+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    87
    Verdinhas
    1

    Iniciamos um novo ano meio carentes. Pelo menos é isso que eu sinto. Acho até que essa "carência" se deve ao fato de que me sinto abandonado (ou traído) por um jogo que eu gostava muito: Counter-strike.

    Engraçado é notar que o Counter-Strike (doravante chamado aqui de CS) hoje me parece ferido de morte. Na verdade, numa análise mais cuidadosa, me parece que ele tem dois problemas: uma ferida, profunda e contundente, feita em 11 de setembro de 2001, quando tornou-se politicamente delicado o assunto "terrorists wins"; e uma espécie de "câncer", representado pela decadência de todo o "ambiente de jogo" que envolve a prática do CS.

    O paradoxo é que a popularização do CS, com o surgimento de "lan houses" e a presença na mídia (CPL), serviu para trazer ao convívio dos pioneiros dos jogos multiplayer uma leva de jogadores desqualificados em vários aspectos, invariavelmente ainda em idade "escolar".

    Faz pouco tempo, para vc desfrutar de um jogo multiplayer eram necessários um conjunto de conhecimentos e habilidades - possuir um computador com características necessárias, possuir conexão com Internet livre (autonomia para discar e ficar horas...) e conhecer procedimentos de instalação e configuração de softwares realmente avançados. Somente assim, ou com um amigo assim, vc poderia desfrutar de um jogo multiplayer.

    Hoje vc compra computadores nas prateleira de super mercados, ao lado do liquidificador. Os jogos multiplayer são "install-and-play", e o hardware "plug-n-play" (será ? hehehe). "Estar jogando" hoje requer muito pouco esforço e conhecimento. O impacto direto desta facilidade, associado ao surgimento das "lan houses", serviu para embatumar o "ambiente de jogo". Na verdade, saturá-lo. Esta popularização, ou se desejar pode chamar de banalização, gera tambem uma variação mortal deste câncer que é o Cheate e os Cheaters. Já aconteceu antes no Quake. De qualquer forma, é desnecessário falar mais sobre este câncer pois os mais espertos saberão projetar o ambiente e suas consequências.

    Agora, a ferida foi, sem dúvida a tragédia de 11 de setembro. Mais do que as críticas eventuais e até certo ponto rotineiras na mídia, sobre os "jogos violentos", o agente foi a imagem politicamente incorreta de um jogo que envolve atos terroristas em suas partidas. A própria CPL correu para fazer modificações no MOD de seus torneiros e ir, vagarosamente, apostando suas "fichas" no Aliens versus Predator 2 visto que ainda é politicamente correto mariners matarem aliens e monstros invasores de toda a espécie. Desconfio se um jogo com personagens tão diferenciados e sem suporte ao "som posicional" (EAX e Aduio3D) vai conseguir ser justo ou emocionante o suficiente suportar partidas profissionalmente competitivas. De qualquer forma, até uma "contra-ordem", o CS vem perdendo apoio, patrocínio e, sem dúvida, o interesse de muitos "formadores de opinião". Outro ponto para se levar em consideração nos "custos" é a manutenção e administração de servidores de CS na Internet hoje em dia. Sem falar nos custos do "link" e da largura de banda, manter o servidor em condições decentes de jogo envolve um staff grande, especializado e disponível 24hs por dia. Uma legião de administradores emocionalmente equilibrados é necessária para manter as coisas em um nível suportável para a maioria (vide a HardMob).

    A desarticulação da comunidade de jogadores tem sido outro fator que só acelera a "metástase" desse cancêr. O boom das "lanhouses" fez com que os jogadores se espalhassem pelas casas mais convenientemente localizadas (perto de casa, da escola...). Além disso, a banalização trouxe para os fóruns de discussão pertinentes um "quê" de novela mexicana misturada com consultório psicanalítico, onde antes havia uma discussão séria e de alto nível sobre o jogo, servindo tb de suporte cordial e útil aos novatos.

    Enfim, esta é opinião. O CS está ferido de morte e, felizmente, não só pelas razões acima. Felizmente porque um outro fator que contribui para a "cura" são os novos jogos que estão vindo ai. Uma safra de excelentes jogos, como o Ghost Recon, vem trazendo o FPS aliado ao componente estratégico e teamplay de uma forma única, inseparável.

    o CS é como um "grande amigo" que se vai, e a "carência" é mais que compreensível. Contudo, a falta maior não é do jogo em si mas do ambiente que ele proporcionava. Pessoas legais, de nível em sua grande maioria, que se encontravam em um "ambiente virtual" agradável de entretenimento, confraternização e, porque não dizer, de amizade. Sinto falta disso.

    ------------
    Mais artigos e ensaios em http://ovelho.hardmob.com.br
    ------------
    Saúde e Paz

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    205
    Verdinhas
    0

    "Nada que eh bom dura pra sempre"

    Pois eh Velho, hoje em dia o CS se vê totalmente (ou quase)popularizado, e isso eh um grande motivo do seu "desgaste". Você vê fóruns de discussão sobre o jogo, aparentemente sério, mas que por sí são um palco de topicos humorísticos de baixo nível, e uma série do coisas do tipo.

    Sobre o atentado, isso só piorou a imagem do Counter-Strike. Veja esta imagem lamentável...

    http://www.uoempire.hpg.com.br/terroristas.jpg

    É só.


  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2000
    Mensagens
    959
    Verdinhas
    1

    É my friend... bons tempos aqueles...
    Parece ontem que eu tava la num servidor de AQ2 e voce aparece...
    - Louco... saiu um mod novo pra HL melhor q AQ2.. quer ver?
    - Mentira! Vamos la.

    Tirei a poeira do meu HL, baixei tudo... na época alguns mizeros 15Mb.. beta1 era levinho ne... e sem a faciulidade do next, next, finish.

    Entramos num servidor, acho que era elogica, e la estava.. bem mais lento q o AQ2... bem mais estrategico, bem mais tesao de curtir... com toda aquela atmosfera do multiplayer q nos conquistou desde o doom, quake etc.

    Figuras como full-life, pistol, face off, strider, voodoo, etc etc... lembro ate hoje quando eu matei o face off.. e vc falou no rogerwilco "po maluco.. vc matou o capeta do CS.. o cara joga muito..." hehe...

    Mansion, WeaponDepot, Desert, Assault.. boas lembrancas...
    Excelentes momentos...

    Mas, como toda Era, toda fase, tudo mudou.
    Nem tenho vontade de escrever aqui o q penso hoje sobre o CS e sobre os malinhas q jogam hoje.
    Acabou o tempo de humildade, de parceria e de diversao.

    Agora CS parece ter virado status desse mundo nerd. Os valores que importam pra essa garotada sao tao futeis q me tiraram a paciencia de curtir esse jogo como eu curtia.

    Mas a vida é assim.

    Desde os primordios da internet no Brasil eu fiz amigos, conheci muita gente legal. Acho q o melhor exemplo foi voce mesmo.. parceiros de quake, nos conhecemos e passamos a manter aquele contato para trocar ideias em comum e fazer ficar ainda mais manero aquele gosto por joguinhos de computador. Nem mesmo a distancia afetou. Afinal a internet eliminou as fronteiras. E mesmo assim, certo dia, apareci aí pra curtir o CS com o pessoal mais gente boa q ja conheci.... e isso tudo la na outra ponta do mapa do Brasil.. ao vivo.. .

    Hoje, só encontro gente mal educada e prepotente... sao raras as excessoes... nao tenho vontade de me comunicar na internet.. so jogar e pronto.. curtir aquele momento curto de prazer q ainda resta.

    INfelizmente, a coisa ta assim...
    Mas como tudo... é só mais uma fase...

    Grande abraço!!

  5. #4
    Email inválido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2000
    Mensagens
    768
    Verdinhas
    0

    kct loco... hehehe falou tudo

    Mas acho q o cs esta numa fase escura... apenas isso.

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    2
    Verdinhas
    0

    CS: ou vai ou racha

    Ilustres,

    Belissimo texto do nosso amigo Velho. No entanto, a questao e' um pouco contraditoria. Quando o jogo nao era tao conhecido, havia carencia de servidores e ate mesmo de jogadores disponiveis. Aquele seu grande amigo que sempre lhe acompanhou na disputa de varios games mal sabia o que era CS, e voce se empenhou horrores em explicar para ele sobre o que se tratava, tentando ainda infectar a moda em outros tantos conhecidos. Afinal, voce queria ve-los jogando, queria jogar com/contra eles.

    Realmente hoje o que se ve e' uma especie de banalizacao do jogo. Como o Velho disse, todo e qualquer um individuo, tendo ou nao identificacao com o jogo e sua filosofia, pode fazer o uso do titulo com extrema facilidade. As LAN houses sao uma realidade sim. Mas, ao mesmo tempo que age como uma especie de agente de prostituicao do jogo, e' o lugar onde posso ir com meus conhecidos aquecer a partida que teria pela Internet, podendo ver, conversar e rir ao vivo dos companheiros. Novamente, e' uma questao que tem seus dois lados. Cabe a cada um analisa-la com calma.

    Particularmente, o que mais incomoda e' o indice cada vez maior de cheaters. Isso sim e' uma doenca horrorosa, vergonhosa e que deveria ser combatida com mais rigor. Naturalmente, os desenvolvedores do CS estao sempre e cada vez mais aplicados em tapar as brechas para que cheats nao sejam usados. Mas e' tudo uma questao de tempo: lanca-se uma versao nova e la estao os babacas a produzirem novos cheats, usarem novos bugs e afins. Jogar CS pela Internet tem se tornado patetico em funcao da disparidade quando se joga com cheaters. Nao ha a minima graca.

    No mais, bom 2002 a todos e salve o debate harmonioso entre a comunidade.

    Abracos,
    PANZER

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2000
    Mensagens
    2.368
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviado por LordVader
    kct loco... hehehe falou tudo

    Mas acho q o cs esta numa fase escura... apenas isso.
    aumenta o gamma quisera eu poder fazer isso

    Eu não creio que seja uma fase, já é um processo irreversível. CS 4 FUN is gone.

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    1.645
    Verdinhas
    1

    vai continuar numa linha parecida com o TF... morto-vivo
    o sinistro é que pra quem jogava e se divertia desde os primeiros betas ele está no fim, mas uma quantidade enorme de pessoas descobre o cs com quase tanto entusiasmo como a gente descobriu (bah, na verdade nem dá pra comparar!)
    Tento organizar minhas idéias sempre levando em conta que somos todos meros humanos cada um com seus objetivos, e tanto os da velha guarda como os novatos tem por objetivo a diversão (de preferência acompanhada de um tanto de camaradagem e o respeito q pessoas decentes exigem)
    De fato... cs acabou pra quase 100% do pessoal da época dos beta3 pra baixo, mas é como se o prazo de validade vencesse. Não creio que ia persistir pra sempre, mesmo se fosse divertido e honesto como antes

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    169
    Verdinhas
    0

    Opa Velhim, blz? =]

    Eu concordo com voce em varios aspectos:
    -Lanhouses
    -"Pivetada"
    -Cheaters
    -11 de Setembro
    -Midia


    As Lanhouses contribuem para algo que eu simplesmente nao suporto, akeles jogadores-de-fim-de-semana q soh tao lah pq alguem disse q eh legal, entra com o primeiro nick escroto q vem a mente, comeca a chingar todo mundo e se achar o superior deixando a uma jogatina desagradavel pra qualquer 1.

    A pivetada vem das Lanhouses q compram o jogo q acharam legal e continuam na mesma rotina: nick escroto, um receio de se expor por nao ser bom, ou simplesmente pq nao se importa, ao contrario dos jogadores de Quake veternaos, etc.

    11 de Setembro e a Midia. Acho q nao preciso falar disso...

    Os foruns viraram rinhas de newbies/pivetes. Cada um querendo aparecer mais que o outro, querendo ser idolatrados e respeitados mas sem mostrar respeito algum. Por isso nem visito mais foruns com frequencia. E nao sinto falta.

    Mas nem por isso acho q o CS morreu completamente ou esta para morrer.

    Ainda sim as vezes sinto vontade de jogar e nem ligo pra pivetada e afins q as vezes realmente irritam. Pior ainda a situacao eh em relacao aos cheaters.

    Mas incrivelmente isso acontece principalmente no Brasil.
    Jah experimentou jogar em servidor gringo?
    Eh outra coisa. Ninguem fica te xingando por ser gringo, o pessoal joga cada 1 na sua, elogiando o cara q matou ele pelo "nice shot" e etc, e jogando em Team Play.

    Algum carinha roubou minha key de alguma forma q nao faco ideia, e usou-a pra ser banido da Hardmob por cheat e ainda joga em outros servidores.
    Estou sem jogar CS faz um tempao.

    E pra sair dessa eu ando jogando Tactical Ops do UT. Eh bem legal pq a situacao eh a mesma do CS nos primeiros betas: sempre o mesmo pessoal jogando, conversando, tornando as partidas algo agradavel. Bem legal.

    Acho q eh hora do pessoal migrar pra outras praias tmb.
    Hoje tem varias opcoes.
    O ruim eh a falta de servidores.

    Bom
    100+
    Mto sono pra continuar falando.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões