+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2008
    Mensagens
    648
    Verdinhas
    0

    Promover eventos, uma boa ou furada?!

    Se não for aqui, já peço desculpas..

    Alguém aqui é promotor de eventos ou conhece alguém? Sempre tive essa curiosidade de como fazer um evento, pois tenho interesse em promover festas, mas, como fazer? Alguém tem idéia? Em termos juridicos etc etc..

    Dinheiro eu sei que dá, pq eu vejo algumas pessoas que promovem festas e só andam de importado por aqui.. hehe!

    Como eu tenho 70 mil pra "brincar" nisso , eu estava pensando no seguinte:


    1 - arrendar uma casa de show

    2 - contratar uma ou duas bandas de samba/pagodes(não que eu goste, e sim o público).. Não sei o cachê do exaltasamba, mas no ultimo show deles aqui deu 15 mil pessoas a 25 reais o ingresso.. = 375 mil reais fora bebida

    O que mais? agencia de publicidade?

    E patrocinio? qual uma média de cota?

    Então, algm tem alguma dica pra me dar de como promover festas?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Bruno
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2007
    Mensagens
    4.834
    Blogs
    2
    Verdinhas
    289

    Acho que mais do que ter dinheiro, você precisa de um networking fodido. Precisa conhecer gente de tudo que é meio. Músicos, publcitários, bartenders, gerentes, jornalistas, empresários... Acredito eu que as melhores festas vêm de quem sabe unir networking a bom gosto.

  4. #3
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2008
    Mensagens
    648
    Verdinhas
    0

    Citação Citando Bruno Ver mensagem
    Acho que mais do que ter dinheiro, você precisa de um networking fodido. Precisa conhecer gente de tudo que é meio. Músicos, publcitários, bartenders, gerentes, jornalistas, empresários... Acredito eu que as melhores festas vêm de quem sabe unir networking a bom gosto.
    O pessoal que trabalha com isso aqui é tudo fechado.. é complicado demais..

    Será que valeria mais a pena eu contratar uma agência promotora de eventos dependendo do preço, dar a grana e esperar o lucro? :P

    Pra n dizer que n sei po**a nenhuma eu já organizei um evento numa disciplina optativa na facul, junto com o pessoal da sala, conseguimos arrecadar 5 mil reais + 1 tonelada de alimentos pra duas instituições de caridade.. heheh! Mas a gente corria atrás das coisas e a no final repassávamos a nossa professora e ela dava o "toque final"..


    Eu moro em Fortaleza, e tem festa todo dia aqui, principalmente forró(ecaaa).. e vejo que há carência pra samba/pagode e essas banda modinhas/emo como Cine, Strike, Fresno.. e eu queria focar nesses dois publicos ou num dos dois, mas como eu disse n sei o que juridicamente tem q fzr..

    Sobre arrendar casa de show, não deve passar de 15 mil e são locais que possuem uma boa estrutura

    Olha só um calculo que eu fiz aqui:

    Exaltasamba - 45 mil ( com base em noticia no google)
    Banda 2 - 4mil (Local)
    Casa de show - 15 mil
    Agência organizadora do evento - ?
    Palco/som/luz - 6 mil (aluguel)
    Patrocinios - qual a média?
    Público - 15 mil ( Com base bo ultimo show deles em setembro )
    Ingresso - R$ 25
    Bebida - R$ 10(Média do lucro líquido por pessoa)
    Imposto - ?

    Preciso ser PJ? Já que to contratando uma organizadora?

    Calculo bruto:

    Despesa:
    Exalta(45) + Banda local(4) + Casa de show(15) + Palco/som/luz(6) + Agência(?) + Imposto(?) + Despesas extras = 70 mil + 30 mil(to incluindo na suposição os que estão com "?") = 100 mil

    Receita:
    Público - 15 mil x 25 = 375 mil
    bebida - 15 mil x 10 = 150 mil
    TOTAL: 525 mil


    R-D= 425 mil

    Fora patrocinios..

    Tô viajando?

    EDIT:

    Aproveitando, sorriso maroto esteve aqui semana passada e deu 18 mil pessoas a 25 pista, 40 front stage e 50 camarote
    Última edição por Hwnz : 02-02-2010 às 10:40

  5. #4
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Cadu®
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Brotherhood
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    13.065
    Verdinhas
    243

    e a segurança?

  6. #5
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2008
    Mensagens
    648
    Verdinhas
    0

    Citação Citando Cadu® Ver mensagem
    e a segurança?
    a média até onde eu sei é de 1 segurança pra 50 pessoas, então dá uns 300 e se pagam aqui 20(Isso pagando terceirizadas).. 6 mil reais

    é por isso que seria bom algm que conhecesse isso viesse aqui pra ajudar..

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Rumo ao Hepta
    Registro
    Aug 2006
    Mensagens
    4.878
    Verdinhas
    983

    http://www.sucoaquino.com.br/

    pra se ter ideia de quanto sai

  8. #7
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de Filipp0
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    6.561
    Verdinhas
    2140

    Já tive uma empresa de eventos e te digo que a dor de cabeça é infinita.

    Custa muito mais caro do que isso, duvido que um lugar que abrigue 15 mil pessoas vá cobrar só R$15K de aluguel. Geralmente aluguel é muito caro, un 30-50% do custo total

    Marketing também é bem caro... BEM caro.

    E a parte operacional é foda, dá muita dor de cabeça... Garantir que os seguranças sejam bons, os barmans treinados, a contabilidade de convites bem feita, os banheiros limpos, etc.

    A parte regulatória também é foda. Prefeitura é sempre uma dor de cabeça, sempre tem alguém querendo se aproveitar, te fuder... Podem embargar sua festa de um dia pro outro e você tem que entubar o prejuízo + os processos dos consumidores frustrados. E se alguém morre na sua festa? Tem que fazer seguro de tudo, contratar ambulância etc.

    Além disso é um ramo de MUITO risco. O show deu 15 mil pessoas, beleza... mas podia muito bem ter dado 2 mil pessoas! E aí você podia perder 100K em um dia... E aí? O que fazer? É foda..

    Sugiro que se você realmente quer começar a trabalhar nessa indústria, comece conhecendo gente com experiência nisso e entre de sócio investidor no início, pra ir aprendendo as manhas. Não bota muito, vai pegando 5-10% de participação até você se sentir confiante pra tocar um evento seu - e ainda assim é melhor arrumar sócios para pelo menos uns 40% do evento

  9. #8
    Membro Avatar de AEUIOHAOieAAEUI
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2000
    Mensagens
    4.331
    Verdinhas
    8

    brother, se quer ser produtor vc vai ter q rebolar mais que as dançarinas do palco

    faz um plano certinho, arruma uma equipe, sozinho vc vai se fuder

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hardMOB Platinum User
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    17.359
    Verdinhas
    3570

    Ou melhor, não arruma uma equipe, ou pensando bem, arruma uma, mas que fique o dinheiro na sua mão.

    Trabalhei com mkt de evento durante muito tempo, mais na época que estava terminando a facul, fazia parte gráfica sempre.
    Eu juro, JURO que nunca mais faço NADA pra evento. E convenço gente que está querendo aventurar largar mão.

    É dor de cabeça mesmo, festa é que nem rancho e Nintendo Wii...bom é dos outros
    Eu trabalhei direto nas épocas de raves, cheguei a ser contratado como estagiário a distância da Chemical Crew, até ai tudo bem, o problema eram os produtores de evento aqui, pessoal que faziam a ponte.
    Era interessante, trabalhei pra Paranormal Attack, Skazi, XXXperience, e assim vai, trabalhava em casa, fazia design e as vezes rolava até edição de DVD e afins (no qual ganhava mais ainda em cima de venda e vendia muito). Era bom porque conseguia muito contato, vc fazia algo diferente rapidamente ligava outro...mas como eu disse oque ferrava eram os intermediários.

    Festa não é um produto digamos palpável, ou seja, você vende um momento, 5 horas de música, depois que acaba, vira um cacete, pessoal que tava arrumando some, some grana, te esquecem, e TUDO cai em você. E gente te ligando 24/7 cobrando porque fulano sumiu ou pq uma nota atravessou, e já que cada festa é uma só, ninguém se preocupa em resolver o que já passou.
    Sem contar infra, segurança desce o cacete em alguém, menor entra, conselho tutelar chega pisando fundo, pegam gente com dorgas e assim vai...não pense que alguém vai responder por vc, é assim: "Cadê o organizador disso?"

    Teve trabalho que não recebí até hoje, teve um clássico caso de um cara da minha cidade, ele começou na parte de evento, de intermediário até virar dono de uma pequena empresa de festas, deu quebra em gente daqui (contratava muita gente e o povo sumia), foi pra outra cidade, repetiu, foi pra outra ainda, repetiu, voltou e fiquei sabendo que acabou sendo preso pq uma galera tava cobrando dele e tinha até dorgas no meio.

    Mas tudo está perdido? Não.
    Existe um meio MUITO bom pra trabalhar com evento, é o de formaturas.
    Sério, nunca esteve tão bom, tenho um amigo que formou comigo e abriu uma empresa de formaturas, porque na época faltava empresa do tipo (a gente nem fez formatura).
    O bom deste tipo de evento é que o público é melhor, não tem briga, quando tem é briga de frango....
    Recebe-se tudo antes, mas tem que ser transparente...você fecha com 1 banda só pra tipo 5 anos de uma vez, povo tá nem ai pra banda, fecha com um salão também da mesma maneira.
    Quem vai pagar não é molecada, é pai...
    E ainda empresa que fotografa, empresa que cede beca, PAGA pra vc pra ter exclusividade.

  11. #10
    Membro Avatar de Pisces
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    836
    Verdinhas
    0

    Posso dar uma idéia? Vc ja está querendo começar por cima, sem noção dos custos e SOZINHO...

    Se vc quer começar bem, comece a fazer cerimoniais tipo Casamentos, Festas de 15 anos, etc... Assim vc vai conhecendo pessoas de todas as áreas... como: seguranças, fotografos, equipe de iluminação, filmagens, buffets, mão de obra braçal mesmo, começa a ter contato com fornecedores e etc.... vc pode ir crescendo com isso até fazer eventos maiores como feiras, comissios e/ou showmicios, ATÉ chegar onde vc quer que seriam SHOWS... Quando vc chegar lá, vc já vai ter experiência, noção dos custos, conhecer muita gente de todos os ramos, etc...

    Enfim... vc passará de Cerimonialista para Promotor de Eventos... é claro que nesse meio tempo vc poderá até se aventurar em eventos propriamente dito... mas é um risco maior... até pq eventos são caros !!!
    Última edição por Pisces : 04-02-2010 às 13:15

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões