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  1. #26
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    Originalmente enviada por Formaldehyde
    Só por curiosidade, quais são as "falcatruas" todas que a valve comete?

    Sério, cite pelo menos 3 exemplos de "falcatruas" cometidas pela empresa. Exemplos de situação onde ela roubou clientes, passou a perna em alguém, mentiu, ou cometeu qualquer outro tipo de ato desonesto.

    Aí eu acredito em alguma coisa. Porque tudo que eu vejo é nego chorando e reclamando de absolutamente qualquer coisa que qualquer empresa faz.
    disse tudo...

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  3. #27
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    Bom acho ridículo pois o mod era free, e era pra continuar assim. Falcatrua é tomar a propriedade intelectual (o mod em si) e vender. Óbvio que não foi dessa forma, mas é a minha opinião, pra você pode ser normal isso, pra mim é ridículo. Não falei que é certo, errado, legal ou ilegal.

    Engana gente dizendo que a engine do HL2 foi escrita do ZERO, enquanto é só uma modificação da primeira. Engana dizendo que o jogo vai ser lançado dia X (isso já aconteceu várias vezes) e atrasa mais de 1 ano pro lançamento real.

    Mas a maioria das pessoas aqui acha realmente absurda a idéia das pessoas terem opinião própria... Aí ao invés de colocar sua opinião e debater já chega xingando e tal... Bom, fazer o quê né.

  4. #28
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    Ninguém se xingou aqui pelo que eu me lembre.

    E quanto às pessoas terem opiniões próprias, eu acho isso ótimo.

    Agora algumas considerações: o mod era free, e era pra ter continuado assim SE A EQUIPE QUE O DESENVOLVEU QUISESSE. A valve nao poderia ter comprado o DoD, ou qualquer outro mod, se a equipe que os desenvolveu nao quisesse ter vendido. Ninguém "tomou" propriedade intelectual de ninguém. Se vc tivesse desenvolvido um mod pra hl que fosse o jogo mais jogado do mundo, e aparecesse uma empresa falando "te pago 1 milhão de dólares pra vc me vender o seu mod e a gente revender depois, e de quebra vc ainda vem trabalhar com a gente", vc tb teria aceitado na hora.

    Quanto à data de lançamento, a valve NUNCA tinha estipulado uma data oficial de lançamento. Só agora, que eles estipularam dia 16 de novembro e pelo visto vai sair mesmo. Antes, tudo o que a EMPRESA dizia a esse respeito era que o jogo ia sair "quando estivesse pronto". Tá certo que realmente atrasou bastante o jogo, mas eles nunca divulgaram nenhuma data oficial. Tudo o que existia era muita especulação, datas extra-oficiais (especialmente 30 de setembro de 2003) e muito boato. Mais uma vez, a valve nao enganou nem mentiu pra ninguem.

    Agora quanto ao engine, essa historia de que o engine é uma versao modificada do antigo eu acho meio dificil. Até onde um engine de quake2 pode ser levado? vendo essas filmagens in-game todas que eu já vi, me parece ser bem dificil aquilo ser um engine derivado do quake2. POREM, ADMITO QUE EU NAO SEI AO CERTO SE ISSO É VERDADE OU NAO. apesar de me parecer extremamente improvavel, e absolutamente TODOS os lugares de mais alto respeito dizerem que o engine foi desenvolvido internamente pela valve, confesso que essa história é nova pra mim e eu preciso me informar melhor sobre esse assunto antes de tirar conclusoes precipitadas (afinal eu nao to aqui pra defender cegamente a valve, eu só estou usando logica e coerencia pra analisar os FATOS VERIDICOS). Entao aproveitando, onde vc viu isso de que o source nada mais é do que uma versao modificada do engine do HL1, que por sinal era um engine de Q2 modificado?

  5. #29
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    Concordo 100% com a parte do mod, por isso escrevi "óbvio que não foi assim". Ainda acho escroto, mas enfim, esse é um outro papo.

    Sobre a data de lançamento oficial, tiveram várias sim. Quem falou "quando estiver pronto" foi o John Carmack em relação ao Doom 3. A Id sim nunca mentiu, enquanto a Valve falou que ia lançar dia X e no final das contas não saiu. Tenho certeza disso.

    Sobre ser só uma engine modificada, é só ver como o jogo é idêntico tirando a parte gráfica e aquela "super-física" nos objetos... Quem pegou o código-fonte parcial leaked e tem capacidade técnica pra analisar saberia falar melhor do que eu, mas eu tenho certeza absoluta que essa engine não foi escrita do zero. Sobre a parte gráfica, aplicar shaders é que "tá na moda" hoje em dia, esses eles fizeram do zero mesmo, e foi o que mais afetou no jogo. Retexturização, modelos mais definidos... Tudo isso pode ser feito sem tocar na engine. Só a parte da física que precisa MODIFICAR a engina... Pra quê a Valve ia perder tempo fazendo uma engine do zero se o objetivo é lançar jogos iguais aos antigos?

    Bom, pelo menos a discussão subiu o nível agora Vamos manter assim.

  6. #30
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    Saboya ja encheu, em todo post você chora por algo, no passado foi você falando que o HL2 não tem interação, enquanto no doom3 havia mais interação, depois daquele, me calei e resolvi nem "redigir" mais nada a sua pessoa.
    Mas agora você ta indignado como um menino de 12 anos que roubaram o pirulito, pq a valve comprou o CS e não quer que ela comercialize ele? Manda uma carta p/ lah, quem sabe você consegue?

  7. #31
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    É o nível caiu de novo... Esquece o que eu comentei no final.

    Sobre "HL2 não tem interação": Não tem mesmo. E Doom 3 tem tanta interação quanto HL2. Nenhuma. O que eu falei é que eu não chamo latinhas que voam de interação. Pode ler o meu post lá que você vai ver.

    E a minha bronca não é da Valve vender o software que ela comprou, e sim ter comprado. Quem fez que se deu bem.

  8. #32
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    Originalmente enviada por Saboya
    Concordo 100% com a parte do mod, por isso escrevi "óbvio que não foi assim". Ainda acho escroto, mas enfim, esse é um outro papo.

    Sobre a data de lançamento oficial, tiveram várias sim. Quem falou "quando estiver pronto" foi o John Carmack em relação ao Doom 3. A Id sim nunca mentiu, enquanto a Valve falou que ia lançar dia X e no final das contas não saiu. Tenho certeza disso.

    Sobre ser só uma engine modificada, é só ver como o jogo é idêntico tirando a parte gráfica e aquela "super-física" nos objetos... Quem pegou o código-fonte parcial leaked e tem capacidade técnica pra analisar saberia falar melhor do que eu, mas eu tenho certeza absoluta que essa engine não foi escrita do zero. Sobre a parte gráfica, aplicar shaders é que "tá na moda" hoje em dia, esses eles fizeram do zero mesmo, e foi o que mais afetou no jogo. Retexturização, modelos mais definidos... Tudo isso pode ser feito sem tocar na engine. Só a parte da física que precisa MODIFICAR a engina... Pra quê a Valve ia perder tempo fazendo uma engine do zero se o objetivo é lançar jogos iguais aos antigos?

    Bom, pelo menos a discussão subiu o nível agora Vamos manter assim.
    Realmente, melhor eu me calar.... a engine do HL2, é a msm do 1? Se você falasse que a jogabilidade esta intocavel, até aceitaria... mas falar q a engine não mudou? Ahhhhh vai jogar tetris!

  9. #33
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    Originalmente enviada por leandro.castro
    Realmente, melhor eu me calar.... a engine do HL2, é a msm do 1? Se você falasse que a jogabilidade esta intocavel, até aceita jogar tetris!
    Acho que você quer dizer que a jogabilidade não foi tocada, precisa de umas aulinhas de português.

    E novamente te recomendo aulas de português, se você soubesse ler e/ou interpretar um texto não concluiria que eu disse que a engine é a mesma, concluiria que ela foi modificada. A não ser que você deturpe as coisas ao seu bel-prazer.

    *edit* - mensagem bugou

  10. #34
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    A respeito da compra dos direitos dos mods, o Formaldeído disse tudo. Isso acontece em tudo quanto é área, seja jogos de computador, outros softwares, seja medicamentos, seja o Citroen Xsara Picasso (claro, a Citroen tem que dar uma grana pra família do falecido pintor só pra botar o nome no carro) ou o que for.

    Quanto ao engine, só uma correção: o engine do Half-Life é uma modificação do Quake 1, não do Quake 2.

    "There's nothing exceptional about the engine--it's a heavily modified version of Id Software's Quake." - Segundo parágrafo da review da IGN.

    http://pc.ign.com/articles/153/153107p1.html

    É querer muito que eu acredite que o engine usado para fazer o Half-Life 2 é o mesmo usado pela id pra fazer o Quake, lançado 8 anos atrás, remendado o quanto fosse.





    Devo eu concluir então que a Troika está usando, pra desenvolver o Vampire: Bloodines, o mesmo engine de Tomb Raider?




  11. #35
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    Originalmente enviada por Saboya
    O que eu falei é que eu não chamo latinhas que voam de interação.
    Tá, realmente esse objetos do cenário se moverem conforme vc encosta neles, se vc for analisar isoladamente, soa como uma tremenda encheção de lingüiça. Mas isso é tudo coisa que ajuda a compor toda a atmosfera do jogo, tem que ver se esse tipo de recurso vai ser bem implementado ou nao no produto final pra ver se pode se dizer que o jogo tem boa interação ou nao.

    E mais uma vez, por curiosidade, entao qual seria um jogo com boa interação pra vc?
    Nao sei quem aqui jogou System Shock 2, mas esse é campeao pra mim nesse quesito.

  12. #36
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    Originalmente enviada por Formaldehyde
    Tá, realmente esse objetos do cenário se moverem conforme vc encosta neles, se vc for analisar isoladamente, soa como uma tremenda encheção de lingüiça. Mas isso é tudo coisa que ajuda a compor toda a atmosfera do jogo, tem que ver se esse tipo de recurso vai ser bem implementado ou nao no produto final pra ver se pode se dizer que o jogo tem boa interação ou nao.

    E mais uma vez, por curiosidade, entao qual seria um jogo com boa interação pra vc?
    Nao sei quem aqui jogou System Shock 2, mas esse é campeao pra mim nesse quesito.
    Horrorshow! Acabo de virar fã incondicional do formaldeído! System Shock 2 é um dos melhores jogos pra PC.

  13. #37
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    Tem código tanto do Q1 como do Q2... A parte gráfica é mais do Q2.

    *edit* - Tô falando da engine do HL1... A do HL2 eles pegaram e modificaram ainda mais. Acho meio impossível vocês acharem realmente que a engine foi escrita do zero, tendo em vista que tá tudo idêntico tirando os gráficos e a física aplicada nos modelos.

  14. #38
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    como o amgigo disse acima
    eu vou comprar hl 2 original ja comprei pre venda

    mais o geito e esperar os mods

    Foda se Dod S cs s, vao ser clones identicos dos originais
    pra que? com todo o potencial que a engeine tem


    com certeza va iter um jogo de WW2 igualzinho DOD mil vezes melhor e mais interativo

  15. #39
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    Seguindo a lógica... o HL2 então é baseado no quake1 ainda, ou pelo menos tem fragmentos do código dele?

    Um jogo novo sempre herda as inovações dos mais antigos. Mas é totalmente inviável ter feito um jogo como o HL2 "reescrevendo" um código já existente. Eles usam técnicas q eles usaram nos outros, mas o mesmo código não. Questão de know-how.

  16. #40
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    SIM esta no DNA do Half life 2 1 , se voces analisarem o DNA vao encontrar tracos de quake1

  17. #41
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    DNA?

    Jesus.

  18. #42
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    deuhdauhaduh DNA é foda

    Cara é baseado no Q1 ainda, só que foi muito modificado, você compara o HL2 com Q1 graphic-wise? Óbvio que não. Meu ponto não é "o jogo é baseado numa engine de 8 anos atrás, que lixo" e sim "eles não fizeram uma engine do zero".

  19. #43
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    Isso é mto escroto mesmo, nem fudendo q eu compro HL2 original
    Atitudes escrotas levam a perda de clientes
    A porra vai a merda, ia encomendar o meu aqui, mas vou ter que pagar pra jogar mod???

    Vai a PQP

    Download e fuck off

  20. #44
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    Originalmente enviada por BrComando
    A porra vai a merda, ia encomendar o meu aqui, mas vou ter que pagar pra jogar mod???

    Vai a PQP

    Download e fuck off
    Nao zeh, tu vai pagar so plo Css e plo DoD ja q os 2 fizeram mt sucesso e a Valve comprou, o resto dos mods q sair eh de gratis mesmo

  21. #45
    Membro Avatar de BrComando
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    Originalmente enviada por CarmaGeddoN
    Nao zeh, tu vai pagar so plo Css e plo DoD ja q os 2 fizeram mt sucesso e a Valve comprou, o resto dos mods q sair eh de gratis mesmo
    Pior é pagtar para jogar remaker tosco como esse CSS..o DOD que erá o tal vai ser remake ou 2??? mesmo assim é abuso demais!!

    Download mesmo

  22. #46
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    Acho que com o DoD vai receber o mesmo tratamento do CS, ou seja, o gameplay não vai ter muita alteração. Basicamente, deve ficar mais bonito e é só

  23. #47
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    Originalmente enviada por overruled
    Seguindo a lógica... o HL2 então é baseado no quake1 ainda, ou pelo menos tem fragmentos do código dele?

    Um jogo novo sempre herda as inovações dos mais antigos. Mas é totalmente inviável ter feito um jogo como o HL2 "reescrevendo" um código já existente. Eles usam técnicas q eles usaram nos outros, mas o mesmo código não. Questão de know-how.
    O caso é que tem. HL2 é um jogo novo, com muitas coisas novas. Mas ainda tem source do QUAKE 1 nele. Sim, o primeiro. Sim, ainda com comments do carmack no meio do código. Sim, o mesmo código. Só mudaram partes necessárias, como os shaders. Não são as mesmas técnicas; é o mesmo código.

    Teve um site tecnicamente superior mas sem rabo preso (do submundo mesmo, esqueci o nome -- é um que publicou uma análise do engine do win2k tbem recentemente) um tempão atrás que analisou o código leaked do HL2 procurando por referências ao engine do quake 1 nele (usando o source do q1). Ele não achou só referencias, achou bibliotecas inteiras de funções e arquivos. É só pegar esse leak em qualquer canto e checar. O que voce acha de ter um winquake.h no source HL2 é? Coincidência de nome?

    Não que isso seja ruim.. não é, aposto que até o Quake 3 é assim. Tem coisa que não precisa sair reescrevendo, tipo diretinput de teclado. O caso é que dizer que é um puta engine novo é verdade; Dizer que é um puta engine novo feito do 0 é mentira, porque não é (e nem precisa ser). Isso pra mim soa mais como argumento de quem *precisa* provar que a valve é 'superior' à id e que assim sendo 'não precisam mais' do código que eles licenciaram da id.

  24. #48
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    Gente,
    Quanto a engine do HL-2, eu nao sei nada, mesmo pq nao li. Podem até ter refeito do 0.
    Agora, nao da pra critirar o HL-2 se ele tiver usando a engine do Quake 1 como ponto de partida, porque todo mundo faz isso.
    Podem apostar que na Engine do Doom3 tb tem codigo do Quake 1. Deve ter codigo até do Wolfenstein 3D, se der mole. Pra quem é do mundo da informática, do desenvolvimento, sabe perfeitamente o quanto estupido é ficar "reinventando a roda". Se eu ja tenho uma biblioteca com determinadas funcoes, eu vou usá-la e nao vou reimplementar tudo denovo. Com certeza algumas partes do codigo tem que ser mudadas, outros sao jogadas fora, APIs mudam, processadores ganham mais bits, etc...
    A ideia é reutilizar o que for possivel, adaptar o que for adaptavel, reimplementar o que nao for e implementar as novas tecnologias/funcionalidades.
    Pra vcs terem uma idea, deem uma olhada na engine do Unreal, Unreal Tournament, UT2003, Unreal II, UT2004 e a proxima versao da engine que ta circulando imagens por ai. A engine em todos os casos é sempre a mesma, o que muda na verdade são os builds, a quantidade de tecnologia e funcionalidade implementada, o tamanho das texturas usada, a quantidade de poligonos dos modelos.

  25. #49
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    Os 2 mods de HL2 mais promissores na minha opinião...


    www.resistanceandliberation.com
    http://www.insmod.net/

  26. #50
    Membro Avatar de duferrari
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    Originalmente enviada por Cpt_Rio
    Os 2 mods de HL2 mais promissores na minha opinião...


    www.resistanceandliberation.com
    http://www.insmod.net/
    Nossa... Ótimos projetos!

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