+ Responder Tópico
Página 2 de 3 Primeira 1 2 3 Última
  1. #26
    Membro Avatar de TM99
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.992
    Blogs
    1
    Verdinhas
    298

    Originalmente enviada por HellRaider
    Opa... fui eu que postei ali em cima com a conta do Nero.

    Cara, você não saca o que estou falando... É óbvio que FOV = Field of View. O FOV geralmente define o ângulo de abertura da câmera na vertical... mas pode ser especificado na horizontal também (todos os jogos que conheço usam vertical, porém).

    Pipeline Gráfico é o processo de renderização que vai desde a aplicação até a rasterização na placa de vídeo.

    O que eu disse é que nos jogos se usa 90 porque é uma OTIMIZAÇÃO e NÃO é mais real, é IRREAL. Com 90 de FOV vertical a perspectiva fica bastante distorcida (diferente do que nós vemos no mundo real).

    Hoje em dia essas otimizações nem fazem mais sentido, mas nego continua usando 90 porque todo mundo acostumou...
    nadave
    nao tem essa de otimização a gpu renderiza qualquer coisa em qualquer angulo do mesmo jeito, e 90 eh mais proximo do real sim, o problema eh q o monitor teria q ser mais largo , tipo 16:9, dai ficaria mais correto.

    Vc tem q levar em conta q o monitor nao ocupa todo seu campo de visao, entao a parte que ele ocupa tem q corresponder aproximandamente ao campo de visao real, eh meio foda explicar soh falo q fov bom eh realmente o 90, mais do que isso ele distorce demais o cenario

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #27
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    329
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    nadave
    nao tem essa de otimização a gpu renderiza qualquer coisa em qualquer angulo do mesmo jeito, e 90 eh mais proximo do real sim, o problema eh q o monitor teria q ser mais largo , tipo 16:9, dai ficaria mais correto.

    Vc tem q levar em conta q o monitor nao ocupa todo seu campo de visao, entao a parte que ele ocupa tem q corresponder aproximandamente ao campo de visao real, eh meio foda explicar soh falo q fov bom eh realmente o 90, mais do que isso ele distorce demais o cenario
    Nadave? Bom, eu não vou perder muito tempo aqui explicando tudo aos mínimos detalhes, mas quando você usa um FOV-Y de 90 graus em uma matriz de projeção simétrica a projeção resultante possibilita simplificações no pipeline gráfico... por exemplo para os cálculos de frustum culling. Os planos bottom/top do frustum ficam -1.0 e 1.0, respectivamente, e os planos left/right ficam iguais ao aspect ratio da tela. Vários algoritmos que dependem do frustum de projeção também podem ser simplificados. Hoje em dia esse tipo de otimização é negligível (nossos PCs estão muito mais rápidos), mas antigamente não era.

    E quanto a FOV 90 ser o mais correto... veja que eu estou falando de FOV-Y (vertical). FOV-Y 90 infere em FOV horizontal = 120 graus (assumindo aspect ratio 3:4). FOV-Y de 60 da FOV horizontal de 80... e FOV-Y de 75 da FOV horizontal de 100. Se quiserem adicionar uma "margem" para compensar a falta de visão periférica, então o FOV-Y de 75 é o melhor mesmo. Mas FOV-Y de 90 é exagero. Alguns jogos usam FOV-X para definir o FOV; pelo que vi, o Americas Army usa. Mas creio que o HL continua usando FOV-Y.

    O lance do aspect ratio da tela é verdade sim... 3:4 não é o nosso aspect ratio natural.

  4. #28
    Membro Avatar de BrComando
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    6.160
    Verdinhas
    0

    Pockemom da eplepsia....

  5. #29
    Membro Avatar de TM99
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.992
    Blogs
    1
    Verdinhas
    298

    Nham, pra mim fica mais lento em fov maior simplesmente pq tem q renderizar mais poligonos ¬¬ ya whatever..


    Baum seguinte, eu to usado uma radeon e nao consigo forçar o refresh rate pra 85 nessa BOsta de engine, sempre q eu ponho o reforce pra forçar 85hz o jogo simplesmente nao fica em full screen de jeito nenhum.

    Como eu forço esse parametro de refresh rate no icone de incialização dele?

  6. #30
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    Nham, pra mim fica mais lento em fov maior simplesmente pq tem q renderizar mais poligonos ¬¬ ya whatever..


    Baum seguinte, eu to usado uma radeon e nao consigo forçar o refresh rate pra 85 nessa BOsta de engine, sempre q eu ponho o reforce pra forçar 85hz o jogo simplesmente nao fica em full screen de jeito nenhum.

    Como eu forço esse parametro de refresh rate no icone de incialização dele?
    Não conheço comando no HL que faça isso não. No QW é vid_displayfrequency, então tenta aí +set vid_displayfrequency 85 na cmd line...

    Se não resolver usa o Powerstrip que ele faz refresh lock em qualquer resolução, é muito bom.

  7. #31
    Membro Avatar de TM99
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.992
    Blogs
    1
    Verdinhas
    298

    o problema eh q eu uso refresh rate fix e forço os refreshs em tudo mas o Half-life conflita com essa configuração ja que ele tenta setar 60hz toda vez q entra dai ele nao consegue por causa do refresh force e retorna uma msg de erro e fica em janela..

    ateh agora pra jogar em fullscreen ta tendo q ser em 60hz, oque eu considero muito desagradavel.

  8. #32
    Membro Avatar de Peleyer
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    7.636
    Verdinhas
    437

    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    o problema eh q eu uso refresh rate fix e forço os refreshs em tudo mas o Half-life conflita com essa configuração ja que ele tenta setar 60hz toda vez q entra dai ele nao consegue por causa do refresh force e retorna uma msg de erro e fica em janela..

    ateh agora pra jogar em fullscreen ta tendo q ser em 60hz, oque eu considero muito desagradavel.
    Com o refresh lock não esta dando esse problema...

  9. #33
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    829
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por HellRaider
    Nadave? Bom, eu não vou perder muito tempo aqui explicando tudo aos mínimos detalhes, mas quando você usa um FOV-Y de 90 graus em uma matriz de projeção simétrica a projeção resultante possibilita simplificações no pipeline gráfico... por exemplo para os cálculos de frustum culling. Os planos bottom/top do frustum ficam -1.0 e 1.0, respectivamente, e os planos left/right ficam iguais ao aspect ratio da tela. Vários algoritmos que dependem do frustum de projeção também podem ser simplificados. Hoje em dia esse tipo de otimização é negligível (nossos PCs estão muito mais rápidos), mas antigamente não era.

    E quanto a FOV 90 ser o mais correto... veja que eu estou falando de FOV-Y (vertical). FOV-Y 90 infere em FOV horizontal = 120 graus (assumindo aspect ratio 3:4). FOV-Y de 60 da FOV horizontal de 80... e FOV-Y de 75 da FOV horizontal de 100. Se quiserem adicionar uma "margem" para compensar a falta de visão periférica, então o FOV-Y de 75 é o melhor mesmo. Mas FOV-Y de 90 é exagero. Alguns jogos usam FOV-X para definir o FOV; pelo que vi, o Americas Army usa. Mas creio que o HL continua usando FOV-Y.

    O lance do aspect ratio da tela é verdade sim... 3:4 não é o nosso aspect ratio natural.

  10. #34
    Membro Avatar de MeStRe SpLiNtEr
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    2.112
    Verdinhas
    15

    Eu n aguentava 20 min direito de duke nukem do saturno... se acontecer isso no hl2 eu ME JOGO!

  11. #35
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    4.957
    Verdinhas
    2

    sei q nao tem nada haver...

    mais soh por curiosidade...

    oculos 3D eh bakana pra jogar esses games ?!?

    ou nem presta ?

  12. #36
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2000
    Mensagens
    875
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por chamkurt
    sei q nao tem nada haver...

    mais soh por curiosidade...

    oculos 3D eh bakana pra jogar esses games ?!?

    ou nem presta ?
    Não presta. Ninguém aguenta jogar mais do que 10 min nesses óculos, a menos que seu labirinto seja defeituoso. Só são bonitos na foto.

  13. #37
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    4.957
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por rorshack
    Não presta. Ninguém aguenta jogar mais do que 10 min nesses óculos, a menos que seu labirinto seja defeituoso. Só são bonitos na foto.
    eu penssava q usando um desses oculos3d dava uma senssacao maior da realidade !!!

    como se tivesse dentro do joguinho

  14. #38
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    46
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por chamkurt
    eu penssava q usando um desses oculos3d dava uma senssacao maior da realidade !!!

    como se tivesse dentro do joguinho
    q gay

  15. #39
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    4.957
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por NazGuL (Odeon)
    q gay
    gay nada

    pensava q era bakaninha !!! nao eh a primeira vez q dizem q eh paia !!! bao... se fosse mto bom mesmo seria mais conhecido neh!!! entao eh pq nao deve ser bakana mesmo!

  16. #40
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    667
    Verdinhas
    0

    E eu achando que tinha comido comida estragada e a culpa era do HL-2...
    Eu sinto isso depois de umas 3 ou 4 horas de jogo nele... Mas no CSS nao senti.

  17. #41
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 1999
    Mensagens
    13.416
    Verdinhas
    4840

    dup =/

  18. #42
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 1999
    Mensagens
    13.416
    Verdinhas
    4840

    Originalmente enviada por Saboya
    Pipeline gráfico? Do quê tu tá falando?

    FOV é Field of View... Campo de visão. Nos jogos se usa 90 pq parece mais real oras.
    Para eu conseguir jogar em FOV90 demora um pouquinho mas eu acostumo, mas jogar abaixo disso é muito "zoom" pra mim =[
    Eu prefiro jogar com 120 ou algo parecido, pois além de ter uma visão maior do lugar, ainda da a impressão de ser mais rápido



    Originalmente enviada por chamkurt
    eu penssava q usando um desses oculos3d dava uma senssacao maior da realidade !!!

    como se tivesse dentro do joguinho

    Sim, realmente dá a impressão de estar dentro do jogo, dependendo do jogo vc vê os tiros saindo da tela e indo em vc
    O problema é que da uma dor de cabeça fudida, é jogar meia hora e depois tomar 01293821 aspirinas e mais uns 2 dias dormindo direto...
    Aih vc acorda, joga mais meia hora e repete a operação =-o

  19. #43
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    4.957
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por Kyle
    Para eu conseguir jogar em FOV90 demora um pouquinho mas eu acostumo, mas jogar abaixo disso é muito "zoom" pra mim =[
    Eu prefiro jogar com 120 ou algo parecido, pois além de ter uma visão maior do lugar, ainda da a impressão de ser mais rápido






    Sim, realmente dá a impressão de estar dentro do jogo, dependendo do jogo vc vê os tiros saindo da tela e indo em vc
    O problema é que da uma dor de cabeça fudida, é jogar meia hora e depois tomar 01293821 aspirinas e mais uns 2 dias dormindo direto...
    Aih vc acorda, joga mais meia hora e repete a operação =-o
    Jogava Quake2 com FOV120...

    PS: Entao... mais pra jogar joguinho de corrida deve ser o bixo !!!

    Mais deve ser caro neh !!!

  20. #44
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 1999
    Mensagens
    13.416
    Verdinhas
    4840

    Originalmente enviada por chamkurt
    Jogava Quake2 com FOV120...

    PS: Entao... mais pra jogar joguinho de corrida deve ser o bixo !!!

    Mais deve ser caro neh !!!
    Caro o oculos?
    Q nada...

    Mas tem que instalar um driver especial pro jogo pra rolar usar o oculos...
    E o jogo fica pesado pois é como se rodasse o jogo 2 vezes uma em cima da outra frame ou algo assim...

    Eu ja joguei q2 com fov120 tb... sem ele eh mto ruim hehe =-o

  21. #45
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    4.957
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por Kyle
    Caro o oculos?
    Q nada...

    Mas tem que instalar um driver especial pro jogo pra rolar usar o oculos...
    E o jogo fica pesado pois é como se rodasse o jogo 2 vezes uma em cima da outra frame ou algo assim...

    Eu ja joguei q2 com fov120 tb... sem ele eh mto ruim hehe =-o
    Aff, top vendo q esse oculos nao eh grande coisa nao !!! quero mais nem saber dela... (nem deve ser todo jogo q roda com ela tb...)

    Sobre o 120 de fov no quake2 realmente ajudava MUITO... e tinha mta gente q nao sabia disso... acabava vacilando varios tiros de longe (principalmente de rail )

  22. #46
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Originalmente enviada por chamkurt
    Aff, top vendo q esse oculos nao eh grande coisa nao !!! quero mais nem saber dela... (nem deve ser todo jogo q roda com ela tb...)

    Sobre o 120 de fov no quake2 realmente ajudava MUITO... e tinha mta gente q nao sabia disso... acabava vacilando varios tiros de longe (principalmente de rail )
    Não entendi os tiros de longe. Fov alto é pior pra rail de longe.

  23. #47
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    4.957
    Verdinhas
    2

    esquece oq falei, falei tudo inverso !!! besteira

    ler, e responder com o telefone no ouvido da nisso

  24. #48
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 1999
    Mensagens
    13.416
    Verdinhas
    4840

    Originalmente enviada por Saboya
    Não entendi os tiros de longe. Fov alto é pior pra rail de longe.
    Eh tb não entendi =/

  25. #49
    [email protected] Team Avatar de junecaz
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    5.727
    Verdinhas
    166

    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    o problema eh q eu uso refresh rate fix e forço os refreshs em tudo mas o Half-life conflita com essa configuração ja que ele tenta setar 60hz toda vez q entra dai ele nao consegue por causa do refresh force e retorna uma msg de erro e fica em janela..

    ateh agora pra jogar em fullscreen ta tendo q ser em 60hz, oque eu considero muito desagradavel.
    ati tray tool

    esquece o resto, nem painel de controle precisa mais

    jr.

  26. #50
    Membro Avatar de Son of Satan
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    4.576
    Verdinhas
    193

    Aqui eu tendo mudar o FOV no console mas assim que eu fecho o console e volto pro jogo ele volta pra FOV 75. Muito sux isso

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 2 de 3 Primeira 1 2 3 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões