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    Tutorial intermediário de ns

    Bem... eu não tenho essa bola toda pra chegar e sai falando faz isso e faz aquilo, então considera o post apenas como dicas, blz?

    1. MARINES:

    1.1 LMG (Light Machine Guns) ou simplesmente a arma que você tem quando o jogo começa, tem uma boa precisão e alcance. Então a use direito. Nada de sair correndo em direção a um skulk para matá-lo a queima roupa, o mesmo serve pras offense chambers dos aliens. Evite também em ficar escondido em cantos onde um skulk possa chegar rapidamente antes que você o veja ou comece a atirar. Enfim, não use a LMG como uma faca que dispara balas. Use-a como um rifle, atire de longe, onde é seguro.

    1.2 Tomando uma hive
    Se você sair pelo mapa, entrar na hive dos aliens e ver que ela está desprotegida (quase sempre a primeira hive dos aliens é pouco protegida, pois eles guardam recursos pra fazer resource towers e não voltam para defende-la antes de garantir a segunda hive) não saia atirando na hive, ou em qualquer chamber que tiver ali dentro. Fazendo isso você estará mandando um sinal para todos os aliens e escrevendo na testa "me mate" primeiro informe o seu time, se tiver alguem com você, peça pra que ele não faça barulho, peça ao comandate um turret factory ou uma phase gate. E não tente tomar a hive antes que o seu time inteiro esteja pronto pra isso. 1 marine de cada vez invadindo a hive = comida em rodízio.

    1.3 Estabelecendo uma segunda base.
    Em certos mapas é melhor construir uma base em uma das hives do que uma onde os marines começam, principalmente porque vocês vão estar gastando o mesmo recurso pra defender a base e a hive, não vão precisar defender duas bases ao mesmo tempo, nem deslocar metade do time pra cada base, etc. Sai bem mais barato e fácil, a menos que eh claro, a hive seja de muito fácil acesso para os aliens.

    1.4 Umbra - salve sua munição.
    Quando os aliens soltarem uma nuvem de gás amarela, economize balas. Essa nuvem se chama umbra, e reduz drasticamente o dano das balas. Algumas param completamente antes de atingir os aliens. A redução do dano chega em meados de 80-85%. Use grenade launchers, ou, se for apenas um lerk solitário mandando umbra, use a faca mesmo. Eles não são resistentes e as facadas desorientam a visão do inimigo.

    1.5 Gorges, lerdos e fáceis de matar... até a segunda hive.
    Webs são vistos como sendo fios brancos translúcidos postos no mapa, e imediatamente reconhecidos porque se você atravessar um fio, você fica webbed e não pode usar nenhuma arma durante um curto espaço de tempo. Quem coloca essas traps são os Gorges, depois que o time ganha a segunda hive. Portanto, se achar um gorge sozinho dando sopa no mapa, e ele começar a tacar umas bolinhas em sua direção que fazem um som de fita adesiva, IMEDIATAMENTE AGACHE E FIQUE PARADO. Se você correr em direção à ele ficará preso, e aí fica muito fácil do gorge te matar. Lembre-se, gorges com carapace lvl 3 duram mais que um clip de LMG, as vezes até mais que uma combinação LMG --> Pistola. Então, certifique-se de que vai acertar todos os tiros.

    ALIENS.

    2.1 Rush no ínicio do jogo é ótimo... se você quer começar o jogo aguardando o respawn.
    Alguns mapas, sendo o melhor exemplo ns_eclipse, tem a base marine numa sala muito grande, e entradas inconvenientes para skulks, e fica muito fácil um marine acertar você de longe. Se você não consegue ir até a comida, faça a comida vir até você. Se acha que não vai conseguir entrar na base, abra a porta e parasite os marines... ou eles vão se suicidar para se ver livres das pragas ou vão correr atras de você com o intuito de morrerem mesmo.

    2.2 Coletando recursos
    Parece incrível, mas tomando o mapa ns_eclipse como exemplo de novo, tem gorge que coloca a primeira resource tower no triad generator ou horseshoe.

    Se você for um gorge, evite criar um resource tower próximo a base dos marines, e na segunda hive que pretende criar, principalmente porque sempre vai ter um ou outro marine que vai fazer uma ronda pelo mapa e vai pegar você no exato instante que colocou a rt no chão =P prefira as rt distantes da base marine, das hives e que não chamem muita atenção.

    Também não fique dentro do local da hive esperando chegar 80 recursos pra construi-la, a menos que o local esteja protegido. Fique em lugares seguros, e quando tiver dinheiro, peça para skulks ou lerks te acompanharem.

    2.3 Lerk: a classe subestimada.
    É crença popular acreditar que lerks são inuteis antes da segunda hive. Errado. Eles são ruims pra atacar sim, mas são essencialmente táticos. Eles podem acabar com turrets demorando menos de um minuto por turret, mesmo estando fora do alcance deles usando a segunda arma, matar marines através de cantos ou dutos escuros, e quando se aprende a voar com eles, você pode sair de situações perigosas rapidíssimo. Com 2 hives, os lerks ganham umbra, não muito popular, já que a maioria nessa hora vai fade, mas extremamente útil. Usando umbra, que diminui o dano das balas inimigas (não funciona com granadas) é possível se aproximar de uma base cheia de turrets (uma base marine numa hive, por exemplo) jogar umbra e morder um turret por completo antes do efeito da umbra acabar, que dura uns 10 segundos. Contudo, essa tática só é boa se o lerk tiver adrenaline. Com adrenaline e regeneration+umbra, fica facil destruir vários turrets de base. Apenas tente destruir a phase gate primeiro, de uma distancia que os turrets não contra-ataquem. Se conseguir, use umbra e vá correndo acabar com o turret factory.

    2.4 Gorges não construem apenas chambers e hives.
    Se você for um gorge, sempre cure os seus aliados ao redor, e se eles forem tomar uma hive base, vá com eles, construindo chambers e curando-os com o spray (arma 2) evitando que seus teammates morram.
    Com 2 hives, fica extremamente fácil se defender. Se algum marine vier pra cima de você, comece a tacar webs no chão(arma 3). Se ele agachar e não se mexer, fuja imediatamente, pois quando ele se recuperar do webbed vai te atacar. Mas deixe webs no caminho pra que ele não te siga. Com 4 hives, os gorges ganham a habilidade blabber, skulks falsos, lerdos, pouquíssimo dano e life, mas que distraem os turrets dos fades e de você mesmo e são ótimos para ativar as minas das bases dos marines.

    2.5: Minas? Eu cuspo nas suas minas!
    Alguns aliens tem receio de invadir a base marine quando vêem minas espalhadas nas aberturas. Enquanto uma mina eh mais do que o suficiente para matar skulks, gorges e lerks, fades com carapace lvl 3 perdem menos da metade do life por mina, Onos com carapace lvl 3 mal sentem o dano. Skulks com celerity e leap também podem desativer minas antes da explosão atingi-los, dependendo de como elas foram colocadas.

    Bem por enquanto eh "soh" se vcs gostaram, deem reply que eu coloco mais algumas.

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  3. #2
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    Up!

  4. #3
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    ow... me dá esse tutorial?

    icq 1649587

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