão de diversão/dificuldade/tempo. Zerei todos os CODs (do 2 ao MW3) em sequência, e adotei esse procedimento pra todos os jogos: Coloco no mais difícil, vejo se o jogo é desafiante ou apelão. Se for desafiante, continuo. Se for apelão, diminuo. COD tem jogos que são desafiantes (vale a pena repetir 3, 5 vezes se você ver que é vacilo seu), e tem alguns que são apelões (acho que o 3 é MUITO APELÃO, logo na primeira fase morri 50x sem nem avançar nada. Tipo vc num mato, uns 5 snipers e só de vc olhar na mira da sniper já é instan-kill. Se não me engano esse zerei no easy).

    Gears of War, o 1, é apelão. Talvez pq o conceito seria jogar co-op, mas SP achei impossível avançar.

    Sobre "platinar", eu acho uma coisa de mongol, idiota, ridícula, por exemplo, incluir conquista de MP pra vc "platinar" um jogo. Não gosto de jogar MP, então nunca platinarei? É uma coisa que não ligo... Red Dead por exemplo meu objetivo é pegar 100% in-game (inclusive tem uma conquista de 100 pontos pra isso), só de jogar "fazendo o que aparece" já dá pra fazer uns 80% pelo menos (strange missions, etc).. dos 20%, uns 15% é divertido de fazer, e os outros 5% dá pra fazer pra fechar.

    Mas conquista tipo "matar 10 galinhas em 3 segundos" (Black Ops 1) é algo mongol, estúpido e não agrega NADA no conceito de "platinar um jogo". Pra mim, o conceito é tipo zerar 105% no Donkey Kong Country 3... Deveria ter duas categorias de conquistas, no caso: uma ligada ao jogo, e outra ligada a "jogabilidade".

    Mas enfim: Eu que tenho tempo corrido, particularmente não gosto de jogos longos. Zerei Bioshock1 no Hard, pqp, foram 3 meses inteiros jogando (sendo que o primeiro eu estava de férias). Quando eu faço aquelas contas estilo "Steam" que surgiu recentemente, fico pensando no tempo q vou levar pra zerar tudo...

    EDIT: Lembrei de uma coisa que me emputece demais... Eu gostava de jogar International Superstar Soccer.. ou FIFA 98, 99: toque toca, chuta chuta pro gol, lançamento joga na área, e correr corre. PONTO FINAL. Peguei FIFA 12 na época, pqp, tem que analisar até se o cara é canhoto antes de mandar chutar pq se ele tiver com a perna errada ele tem q dar uns 3 passos depois q vc mandou (tipo um deay) pra chutar! Pq não lançam um "modo easy" pros games, pra quem não gosta (ou não quer) aprender 1001 detalhes do jogo? Fazendo uma analogia: Pq não faz um modo "arcade" de jogos "de simulação"? É tão fácil de fazer: quando vc toca, tem N variáveis pra definir se o toque vai ser certo... no modo "arcade" define todas as variáveis sempre com os melhores valores.. ou seja: chute sempre perfeito, toque sempre perfeito, lançamento sempre perfeito... e deixa o pau quebrar!
    Última edição por IrmaoDoSasuke : 18-01-2015 às 16:08

  26. #50
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    Citação Citando bandoni123 Ver mensagem


    Concordo com alguns pontos dele. Acho que muito da dificuldade dos jogos antigos era pelo fato da limitação de mídia e pelo público alvo. Só criança (nós na época) jogava, então tínhamos muito tempo livre para ficar testando todas as coisas possíveis para conseguir descobrir algum segredo nada intuitivo sobre como passar de fase, e se não fosse por isso, os jogos seriam curtíssimos.

    Hoje tem muito adulto que trabalha, tem pouco tempo livre e tem videogame. Imagina você utilizando a sua única hora livre do dia para tentar passar uma fase, morrer bem no final e ter que começar tudo do zero, pois não tem nenhum checkpoint/pouca vida.

    Mas realmente, acho que alguns jogos exageram e te chamam de retardado.
    Esse argumento é até bom mas às vezes eu me pego pensando no seguinte: essas crianças de antes são os adultos de hoje. Os caras que, como eu, cresceram tentando terminar Altered Beast mas que só foram conseguir passar da terceira fase com ajuda de emulador e save state anos mais tarde.

    Eu hoje pego um jogo e fico meio frustrado quando ele marca no mapa onde eu tenho que ir. E quando eu chego no destino o item que eu preciso pegar fica piscando furiosamente. E quando eu chego perto do item ele me diz a letra que eu tenho que apertar. Isso é meio chato.

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