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    Phil Spencer: Foco em exclusivos first party

    Entrevista com Phil Spencer na China Joy 2015 (por volta de 6min):


    Ele revela que a sua estratégia está mais em torno das franquias da própria empresa e que provavelmente vão ocorrer menos acordos de exclusividade envolvendo as thirds. O seu desejo é ter boas relações com elas mas pagar por muitos conteúdos de terceiras não é a estratégia de longo prazo.

    Por fim ele comenta que é ótimo ter Tomb Rider na line up mas reafirma que investir em conteúdo first é chave na estratégia e indica que é isso que veremos na Gamescom semana que vem.
    http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=1088115


    Resta saber se é verdade mesmo, ou é mais um dos papos furados da MS, aka nuvem, kinect, DRM, sempre on line, trava de usados.

    A cultura do Xbox nunca foi focado em first party, já tendo várias noticias dos engravatados do xbox falando que first party não era o foco, bastava contratar a Bungie, EPIC, etc... (veja só no que deu, e onde esses estúdios estão)

    Vamos ver se vai mudar mesmo, porque de promessa em promessa com o xone, a MS perdeu tudo que tinha conquistado com o 360.
    Última edição por Pedrinhu : 01-08-2015 às 12:19

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  3. #2
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    Editei o seu ataque em spoiler, para evitar dor de cabeça pra mim e para você. Vou dar uma chance ao tópico, pq acho super válido o debate SADIO da situação.

    Parece uma mudança de opinião talvez, depois de tomb raider? Mas eu acho interessante mudar o foco para first party, estão buscando alternativas. Acho válido.

  4. #3
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    Citação Citando Pedrinhu Ver mensagem
    Parece uma mudança de opinião talvez, depois de tomb raider? Mas eu acho interessante mudar o foco para first party, estão buscando alternativas. Acho válido.
    eu acho que deixou de valer a pena, a exclusividade de terceiros deve estar custando mais que produzir um first dado a diferença de base instalada.

    só olhar o 360, tinha bastante exclusivo de terceiros no inicio e até lá pela metade da vida do console, claro... tinha base maior, vendia mais, teve um ano de mercado sozinho.

    E olha como no final da vida do 360 os exclusivos de terceiros diminuiram, claro, a base do PS3 encostou.

    agora, com o PS4 vendendo 2:1 do xone, quanto ia sair uma exclusividade de terceiros? chuto que a MS tinha que pagar o lucro que ia dar no PS4, e acho que ficava inviável.

    Pegando os dados do vgchutez

    1 PS4 Batman: Arkham Knight 1,461,057
    2 XOne Batman: Arkham Knight 569,398

    Isso em uma semana.

    Segundo o acumulado, tem 2M no PS4 e 700 mil no xone.

    Basicamente, acho que pagar o lucro de 2M de copias já da o custo de fazer um batman da vida, ai vai pagar para não sair no PS4 pq se agora custa mais barato produzir?

    O problema, esse negocio de exclusivo de terceiros, é visão de engravatado pensando no bonus anual e na cotação das ações a cada 3 meses, e não de uma setor da tua empresa que tu espera que venda durante 20 anos.

    Depois, eu quero ver, pq esse Phil ai, é muito papo e pouco resultado, andava pra cima e para baixo com camisetinha do battletoads e o que dava de caixista em outros foruns sonhando com esse jogo...
    Fora aquele 171 de '1 bilhão de doláres em exclusivos no primeiro ano do xone', que todo mundo sabe que da para fazer uns 10 AAA, e talvez até o começo do ano que vem saia esse '1 bilhão'
    Última edição por Xi+Yj+Zk : 01-08-2015 às 14:21

  5. #4
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    Acho que o lance é que é uma briga ruim pra ambos (Sony e Microsoft): Quem se dá bem é o desenvolvedor do jogo, que vai lucrar pra caramba ao abrir mão de vender pra outra plataforma (troca o duvidoso pelo certo).

    Talvez uma empresa procurar um dos 2 para propor uma parceria, eles devem aceitar. Mas sair a caça às thirds para comprar os direitos não me parece algo muito interessante.

  6. #5
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    Citação Citando IrmaoDoSasuke Ver mensagem
    Acho que o lance é que é uma briga ruim pra ambos (Sony e Microsoft): Quem se dá bem é o desenvolvedor do jogo, que vai lucrar pra caramba ao abrir mão de vender pra outra plataforma (troca o duvidoso pelo certo).

    Talvez uma empresa procurar um dos 2 para propor uma parceria, eles devem aceitar. Mas sair a caça às thirds para comprar os direitos não me parece algo muito interessante.
    Acho que isso vai diminuir, pra mim esse SF5 foi tipo a sony 'olha, eu tb posso comprar exclusivo de terceiros', e a MS dando sinal que vai abandonar essa pratica, e eu não vejo a Sony com cara de quem vai sair atras disso agora, se ela não fazia isso no PS3.

    'mas o PS2', a maioria dos exclusivos de terceiros no PS2 eu suponho que eram pela base instalada, simplesmente não valia a pena fazer multiplataforma. Claro, esse é um chute, já que não achei informação que confirma isso ou desmente.

    E eu já estou vendo essa pratica de lançar apenas para 'playstation, pq não vende em outras plataformas' nos jogos japoneses. Agora ta vindo um monte de JRPG para PS4, PS Vita e 3DS e provavelmente pelo menos de inicio deve sair para o NX, o que quer que seja essa plataforma nova.
    Última edição por Xi+Yj+Zk : 05-08-2015 às 9:28

  7. #6
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    Citação Citando Xi+Yj+Zk Ver mensagem
    E eu já estou vendo essa pratica de lançar apenas para 'playstation, pq não vende em outras plataformas' nos jogos japoneses. Agora ta vindo um monte de JRPG para PS4, PS Vita e 3DS e provavelmente pelo menos de inicio deve sair para o NX, o que quer que seja essa plataforma nova.
    Na verdade, acho que esse lance dos jogos japoneses é que o nicho é de consoles japoneses... Povo do japão é preconceituoso com coisas de fora, só consomem produtos de lá, então se os caras só compram Nintendo e Sony, nem tem pq fazer port pro One.

  8. #7
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    Não acho que investir nas Third seja algo ruim, mas investir demais, talvez seja. Os carros chefes exclusivos da MS (Halo, GoW e Forza) mostram que vale à pena investir nas first mesmo. Inclusive não acredito que um game sair 3 meses antes em um console possa valer o investimento. Mas lançar DLCs antes ou até exclusivas, já sim possa ser mais interessante. A MS está vindo com bastante exclusivo interessante, espero que os mantenha e que não role treta igual houve com Ryse. Tem coisa ali como Quantum Break e Scalebound que tem tudo pra virar franquia de sucesso.

    O caso dos JRPG é complicado, é um nicho bem específico e que provavelmente não devem vender tanto fora do Japão. Provavelmente seria um tiro no pé a MS tentar entrar nesse mercado a essa altura do campeonato.

  9. #8
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    Citação Citando kamisaki Ver mensagem
    Não acho que investir nas Third seja algo ruim, mas investir demais, talvez seja. Os carros chefes exclusivos da MS (Halo, GoW e Forza) mostram que vale à pena investir nas first mesmo.
    Mais ou menos, lembrando que os criadores de Halo e Forza não são first da MS.

    mas agora a MS parou de babaquice e a 343 (halo) e The Coalition (gears) são dela.

    Resta saber como vai ser o relacionamento da MS com esses estudios a longo prazo, se ficar querendo que eles so façam mais um halo e mais um gears; provavelmente não vai dar certo.

  10. #9
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    Citação Citando Xi+Yj+Zk Ver mensagem
    Mais ou menos, lembrando que os criadores de Halo e Forza não são first da MS.

    mas agora a MS parou de babaquice e a 343 (halo) e The Coalition (gears) são dela.

    Resta saber como vai ser o relacionamento da MS com esses estudios a longo prazo, se ficar querendo que eles so façam mais um halo e mais um gears; provavelmente não vai dar certo.
    Não sei bem dizer qual de qual é first haha. Mas por first quis me referir a produção de games que seriam "exclusivos fixos". Bem poderiam utilizar pra produzir novas ips e tudo mais, mas teria que investir no crescimento dessas empresas também, visto que a produção de um bem feito é algo bem "demorado".

  11. #10
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    Microsoft cagou para tudo, poderia fazer vários jogos pela rare no estilo donkey Kong , um kameo 2, jogo dos sapos ninjas, investir numa divisão de esportes exclusivos como microsft soccer , microsft tênis etc. Poderia investir em muitos jogos exclusivos mesmo , porém a microsft nunca se interessou, o negócio da microsoft era destruir as empresas Boas, aprendeu fazer sempre isso, comprar para tirar do mercado. Agora tem que aprender a trabalhar em conjunto com as empresas compradas, microsoft acabou com a rare, poderia ter vários personagens novos no estilo mario para trabalhar em jogos de aventura. Mas microsoft somente se interessa por call of duty e halo.

  12. #11
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    http://www.eurogamer.pt/articles/201...riticou-a-sony

    Diz ele que não era critica a Sony agora estar comprando exclusividade de terceiros....

    E tb foi falar que 'não facilita ter a maior base instala para negociar exclusividade parcial ou temporaria'

    Maior cara de damage control, 360 foi movido a isso até o PS3 encostar e passar em base instalada.

  13. #12
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    Citação Citando leocampogrande Ver mensagem
    Microsoft cagou para tudo, poderia fazer vários jogos pela rare no estilo donkey Kong , um kameo 2, jogo dos sapos ninjas, investir numa divisão de esportes exclusivos como microsft soccer , microsft tênis etc. Poderia investir em muitos jogos exclusivos mesmo , porém a microsft nunca se interessou, o negócio da microsoft era destruir as empresas Boas, aprendeu fazer sempre isso, comprar para tirar do mercado. Agora tem que aprender a trabalhar em conjunto com as empresas compradas, microsoft acabou com a rare, poderia ter vários personagens novos no estilo mario para trabalhar em jogos de aventura. Mas microsoft somente se interessa por call of duty e halo.
    Voce tem que entender que certos titulos não vendem. Tem titulo que gera hype absurdo e quando o mesmo sai não vende nada. Empresas que produzem jogos com Ratchet e Clank abdicaram de novos lançamentos pelo baixo retorno e gasto alto de produção. Não tem muito como postar numeros afinal tem muita maquiagem em "bundle". Mas é só vc analisar um site simples de oferta/demanda como o trocajogo. com. br que vai ver a dificuldade de achar titulos como Ratchet, pinata e etc.

    Tem jogos que infelizmente só interessam o publico da nintendo.

    A microsoft investiu em divisão de esportes mas foi um total fracasso mesmo tendo otimos titulos pra XBOX original... Vendeu inclusive o unico jogo de Tenis de qualidade no mercado pra THQ.
    Futebol não é pra qualquer um, ninguem hoje em dia aceita um jogo com um brasileiro chamado "allejo".

  14. #13
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    Citação Citando Macstore Ver mensagem
    Voce tem que entender que certos titulos não vendem. Tem titulo que gera hype absurdo e quando o mesmo sai não vende nada. Empresas que produzem jogos com Ratchet e Clank abdicaram de novos lançamentos pelo baixo retorno e gasto alto de produção. Não tem muito como postar numeros afinal tem muita maquiagem em "bundle". Mas é só vc analisar um site simples de oferta/demanda como o trocajogo. com. br que vai ver a dificuldade de achar titulos como Ratchet, pinata e etc.

    Tem jogos que infelizmente só interessam o publico da nintendo.

    A microsoft investiu em divisão de esportes mas foi um total fracasso mesmo tendo otimos titulos pra XBOX original... Vendeu inclusive o unico jogo de Tenis de qualidade no mercado pra THQ.
    Futebol não é pra qualquer um, ninguem hoje em dia aceita um jogo com um brasileiro chamado "allejo".
    Cara público se conquista pela variedade de jogos. A microsoft não vende jogos assim porque não costuma lançar e quando lança abandona depois. Sabe porque eu comprei o ps3 na época? Porque amava jogar Ratchet & Clank no ps2, vc diz que este jogo não vende muito? Cara esse tipo de jogo pode gerar personagens de grande popularidade. Mas para fazer isso precisa investir, halo somente vendeu muito porque a Microsoft investiu no jogo, colocou no melhor estúdio, deslocou os melhores programadores, investiu na publicidade e fez de tudo mesmo, o jogo acompanhou o investimento, no jogo kameo a Microsoft gastou pouco no jogo mas fez algumas pessoas comprar o xbox 360 somente por esse jogo. Entenda que alguns jogas podem não vender muito mais tem pessoas que compram o vídeo game somente por causa do jogo. Digamos que o jogo vendeu 100.000 cópias onde garantiu desses números 80.000 pessoas que comprou por causa desse jogo? Isso traiu um público bom e fez sua parte. Mas para gerar uma franquia de sucesso precisa investir, fazer publicidade e colocar uma equipe de primeira para fazer o jogo.
    Ratchet & Clank é uma franquia de sucesso sim, pode não vender muito como call of duty mas criou personagens com direito de imagem e vende de produtos como bonecos e roupas.

    Tipo o Ben 10, ele pode não ser o melhor desenho que tem, nem o mais assistido, mas ele gera uma alta publicidade para o publico de idade baixa, crianças adoram as roupas de Ben 10, acessórios e brinquedos dele, vende bem, não é somente venda de jogo que dá dinheiro e sim o direito de imagem desse produto.

    Criar personagens para crianças e adolescentes é uma boa para vender outros tipos de produto. Qual uma criança vai querer fazer uma festa de halo ou Ben 10?
    Já ratchet & Clank se encaixa nessa concorrência.

    Microsoft precisa investir em jogos no estilo mais infantil e com personagens no estilo Sonic, Mário, Megamen, etc. Esse tipo de jogo atrai novos públicos e não deixa a imagem do xbox somente como halo.
    Ps4 vende mais porque tem maior variedade de franquias e a microsft investe muito em jogos para o público adulto e esquece do público infantil e adolescentes além das pessoas adultas que gostam de jogar algo mais leve e divertido.


    Senão investi e insistir nunca vai conseguir fazer algo bom mesmo.
    Última edição por leocampogrande : 30-08-2015 às 18:52

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