• O autor

      Rodrigo Guerini é historiador, professor, autor do blog SanroJoga e redator de jogos para a hardMOB.

      Os anúncios do Diversão Offline

      Durante este último final de semana em São Paulo, diversas editoras brasileiras de jogos de tabuleiro anunciaram (ou, ao menos, soltaram um pequeno teaser) dos vários lançamentos que devem ocorrer entre 2018 e 2019. Até editoras que não participaram do evento, resolveram soltar suas novidades esta semana.


      Sem sombra de dúvidas, os mais impactantes títulos ficaram com a editora Galápagos, que teve um ano de 2017 bastante tímido, com um único lançamento de peso: Mansion of Madness, e agora retorna ao mercado com grandes títulos.

      Entre os títulos anunciados pela Galápagos estão Mage Knight Ultimate Edition, o pesado jogo de Vlaada Chvátil em uma ótima mistura de RPG e jogo de tabuleiro que contará com todas as expansões nesta versão. Five Tribes, talvez o melhor design de Bruno Cathala, também está programado para chegar ao Brasil.

      Além disso, a Galápagos surpreendeu ao anunciar Azul e Sagrada, dois abstratos que fizeram muito sucesso ano passado nos EUA, ganhando diversos prêmios de melhor jogo familiar.

      A editora anunciou também o criativo Dice Forge, Massive Darkness, Zombicide: Green Horde - que serve tanto como jogo base, como expansão para Black Plague e Sid Meier's Civilization: A New Dawn.

      A Meeple BR, editora que teve alguns dos melhores lançamentos de 2017 como Great Western Trail, Clans of Caledonia e Terraforming Mars, anunciou jogos menos conhecidos para este ano. A lista é encabeçada por Altiplano, sucessor do bom Orléans, (também lançado pela editora ano passado). Além disto, Tiny Epic Zombies, Archeitects of the West Kingdom, Muse, Nomads Oh Captain! completam a lista da editora. Por fim, anunciaram também a chegada da expansão de Terraforming Mars, Prelude, recém anunciada lá fora.

      A Ludofy continua apostando nos clássicos um pouco mais antigos com Troyes, para muitos o melhor jogo de 2010, Between Two Cities e London (em sua segunda edição). Mas também apostou no novo e belíssimo Feudum.

      A editora Conclave anunciou jogos menos conhecidos do público, como Teseu, Honshu, Archeology: The New Expedition e Gnomopolis. Eles trarão, também, Flame Rouge, que fez algum barulho ano passado pela simplicidade e rapidez ao caracterizar uma corrida de bicicletas. Seu grande anúncio, entretanto, ficou por Cuzco, reimplementação de Java, o terceiro jogo da trilogia das máscaras a ser relançado depois de Mexica e Tikal.

      A PaperGames anunciou uma lista de jogos antes do evento com destaque para Viral, onde cada jogador é um vírus e deve espalhar sua doença por um pobre corpo humano. Hanabi, Medici, Whistle Stop e Spyfall 2 também foram anunciados, junto a diversos jogos pequenos, como Avenue, BraveRats, Capital Lux e Claim.

      Novatas no mercado editorial, Bucaneiros, Mamute e Calamity Games anunciaram também títulos. A Bucaneiros, conhecida pelos seus inserts e sleeves, anunciou dois jogos: A Tale of Pirates e a segunda edição do Kingsburg, a Mamute trará The Climbers e a Calamity ficará responsável por trazer Merlin, de Stefan Feld, e Metro.

      Por fim, a Sherlock anunciou Kanban Driver's Edition, de Vital Lacerda e Mistfall.
      Para comentar por favor registre-se.