+ Responder Tópico
Like Tree2
  • 1 Por ragecom
  • 1 Por joexadrez
  1. #1
    Membro Avatar de ragecom
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    dÉbile_ÉMiLe
    Registro
    Sep 2015
    Mensagens
    907
    Blogs
    90
    Verdinhas
    613

    Swordquest

    Estou criando esse tópico para discutirmos e trocarmos informações sobre esse, que é um dos maiores mistérios gamísticos que já existiu.

    Pra quem não sabe... Swordquest foi uma competição feita pela Atari que consistia em quatro etapas, cada uma um jogo diferente. Mas o que havia de incomum nessa competição eram os prêmios (verdadeiros tesouros encrustados de joias) que, naquela época (1982), valiam 25.000,00 dólares CADA UM.


    Arte de todos os tesouros.

    O torneio consistia em descobrir pistas espalhadas pelos jogos. Estas pistas remetiam a histórias em quadrinhos (cada jogo acompanhava uma revista), onde você deveria encontrar determinadas palavras nos quadrinhos de acordo com a pista recebida. Após concluir o jogo e ter pego todas as palavras, apenas um subconjunto dessas palavras era válida (por exemplo, no caso do primeiro jogo, Earthworld, as que correspondiam a números primos) e elas deviam ser enviadas em um cartão-resposta para a Atari.

    Os jogadores que acertassem todas as palavras seriam convidados a ir à sede da Atari para a etapa final: quem conseguisse pegar mais pistas em uma versão modificada do jogo levaria o prêmio daquela etapa (uma das quatro relíquias que valiam 25.000,00 dólares).

    Os vencedores de cada um dos quatro torneios (eram quatro jogos planejados no total) retornariam à Atari para uma final definitiva: disputar a espada que valia 50.000,00 dólares.

    Cada um dos quatro jogos:

    Earthworld - um puzzle inspirado nos signos do zodíaco. O vencedor foi um cara chamado Steven Bell. O prêmio dele foi o Talisman of Penultimate Truth.


    O talismã, como ele era.

    Infelizmente, em uma entrevista, o vencedor de Fireworld, Michael Rideout, disse que conheceu Steven Bell e o mesmo o informou que ele havia derretido o talismã para vender o ouro de que era feito. Apenas a pequena espada na frente do talismã ainda permanece em posse de Steven Bell.

    Fireworld - um puzzle inspirado na árvore da vida. O vencedor foi Michael Rideout e o prêmio que ele levou foi o chalice of light:


    Em uma entrevista em 2005, Michael Rideout informou que ele ainda possui o cálice.

    Waterworld - um puzzle inspirado nos chacras. Não houve competição. O que aconteceu foi que o crash da indústria de 1983/1984 explodiu e a Atari não pode continuar com a competição. Cada uma das pessoas que acertou o puzzle de Waterworld recebeu 2.000,00 dólares e Michael Rideout e Steven Bell receberam 15.000,00 cada um, como compensação por não poderem participar da grande final, já que a competição estava sendo cancelada (lembrando que o prêmio final, a espada, valia 50.000,00). O prêmio de Waterworld seria a Crown of Life.

    Airworld - este jogo nunca foi lançado. Há milhões de especulações de pessoas que dizem ter um protótipo, mas creio que a teoria mais bem aceita é que Airworld seria um puzzle baseado no I-Ching. O vencedor de Airworld receberia a Philosopher's Stone.

    Competição final - A competição final ocorreria na sede da Atari entre Michael Rideout, Steven Bell e os vencedores de Waterworld e Airworld, cada um com suas relíquias de 25.000,00 dólares já conquistadas.


    O prêmio final seria a Sword of Ultimate Sorcery, avaliada na época em 50.000,00 dólares.

    Bem, essa é a história de Swordquest. Ai vem as especulações: onde estão os prêmios que não foram dados em Waterworld, Airworld e espada? Esses prêmios existiram, porque todos ficavam expostos. Existem relatos que a espada estaria pendurada em uma parede na casa do falecido Jack Tremiel (o cara que tomou conta da Atari). Tem gente que fica stalkeando os filhos de Jack Tremiel atrás de pistas sobre a espada, a pedra filosofal e a coroa. Existem pessoas que dizem que os três tesouros remanescentes (estada, coroa e pedra filosofal) foram vendidos ou derretidos para tentar saldar a dívida da Atari. Mas a única verdade é que não se sabe nada deles desde 1982 - eles simplesmente sumiram e não há evidência nenhuma do seu paradeiro, apenas uma suspeita de que eles ainda estejam em posse da família de Jack Tremiel.

    Pra quem coleciona videogames e se interessa pela história da indústria, esse é um tema muito interessante, um capítulo mal terminado da história da Atari e dos videogames em geral.

    Vejam do que eram feitas as relíquias:

    Prêmio de Earthworld (Talisman of Penultimate Truth), ganhado por Steven Bell - O talismã era feito de ouro 18K, com 12 diamantes e 12 pedras zodicais (uma de cada um dos 12 signos do zodíaco), e também uma pequena espada de ouro branco presa à frente. Valor: 25.000,00.

    Prêmio de Fireworld (Chalice of Light), ganhado por Michael Rideout - O cálice em si era feito de ouro e platina, e enfeitado com citrinos, diamantes, jades, pérolas, rubis e safiras. Valor: 25.000,00.

    Prêmio de Waterworld (Crown of Life) - a coroa era feira de ouro e encrustada com agua-marinhas, diamantes, turmalinas, rubis e safiras. Valor: 25.000,00.

    Prêmio de Airworld (Phillosofer's Stone) - a pedra filosofal era encrustada com diamantes, esmeraldas, citrinos e rubis. Valor: 25.000,00.

    Prêmio final (Sword of Ultimate Sorcery) - espada cuja base era feita de ouro encrustada com joias e com a lâmina feita de prata pura. Valor: 50.000,00.
    Última edição por ragecom : 20-10-2015 às 11:01

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de joexadrez
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2013
    Mensagens
    421
    Verdinhas
    526

    Batuta! Lembrei do excelente livro Jogador Nº1, que é inspirado nesse tipo de história e no universo nerd/geek dos anos 80/90.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões