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    Um toque pra quem bola mapas !!!!

    Ae galera... essa é pros cara que fazem mapas pra DoD...
    Tipo assim... gostaria de falar uma coisinha básica...
    Como eu adoro DoD... to sempre baixando mapas na net... minha coleção já esta quase superando os 100 mapas... alias... todos muito bons... são trabalhos muito bem feitos...
    Agora o que eu tenho reparado é o seguinte.. a maioria dos mapas são cenários de cidades destruidas... po... acho mo legal isso... adoro uma batalha numa cidade toda pipocada, da um clima legal a batalha, mas somente mapas de cidades destruidas enjoa... cade os mapas de campos de batalha ??? mapas abertos cheios de trincheiras, barreiras, bunkers... essas coisas... Esse tipo de mapa eu tb acho mo barato de jogar... po... vc se sente realmente num campo de batalha... ainda mais com aqueles sons de tiros e bombas pra tudo que é lado... muito emocionante...

    Outra coisa que eu queria falar é sobre as texturas usadas nos mapas... poxa... DoD dispoe de poucas cores para se trabalhar, então na hora de bolar um mapa.. tentar variar o maximo possível nas cores, e nas texturas... tipo assim... tem muitos mapas de DoD no qual as paredes, as casas, os muros, as ruas, tudo igualzinho... as mesmas cores as mesmas texturas... isso deixa o cenário muito sem graça...
    Não sei se esta dando pra entender o que eu quero dizer...
    Resumindo bem... eu digo para que o pessoal que faz mapas tentasse variar bastante nas texturas e nas cores, num ficasse repetindo muito a mesma coisa sabe...
    Outra coisa que eu acho bem xata nesses mapas com muitas texturas repetidas é que fica muito mais fácil perceber o serrilhamento nesse mapa.... mesmo quando rodando em uma resolução alta...
    Deem uma olhada nessa foto aqui... vcs vão entender melhor o que eu estou querendo dizer :

    http://maps.houstondod.com/pafiledb....on=file&id=244

    Pois é... é isso ae que eu queria falar proceis....

    Agora me digam um negoço... me falem ai uns mapas bons de campos de batalha abertos... eu tenho alguns massa aqui... o OVERLOR, o DOG1 o ALOSTBU.......
    Tem algum mapa que a batalha se passa num deserto ou então numa planicie gelada ???

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  3. #2
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    Re: Um toque pra quem bola mapas !!!!

    Originalmente enviada por Sgt. Rock
    cade os mapas de campos de batalha ??? mapas abertos cheios de trincheiras, barreiras, bunkers... essas coisas... Esse tipo de mapa eu tb acho mo barato de jogar... po... vc se sente realmente num campo de batalha... ainda mais com aqueles sons de tiros e bombas pra tudo que é lado... muito emocionante...
    Nego não faz mapas abertos pois o engine do HL eh muito antigo e não permite mapas grandes, quanto maior for o seu campo de visão num mapa mais "lagado" ele fica, o melhor eh sempre ter um campo de visão curto em qualquer lugar do mapa, e pra isso os mapas de cidades são perfeitos. Alguns mappers ainda tentam fazer mapas mais abertos, mas eh muito dificil fazer um q não fique "pesado"

    .
    Originalmente enviada por Sgt. Rock
    Outra coisa que eu queria falar é sobre as texturas usadas nos mapas... poxa... DoD dispoe de poucas cores para se trabalhar, então na hora de bolar um mapa.. tentar variar o maximo possível nas cores, e nas texturas... tipo assim... tem muitos mapas de DoD no qual as paredes, as casas, os muros, as ruas, tudo igualzinho... as mesmas cores as mesmas texturas...
    Isso ocorre pois os mapas de HL tem um limite de 4MB de texturas pra ser usada, quanto maior o numero de texturas diferentes mais Mb vc ocupa, então para não estourar esse limite de 4mb (que eh um limite pequeno, devido mais uma vez ao engine do HL ser antigo) os mappers acabam sendo obrigados a repetir suas texturas

    ---------------------------------------------------------------------


  4. #3
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    É froids !!!!

    Ae valeu pela explicação tecnica...

    Agora... mesmo com toda essa limitação... tem alguns mapas de DoD que são mais caprichados que outros... um exemplo bem claro disso é o "DOD_CUSTARD_B1", esse é um mapa muito bonito de se ver... as texturas se repetem mas de uma forma que não tira a beleza do cenário...
    É uma pena que a engine de HL seja tão limitada... logo ela que na minha opinião é onde os MODs se adaptam melhor... já vi MODs para Unreal e Quake 3 e sinceramente... mesmo com gráficos melhores... não tem a mesma diversão que os MODs de HL... creio que isso seja consequencia da jogabilidade de HL que pra mim é uma das melhores até os dias de hoje...

  5. #4
    Sob
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    o ethan
    tipo
    num eh possivel faze no dod atual um lance q tinha no antigo?
    eu lembro q tinha umas metranca no meio do mapa
    q se chegava nela e apertava E e se controlava ela

    era legal... mai era apelativo
    dae sei la..
    fazia a metranca e alguma coisa q de pa destrui ela

    seria legal


    qnto a areas descampadas ae
    ah mto tempo eu jogava firearms otro mod d HL
    dae tinha um mapa assim
    2 base
    no meio um rio
    em cada base antes tinha trinchera

    era bem lagado memo
    mai eu pensava q era meu pc =P

  6. #5
    Suspenso
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    Legal, gostei de saber das limitações do DoD...

    Será que vai ter HL 2? Iria dorimir na fila de espera pra comprar

    Sgt Rock... conhece o mapa 3trenches? meu amigo... é uma delícia total... voce vai adorar... aliás vamos jogá-lo hoje (30/12) doddf.servegames.com:27015

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