+ Responder Tópico
Página 1 de 3 1 2 3 Última
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    130
    Verdinhas
    0

    Pra que fazer overclock ?

    Escrito por Ronald no Fórum PCs
    www.forumpcs.com.br


    Tenho visto vezes e vezes sem conta aqui no fórum e outros lugares o que fazer e como fazer oc. Parece que fazer oc passou a ser uma necessidade espiritual e crescimento pessoal do indivíduo.
    Todas a indicações de máquina que são sugeridas acabam com “... e vc põe fácil [email protected]+..”, ou algo semelhante.
    Mas o que é isso?
    A tal ponto que temos de perguntar para que afinal vc precisa de um computador?
    Muitos talvez comprem um computador com o único intuito de fazer oc.
    Isso parece um tanto absurdo.
    Num país pobre como o nosso com total carência de tudo, nem se fala da informática então, como justificar compras para exibir vaidades e egos?
    Praticar o overclock tem dois objetivos prático e reais.
    Um desses objetivos o Paulo abordou lançando um livro, que por incrível que pareça é uma antítese do overclock. Se não vejamos.
    O overclock propõe fazer funcionar o equipamento além das condições físicas para o qual foi projetado inicialmente. O Paulo sábia e inteligentemente abordou a questão não necessariamente propondo qualquer violência contra a garantia do fabricante do equipamento mas sim o argumento – fazer funcionar o equipamento para o qual ele foi ORIGINALMENTE projetado.
    Não quero entrar em nenhuma discussão a respeito do livro do Paulo, mesmo porque não li, comentei apenas o resumo que ele mesmo postou aqui no fórum.
    Pelo que entendi o argumento dele é resgatar a condição de funcionalidade original do equipamento e nada mais. E este é o argumento que me interessa.
    Esse é um argumento imbatível. Mas não é overclock, não é mesmo?
    Afinal o equipamento vai funcionar dentro das especificações de fábrica. Mesmo que essas especificações estejam “ocultas” do usuário.
    Esse foi um dos motivos reais de fazer overclock que citei. Mas tem outro.
    Se familiarizar com o equipamento aprendendo sua estrutura e verificando do que o equipamento é capaz inclusive para poder estudar suas patologias caso não sejam respeitadas as condições de funcionamento impostas pelo fabricante. Esse seria o segundo motivo para fazer oc. Para estudar. Para aprender.
    Dou um exemplo. Estes dias tive problemas com alguns kits da ECS, a placa era uma K7SEM e processador Duron. Os sintomas eram sérios o suficiente para o cliente me pedir solução para o caso. Basta dizer que de 6 kits, 4 tiveram problemas (até o momento). O kit é composto de um processador duron soldado na placa mãe e com dissipador parafusado também na board, tudo com lacres , para se removidos inviabilzar a garantia.
    Os mais variados problemas apareceram, desde o Word travar com mensagens de erro fazendo o usuário perder o documento até a condição do equipamento reiniciar quando inseria um disquete ou finalmente o equipamento nem mesmo ligar. Analisando por que um mesmo equipamento queimou três fontes, todas Satellite, não que essa fonte seja digna, mas o estranho é porque isso acontecia? Analisei as tensões de saída da fonte e a linha de 5V estava em 3,8V. Sim a máquina não conseguia nem inicializar o HD nessa condição. Apenas acendia os leds e mais nada.
    Por que? Fazendo mais um pouco de investigação cheguei a conclusão que o kit estava em overclok. Temos o primeiro overclock de fábrica?? Assim parece. Não acredito porém que a AMD e nem a ECS estivessem consciente desse horror. O fato é que o Duron 900 ou 950 estava em overclock em seu FSB original de 100Mhz para algo em torno de 105 a 112 Mhz. Pouco mas o suficiente para causar problemas, pois a placa não foi projetada para fazer operar o processador dessa forma. Ou seja a placa mãe não tem culpa, ela apenas não tem estrutura para fazer essa tarefa. A fonte então nem se fala. Muito dificilmente ela suportaria a demanda de tensão que estava sendo imposta pela board e seu overclock.
    Mas as minhas experiências com overclock me ensinaram soberbamente a identificar esses problemas. Portanto foi fácil perceber o que estava acontecendo.
    Fazer overclock demanda estudo. Se me permitem um comparativo/analogia. É como o homem ter ido até a lua, aparentemente uma tarefa fútil pois é apenas um satélite facilmente identificado e estudado a partir do solo terrestre. A princípio nenhuma necessidade haveria de fazer humanos pisar o solo lunar. Mas aí vemos toda a tecnologia desenvolvida para fazer essa missão possível. Ou seja recolhemos dividendos de forma indireta para o projeto em questão. Como o teflon, por exemplo. É assim com o overclock também. Só para citar um exemplo direto, tenho um colega técnico que uma vez vi desligando o computador direto no botão, - ei – disse – vc desligou direto?... ele me olhou e respondeu - sim eu faço sempre isso aqui para se der problema eu saber o que acontece e poder resolver mais rápido no cliente. Perfeito. Isso se chama laboratório. O overclock como laboratório é uma ferramenta do profissional.
    Mas e a questão desempenho? Oh sim todos que fazem overclock se gabam de que houve ganhos SIGNIFICATIVOS de desempenho. Pode até ser. Só que o que tenho visto não se confirma de jeito nenhum. Dia desses troquei o processador Duron 900 por um Athlon 1400mhz em um cliente. Me pergunte se ele percebeu alguma diferença? Nenhuma. E olhe que ele trabalha em um escritório de arquitetura com autocad e tudo mais. Exemplos desses existem aos montes. Vocês mesmo em suas casas façam um Downclock e vejam o resultados chamem o irmão ou o tio e perguntem após uma semana se notaram algo diferente na máquina. Estou para dizer que nem mesmo os mais experts poderiam me dizer qual a diferença entre uma máquina com um XP1700+ e outra com XP2400+ sem ter que rodar nenhum bench. Mas sabem porque é tão difícil perceber essas mudanças de clock do processador? Por que ele não é o GARGALO do sistema. Canso de ver campeões no 3Dmark2001 na web com processador Duron. Por isso sempre investi em SCSI, acreditando que para melhorar a perfomance do sistema teria que começar pelo elo mais fraco e lento, no caso o HD. Só que o SCSI ficou inviável em termos de custo. Mas essa é outra história.
    A questão que fica é essa então, se nosso olho não identifica uma diferença de processamento da ordem de 500 até 700 mhz de diferença (talvez mais) para que fazer overclock? Poderíamos afirmar que o overclock NÃO EXISTE para os sentidos humanos ou para grande maioria de nós?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    ZCC
    ZCC está offline
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    32.881
    Blogs
    1
    Verdinhas
    16192

    Vixi......o cara tah certo...mas ou mesmo tempo errado em alguns pontos

    putz...isso aki vai dar uma puta de uma descussão

  4. #3
    Membro Avatar de Seu Madruga
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    3.091
    Verdinhas
    4

    Duron CAMPEADO de 3dMark01? Nem os novos.....
    E diferenca pra 700Mhz e 1200Mhz(1400+) em desktop eh LOGICO q nao vai ter................roda um aplicativo mais pesado ai, um jogo qq pra vc ver a diferenca q cache e Mhz fazem.....

  5. #4
    Membro Avatar de «¤¢øñÐø®¤»
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    12.424
    Verdinhas
    1054

    Ah... eu gostei de ver meu XP 2000+ a 2600+

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2003
    Mensagens
    284
    Verdinhas
    1

    A diferença de 1 segundo na hora de abrir o IE se antes ele abria em >= 3 segundos pode ser muito difícil de perceber, agora em um jogo pode ser a diferença entre travar ou não. A direrença entre 256 e 512 de RAM quando no IE é ínfima, em jogos pesados é bem grande. A diferença entre 512 e 1GB de RAM na maioria dos jogos não é muita coisa, mas se tratando de edição de vídeo é enorme. Dependendo do uso as coisas mudam, esses exemplos também se aplicam quando se tratando de cache e MHz, a maioria dos PCs são vendidos para uso comum, IE, Office e etc... Para essas pessoas a diferença entre 1000 e 1500 MHz não é grande coisa, mas para aplicativos pesados/jogos a diferença pode ser muito perceptível.

    E pior que tem gente que compra as coisas só pelo over, cada um faz o que quer com seu dinheiro, se não atrapalha a vida de outra pessoa, pode até queimar o próprio dinheiro que não tem problema. Tem gente que compra um processador e uma placa mãe só para fazer um super over de 5 minutos e depois joga tudo no lixo porque mobo e proc foram pro espaço.

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    14.881
    Verdinhas
    34

    Originalmente enviada por NaUgHtY
    Tem gente que compra um processador e uma placa mãe só para fazer um super over de 5 minutos e depois joga tudo no lixo porque mobo e proc foram pro espaço.
    ahuehuaheu pior q é isso mesmo...
    vo por isso na minha assinatura um dia, huahua filosofico

  8. #7
    Membro Avatar de Seijuro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    1.288
    Verdinhas
    9

    como uso o pc pra jogos principalmente, oc eh indispensavel

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2003
    Mensagens
    284
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por Seijuro
    como uso o pc pra jogos principalmente, oc eh indispensavel
    Com um Barton igual ao seu nem se discute huauhuhauhauhahu, qual o nº de série dele?

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.179
    Verdinhas
    33

    oc pra mim é custo beneficio
    nunca compraria um processador top
    compro o processador mais barato de sua linha e faço um overclock básico nele.
    ha 6 meses atras custava quase 400 reais um xp 2400
    eu paguei 250 e o meu roda no dia a dia até hoje nessa velocidade

  11. #10
    Membro Avatar de edsonmassao
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    +15 anos de hardMOB
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    3.026
    Blogs
    5
    Verdinhas
    950

    Pra q fazer overclock?

    Satisfacao pessoal, hobby, saber q seu sistema eh diferente dos outros...

    tem sempre a questao tecnica e tb a psicologica do dono do equipamento

  12. #11
    Yen
    Yen está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    2.999
    Verdinhas
    0

    Re: Pra que fazer overclock ?

    Originalmente enviada por maugmucci
    Dia desses troquei o processador Duron 900 por um Athlon 1400mhz em um cliente. Me pergunte se ele percebeu alguma diferença? Nenhuma

    é...nem tem diferença
    cada um

    Originalmente enviada por maugmucci
    Canso de ver campeões no 3Dmark2001 na web com processador Duron.

    só no mundo dele....

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.580
    Verdinhas
    3

    eu faço over pra extrair o maximo do potencial das peças que foram compradas com o meu dinheiro, quero que elas trabalhem no limite

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2001
    Mensagens
    646
    Verdinhas
    1

    o ganho de desempenho no meu computador foi consideravel
    eh claro o ganho de desempenho em jogos e n precisa ser expert pra isso, uso benchmarks para avaliar se o ganho do overclock vale a pena mesmo q pequeno sem ter q ficar, jogando 1h para notar a diferença

    eu nao fazia overclock quando tinha 1 processador e placa de video q n aceitava 1 grande overclock simplesmente porque não valia a pena

  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    8.566
    Verdinhas
    70

    Eu Não faço over, tenho tudo pra fazer e não faço, mais nao sou contra quem faz, até dou força, eu nao faço pelo simples motivo de que estou satisfeito com a velocidade do que tenho.

    Quem tudo quer tudo perde...

    []'s

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.580
    Verdinhas
    3

    por sinal, esse lance todo de "funcionar acima do que ele foi originalmente projetado" é bem idiota, os P4C por exemplo saem todos da mesma linha de montagem, só que nem sempre tem tanta gente interessada no 3.0 e no 3.2, entao as vezes os multiplicadores dessa linha de voltagem sao modificados e eles sao colocados pra rodar abaixo do que eram incialmente, tipo 2.4 e 2.8, tanto que se voce "forçar" esses chips à velocidades mais altas eles aguentam sem chiar, porque era o intento original deles
    a MSI até tem até overclock sancionado em algumas mobos... se a opcao está presente, quem tiver afim que use, eu overclocko pela performance, se eu colocar meu sistema todo em stock e ele como ele tá agora, a diferença é BRUTAL

  17. #16
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    400
    Verdinhas
    0

    eh bonito o q o cara escreveu, ele deve ter postado algo semelhante em foruns de carros, ondem eles mechem em carros e envenenam seu motores pra poder tirar o maximo de velocidade e potencia.

    Ai vai de cada um!

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    14.881
    Verdinhas
    34

    Originalmente enviada por enførcer
    se eu colocar meu sistema todo em stock e ele como ele tá agora, a diferença é BRUTAL
    yep, a inda mais q o meu sistema é praticamente igual o seu hehe...
    deixa só chegar meu cooler

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    17.707
    Verdinhas
    182

    Bom eu naum sei se tem diferenca ou naum pois minha ***** de mobo naum em possibilita OC
    Mas minha VGA sim e eh claru que eu senti diferenca...

  20. #19
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    243
    Verdinhas
    0

    Para que oc???

    simples a pergunta!!!! Pra fude o PC!!!!!!!!


    ahUIAHuahIHAIUhaiu!!!!!=D=D=D=D=D=D

  21. #20
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2001
    Mensagens
    646
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por Riba
    Para que oc???

    simples a pergunta!!!! Pra fude o PC!!!!!!!!


    ahUIAHuahIHAIUhaiu!!!!!=D=D=D=D=D=D
    esse tipo de resposta dispensa comentarios
    bom pra vc q tem dinheiro pra comprar 1 barton 2800+ e rodar em stock.

  22. #21
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    73
    Verdinhas
    0

    O q eu não entendo é o seguinte...

    A verdadeira finalidade do Overclock é economizar dinheiro certo?

    Tipo.. vou comprar um cpu 1700 pq seiu q posso fazer rodar a 2400... ok...

    mas aí o cara tem q comprar um gabinete mais caro... comprar coolers mais caros, pasta térmica mais cara, exaustor e tudo mais q for possivel pra esfriar o OC dele...

    no final... acho q dá na mesma se tivesse só comprado o 2400 logo com o cooler apropriado pra ele...

  23. #22
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    14.881
    Verdinhas
    34

    Originalmente enviada por MacLeod
    O q eu não entendo é o seguinte...

    A verdadeira finalidade do Overclock é economizar dinheiro certo?

    Tipo.. vou comprar um cpu 1700 pq seiu q posso fazer rodar a 2400... ok...

    mas aí o cara tem q comprar um gabinete mais caro... comprar coolers mais caros, pasta térmica mais cara, exaustor e tudo mais q for possivel pra esfriar o OC dele...

    no final... acho q dá na mesma se tivesse só comprado o 2400 logo com o cooler apropriado pra ele...
    Nem sempre
    um exemplo é o [email protected]
    Compensa mais pagar R$ 700 no processador e 200 num cooler ótimo do que pagar R$ 1600 num 3.0 puro...


  24. #23
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    1.462
    Verdinhas
    0

    a vai fala ...todo mundo fica feliz qdo faiz um over com sucesso, nem q seja de 2000+ pra 2500+ ou 2000+ pra 2300+


    realmente é uma necessidade "ESPIRITUAL"

  25. #24
    ZCC
    ZCC está offline
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    32.881
    Blogs
    1
    Verdinhas
    16192

    nunca fiz over ou vi alguém fazendo pra comprovar que "efetivamente funciona" mas na VGA fiz um overzinho por alguns minutos e teve uma melhora consideravel na qualidade...porém logo depois eu tirei o over pra evitar danos a placa e agora tenho que gastar 1/10 do valor da placa (valor daki da cidade ae ficaria +- 1/5) pra resfriar ela soh pra manter um over inferior a 40Mhz

    quanto a fazer over em processador eu gostaria de esperimentar um pouco...mas não gosto de correr riscos e não manteria um over constante

    Pra quem se pergunta o Por que do over eu acho que o porque eh psicologico o simples fato de você modificar uma coisa pra deixa-la melhor o faz sentir "poderoso" do tipo que pode tudo e as vezes as pessoas esquecem de respeitar os limites e acabam mandando tudo pro espaço

    não sou contra quem faz over mas eu não tenho coragem de fazer um over no meu processador(antes queria....mas pensei melhor e ta bom do jeito que tah)Na placa de video ainda tenho coragem de fazer pois eh mais simples e o risco eh menor(pois um over menor eh mais facil de se controlar e assim ao fazer o over aceito uma especie de risco calculado[mas ao mesmo tempo incerto])

  26. #25
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2003
    Mensagens
    2.413
    Verdinhas
    4294

    to muito feliz com o meu p4 [email protected]

    suprindo necessidades

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 3 1 2 3 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões