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  1. #26
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    Indenpendente do que fanboys vao dizer.. eu tenho a mesma paciencia pra jogar Doom3 e HL2...
    Pra mim indiscutivel eh a serie Unreal.. ponto...
    Mas agora, vamos a realidade... HL2 tem design de telas, física e ação... mas a atmosfera Doom3 te prende mais no jogo...
    Vamos esperar agora Stalker, Fear , Pariah e Q4...

    Ao Oceano.. parabens pelo Review.. apoiado... grandes palavras.. objetivas e claras...
    e na minha lista de bestgames...

    SP
    1) Doom3
    2) Unreal
    3) Half-life1
    4) Half-life2

    MP
    1)UT2k4
    2)UT99
    3)UT2k3
    4)Q3
    5)Hl2 DM
    6)CS(Qualquer versão pois eh tudo igual hehehe)

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  3. #27
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    Originalmente enviada por Spoq
    É só impressão minha, ou os caras que postam aqui no tópico do hl2 são ,na maioria, fans do DOOM3?
    Porque vou te contar viu. Ficar lendo comparações sobre os graficos do DOOM3 com o HL2 toda hora ja ta ficando foda( Saboya ta chato pra caramba. Agora ele faz parte do grupo: rage against the HL2). Acho que o pessoal que entra nesse topico pra saber mais sobre o hl2 ja nao aguenta mais essa xaropisse.
    Certamente há um pouco de verdade na sua afirmação. Independente do que eu acho ou do que eu achei sobre o HL2 e o Doom 3, não vejo motivos suficiente para passar o dia elevando ou destruindo um ou outro jogo. (isso para mim sempre foi falta do que fazer)

  4. #28
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    Originalmente enviada por NoWay
    Certamente há um pouco de verdade na sua afirmação. Independente do que eu acho ou do que eu achei sobre o HL2 e o Doom 3, não vejo motivos suficiente para passar o dia elevando ou destruindo um ou outro jogo. (isso para mim sempre foi falta do que fazer)
    Ainda bem que pelo menos um pouco de verdade tem. Hehehe

  5. #29
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    Originalmente enviada por oceano
    Eu sou fan da série Doom...assim como da série Half-Life...

    pra tu ter uma idéia, Half-Life2 foi o primeiro jogo original que eu comprei desde FIFA 96 ( 1995)..e tem mais...ainda comprei na pré venda...
    sem falar que troquei de PC no meio do ano so pra jogar Half-Life2...e Doom3 óbvio...

    a questão é que o jogo não e isso tudo que a geração CS acredita ser...e como eu gostaria que fosse...afinal 100 reais são 100 reais..

    As comparações são inevitáveis. Doom3, FarCry, Half-Life2 e posteriormente Stalker fazem parte do mesmo bolo...

    Agora comparar o gráfico do DOOM III com o do Half-life2 não da mesmo...
    assim como nao da pra comparar a animação facial/sincronização de voz do HL-2 com a do DOOM3...a interpretação dos atores tambem é muito superior no HL2...alias..fantástica...
    eu tb gosto muito dos 2 e quase nao preuocuro defeito pra nao ficar desapontado =)

    nao to mais percebendo diferençado forum do doom3 para o HL2 os 2 tao com as mesmas discussoes ^^


  6. #30
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    ai, fujindo um pouco da discussao de vcs... o que eh HDR e Normal Maps!?!?! O.o

  7. #31
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    Originalmente enviada por funancio
    ai, fujindo um pouco da discussao de vcs... o que eh HDR e Normal Maps!?!?! O.o
    nao sei

    up =0

  8. #32
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    Originalmente enviada por Spoq
    É só impressão minha, ou os caras que postam aqui no tópico do hl2 são ,na maioria, fans do DOOM3?
    Porque vou te contar viu. Ficar lendo comparações sobre os graficos do DOOM3 com o HL2 toda hora ja ta ficando foda( Saboya ta chato pra caramba. Agora ele faz parte do grupo: rage against the HL2). Acho que o pessoal que entra nesse topico pra saber mais sobre o hl2 ja nao aguenta mais essa xaropisse.
    Level de babaquisse alto...
    Sou Doom FAN e nao acreditava no HL2, agora q joguei gostei dele, e digo, axei melhor que Doom3... mas nada tira os sustos do Doom3... agora a possibildade de pegar coisas do xao no HL2 r0x, o overall eu considerei HL2 > Doom³

  9. #33
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    Sou fan doom 3
    e sempre odiei hl por natuzerauhahuauh
    mais doom 3tem uma historia porca,ate o hl foi superior a doom3 nesse quesito

    tirando isso e a flexibilidade da engine simploria que vai rodar nos pcs mais toscos, doom 3 e melhor em tudo
    mais como a historia mostra so precisa ser pratico e rodar no pc do povao pra fazer sucesso

  10. #34
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    Originalmente enviada por RUGALXP1
    Sou fan doom 3
    e sempre odiei hl por natuzerauhahuauh
    mais doom 3tem uma historia porca,ate o hl foi superior a doom3 nesse quesito

    tirando isso e a flexibilidade da engine simploria que vai rodar nos pcs mais toscos, doom 3 e melhor em tudo
    mais como a historia mostra so precisa ser pratico e rodar no pc do povao pra fazer sucesso
    Melhor em tudo? O que é esse "tudo"?

  11. #36
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    Para fazer justiça, algo que esqueci de mencionar:

    As armas do jogo são fantásticas...tirando a merda da metralhadora e da pistola (que porra de barulho e aquele?) o resto e sensacional...
    putz.. gravity gun e show...o "rocket launcher" e MUITO SHOWWWWW...e a "shotgun" é MUITO MAIS SHOW AINDA, minha arma preferida disparado...

    nota 9,9 ( -0,1 devido a pistola inicial e a metralhadora.)

  12. #37
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    aqui ficou um lag de hd insuportavel quando vinha os monguinhos me ajudar, teve uma hora q travou o jogo, para ficar lendo um milhao de horas o hd =\
    tive q forçar o close do jogo..
    mas de resto ok...
    e as partes dos transportes foi bem longa mesmo...

  13. #38
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    cara ate gostei de hl2....... mas o que eu odiei no jogo....load pra kct..... em alguns pontos chega a dar no saco....

    achei que pra 5 naos de espera pouco coisa foi mostrada... e o mais ridiculo, a parte de fisica nem da valve e.... o que a valve fez esses anos todos??????? pra nem ter uma engine 100% deles ???/

    porem cada um e cada um..... doom3 e jogo e foda tambem, mas os loads doom3 foram melhores escondidos digamos assim,nao como no hl2 que o jogo para pra caragar.....


    mas sao 2 puta jogo, so o nao final de hl2 que acheo mo merda.....

  14. #39
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    Originalmente enviada por Spoq
    Melhor em tudo? O que é esse "tudo"?
    tudo
    fator,tecnico ,efeito sonoros,engine grafica...tudo
    so perde no enredo e por a maioria ser pobre de pc a engien do hl2 roda em qualquer pc existente

  15. #40
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    Originalmente enviada por RUGALXP1
    tudo
    fator tecnico ,efeito sonoros,engine grafica...tudo
    so perde no enredo e por a maioria ser pobre de pc a engien do hl2 roda em qualquer pc existente
    chama isso de tudo que pode existir em um jogo?

    Ps. Pode ser que a maioria seja pobre de pc, mas tem um português melhor que o seu.

  16. #41
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    Originalmente enviada por Spoq
    chama isso de tudo que pode existir em um jogo?

    Ps. Pode ser que a maioria seja pobre de pc, mas tem um português melhor que o seu.
    se portugues ajudasse ter pc bom eu nao teria o meu :P
    e a vida
    quem tem tem que nao tem se contenta com que pode ter

  17. #42
    Membro Avatar de andrepmrj
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    Originalmente enviada por RUGALXP1
    tudo
    fator,tecnico ,efeito sonoros,engine grafica...tudo
    so perde no enredo e por a maioria ser pobre de pc a engien do hl2 roda em qualquer pc existente

    ta sonhando cara..... qualquer boneco de doom 3 e melhor que do hl2

    bom sonora....... sei nao mas que no doom3 o som e que da vida ao jogo.... que por sinal e sinistro


    mas como ja falei sao do jogos diferentes..... mas sao otimos jogos

  18. #43
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    Originalmente enviada por andrepmrj
    ta sonhando cara..... qualquer boneco de doom 3 e melhor que do hl2

    bom sonora....... sei nao mas que no doom3 o som e que da vida ao jogo.... que por sinal e sinistro


    mas como ja falei sao do jogos diferentes..... mas sao otimos jogos
    Exatamente. Qualquer "boneco" do DOOM3 é melhor que do HL2

  19. #44
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    Originalmente enviada por RUGALXP1
    tudo
    fator,tecnico ,efeito sonoros,engine grafica...tudo
    so perde no enredo e por a maioria ser pobre de pc a engien do hl2 roda em qualquer pc existente
    Mas é aquele detalhe, só quem entende mesmo de jogo e o Rugalxp1. A maioria,os jogadores, os críticos que preferem HL2 a DOOM3 estão todos errados. Queria ser fodão que nem vc Rugalxp1, quando criança ter tudo que queria e ter PCsão só pra esculachar os que não tem igual. Mas, fazer o que? Nasci em família pobre, tenho que trabalhar pra kcete pra ter um pcsinho meia-boca ai. To pensando em nem frequentar mais esse fórum. To pensando em procurar um fórum onde todos tenham "PC de povão", diferente de vc que é fodão.
    (Fiz até uma rima ali no final)

  20. #45
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    Originalmente enviada por RUGALXP1
    se portugues ajudasse ter pc bom eu nao teria o meu :P
    e a vida
    quem tem tem que nao tem se contenta com que pode ter
    Puxa.... parabéns.

  21. #46
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    Originalmente enviada por funancio
    ai, fujindo um pouco da discussao de vcs... o que eh HDR e Normal Maps!?!?! O.o
    HDR ou high-dynamic range é meio complexo de explicar...

    Quando você vê uma imagem na tela, você vê, digamos, de preto até branco, sem luminosidades mais profundas. É assim que qualquer jogo representa o mundo real. No entanto, nosso olho não vê as cores e brilhos de uma forma absoluta, como um jogo: ele sê adapta à luminosidade disponível (dilatando ou contraindo a pupila para permitir uma maior ou menor entrada de luz). Por isso que podemos estar dentro de casa, com tudo fechado, à noite, com a luz acesa e achar tudo super claro, e sair na rua ao meio dia e achar que está claro como dentro de casa. Na verdade, está bem mais escuro dentro de casa, mas você não percebe porque sua pupila se adaptou. Você só vê uma fatia relativa de luminosidade.

    Quando dois ambientes iluminados de forma diferente se encontram, é normal você perder a visibilidade num deles. Por exemplo, se você está dentro de casa, com portas e janelas fechadas, e uma luz acesa, e acha que tá claro, mas fora da sua casa está um puta sol, e alguém abrir uma janela na sala e você, do outro lado da sala, olhar para ela, você vai ver só um clarão branco na janela. Isso é porque sua pupila está adaptada à luminosidade da sala, que é baixa. Se você chegar perto da janela e olhar por ela, sua pupila vai se adaptar, e você vai ver que ao invés de um clarão branco, do lado de fora tem árvores, nuvens, etc.

    O HDR é uma forma de criar isso em tempo real: ele cria ambientes que possuem um índice de luminosidade meio falso, e conforme acontece a visão de um ambiente de dentro de outro, há esse ajuste de brilho. Se você estiver numa praça super iluminada e olhar pra um beco escuro, o beco vai parecer escuro demais; se você estiver no beco e olhar pra praça, ela vai parecer iluminada demais. Se doom 3 tivesse hdr, por exemplo, mesmo sendo super escuro, seria mais fácil de ver as coisas. Seria como "no mundo real": mesmo no quase completo escuro, sua pupila consegue se adaptar e você vê agora coisas que não via há 5 minutos atrás (isso acaba acontecendo com jogos escuros como o d3, mas só se você estiver jogando com a cara metida no monitor, já que o ambiente ao redor influencia seu olho de qualquer forma).

    Aparentemente, a valve brincou com o HDR no HL2 - acredito que ele foi mostrado num daqueles primeiros vídeos do jogo, um em que o jogador começa no telhado de um prédio, ele olha pelos buracos do telhado (pro céu) e só vê uma mancha branco - mas, como foi divulgado, esse recurso acabou não sendo usado no jogo em si porque era muito pesado. O que foi usado sim foram alguns recursos 'fakes' em algumas partes que dão a impressão do HDR. Na parte que você está com o carrinho nos túneis, por exemplo, tá tudo escuro, aí você só vê um brilho brancão no final do túnel, e não o que está do lado de fora... é assim que deveria ser "no mundo real" mesmo, e foi o que a valve conseguiu atingir, mas graças a brushes estrategicamente colocados no caminho, não a algum efeito mais real ou correto. O resultado final ficou bom, no final das contas, apesar de eu pessoalmente ter achado esquisito o brilho dos túneis ser oval quando a porta do túnel é muito mais retangular.

    Tiveram outros lugares em que o recurso foi usado também, algumas janelinhas, e com um pouco de luzes a mais nos lightmaps pra acentuar o efeito.

    Já normal maps é a evolução do bump map. Em engines modernos (d3, ut2k4, hl2 etc), todos as texturas do jogo podem ter não só o gráfico da textura em si, a imagem, mas também um mapa de normals, que é uma imagem multicolorida que fala qual o ângulo que aquela parte da textura tem. Em termos mais normais, é como se você criasse um relevo pra textura, assim você pode influenciar como a luz se comporta quando bate naquele lugar. Se você construir um normal map que parece uma placa com um cilindro, por exemplo, e a luz estiver em cima, a parte de cima do cilindro vai estar iluminada, mas a de baixo não.

    É diferente de bump maps porque bump map era uma coisa mais tosca, que dizia qual lado se iluminava com o que, mas não permitia que um ângulo real fosse usado pra dizer qual a direção da textura. Normal maps permite isso. "Normal" é como se chama um vertice perpendicular a um plano 3d, é o que se usa pra se dizer onde é o lado "de fora" de triângulos de um modelo 3d, daí o nome de normal map (que nada mais é que uma imagem colorida meio psicodélica).

    O HL2 não usa muito normal maps, e onde ele usa é em lugares bem singelos ou em algumas tosqueiras BEM mal feitas, mas acredito que é porque eles quiseram deixar o jogo simplesmente mais rápido. Já aquele demo do HL2 mostrado na E3 2003 tinha muito mais normal maps: as texturas 'reais' de pedra na parede, com a iluminação pegando certinho, só eram possíveis através de normal maps, aquilo sim era textura bem feita pra um engine desse porte. Da mesma forma, o doom 3 (por exemplo) tem normal maps em absolutamente todas as texturas, por isso tem muita coisa que em resolução baixa fica parecendo lavada, como se fosse de plástico (ao invés de só embaçado). É porque a resolução dos normal maps acaba sendo reduzida também.

    Caralho, é isso

  22. #47
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    n sei pq tah rodando lento pra mim (se bem q tah em 1024x768 com td no high e filtros no máximo)

    o q eu acho o cúmulo pqp

    9800pro

    512 ram corsair

    [email protected]

    abit an7

    ateh agora to gostando

    to jogando muito mais o DeathMatch e o CS: S

    flw

  23. #48
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    Originalmente enviada por =Freiheit=
    n sei pq tah rodando lento pra mim (se bem q tah em 1024x768 com td no high e filtros no máximo)

    o q eu acho o cúmulo pqp

    9800pro

    512 ram corsair

    [email protected]

    abit an7

    ateh agora to gostando

    to jogando muito mais o DeathMatch e o CS: S

    flw
    512 de RAM, o jogo gasta mais de 950Mb e tu ker jogar com 512Mb nao dá né

  24. #49
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    Originalmente enviada por rorshack
    HDR ou high-dynamic range é meio complexo de explicar...

    Quando você vê uma imagem na tela, você vê, digamos, de preto até branco, sem luminosidades mais profundas. É assim que qualquer jogo representa o mundo real. No entanto, nosso olho não vê as cores e brilhos de uma forma absoluta, como um jogo: ele sê adapta à luminosidade disponível (dilatando ou contraindo a pupila para permitir uma maior ou menor entrada de luz). Por isso que podemos estar dentro de casa, com tudo fechado, à noite, com a luz acesa e achar tudo super claro, e sair na rua ao meio dia e achar que está claro como dentro de casa. Na verdade, está bem mais escuro dentro de casa, mas você não percebe porque sua pupila se adaptou. Você só vê uma fatia relativa de luminosidade.

    Quando dois ambientes iluminados de forma diferente se encontram, é normal você perder a visibilidade num deles. Por exemplo, se você está dentro de casa, com portas e janelas fechadas, e uma luz acesa, e acha que tá claro, mas fora da sua casa está um puta sol, e alguém abrir uma janela na sala e você, do outro lado da sala, olhar para ela, você vai ver só um clarão branco na janela. Isso é porque sua pupila está adaptada à luminosidade da sala, que é baixa. Se você chegar perto da janela e olhar por ela, sua pupila vai se adaptar, e você vai ver que ao invés de um clarão branco, do lado de fora tem árvores, nuvens, etc.

    O HDR é uma forma de criar isso em tempo real: ele cria ambientes que possuem um índice de luminosidade meio falso, e conforme acontece a visão de um ambiente de dentro de outro, há esse ajuste de brilho. Se você estiver numa praça super iluminada e olhar pra um beco escuro, o beco vai parecer escuro demais; se você estiver no beco e olhar pra praça, ela vai parecer iluminada demais. Se doom 3 tivesse hdr, por exemplo, mesmo sendo super escuro, seria mais fácil de ver as coisas. Seria como "no mundo real": mesmo no quase completo escuro, sua pupila consegue se adaptar e você vê agora coisas que não via há 5 minutos atrás (isso acaba acontecendo com jogos escuros como o d3, mas só se você estiver jogando com a cara metida no monitor, já que o ambiente ao redor influencia seu olho de qualquer forma).

    Aparentemente, a valve brincou com o HDR no HL2 - acredito que ele foi mostrado num daqueles primeiros vídeos do jogo, um em que o jogador começa no telhado de um prédio, ele olha pelos buracos do telhado (pro céu) e só vê uma mancha branco - mas, como foi divulgado, esse recurso acabou não sendo usado no jogo em si porque era muito pesado. O que foi usado sim foram alguns recursos 'fakes' em algumas partes que dão a impressão do HDR. Na parte que você está com o carrinho nos túneis, por exemplo, tá tudo escuro, aí você só vê um brilho brancão no final do túnel, e não o que está do lado de fora... é assim que deveria ser "no mundo real" mesmo, e foi o que a valve conseguiu atingir, mas graças a brushes estrategicamente colocados no caminho, não a algum efeito mais real ou correto. O resultado final ficou bom, no final das contas, apesar de eu pessoalmente ter achado esquisito o brilho dos túneis ser oval quando a porta do túnel é muito mais retangular.

    Tiveram outros lugares em que o recurso foi usado também, algumas janelinhas, e com um pouco de luzes a mais nos lightmaps pra acentuar o efeito.

    Já normal maps é a evolução do bump map. Em engines modernos (d3, ut2k4, hl2 etc), todos as texturas do jogo podem ter não só o gráfico da textura em si, a imagem, mas também um mapa de normals, que é uma imagem multicolorida que fala qual o ângulo que aquela parte da textura tem. Em termos mais normais, é como se você criasse um relevo pra textura, assim você pode influenciar como a luz se comporta quando bate naquele lugar. Se você construir um normal map que parece uma placa com um cilindro, por exemplo, e a luz estiver em cima, a parte de cima do cilindro vai estar iluminada, mas a de baixo não.

    É diferente de bump maps porque bump map era uma coisa mais tosca, que dizia qual lado se iluminava com o que, mas não permitia que um ângulo real fosse usado pra dizer qual a direção da textura. Normal maps permite isso. "Normal" é como se chama um vertice perpendicular a um plano 3d, é o que se usa pra se dizer onde é o lado "de fora" de triângulos de um modelo 3d, daí o nome de normal map (que nada mais é que uma imagem colorida meio psicodélica).

    O HL2 não usa muito normal maps, e onde ele usa é em lugares bem singelos ou em algumas tosqueiras BEM mal feitas, mas acredito que é porque eles quiseram deixar o jogo simplesmente mais rápido. Já aquele demo do HL2 mostrado na E3 2003 tinha muito mais normal maps: as texturas 'reais' de pedra na parede, com a iluminação pegando certinho, só eram possíveis através de normal maps, aquilo sim era textura bem feita pra um engine desse porte. Da mesma forma, o doom 3 (por exemplo) tem normal maps em absolutamente todas as texturas, por isso tem muita coisa que em resolução baixa fica parecendo lavada, como se fosse de plástico (ao invés de só embaçado). É porque a resolução dos normal maps acaba sendo reduzida também.

    Caralho, é isso
    ufa hueahuea
    se eu cansei lendo imagina tu escrevendo hueahueauh

    Ficou muito bom o texto!!!

  25. #50
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    Rshark detonou na aulinha...hehehe.

    Comprei o hl2, to jogando nuns becos agora, ja passei as fases de bote e tal, e nao achei nenhum trauma, achei ate divertido.

    Instalei numa boa, mas foi demorado. Steam eh nojento...

    Ta tudo rodando sem travamentos, os loadings sao rapidos, to jogando numa boa, e to achando o jogo otimo.

    Meu pc roda liso com tudo no maximo (tudo high + 2xAA):

    MSI Neo P2 865
    P4 2.8 ht
    FX5900
    RAM 1 gb ddr400
    Audigy 2 ZS
    WIN XP SP2

    Instalei os ultimos drivers nvidia e creative.


    Realmente tem uns defeitos (como disseram havoc tem suas falhas), com corpos atravessando outros objetos.

    Alguns objetos nao interferem com outros da mesma classe, por exemplo, se vc atirar uma garrafa em cima de outra, ela atravessa como se nao existisse nada ali.

    Acho q muita coisa poderia ser melhor sem muito esforço extra na programação.

    Esses tipos de detalhes chateiam, mas ainda acho q é o melhor fps do ano.

    Pra mim a parada fica:
    1 - HL2
    2 - FC
    3 - D3

    Mas o melhor jogo ainda esta longe de ser lançado: OFP2

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