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  1. #1
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    Carmack on GF-FX, ATi and Doom 3

    O site bonusweb realizou uma entrevista com o Carmack, a respeito da GF-FX em jogos DX9:

    Pergunta:

    "Hi John,

    No doubt you heard about GeForce FX fiasco in Half-Life 2. In your opinion, are these results representative for future DX9 games (including Doom III) or is it just a special case of HL2 code preferring ATI features, as NVIDIA suggests?"


    Resposta:

    "Unfortunately, it will probably be representative of most DX9 games. Doom has a custom back end that uses the lower precisions on the GF-FX, but when you run it with standard fragment programs just like ATI, it is a lot slower. The precision doesn't really matter to Doom, but that won't be a reasonable option in future games designed around DX9 level hardware as a minimum spec.

    John Carmack"


    Bom, primeiro o Gabe da Valve (HL2) e agora Carmack da iD (Doom3) dizendo que GFFX é fraca em rodar jogos DX9.

    => http://english.bonusweb.cz/interviews/carmackgfx.html

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  3. #2
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  4. #3
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    Cuidado com o Diesel Rj

  5. #4
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    hehehe
    mas isso ateh meu irmao consegue concluir hehe

  6. #5
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    Vamos esperar para ver............

    Acredito que a Nvidia faça algo a respeito.

    Afinal de contas a FX eh a linha top da Nvidia.

    Falow........

  7. #6
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    $

    $$$$

  8. #7
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    A não ser que a FX seja versão Diesel, pois essas sim não fazem feio pois são placa dx10 =[

  9. #8
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    Originalmente enviada por Kyle
    A não ser que a FX seja versão Diesel, pois essas sim não fazem feio pois são placa dx10 =[
    hehe.

  10. #9
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    auhauh nego gosta de meter o pau no mother =P

  11. #10
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    hahaha

    quem mais falta dizer que a gf fx é um lixo no directx9


    nao sei quem é mais estupido
    quem insiste em perguntar ou quem nao se cansa de responder

    gf fx e directx9, 2 coisas que nao foram feitas para serem usadas juntas

  12. #11
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    ehehhe isso todo mundo ja sabia, se o programa for pra fp24(dx9) vai ficar lento nas fx pq ela vai ter q passar pra 32, mas qqr programador pode fazer um codepath pra nvidia e rodar fora do padrao sem problemas.

    Alias o Doom3 roda muito melhor no codepath da Nvidia pois como o proprio Carmack disse, a precisao nao faz diferenca...

    Se tivessem feito um caprichado pro Hl2 tbm rodaria muito bem.

    A Valve nao fez pq a Ati patrocinou o Hl2, foda eh ter cara de pau de fazer o jogo num padrao inflexivel e dpois se fazer de bobo edizer q gastou 5x mais tempo implementando a Nvidia..

    o Carmack e o resto do mundo ja sabiam q as Nv teriam q rodar fora do padrao 24.

    A Valve so fez o Hl2 lento nas Nvidia pq quis..

    []'s

  13. #12
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    ehehhe isso todo mundo ja sabia, se o programa for pra fp24(dx9) vai ficar lento nas fx pq ela vai ter q passar pra 32, mas qqr programador pode fazer um codepath pra nvidia e rodar fora do padrao sem problemas.

    Alias o Doom3 roda muito melhor no codepath da Nvidia pois como o proprio Carmack disse, a precisao nao faz diferenca...

    Se tivessem feito um caprichado pro Hl2 tbm rodaria muito bem.

    A Valve nao fez pq a Ati patrocinou o Hl2, foda eh ter cara de pau de fazer o jogo num padrao inflexivel e dpois se fazer de bobo edizer q gastou 5x mais tempo implementando a Nvidia..

    o Carmack e o resto do mundo ja sabiam q as Nv teriam q rodar fora do padrao 24.

    A Valve so fez o Hl2 lento nas Nvidia pq quis..
    []'s
    2 erros
    as FX roda mais rapido codigo 16bits e nao 32

    E o carmack falou que no DOOM3 nao faz diferença, isso acontece pq doom3 praticamente nao usa pixel shader. Em jogos Full DX9 (doom3 nao eh full DX9) como o Half-life 2 a precisão FAZ SIM diferença na hora de renderizar.

    HL2 não é mal otimizado, A GeforceFX que eh mal feita

  14. #13
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    ehehhe isso todo mundo ja sabia, se o programa for pra fp24(dx9) vai ficar lento nas fx pq ela vai ter q passar pra 32, mas qqr programador pode fazer um codepath pra nvidia e rodar fora do padrao sem problemas.

    Alias o Doom3 roda muito melhor no codepath da Nvidia pois como o proprio Carmack disse, a precisao nao faz diferenca...

    Se tivessem feito um caprichado pro Hl2 tbm rodaria muito bem.

    A Valve nao fez pq a Ati patrocinou o Hl2, foda eh ter cara de pau de fazer o jogo num padrao inflexivel e dpois se fazer de bobo edizer q gastou 5x mais tempo implementando a Nvidia..

    o Carmack e o resto do mundo ja sabiam q as Nv teriam q rodar fora do padrao 24.

    A Valve so fez o Hl2 lento nas Nvidia pq quis..

    []'s

    Deco vamos supor: Eu sou a empresa de jogos. Supondo que existam 10 concorrentes de placa 3D. Eu faço o jogo e roda bem em toda com excessão de uma. Mas nessa uma pode ficar bom se eu programar pra ela, mas nisso vou perder tempo e dinheiro pois vou adiar o lançamento do jogo...

    Agora eu te pergunto? Vale a pena ficar perdendo tempo pra programar so pra nVidia? Enquanto outras nao precisam disso?!

    Bah cara... nem rola (Isso ta parecendo Glide das 3Dfx)

  15. #14
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    Deco vamos supor: Eu sou a empresa de jogos. Supondo que existam 10 concorrentes de placa 3D. Eu faço o jogo e roda bem em toda com excessão de uma. Mas nessa uma pode ficar bom se eu programar pra ela, mas nisso vou perder tempo e dinheiro pois vou adiar o lançamento do jogo...

    Agora eu te pergunto? Vale a pena ficar perdendo tempo pra programar so pra nVidia? Enquanto outras nao precisam disso?!

    Bah cara... nem rola (Isso ta parecendo Glide das 3Dfx)
    Parece Glide mesmo, eu ia falar isso.. mas o fato é que VALE a pena sim otimizar pra essas placas pq uma grande fatia do mercado usa elas.. e pra que todos possam rodar o seu jogo bem é interessante que esteja otimizado para todas, pq isso reflete nas vendas.

  16. #15
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    agree

    Originalmente enviada por BlackOmega

    HL2 não é mal otimizado, A GeforceFX que eh mal feita
    concordo ...
    se a Nvidia fez as FXs FORA da especificacao do DirectX9 problema dela, agora ela e outro algume aqui nao podem sair dizendo que o jogo X foi feito para a ATi pq nao foi...

    A ATi APENAS fez um chip seguindo a risca as especificadoes do DX9, e nao invento como a Nvidia fez.

    Se o DX9 pede 5 sorvetes pq ela foi por 48.7 ??



    ps: exemplo tosco

  17. #16
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    Originalmente enviada por BlackOmega
    2 erros
    as FX roda mais rapido codigo 16bits e nao 32

    E o carmack falou que no DOOM3 nao faz diferença, isso acontece pq doom3 praticamente nao usa pixel shader. Em jogos Full DX9 (doom3 nao eh full DX9) como o Half-life 2 a precisão FAZ SIM diferença na hora de renderizar.

    HL2 não é mal otimizado, A GeforceFX que eh mal feita
    foi exatamente isso q ele falou:

    Se Dx9 FOR MINIMUM SPEC = 24 q a Nvidia TERiA q rodar em 32 (muito mais lenta), 24 eh o padrao..

    Se eu falei fora do padrao eh obvio q seria 16 ne?

    E o se Hl2 usa 50 toneladas de pixel shader eh pq nao tem uma engine eficiente como a do Doom3, q faz o trabalho 10x melhor, mais rapido e mais bonito/realista.

    A diferenca de um shader @ 16 ou 24 eh minima,tanto q a Nv roda a32 e a imagem continua a mesmissima coisa do 24..

    Eh tudo kestao de saber e kerer programar..

    []'s

  18. #17
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    Originalmente enviada por BlackOmega
    Parece Glide mesmo, eu ia falar isso.. mas o fato é que VALE a pena sim otimizar pra essas placas pq uma grande fatia do mercado usa elas.. e pra que todos possam rodar o seu jogo bem é interessante que esteja otimizado para todas, pq isso reflete nas vendas.
    Nao vai valer nao cara, hoje ainda pode valer, mais vai ser como a 3Dfx, placas caras e ruins. E com viadagem de API so pra elas...

    O HL2 por exemplo vai acabar vindo de gratis nas ATi High-End (como foi o fato do HL1 que vinha nas 8500BBA BOX)... ai nego nao vai nem pensar 2x...

    Vc quer trocar a 3D, vc pode pegar uma que rode Doom3 na moral. E outra que além do rodar o Doom3 na moral roda ainda o HL2 e ainda te de "brinde"... e ae vai optar pelo que?!

  19. #18
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    foi exatamente isso q ele falou:

    Se Dx9 FOR MINIMUM SPEC = 24 q a Nvidia TERiA q rodar em 32 (muito mais lenta), 24 eh o padrao..

    Se eu falei fora do padrao eh obvio q seria 16 ne?

    E o se Hl2 usa 50 toneladas de pixel shader eh pq nao tem uma engine eficiente como a do Doom3, q faz o trabalho 10x melhor, mais rapido e mais bonito/realista.

    A diferenca de um shader @ 16 ou 24 eh minima,tanto q a Nv roda a32 e a imagem continua a mesmissima coisa do 24..

    Eh tudo kestao de saber e kerer programar..

    []'s
    O problema é esse deco, as pessoas nao compram o jogo pela Engine e sim pelo jogo em si. Exemplo: CS; a engine eh uma merda tem mto bug e talz, mas nego nao ker o jogo? Pra que? Jogar CS!

  20. #19
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  21. #20
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    Se essa cara der o braço a torcer eu so a rainah da inglaterra...

    cara + bitolado impossível, caralho. Tem que estar gnahando um por fora...






  22. #21
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    O problema é esse deco, as pessoas nao compram o jogo pela Engine e sim pelo jogo em si. Exemplo: CS; a engine eh uma merda tem mto bug e talz, mas nego nao ker o jogo? Pra que? Jogar CS!
    ah com certeza, so to dizendo q nao flexibilizaram o Hl2 pq nao kiseram.(e a Ati pagou 8mi)

    O Carmack por exemplo cogitou fazer codepath ateprav Voodoo e G1, so nao fez pq ia ficar um lixo.

    Mas Hl2 @ fp 16 ia ficar a msm coisa do q 24.

    Q a Nvidia eh uma merda no padrao fp24 todo mundo sabe ha muito tempo.

    Acontece q foi a Microsoft q escolheu o padrao Dx9 exatamente nas specificacoes da Ati, nao a Ati q fez suas especificacoes pra dx9.

    Isso vcs nao sabiam ne?

    []'s

    Ps. Voodoo o braco ja kebrou faz tempo, eu kero saber eh se a emenda vai ficar boa

  23. #22
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Acontece q foi a Microsoft q escolheu o padrao Dx9 exatamente nas specificacoes da Ati, nao a Ati q fez suas especificacoes pra dx9.

    Isso vcs nao sabiam ne?

    []'s [/B]
    Mas deco, nao sei nada sobre isso, mas duvido muito que uma empresa com a microsoft iria fazer algo em 24b SÓ por causa da ATI, ainda mais pq na época a Nvidia dominava o mercado, e ainda domina...
    Concerteza tem algo mais por tras.

  24. #23
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    Pfff a Valve se vendeu por 8mil? Essa eu não creio não... Pow Diesel, vende sua FX e compra uma ATI cara, vai rodar o HL2 e o Doom3 na boa âe sem perrepis

  25. #24
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    Originalmente enviada por WR-NaRk
    Mas deco, nao sei nada sobre isso, mas duvido muito que uma empresa com a microsoft iria fazer algo em 24b SÓ por causa da ATI, ainda mais pq na época a Nvidia dominava o mercado, e ainda domina...
    Concerteza tem algo mais por tras.
    Realmente e pelo oq eu saiba a M$ é parceira da nVidia. Uma prova prática é a atualização dos detonators na WindowsUpdate

  26. #25
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    foi exatamente isso q ele falou:

    Se Dx9 FOR MINIMUM SPEC = 24 q a Nvidia TERiA q rodar em 32 (muito mais lenta), 24 eh o padrao..

    Se eu falei fora do padrao eh obvio q seria 16 ne?

    E o se Hl2 usa 50 toneladas de pixel shader eh pq nao tem uma engine eficiente como a do Doom3, q faz o trabalho 10x melhor, mais rapido e mais bonito/realista.

    A diferenca de um shader @ 16 ou 24 eh minima,tanto q a Nv roda a32 e a imagem continua a mesmissima coisa do 24..

    Eh tudo kestao de saber e kerer programar..

    []'s
    Entao deveria sair um path de 16 para ATI tambem, nada disso faz sentido ja que no path de 16 a ATI seria tão rapida ou mais rapida quanto a FX.

    Agora ficar falando que não ha diferença, ainda mais vindo da Nvidia que derrubou a 3dfx com a historia de 32bits vs 16bits e com supporte de texturas de 99999x99999 contra a 256x256 que a 3dfx suportava na epoca.

    Acho que nos deveriamos parar no tempo e voltar a jogar PACMAN

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