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    As 3 Maiores Batalhas Navais da Historia

    Terceira Maior Batalha Naval da Historia

    Batalha Naval de Jutland - Oceano Atlântico - Primeira Guerra Mundial - 1916



    http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Jutland


    A Batalha de Jutland - Parte I

    A Batalha de Jutland - Parte II

    A Batalha de Jutland - Parte III








    The British Grand Fleet steaming in parallel columns at the outbreak of war in 1914




    SMS Seydlitz was heavily damaged in the battle, hit by twenty-one heavy shells and one torpedo. 98 men were killed and 55 injured

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  3. #2
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    Segunda Maior Batalha Naval da Historia

    Batalha Naval do Mar das Filipinas - Oceano Pacifico - Segunda Guerra Mundial - 1944



    http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_...Philippine_Sea







    F6F-3 landing aboard 'Lexington' (CV-16) — Task Force 58 flagship




    The carrier Zuikaku (center) and two destroyers under attack by U.S. Navy carrier aircraft, June 20, 1944




    USS Bunker Hill is nearly hit by a Japanese bomb during the air attacks of June 19, 1944.




    Japanese Carrier Division Three under attack by United States Navy aircraft from Task Force 58, late afternoon, June 20, 1944. The heavy cruiser circling at right, nearest to the camera, is either Maya or Chōkai. Beyond that, is the small aircraft carrier Chiyoda.




    Map of Battle of the Philippine Sea
    Última edição por San Andreas : 07-01-2010 às 17:50

  4. #3
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    Maior Batalha Naval da Historia

    Batalha Naval do Golfo de Leyte - Oceano Pacifico - Segunda Guerra Mundial - 1944



    http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Leyte_Gulf







    The light aircraft carrier Princeton afire, east of Luzon, 24 October 1944.




    USS Princeton explodes at 15:23




    USS St. Lo explodes after kamikaze strike




    Yamato hit by a bomb near her forward gun turret in the Sibuyan Sea. , 24 October 1944




    Musashi departing Brunei in October 1944 for the Battle of Leyte Gulf.




    Musashi under attack at The Battle of the Sibuyan Sea, 24 October 1944




    Yamato moments after exploding



    Yamato on trials, 1941



    Yamato under construction




    The four main actions in the battle of Leyte Gulf.
    1) Battle of the Sibuyan Sea
    2) Battle of Surigao Strait
    3) Battle of (or 'off') Cape Engaño
    4) Battle off Samar



    3ª e 7ª Frota Americana:

    • 8 porta-aviões pesados
    • 8 porta-aviões leves
    • 18 porta-aviões de escolta
    • 12 couraçados
    • 24 cruzadores
    • 141 destroieres
    • Dezenas de navios de suprimentos
    • Dezenas de submarinos
    • 1500 aviões


    Marinha Imperial Japonesa:

    • 1 porta-aviões pesado
    • 3 porta-aviões leves
    • 9 couraçados
    • 14 cruzadores pesados
    • 6 cruzadores leves
    • 35 destroieres
    • Dezenas de navios de suprimentos
    • Dezenas de submarinos
    • 300 aviões



    Golfo de Leyte: a maior batalha naval da história contemporânea


    A Batalha do Golfo de Leyte foi a maior batalha naval da história contemporânea, ocorrida entre 23 a 26 de outubro de 1944 nas águas em torno da ilha de Leyte, nas Filipinas, entre o Japão e os Aliados, durante a II Guerra Mundial.

    Esta batalha na verdade foi uma campanha naval dividida em quatro batalhas correlatas: Batalha do Mar de Sulu , Batalha do Estreito de Surigao , Batalha do Cabo Engaño e Batalha de Samar.

    Os Aliados invadiram a ilha de Leyte para cortar a ligação e a linhas de suprimento entre o Japão e o resto de suas colônias do Sudeste Asiático, principalmente o fornecimento de petróleo para a marinha imperial japonesa. Os japoneses então reuniram todas suas principais forças navais ainda em operação na guerra para reprimir o desembarque das tropas aliadas, mas falharam em seu objetivo, sendo derrotados e sofrendo pesadas baixas.

    A batalha foi o último grande confronto naval da II Guerra Mundial, porque após sua derrota a marinha japonesa não mais teve condições de colocar em combate uma força naval significativa, e sem combustível para seus navios restantes aguardou pelo fim da guerra ancorada em suas águas territoriais. Foi em Leyte que aconteceram, pela primeira vez na guerra, os ataques suicidas dos aviões kamikazes japoneses contra a frota norte-americana no teatro da Guerra do Pacífico.


    Estratégias


    Em 1943, a campanha aliada no Pacifico havia expulsado os japoneses de diversas posições nas Ilhas Salomão e em 1944 desembarques ousados dos norte-americanos apoiados por grandes frotas de porta-aviões na região central do Pacífico, culminaram com a retomada das Ilhas Marianas, com o subseqüente estabelecimento de bases que propiciaram vôos de ida e volta de seus bombardeiros B-17 ao Japão, que começou a sentir os efeitos dos pesados ataques aéreos a seu território.

    Os japoneses contra atacaram na Batalha do Mar das Filipinas, na qual os aliados destruíram três porta-aviões inimigos e derrubaram cerca de 600 aviões, estabelecendo a partir dali e pelo resto da guerra, uma superioridade aérea e naval sobre o Japão.

    O plano do estado-maior americano após estas vitórias era o de fazer um bloqueio marítimo às Filipinas e atacar Formosa, para dar aos Aliados o controle das rotas marítimas entre o Sudeste Asiático e o Japão. Entretanto, o general Douglas MacArthur defendia a invasão das Filipinas, por motivos estratégicos, políticos e sentimentais, argumentando que deixar o país em mãos japonesas acarretaria uma grande perda de prestígio na região e seria uma afronta a ele, MacArthur, que para lá prometera retornar após ter sido obrigado a fugir do país em 1942, durante a invasão japonesa. Além disso, o formidável poder aéreo que os japoneses ainda tinham nas Filipinas era considerado perigoso demais para ser ignorado e ultrapassado pelos Aliados numa campanha contra Formosa, que geograficamente colocaria as Filipinas às suas costas.

    MacArthur e o Almirante Chester Nimitz tinham divergências sobre os próximos planos de ataque, com Nimitz defendendo a opção da invasão de Formosa, acreditando que isso daria acesso ao território chinês, considerado desnecessário por MacArthur. Foi preciso uma reunião com o Presidente Franklin Roosevelt para que se chegasse a um concenso, que estabeleceu a prioridade pelas Filipinas, com Nimitz finalmente aceitando a opção.

    Os japoneses, por seu lado, também tinham seus planos, divididos em quatro “planos de vitória”: os planos Sho-Go . Sho-Go 1 era o planeamento de uma grande operação naval em defesa das Filipinas. Sho-Go 2, 3 e 4 seriam uma resposta a um ataque aliado à Formosa, às Ilhas Riukyu e Ilhas Kurilas respectivamente. Esses planos eram operações complexas e ousadas, que comprometiam todas as forças navais e aéreas japonesas ainda disponíveis para uma batalha decisiva, mas que não levavam conta a escassez de petróleo sofrida pelo Japão.

    Em 12 de outubro de 1944, quando o Almirante Nimitz lançou um ataque aéreo contra Formosa, para impedir que os aviões ali baseados interviessem no desembarque aliado em Leyte, os japoneses puseram o Sho-Go 2 em ação, lançando levas e levas de ataques aéreos contra os porta-aviões de onde saíam as aeronaves que os atacavam, perdendo cerca de 600 deles em três dias, quase a totalidade de sua força aérea na região. Com o desembarque no Golfo de Leyte, os japoneses fizeram a transição para Sho-Go 1.

    O plano consistia basicamente na utilização de três forças navais com objetivos diferentes. A frota do Almirante Jisaburo Ozawa, denominada Força Norte, avançaria para as Filipinas vindo do norte com uma força de porta-aviões quase sem aeronaves, com o intuito de iludir o comando da frota americana e obrigá-los a se desviarem do objetivo principal e sair a seu encontro ao norte. Sem a cobertura aérea propiciada pelos aviões aliados, desviados para a perseguição à frota de Osawa, a frota de desembarque americana seria então atacada pelo oeste, por três frotas de navios de batalha de superfície, respectivamente comandadas pelos almirantes Takeo Kurita, a Força Centro vinda de Brunei, Shoji Nishimura e Kiyohide Shima, os dois últimos formando a Força Sul.


    A Batalha de Leyte


    Na noite de 23 de outubro de 1944, dois submarinos norte-americanos avistaram os encouraçados de batalha de Kurita se dirigindo a Leyte pelo oeste da ilha e lançaram um ataque de torpedos contra a frota, afundando dois cruzadores e avariando um terceiro. Um destes cruzadores carregava o almirante, que foi obrigado a ficar na água por várias horas, estabelecendo o caos entre os comandantes da Força Centro até ser finalmente resgatado e transferido com sua bandeira de comando para o encouraçado Yamato.

    A esquadra continuou então em direção ao Golfo de Leyte, entrando no Mar de Sulu onde teve lugar a Batalha do Mar de Sulu, quando sofreram o ataque de aviões norte-americanos lançados de porta-aviões nas proximidades de Leyte e onde o encouraçado Musashi foi afundado. Com o ataque, a frota de Kurita, duramente atingida – apesar do afundamento do porta-aviões americano USS Princeton pela aviação japonesa baseada em terra - deu a volta saindo da região, o que fez o comando aliado imaginar que ele recuava, mas durante a madrugada ele retornou e atravessou em velocidade o Estreito de San Bernardino para aparecer de surpresa pela manhã no Mar de Samar, em frente à frota aliada.

    Na mesma madrugada em que os navios de Kurita atravessavam San Bernardino, a frota do almirante Nishimura surgia ao sul, no Estreito de Surigao, avançando diretamente para a frota americana de guarda na região. Na Batalha do Estreito de Surigao os japoneses perderam dois encouraçados, Fuso e Yamashiro, e Nishimura foi morto, com os sobreviventes da frota se retirando para oeste. Surgindo logo em seguida à devastação da frota de Nishimura, os navios do almirante Shima pouco podiam fazer contra o poderio de fogo Aliado e após recolherem os sobreviventes do Fuso bateram em retirada, na qual dois de seus cruzadores colidiram e ficaram fora de operação.

    Com a fuga das duas frotas e o desaparecimento dos navios de Kurita, que o comando aliado acreditava ter se retirado da região, os Aliados já comemoravam a vitória na batalha quando aviões de reconhecimento enviaram a notícia da descoberta da frota de porta-aviões do Almirante Osawa se aproximando pelo norte, o que pegou de surpresa o Almirante William 'Bull' Halsey, comandante da Força Tarefa aliada, que imediatamente deslocou sua força em direção à inesperada e muito mais poderosa ameaça.

    Ogawa chegava para cumprir seu papel de alvo flutuante (tiro-ao-pato), desviando o foco das atenções das outras três esquadras de encouraçados e cruzadores, cuja missão era destruir os navios e porta-aviões americanos sem escolta aérea, com a ação de seus potentes canhões de longo alcance enquanto ele era atacado pela aviação inimiga.

    Entretanto, o destino o havia colocado sob a mira dos aviões americanos quando duas das outras frotas japonesas já batiam em retirada quase aniquiladas e a terceira havia desaparecido, tornando seu sacrifício completamente vão. O encontro de Osawa e Halsey se deu em 25 de outubro na Batalha do Cabo Engaño, sendo quatro dos cinco porta-aviões japoneses afundados por ataques aéreos, entre eles o Zuikaku, último sobrevivente do ataque a Pearl Harbor - obrigando os navios sobreviventes a fugirem de volta ao Japão.

    Faltava o desaparecido Kurita. A ainda poderosa esquadra do almirante, que os aliados acreditavam ter fugido da área de combate após as perdas que sofreu no ataque do dia anterior, navegou toda a madrugada em velocidade de batalha pelo Estreito de San Bernardino e as seis horas da manhã de 25 de outubro, irrompeu pelo Mar de Samar, onde se encontrava a parte da frota americana que não havia partido para o combate contra o Almirante Osawa. Composta de porta-aviões de bolso e de navios menores, principalmente destróieres, era a frota que protegia os desembarques de soldados em Leyte e foi completamente surpreendida pela aparição dos navios japoneses e seus mastros em forma de pagode.

    Com os porta-aviões inimigos na alça de mira de seus poderosos canhões – o Yamato era então o mais potente encouraçado do mundo e seu poder de fogo era igual ao de toda esta parte da frota americana junta – à 32 km de distância, Kurita abriu fogo contra os surpresos americanos. Escondidos numa cortina de fumaça, a frota americana respondeu ao ataque, mas era uma luta desigual, entre os mais potentes e modernos encouraçados do mundo contra destróieres e porta-aviões com poucos aviões, na maioria armados apenas com cargas de profundidade e metralhadoras e não com torpedos, e a marinha japonesa começou um massacre contra os navios aliados.

    Mesmo batendo em retirada protegidos por uma cortina de fumaça, os Aliados perderam dois porta-aviões e diversos navios menores. Entretanto, num determinado momento, liderados pelo destróier de escolta USS Johnston, os barcos de apoio da frota avançaram em linha num ataque quase suicida concentrado contra as forças japonesas, destróieres contra cruzadores e encouraçados, apoiados pelos aviões dos pequenos porta-aviões que foram lançados ao ar com os armamentos que dispunham para tentar impedir o bombardeio dos porta aviões pelos navios de superfície inimigos. Na batalha que se seguiu diversos navios japoneses foram atingidos e três destróieres (incluindo o Johnston) foram afundados, além do porta-aviões Gambier.

    As armas japonesas, entretanto falavam mais alto e a perseguição continuava, com os gigantes japoneses sendo atacados pelos pequenos destróieres e pelos aviões tentando interceptá-los, mas os lentos navios da frota que fugia na fumaça se encontravam cada vez mais dentro do círculo de fogo e de impactos diretos dos japoneses. Outro porta-aviões de escolta, o St. Lo, também foi afundado a tiros de canhão.

    Porém, quando parecia que o fim estava próximo para os Aliados, as 9 horas da manhã o almirante Kurita inexplicavelmente parou o ataque e deu ordem a todos os navios da frota de cessar fogo e se retirarem para o norte em velocidade de batalha. Apesar da maioria de seus navios estarem ainda intactos, os ataques aéreos e das formações de destróieres haviam quebrado a linha de ataque da frota japonesa e os feito perder o controle tático da batalha. Três cruzadores pesados foram afundados e a ferocidade determinada dos aliados o fizeram avaliar que a continuação da perseguição causaria apenas mais perdas. Além disso, recebendo sinais da frota de Ozawa de que se encontrava sob ataque, Kurita calculou que o que ele atacava não era a principal frota americana, que esta se encontrava em combate contra Osawa e fatalmente seu devastador poder aéreo se viraria contra seus navios.

    Assim, Kurita se retirou para o norte, atravessando novamente o Estreito de San Bernardino, rumando de volta para o Japão. De seus cinco encouraçados que tinham começado a batalha, apenas o grande Yamato se encontrava em condições de combate, não tendo participado efetivamente da maior parte dos eventos da Batalha de Samar.

    Ao custo da vida de mais de mil marinheiros e aviadores norte-americanos, o resultado da Batalha do Golfo de Leyte deixou seguros contra um ataque vindo do mar todo o 6º Exército americano espalhado em combates nas cabeças de praia da ilha de Leyte, permitindo o avanço das tropas ilha adentro, cuja ocupação, entretanto, ainda custaria milhares de vida até ser completada em dezembro de 1944.

    Foi lá também que pela primeira vez na guerra os Aliados viram aparecer e sentiram os primeiros efeitos dos kamikazes (os ventos de Deus) inimigos, depois que o contra-almirante Arima se jogou com seu avião sobre um navio australiano, sendo seguido por outros pilotos, numa flotilha suicida de aviadores que aumentaria e se sofisticaria pelo restante da guerra, chegando a seu apogeu em número de voluntários da morte na Batalha de Okinawa.

    A frota japonesa não foi destruída em Leyte. Porém, seu fracasso em conseguir o domínio dos mares das Filipinas e impedir o desembarque e o avanço dos soldados americanos no país, colocou o Japão longe de dos recursos petrolíferos para seus navios e ao alcance dos bombardeiros americanos de longa distância, abrindo caminho para a invasão do território metropolitano que se seguiria em Iwo Jima e Okinawa. A frota retornou ao Japão onde permaneceu inativa até o final da guerra.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Golfo_de_Leyte
    Última edição por San Andreas : 07-01-2010 às 17:48

  5. #4
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    Navios Produzidos na Segunda Guerra Mundial


    Aircraft carriers

    United States = 22 (141)
    Japan = 16
    United Kingdom = 14
    Germany = 2

    Figures in parentheses indicate merchant vessels converted to carry airplanes.


    Battleships

    United States = 8
    United Kingdom = 5
    Italy = 3
    Japan = 2
    Germany = 2


    Cruisers

    United States = 48
    United Kingdom = 32
    Japan = 9
    Italy = 6
    Soviet Union = 2


    Destroyers

    United States = 349
    United Kingdom = 240
    Japan = 63
    Soviet Union = 25
    Germany = 17
    Italy = 6


    Convoy escorts

    United States = 498
    United Kingdom = 413
    Canada = 191
    Germany = 23


    Submarines

    Germany = 1,337
    United States = 422
    Japan = 167
    United Kingdom = 167
    Soviet Union = 52
    Italy = 28


    Merchant Tonnage

    United States = 33,993,230
    United Kingdom = 6,378,899
    Japan = 4,152,361
    Commonwealth = 2,702,943
    Italy = 469,606
    Última edição por San Andreas : 07-01-2010 às 17:43

  6. #5
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    vc deve fazer mais tópicos sobre a guerra bot !

    números e fotos monstruosas que marcaram a história

  7. #6
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    otimo tópico como sempre , parabens bot !!!

  8. #7
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    Como não citaram a guerra das Malvinas?

  9. #8
    Redação
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    Citação Citando Boto® Ver mensagem
    Como não citaram a guerra das Malvinas?
    O tópico é sobre as maiores, não as mais rápidas, lol.

    Faltou Espanha x Inglaterra, no século XVI, em que a Inglaterra destruiu a "Armada Invencível" da Espanha.

  10. #9
    Membro Avatar de «¤¢øñÐø®¤»
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    S E N S A C I O N A L ... sem palavras...

  11. #10
    Membro Avatar de Bolovo
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    Trabalho de tática e estrategia fudido esses daí. GJ US Navy!

  12. #11
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    mandou bem

  13. #12
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    só vi os númerozinhos e as fotos, vlw

  14. #13
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    pinxei e sai correndo...
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    Citação Citando ***CORVO Ver mensagem
    só vi os númerozinhos e as fotos, vlw
    idem aki, mas lerei de taarde

  15. #14
    Membro Avatar de Megallanic
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    Bem legal, li tudo! ehehhe

  16. #15
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    B-4.

    Água...


    rá!

    ótimo tópico, acho legal essa "bandeira antiga" do japão : D
    [acho que eh da marinha, enfim :b]

  17. #16
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    Caramba o eixo era uma bela droga no mar.
    Super inferioridade numérica.

    "Porém, quando parecia que o fim estava próximo para os Aliados, as 9 horas da manhã o almirante Kurita inexplicavelmente parou o ataque e deu ordem a todos os navios da frota de cessar fogo e se retirarem para o norte em velocidade de batalha. Apesar da maioria de seus navios estarem ainda intactos, os ataques aéreos e das formações de destróieres haviam quebrado a linha de ataque da frota japonesa e os feito perder o controle tático da batalha"

  18. #17
    Membro Avatar de Bio_Hazard
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    Muito bom, pra mim so faltou a mais emocionante de todas.
    A batalha de Denmark Strait onde o Bismarck e o Prinz Eugen afundaram o Prince o Wales e a subsequente vingança onde precisaram de 16 navios (2 porta avioes 3 battleships 4 cruisadores e 7 destroyers) pra afundar o Bismarck sozinho e muito avariado, que conseguiu resistir por horas, se tivesse 100% poderia até ter ganho. Essa pra mim foi muito foda..

  19. #18
    Membro Avatar de John Sheridan
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    Muito bom, pra mim so faltou a mais emocionante de todas.
    A batalha de Denmark Strait onde o Bismarck e o Prinz Eugen afundaram o Prince o Wales e a subsequente vingança onde precisaram de 16 navios (2 porta avioes 3 battleships 4 cruisadores e 7 destroyers) pra afundar o Bismarck sozinho e muito avariado, que conseguiu resistir por horas, se tivesse 100% poderia até ter ganho. Essa pra mim foi muito foda..
    Fala Bio,

    Não seria o Hood que o Bismark afundou?

    A marinha Britanica se não me engano, conseguiu enfiar um torpedo de 500kg bem no leme do Bismark, fazendo-o perder a capacidade de manobra, assim o resto da frota despejou mais de 120 disparos de 16"

  20. #19
    Membro Avatar de redhat
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    Muito bom, pra mim so faltou a mais emocionante de todas.
    A batalha de Denmark Strait onde o Bismarck e o Prinz Eugen afundaram o Prince o Wales e a subsequente vingança onde precisaram de 16 navios (2 porta avioes 3 battleships 4 cruisadores e 7 destroyers) pra afundar o Bismarck sozinho e muito avariado, que conseguiu resistir por horas, se tivesse 100% poderia até ter ganho. Essa pra mim foi muito foda..

    Sempre ouço relatos desse bismark que afundou 2 navios, e pra afundar ele, fizeram uma perseguiçao digna de uma epopeia

  21. #20
    Membro Avatar de Uranay
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    Gostei parachamps

  22. #21
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    Fala Bio,

    Não seria o Hood que o Bismark afundou?

    A marinha Britanica se não me engano, conseguiu enfiar um torpedo de 500kg bem no leme do Bismark, fazendo-o perder a capacidade de manobra, assim o resto da frota despejou mais de 120 disparos de 16"
    É verdade, comi bola, ele afundou o hood e danificou severamente o price of wales...

    O Bismarck foi atingido por mais de 400 disparos de calibres pequenos (nem arranhavam a blindagem) e 80 disparos de calibres grandes (causaram danos consideráveis) e alguns torpedos (perda de manobra e danos consideraveis) e mesmo assim quem afundou o navio foi a propria tripulação. (A maioria dos historiadores e os proprios sobreviventes confirmao isso).
    Última edição por Bio_Hazard : 12-08-2008 às 10:03

  23. #22
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    Réplica do couraçado Bismark no Militärhistorischen Museum em Dresden, Alemanha





    Tirpitz - Irmão do Bismak





    Yamato



    Yamato on trials, 1941



    Yamato under construction



    Yamato moments after exploding

  24. #23
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    qual a diferença entre...
    destroyer
    couraçado
    ancorado e os tipo ai dos barcos mto loko?

  25. #24
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    comer crua a bruschetta!
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    comecem a catalogar os links desses tópicos que daqui algum tempo a gente supera o wikipedia...

  26. #25
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    Citação Citando San Andreas Ver mensagem
    Réplica do couraçado Bismark no Militärhistorischen Museum em Dresden, Alemanha


    vi um igualzinho esse (replica) no navio que eu fiquei na volta aos eua

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