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  1. #1
    Suspenso
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    Copia Perfeita

    Eu estava pensando ultimamente sobre copia de CD's/DVD's de jogos. Porque quando se clona um DVD de jogo, o mesmo para de funcionar como o original, existe maneira de fazer uma copia perfeita?
    Caso exista uma maneira de fazer esta copia perfeita, não haveria a necessidade de desbloquear videogames, e sim, fazer copias dos jogos originais...

    Alguem com um conhecimento mais aprofundado, gostaria de se manifestar?


    Deu uma lida sobre SecuRom como o Spidey sugeriu, porem acredito que este só se aplica em jogos de computador, uma vez que o sistema instala um software durante o processo de instalação, inclusive houve queixas dos usuários que tinham posse destes jogos, pois uma vez instalado, o rootkit não mais era desinstalado da maquina, mesmo após desinstalação do jogo.
    O fato é que em videogames, não vejo como isso pode acontecer, embora o XBOX tenha HD, não acredito que seja instalado nada.

    *Mais informações sobre o rootkit destas proteções*
    ================================================== ====
    O rootkit instalado no sistema (sem que o usuário tome conhecimento de sua existencia), ativa os controles ActiveX da máquina, o que provem ao site do fabricante interagir(entenda colher informações do sistema) com a máquina do cliente, desta forma a fabricante associa o numero de serie ao sistema em que foi instalado a copia, evitando que mesmo que seja feita uma cópia do jogo, aquele identificador do software ja esteja associado a outro sistema.

    O jogo Spore, fazia esta ativação(reativação) do software a cada 10 ou 5 dias.
    Resumindo, esse é o motivo pelo qual jogos protegidos por securom precisam de crack, ou outras formas de modificação do software original.

    ================================================== ====

    Método anti-pirataria do XBOX
    ================================================== ====
    Achei na Wiki americana, não sei se são confiáveis as informações, porem aí vai:

    Existe uma layer acessada pelo lado reverso, ou mais profunda que as outras que os gravadores caseiros não conseguem gravar, e um sistema que não permite bootar discos DVDR, ou seja, o firmware do console faz esta checagem antes de bootar, tornando necessário a modificação do firmWare da leitora.

    Aguardo ansiosamente um equipamento capaz de fazer uma copia perfeita dos jogos deste console, entretanto se formos parar para pensar, a solução atual é muito mais palpável , uma vez que se houvesse tal equipamento, a microsoft lançaria novos métodos de trava exigindo novos métodos de copia, o que faria com que não conseguíssemos jogar os lançamentos em tempo hábil.


    Se houver algum erro no que estou dizendo, aceito correções

    ================================================
    Última edição por ganondorfan : 16-02-2010 às 18:51

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  3. #2
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    Também tenho essa curiosidade (apesar de saber mais ou menos o porque de não funcionar). Porque você não busca por SecuROM na Wikipedia e não vai lendo os tópicos relacionados, e depois faz um resumo aqui?

  4. #3
    Jon
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    Estive pensando nisso nesses dias a título de curiosidade também. E isto não é uma coisa nova.

    Por exemplo: entre 1994 e 1995 tivemos o lançamento do playstation 1, sega saturn e neogeo CD e destes, apenas o NGCD não possui proteção na mídia: é copiar e jogar no VG sem nenhuma modificação. Não sei se algum VG pré 1994 com drive de cd possua algum tipo de proteção. Até porque naquela época, creio eu, as cópias ilegais desses cds eram feitas em equipamentos de nível profissional ou mesmo semi industrial. Ou já existia gravador de cd para pc em 1994?

    Devaneio pessoal: provavelmente estas proteções sejam algo a nível físico até, feita com maquinário específico para aquele tipo de proteção, coisa literalmente impossível de um gravador doméstico replicar. Até mesmo complicado para um equipamento industrial replicar sem o devido conhecimento da técnica usada. Um exemplo prático:

    Quem já teve sega saturn e teve em mãos algum cd original dele sabe que, no lado gravado sempre tem impresso a laser nas bordas os dizeres SEGA e informações de copyright. Descobriu-se dia desses que as informações que o sega saturn busca no boot para saber se o cd inserido é original ou não reside justamente nesta área aparentemente sem conteúdo binário e, da última vez que vi, já tinham até conseguido extrair tais informações dessa área. Só não procurei saber se tinham conseguido, com isso, replicar um cd de SS que funcione 100% em um VG sem modchip.

    Ou seja, quem faz o modchip sabe disso mas é claro que não vai dar essa informação assim de lambuja xD.

    No caso dos jogos de pc é algo parecido mas sempre estão, por exemplo, atualizando as versões do securom. Por sinal, vi uma lista dia desses de jogos antigos (bem antigos, por sinal) que podem ser 100% copiados e executados no pc sem nenhum "artifício", se é que me entendem. Mas isso é algo bem específico e requer modelos específicos de gravadores e, mesmo assim, nenhum deles é capaz de lidar com todas as proteções mais manjadas xD.

    Se fosse algo realmente fácil, o submundo daqueles "patches" (hehehehehe) simplesmente não existiria porque seria desnecessário.

    Por exemplos assim é que se vê que a proteção que se usa em dvds de filmes é muito fraca. Qualquer moleque hoje copia um dvd-video em casa em questão de minutos. Uma cópia feita em casa de um jogo de playstation 1 (de 1994) não vai funcionar no vg caso ele não tenha modchip.

  5. #4
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    Então, deve existir alguma regulamentação para que os drives de dvd domésticos não gravem o cd com perfeição, mas além disso, deve ter alguma regulamentação pra que eles não lêem também os discos 100%.

    Porque se o problema fossem as gravadoras, quando a gente faz um ISO e emula com o Daemon-Tools, por exemplo, deveria funcionar 100% das vezes para os jogos que pedem o disco no drive enquanto a pessoa joga.

  6. #5
    Suspenso
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    Sempre que penso nesse assunto, acredito que haja uma falta de interesse destes artifícios serem descobertos.

    Uma situação curiosa é o XBOX360 (videogame que eu tenho mais contato ultimamente), o desbloqueio do mesmo é feito pela atualização do firmware da leitora de DVD's, o processo consiste em extrair um serial único do firmware original da leitora(que garante o funcionamento da mesma) e aplicar este numero em um firmWare modificado que posteriormente sobrescreverá o firmWare original.

    A curiosidade nisso é, para você desenvolver as alterações a partir de um firmWare original, você precisa entender seu funcionamento e fazer as adaptações necessárias, ou seja, quem desenvolveu o firmware sabe quais são os pontos relevantes no DVD para que ele seja identificado como autentico.

    Outra: Esta é totalmente hipotética, a unica coisa que eu possa imaginar seria algum layer do DVD que as gravadoras e o leitor do 360 só conseguissem ler, embora você consiga reproduzir o código desta área, talvez as gravadoras atuais não sejam capazes de fazer uma gravação desse nível.

    Só que esta ultima hipótese nos leva a outro paradigma: o foco deveria ser em conseguir um equipamento capaz de gravar neste nível, o que provavelmente seria do interesse da LG, SAMSUNG etc... mesmo que esta possibilidade fosse "vetada"(camunflada) no firmware original da gravadora, uma vez que este tipo de recurso alavanca as vendas do produto e isenta a fabricante de consequencias legais.

    Bom pessoal, isto é só um monte de viagem a respeito mesmo. Vou tentar pesquisar algum material relevante sobre o assunto.

  7. #6
    Suspenso
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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Então, deve existir alguma regulamentação para que os drives de dvd domésticos não gravem o cd com perfeição, mas além disso, deve ter alguma regulamentação pra que eles não lêem também os discos 100%.

    Porque se o problema fossem as gravadoras, quando a gente faz um ISO e emula com o Daemon-Tools, por exemplo, deveria funcionar 100% das vezes para os jogos que pedem o disco no drive enquanto a pessoa joga.
    Mas a leitora do XBOX tem que conseguir ler essa diferença, ou seja, devíamos fazer isos com a leitora do proprio console ?

  8. #7
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    Aí que tá, nem sempre. Já li que tem umas proteções que inserem erros no disco de propósitos, em áreas de proteção mesmo, tipo assim, setor X tem erro. Quando você faz a ISO você lê o setor X, como tem erro o próprio leitor corrige com os bits de paridade. Quando grava você já grava corrigido.

  9. #8
    Suspenso
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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Aí que tá, nem sempre. Já li que tem umas proteções que inserem erros no disco de propósitos, em áreas de proteção mesmo, tipo assim, setor X tem erro. Quando você faz a ISO você lê o setor X, como tem erro o próprio leitor corrige com os bits de paridade. Quando grava você já grava corrigido.
    acho que chamam isto de DummyFiles, lembro que havia um problema que a imagem do disco ficava maior do que a contida no disco original, tornando a gravação impossível.

  10. #9
    Jon
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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Então, deve existir alguma regulamentação para que os drives de dvd domésticos não gravem o cd com perfeição, mas além disso, deve ter alguma regulamentação pra que eles não lêem também os discos 100%.

    Porque se o problema fossem as gravadoras, quando a gente faz um ISO e emula com o Daemon-Tools, por exemplo, deveria funcionar 100% das vezes para os jogos que pedem o disco no drive enquanto a pessoa joga.
    Provavelmente é algo como eu comentei: alguma característica no disco que seja impossível de ser duplicada em ambiente doméstico ou mesmo por um concorrente com maquinário industrial. Algo a nível físico que seja invisível aos olhos humanos mas perfeitamente detectável pelo gravador. Algo tipo, o setor onde ficam as informações de validação do disco possuírem alguma imperfeição física invisível aos nossos olhos mas detectável pelo drive. Algo que o drive pode ler mas nunca poderia replicar em uma gravação.

    Citação Citando ganondorfan Ver mensagem
    Sempre que penso nesse assunto, acredito que haja uma falta de interesse destes artifícios serem descobertos.

    Uma situação curiosa é o XBOX360 (videogame que eu tenho mais contato ultimamente), o desbloqueio do mesmo é feito pela atualização do firmware da leitora de DVD's, o processo consiste em extrair um serial único do firmware original da leitora(que garante o funcionamento da mesma) e aplicar este numero em um firmWare modificado que posteriormente sobrescreverá o firmWare original.

    A curiosidade nisso é, para você desenvolver as alterações a partir de um firmWare original, você precisa entender seu funcionamento e fazer as adaptações necessárias, ou seja, quem desenvolveu o firmware sabe quais são os pontos relevantes no DVD para que ele seja identificado como autentico.
    Não digo falta de interesse e sim falta de recursos ou mesmo porque a coisa é muito bem protegida. Quem cria um modchip ou firmware hackeada (no caso do Xbola) sabe exatamente o que o vg está indo buscar no disco para autenticar. O mod/firm. custom, basicamente, diz para o vg que aquele disco é legítimo e o vg executa o conteúdo. Replicar a proteção em disco é que é complicado. Tão complicado a ponto de ser mais "simples" produzir modchips/firmwares.

    Estamos em 2010 e, até o momento, não existe notícia de uma cópia de disco feita em casa ou por pirateiros profissionais que funcionem em sega saturn / psx / playstation 2 / game cube / xbox / wii / x360 sem que estes não estejam com modchips/firmwares custom O_o

  11. #10
    Suspenso
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    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Provavelmente é algo como eu comentei: alguma característica no disco que seja impossível de ser duplicada em ambiente doméstico ou mesmo por um concorrente com maquinário industrial. Algo a nível físico que seja invisível aos olhos humanos mas perfeitamente detectável pelo gravador. Algo tipo, o setor onde ficam as informações de validação do disco possuírem alguma imperfeição física invisível aos nossos olhos mas detectável pelo drive. Algo que o drive pode ler mas nunca poderia replicar em uma gravação.


    Não digo falta de interesse e sim falta de recursos ou mesmo porque a coisa é muito bem protegida. Quem cria um modchip ou firmware hackeada (no caso do Xbola) sabe exatamente o que o vg está indo buscar no disco para autenticar. O mod/firm. custom, basicamente, diz para o vg que aquele disco é legítimo e o vg executa o conteúdo. Replicar a proteção em disco é que é complicado. Tão complicado a ponto de ser mais "simples" produzir modchips/firmwares.

    Estamos em 2010 e, até o momento, não existe notícia de uma cópia de disco feita em casa ou por pirateiros profissionais que funcionem em sega saturn / psx / playstation 2 / game cube / xbox / wii / x360 sem que estes não estejam com modchips/firmwares custom O_o

    Acho que a resposta para esta sua ultima afirmação está no 1º Post do tópico(eu editei ele, conforme o spidei sugeriu) se conseguissem criar a copia perfeita, eles inventariam outro tipo de proteção, tornando uma disputa de gato e rato, cria proteção, cria quebra proteção,cria nova proteção...etc...
    Daí como em uma função, você cria o método para resolver o problema em qualquer situação, ou seja, invés de ficar quebrando a cabeça com cada tipo de trava que o mercado imponha, modifique o órgão que faz a autenticação(console) ou seja, problema resolvido definitivamente, que é o que ocorre de fato atualmente.

  12. #11
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    Sobre os modchips, quem os faz não precisa necessariamente conhecer quais os mecanismos de proteção da mídia, tudo o que ele tem que saber é qual o comando que o vg recebe para autorizar a execução do jogo
    O que o chip faz é receber o comando "OPA, mídia errada" enviada pelo leitor de cd/dvd e restransmitir como "Ok, a mídia é verdadeira, pode bootar". Isso independe de como a mídia é feita.

    Quanto aos métodos de proteção na mídia, gostei bastante da idéia da informação errada e da paridade correspondente, me parece bastante razoável. Alguém se habilita a descobrir se é por ai mesmo?

    As empresas que fabricam gravadoras não metem o bedelho quanto a capacidade dos gravadores reconher e gravar qualquer tipo de proteção destas pelo simples fato de que elas seriam maciçamente ownadas juridicamente. Como explicar que você colocou este tipo de capacidade em uma mídia sendo que a unica utilidade disso é criar cópias ilegais de jogos?

  13. #12
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    sinceramente acho que eles tem uma matriz mestra de copia ou mesmo uma ISO mestra , onde as copiadas não são passiveis de serem copiadas (com perfeição) novamente nem por eles mesmo , alguma chave de registro gravada na hora da copia original da mesma onde esta só seria passivel de leitura e não de copia (podendo ser invisivel a outras leitoras se não do proprio console)

    mas ai vcs perguntariam , mas enqnto aos dumps feitos atravez do proprio console ? , tudo bem mas ai pode estar se corrompendo a tal `chave`ao tentar copiar como eu disse la em cima ,portanto ainda `impossivel`....ou náo .

  14. #13
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    E aqueles famigerados discos de boot do dreamcast? Você colocava o disco, ele "destravava" o VG pro próximo CD e você colocava o gravadão bruto de boa.

    Isso quando om CD não era "autoboot".

    Se bem que DC era "GD-ROM", então por ae já deve ter algo diferente...

  15. #14
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    O disco de boot do dreamcast era um disco com algum exploit e um loader, só isso. Tanto que depois vieram os self-boot, que eram os discos com o exploit + loader direto no disco.

  16. #15
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    offtopic: dava pra rodar windows CE no dreamcast, non?

  17. #16
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    Sobre a cópia, depende... Jogos de PS1 por exemplo dá para fazer clones perfeitos.... PS2 já não dá, assim como do Saturn. Não conheço direito a proteção do PS2, mas sei que a do Saturn era tosca, mas bem bolada. É gravado algo totalmente fora do padrão na borda do CD, que só o drive do Saturn consegue ler, ou seja, nenhum drive de PC reconhece aquele trecho, sequer conseguiria gravar fora do padrão dos PCs. O Game Cube é similar ao Saturn, só que ao invés de ser na parte externa do disco, no game cube é na parte interna...

    PS2/XBOX/XBOX360 usam de métodos similares aos jogos mais recentes, é impossível clonar as falhas dos setores fracos com exatidão. O laser não tem precisão suficiente para isso, acho que existiram pouquíssimos leitores precisos suficientes para clonar essas falhas, e atualmente não existe nenhum modelo capaz (que eu saiba).

    Por isso que até mesmo jogos de PC são difíceis de clonar.

    P.s.: sobre rodar Windows CE no Dreamcast, na verdade não era bem isso. Alguns jogos rodavam com uma versão bem reduzida do Windows CE rodando de fundo, provendo algo parecido com o Windows (DX, blá blá blá)... Poucos jogos usaram Windows CE, e os que usavam o CE vinha no disco. Como era uma versão reduzida, não tinha desktop nem nada, não dava para fazer nada com ele exceto rodar os jogos.

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