+ Responder Tópico
  1. #1
    Banido
    Info
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    4.540
    Verdinhas
    2

    Como Desenvolver emuladores??

    Acho que ninguem nunca postou algo aki falando sobre isso
    sempre vejo gringos fazendo emuladores, mas brasileiros que eh bom nada
    acho que so vi um emu de Game Boy e um de Game GEar apenas mas nunca ouvi falar sobre os autores

    acho que tem critérios a serem seguidos para desenvolver emuladores idependente da plataforma

    alguem teria o conhecimento para postar aki esses critérios de como o processador do COmputador tem que se comportar para emular algo??
    queria saber informações sobre desenvolvimento de emuladores desde que o material nao seja em ingles que eu sei que eh uma coisa difícil

    algo que ajudasse, to aprendendo assembler, sei um pouco de C, sei Delphi e quero aprender a desenvolver algo que funcione, nem que seja o mais primário possivel , mas que tenha o início, de forma que possa ser dada a continuidade mais fácil

    Bem galera, eh isso ae

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    145
    Verdinhas
    0

    va ateh a hp de 1 emu gringo, com codigo fonte livre.
    cate o codigo e leia, releia e leia + 1 vez. Dps chegue sem medo ao gringo q desenvolve e pergunte oq vc tem duvida.

  4. #3
    Membro
    Info
    Registro
    Feb 1999
    Mensagens
    2.163
    Verdinhas
    0

    E de qualquer forma, tu vai ter que aprender ingles.

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    945
    Verdinhas
    0

    Re: Como Desenvolver emuladores??

    Originalmente enviada por KyoNak
    Acho que ninguem nunca postou algo aki falando sobre isso
    sempre vejo gringos fazendo emuladores, mas brasileiros que eh bom nada
    acho que so vi um emu de Game Boy e um de Game GEar apenas mas nunca ouvi falar sobre os autores

    acho que tem critérios a serem seguidos para desenvolver emuladores idependente da plataforma

    alguem teria o conhecimento para postar aki esses critérios de como o processador do COmputador tem que se comportar para emular algo??
    queria saber informações sobre desenvolvimento de emuladores desde que o material nao seja em ingles que eu sei que eh uma coisa difícil

    algo que ajudasse, to aprendendo assembler, sei um pouco de C, sei Delphi e quero aprender a desenvolver algo que funcione, nem que seja o mais primário possivel , mas que tenha o início, de forma que possa ser dada a continuidade mais fácil

    Bem galera, eh isso ae
    Tinha dois emuladores brasileiros muito bons feitos pelo Ricardo Bittecourt, que eram o BrMSX e o BrSMS. Esse ultimo eu usei bastante, principalmente porque pra mim ainda é o melhor emulador de master system/game gear pra MS-DOS. Infelizmente acho que ele abandonou os projetos, pois a mais de 2 anos que não saem novas versões..

    []´s

  6. #5
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Domine ASM. Os cores dos emuladores são todos feitos em ASM, é uns 500% mais rápido em relação às outras linguagens (sem exagero). É por causa do acesso direto à máquina na sua própria linguagem.

  7. #6
    Banido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    4.540
    Verdinhas
    2

    cara
    ler o codigo fonte eu leio, mas eu nao sei oq o emulador faz para emular, isso que eu queria saber, oq ele tem que fazer com o ROM e etc...
    to aprendendo de vagar mas estou aprendendo, mas eu nao vejo ninguem se manifestando em aprender ou tentar desenvolver algo, so vejo nego falando que gringo fez isso e gringo fez akilo
    isso eu ja sei e ateh dmais
    entao postem ae oq vcs sabem

  8. #7
    Membro
    Info
    Registro
    May 2003
    Mensagens
    35
    Verdinhas
    0

    Acho que a maioria dos emuladores são feitos em C++ certo?

    Falo!

  9. #8
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Originalmente enviada por Tudeski
    Acho que a maioria dos emuladores são feitos em C++ certo?

    Falo!
    Certo, C++ principalmente, mas o core sempre em ASM...

  10. #9
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Originalmente enviada por KyoNak
    cara
    ler o codigo fonte eu leio, mas eu nao sei oq o emulador faz para emular, isso que eu queria saber, oq ele tem que fazer com o ROM e etc...
    to aprendendo de vagar mas estou aprendendo, mas eu nao vejo ninguem se manifestando em aprender ou tentar desenvolver algo, so vejo nego falando que gringo fez isso e gringo fez akilo
    isso eu ja sei e ateh dmais
    entao postem ae oq vcs sabem
    Se vc lê o código fonte direitinho como vc diz, vc deveria saber o que cada coisa faz, certo?

  11. #10
    Banido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    4.540
    Verdinhas
    2

    entender oq o assembler faz eh uma coisa
    entender o código eh outra
    eu entendo oq o código faz mas ainda nao entendo direito oq o assembler faz

  12. #11
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Originalmente enviada por KyoNak
    entender oq o assembler faz eh uma coisa
    entender o código eh outra
    eu entendo oq o código faz mas ainda nao entendo direito oq o assembler faz

  13. #12
    Banido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    4.540
    Verdinhas
    2

    se eu falo mov ax,22h
    quer dizer que ele move o numero 22 em hexadecimal para o registrador ax
    se eu digo int 21h quer dizer que ele executa uma interrupção
    mas qual?
    saco oq eu quero dizer, sao comandos assim que aparecem que vc acaba nao entendendo

  14. #13
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Originalmente enviada por KyoNak
    se eu falo mov ax,22h
    quer dizer que ele move o numero 22 em hexadecimal para o registrador ax
    se eu digo int 21h quer dizer que ele executa uma interrupção
    mas qual?
    saco oq eu quero dizer, sao comandos assim que aparecem que vc acaba nao entendendo
    Se vc não sabe qual interrupção é qual, vc ainda não manja de ASM. Pega algum tutorial na net, mas vc tem q aprender inglês de qualquer jeito, é assim hoje em dia...

  15. #14
    Banido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    4.540
    Verdinhas
    2

    velho, saber asm eh uma coisa
    agora saber oq as interrupções que cada sistema operacional faz eh outra entende??
    precisa saber como que o DOS ou o processador específico trabalha
    isso que mata

  16. #15
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Originalmente enviada por KyoNak
    velho, saber asm eh uma coisa
    agora saber oq as interrupções que cada sistema operacional faz eh outra entende??
    precisa saber como que o DOS ou o processador específico trabalha
    isso que mata
    Verdade...

    Mas procura uns tutoriais do sistema específico (DOS é melhor), mas os bons tão só em inglês mesmo.

  17. #16
    Banido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    4.540
    Verdinhas
    2

    heheh, isso que mata, eu consigo ler um pouco mas nao muito

  18. #17
    Membro Avatar de Morppheu
    Info
    Registro
    Dec 2000
    Mensagens
    1.633
    Verdinhas
    295

    Originalmente enviada por KyoNak
    velho, saber asm eh uma coisa
    agora saber oq as interrupções que cada sistema operacional faz eh outra entende??
    precisa saber como que o DOS ou o processador específico trabalha
    isso que mata
    Cara, as interrupções saum "comandadas" pela BIOS, e naum pelo sistema operacional...
    Pra vc começar a fazer um emulador vc tem q conhecer a fundo como o console funciona, a arquitetura dele, isso ja é bem difícil. Tem q conheçer BASTANTE de assembly pra PC e conheçer o assembly do console tb!!... eh um trabalho e tanto. Por isso os emuladores demoram tanto pra ficar com um nível aceitavel...

    Falow!
    T+!!

  19. #18
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Originalmente enviada por Morppheu
    Cara, as interrupções saum "comandadas" pela BIOS, e naum pelo sistema operacional...
    Pra vc começar a fazer um emulador vc tem q conhecer a fundo como o console funciona, a arquitetura dele, isso ja é bem difícil. Tem q conheçer BASTANTE de assembly pra PC e conheçer o assembly do console tb!!... eh um trabalho e tanto. Por isso os emuladores demoram tanto pra ficar com um nível aceitavel...

    Falow!
    T+!!
    Mas se eu não me engano tem algumas diferenças de ASM p/ Ruindows e p/ DOS. Ou é tudo igual??

  20. #19
    Banido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    4.540
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por KiD_ZasTRe
    Mas se eu não me engano tem algumas diferenças de ASM p/ Ruindows e p/ DOS. Ou é tudo igual??
    mesma coisa
    basicamente

  21. #20
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Originalmente enviada por KyoNak
    mesma coisa
    basicamente
    Pensei que tinha algumas diferenças significativas... Pra programação eu sou uma negação... Só disassemblando e hexeditando algumas coisinhas pra benefícios próprios...

  22. #21
    Membro Avatar de Morppheu
    Info
    Registro
    Dec 2000
    Mensagens
    1.633
    Verdinhas
    295

    Originalmente enviada por KiD_ZasTRe
    Mas se eu não me engano tem algumas diferenças de ASM p/ Ruindows e p/ DOS. Ou é tudo igual??

    Cara, pode ter até alguma diferença entre compiladores, algum melhor outro pior, mas as instruções pra DOS e Windows saum as mesmas, o ASM só muda quando a arquitetura muda... O assembly dos x86 por exemplo é igual pra todos (existem as instruções MMX, SSE, SSE2, 3DNow, MMX+... essas saum sim específicas, mas específicas referente a processadores, e naum OS... ). Por exemplo, se vc pegar um programa feito em assembly pra 286 ele vai rodar num P4 ou AtlhonXP do mesmo jeito (só q mais rápido, é claro... hehehehehehe).
    Vou colocar as apostilas de Assembly q eu tenho a disposição pra vcs darem uma olhada...

    Fui!

  23. #22
    Membro Avatar de Vaffancullo
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    2.479
    Verdinhas
    114

    Originalmente enviada por Morppheu
    Cara, pode ter até alguma diferença entre compiladores, algum melhor outro pior, mas as instruções pra DOS e Windows saum as mesmas, o ASM só muda quando a arquitetura muda... O assembly dos x86 por exemplo é igual pra todos (existem as instruções MMX, SSE, SSE2, 3DNow, MMX+... essas saum sim específicas, mas específicas referente a processadores, e naum OS... ). Por exemplo, se vc pegar um programa feito em assembly pra 286 ele vai rodar num P4 ou AtlhonXP do mesmo jeito (só q mais rápido, é claro... hehehehehehe).
    Vou colocar as apostilas de Assembly q eu tenho a disposição pra vcs darem uma olhada...

    Fui!
    AAAAAAAHHHHHHHHHHH agora entendi... Valeu!!

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões