• O autor

      Rodrigo Guerini é historiador, professor, autor do blog SanroJoga e redator de jogos para a hardMOB.

      Vale a Pena Ver De Novo? Chaves

      Texto original de www.sanrojoga.com

      Em “Vale a Pena Ver De Novo?” eu irei assistir os primeiros episódios de algumas das mais populares séries de TV dos anos 80 e 90. O objetivo é retirar a poeira da nostalgia e ver se aqueles shows que fizeram tanto sucesso no passado ainda estão bons para o presente. Neste artigo: Chaves.



      Símbolo da infância de qualquer adulto que tenha nascido na década de 80 ou 90, Chaves é o exemplo máximo de como um trabalho tosco pode enfeitiçar a mente de catarrentos por gerações e gerações. Estas crianças, aliás, cresceram e hoje o Sr. Madruga acabou virando cult. Mas retirando toda a nostalgia envolta neste clássico infantil, sobra alguma coisa?

      Tirando a Poeira...

      É difícil saber quando eu comecei a ver Chaves, desde que me lembro por gente eu o assistia. Mas como aconteceu com a maior parte das pessoas normais que eu conheço, conforme fui ficando um pouco mais velho (e nem muito, tô falando de 11, 12 anos), eu simplesmente parei de assistir. Não sei explicar o motivo, não sei se é porque a história não apelava mais a mim, ou se o humor inocente já não dava conta de entreter um corpo em plena transformação. Fato é que, em determinado dia, séries como "Anos Incríveis" chamavam mais atenção.


      Chaves chorava tanto porque não tinha como instalar um videogame no barril

      Estou escrevendo esta parte do texto antes de ver os primeiros episódios e posso dizer que a única lembrança forte que eu tenho de Chaves é o fato de que as coisas "enrolavam" muito para ocorrer. Me recordo de várias vezes ficar na angústia de que as coisas simplesmente ocorressem e não fossem intrometidas pelas "bobagens nonsenses" as quais o seriado é conhecido. Talvez por isso mesmo eu preferia muito mais Chapolin (em que cada episódio era de fato um arco fechado, uma história completa) do que Chaves.

      Agora me pergunto se quase 20 anos depois existe alguma coisa ainda que possa me chamar a atenção, e vou descobrir já já...

      O que eu vi?

      A primeira surpresa que eu tive é que eu já não lembrava mais dos episódios que eu assisti, com exceção de uma cena ou outra que provavelmente ficou gravada eternamente numa parte do cérebro que só o Alzheimer pode retirar, basicamente tudo era novo. Novo, porém velho...


      It's mine... My... Precious...

      Explico, mesmo não lembrando dos episódios as piadas são tão óbvias que antes mesmo de acontece-las você já sabe o que irá ocorrer. Aliás, todos os episódios são assim, nenhuma surpresa do início ao fim.

      Seinfeld clama ter sido o primeiro a fazer um seriado a partir do "nada". Ao que parece 20 anos antes dele Chesperito já o havia feito um pouco ao sul. Nenhuma história é ligada a outra, são como esquetes dos Trapalhões, em que há uma piada e toda a cena é feita em volta desta piada. Quando a piada se esgotou acaba o episódio e pronto. Não se fala mais nisso. Não que isto seja ruim, mas se a piada não lhe convencer não haverá nada de interessante para você no episódio inteiro.


      Davam um caldo, davam não?

      Além dos episódios de Chaves propriamente dito, existem algumas cenas em que os atores interpretam outros personagens. Ironicamente foram os momentos mais divertidos para mim, pois foram os únicos que mostraram algo de diferente. Piadas que eu não estava esperando. Não que sejam tão superiores ao Chaves propriamente dito, mas ao menos era algo novo.
      Este artigo foi publicado originalmente no blog: Vale a Pena Ver De Novo? Chaves iniciado por Sanro
      Comentários 23 Comentários
      1. Avatar de Gray
        desculpe amigo, mas voce não sabe o que fala.
      1. Avatar de ||JONY||__KoK
        Concordo com o gray
      1. Avatar de 3,14k2|P1k4chu
        Você não gosta de Chaves. Ponto.
      1. Avatar de _diogo
        Também concordo com o Gray...
      1. Avatar de groovie
        Também concordo com o Gray...²
      1. Avatar de Marf
        Quem assiste chaves procurando um ''conteudo de qualidade cult para fazer analise intelectual '' merece apanhar na cara. Chaves é um icone justamente devido a sua simplicidade nos temas e piadas . Um programa do qual vc senta para assistir sem preocupar com o conteudo do mesmo , um programa gostoso de assistir SIMPLES ASSIM .
      1. Avatar de Marf
        Ahhh .... Também concordo com o Gray...
      1. Avatar de Gabriel Meireles
        Ao pessoal que tá criticando: vcs assistem chaves hoje em dia?

        Concordo plenamente com o autor do tópico. Mas se tivesse lido esse artigo há uma semana atrás, minha opinião seria outra.

        Há uma semana, acordei de madrugada e, nos meus momentos não tão raros de insônia, fui ver TV pra passar o tempo. Como só tinha TV aberta no local onde estava, comecei a ver Chaves no SBT. Depois de uns 5 minutos, mudei de canal, pois não aguentei terminar de ver o episódio. "Vai ver esse episódio que é uma bosta mesmo", pensei.

        Fiquei zapeando, procurando outra coisa pra ver. Nada. Resolvi, então, colocar no SBT pra ver se tava passando outra coisa. Até que começou outro episódio de Chaves. Mais uma vez, não consegui ver 5 minutos daquilo.

        É muito previsível mesmo. Vc já sabe tudo o que vai acontecer em seqüência. Não consegui ver graça alguma.

        Acho que depois de crescer e ver seriados como Seinfeld o meu ânimo pra séries de humor mudou demais. Nem a título de nostalgia consegui ver Chaves de novo, pra minha surpresa.
      1. Avatar de Marf
        kaputt , vc está depressivo ... só de ver a foto do kiko com o rato eu já rachei o bico ,
      1. Avatar de groovie
        Isso é uma questão de opinião pessoal.

        Eu particularmente sempre gostei mais de Chapolin. Inclusive até hoje uso alguns jargões do seriado em piadas com os amigos. Noutro dia um amigo me ligou de madrugada para perguntar o que o Chapolin disse para a Múmia no episódio em que ele luta com ela e caímos na gargalhada. (Para quem nunca viu segue o link: )

        É bobo, sim, mas é nostálgico. Posso afirmar que o que mais gosto da série é justamente saber o que vai acontecer na cena e antecipar a ação na minha mente... Tudo isso pode parecer uma grande baboseira, mas é exatamente isso que faz com que eu ainda goste de assistir.
      1. Avatar de Gabriel Meireles
        Hehe, talvez eu tenha ficado depressivo msm, Marf.

        Mas confesso que achei estranho a minha atual intolerância a Chaves. As coisas mudaram muito.
      1. Avatar de MaçãEtílica
        Concordo com o san.

        Chaves só e interessante pra crianças em minha opniao esta no mesmo nível de coisas como lazytown.

        A grande diferença e que a maioria das pessoas se apegam a nostalgia e acham que por isso chaves e bom.


        Assisti muito chaves, mas e como certas ouras coisas... Não envelheceu bem e hoje em dia não asssisto nem sobre tortura e olha que era fã.


        Concordo com quem fala de chapolin, a serie e absurdamente mais criativa que o monótono chaves.
      1. Avatar de Victordhuend :D
        Isso, até pq Chaves é um programa para adultos neh?

        Nunca li tanta merda em um post, não precisa ter o QI muito alto pra saber que Chaves é um programa voltado PARA CRIANÇAS. Como vc quer assistir um programa voltado para o público infantil esperando que ele tenha piadas para pessoas adultas? PQP!
      1. Avatar de Rafael El Mariachi
        o cara vai parar pra assistir chaves e fazer uma analise!
        o outro quer ver de madrugada quando acorda depressivo.

        chaves é idiota, era bom e vai continuar sendo, quando vc almoça, liga a tv e fica fazendo a digestao ouvindo piadas de merda...

        eu sempre gostei mais de chapolin tambem, mas nao tem como negar que chaves eh bom.
        até hoje assistindo eu torço pro seu madruga se dar bem, mas ele sempre se ferra...
      1. Avatar de Rodrigo Guerini
        Aos rage's dos comentários.

        O objetivo da série que eu fiz: "Vale a Pena Ver de Novo?" como o próprio nome já diz é ver shows que eu acompanhava na infância novamente. E ver se eles são ainda bons, ou se perderam o encanto, seja pela passagem do tempo do show, ou da minha vida.

        Sim, programas infantis PODEM continuar muito bons, como eu recomendo assistir novamente Família Dinossauro e Punky - A Levada da Breca, por exemplo.

        Novamente, você é livre para discordar da minha opinião, e o que seria a democracia se isso não fosse possível, mas "merece apanhar na cara" e "um monte de merda" são comentários completamente desnecessários.

        Não concorda com a opinião, simplesmente escreva a sua e diga o pq não concordou. É menos feio. Senão acaba dando a impressão de quem gosta de chaves ainda é criança mal-educada, assim como nossos pais diziam 20 anos atrás.

        Aos que entenderam o objetivo do artigo

        Discordando ou concordando agradeço aos comentários e convido a todos a visitar o blog onde faço o mesmo com outros seriados.

        Agradeço também a pessoa que colocou na página inicial da hardmob
      1. Avatar de Shura
        O cara via Punky e vem falar de Chaves?

        Só falta falar que o Brasil é o país do vôlei.
      1. Avatar de mdasilva
        Bons tempos de chaves...
      1. Avatar de Lurt ' Z
        Artiguinho bem meia boca, na boa.

        Não concordo em nada com o que o autor escreveu...
      1. Avatar de Repolho Roxo
        Também não concordo com nada. O autor não gosta de Chaves, só isso.
        Eu acho mais engraçado ver hoje em dia do que era criança. E sim, também acho Chapolim melhor que Chaves, mas o objetivo é outro.
      1. Avatar de Jon
        Vou repetir aqui o que comentei no teu blogmob lá:

        Texto bem escrito. Faltou, contudo, você mencionar que boa parte desse sucesso de Chaves por aqui é porque existe uma identificação cultural dos brasileiros com os personagens e as situações (Seu Madruga é o mais brasileiro dos mexicanos que se tem notícia). Tiveram, também, o cuidado de adaptarem algumas coisas na dublagem, como as aulas (nas aulas de história mexicana fora mudado para história brasileira). Outro exemplo é quando em um determinado episódio, um ator famoso de lá fica preso na vila por causa de um pneu furado e por não ter ferramentas para trocá-lo. Dona Clotilde diz a Dona Florinda que foi beijada por ele: Florinda, irônica, responde que fora beijada por 'Chico Cuoco'. Tem ainda o episódio onde o Seu Barriga vai de carro para a vila e os meninos ficam procurando o motor do carro e não encontram. Qual era o carro? Um VW Variant II, o nosso Variantão (para quem não conhece, imagine uma VW Brasília maior).

        Falando em dublagem, desnecessário dizer que, embora a captação de audio não fora das melhores, os dubladores fizeram um excelente trabalho.

        Ah sim, uma sugestão: que tal Thundercats e Silverhawks como tema do teu próximo Vale a Pena Ver de Novo?
      Para comentar por favor registre-se.