+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de TrancëJay
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    5.551
    Verdinhas
    525

    Mini-Tutorial para BiosMod nas placas da nVIDIA...

    Mini-Tutorial de BiosMod para as GeForce...

    [color=red]Resolvi fazer esse pequeno tutorial porque sei que tem muita gente que gostaria de fazer BiosMod, mas por algum motivo tem medo, e de certa forma se pessoa não souber das possíveis consequências é melhor que não faça e/ou que se imforme mais primeiro. Não sou muito bom com palavras, qualquer dúvida é só perguntar...

    Bem, o quê é BiosMod?
    Basicamente é você alterar as configurações padrões da sua VGA via hardware, para que quando você tiver que reinstalar drivers ou SO, as configurações do 'seu gosto' já estarão como padrão.

    É perigoso fazer BiosMod?
    Sim e não. Sim se você não tiver conhecimento total do que está fazendo, mudar configurações que não devem ser mudadas, colocar um Bios de outra VGA, exagerar no over, etc...caso contrário, faça tranquilamente...de qualquer forma é interessante dar uma lida nessas páginas:

    http://www.x86-secret.com/articles/nvbios.htm
    http://www.guru3d.com/xbios

    O que é preciso para fazer o BiosMod?
    Você tem que baixar esses programas:

    X-Bios Editor (programa para editar o Bios)
    DumpBios (programa para descarregar o Bios da VGA da memória para o HD)
    NVFlash (programa para regravar o Bios)

    Como faço o BiosMod?
    Bem, vou tentar explicar da forma mais simples possível.
    1-Crie uma pasta chamada flash em C:\ (você pode colocar o nome que quiser);
    2-Nela, extraia todo o conteúdo do arquivo nvflash446.zip e copie o arquivo DumpBios.exe;
    3-Instale o programa X-Bios Editor;
    4-Execute o arquivo DumpBios.exe, ele vai descarregar uma imagem do Bios da sua VGA para o mesmo diretório onde o [b]DumpBios.exe[b/] está (C:\flash). O nome do arquivo gerado será [b]Bios.bin[b/];
    5-Execute o X-Bios Editor, verifique se o programa está em Português (se não estiver você pode mudar o idioma em 'Opções'. A tradução tá tosca, você escolhe o idioma que quiser). Clique em abrir, vá para o diretório C:\flash e abra o arquivo bios.bin;
    6-Vai aparecer uma tela parecida com essa (para melhor exemplificar vou usar minha VGA, Uma GeForce4 Ti4200 128MB 8x da Asus):


    Antes de começar a edição, faça um back up do Bios da sua VGA. Antes de alterar qualquer configuração, salve um arquivo old.rom (o nome fica ao seu critério).

    Bem, continuando...

    Nessa 1ª tela 'Geral' nós temos basicamente 3 partes: Informações sobre o bloco PCI, Informações mostradas no arranque do dispositivo (que tradução tosca) e Mensagens de entrada.

    Na parte 'Informações sobre o bloco PCI' não iremos fazer nenhuma alteração pois é onde se guardam as informações sobre o Fabricante, o Chip da placa e o modelo (se você alterar isso e tentar gravar, sua VGA não vai dar mais video, isso se você conseguir gravar porque nessa versão do programa ele impede, mas é sempre bom não confiar).

    Na parte 'Informação mostrada no arranque do dispositivo temos 5
    opções:
    Ignorar detecção de Monitor DDC: marcando essa opção você desabilita a detecção de monitores antigos;
    Ativar mensagem de tamanho de memória: mostra a quantidade de memória da VGA (eu acho que fica feio pois só aparece o 'M' do MB...sei lá você que decide);
    Ativar mensagem de entrada: selecionando essa opção, na hora que você estiver ligando o computador vão aparecer as informações sobre a placa;
    Distribuição de planejamento: num serve pra nada!, só aparece uma mensagem tosca junto das outras informações (Engineering Release);
    Force Adapter Scaling: ativando essa e outra opção que veremos mais a frente (Ativar STRAP Overwrite), dizem que o Bios tenta forçar, via hardware (através do registro STRAP, não entendi direito o que é esse registro) a habilitação do FastWrites e do Side Band Addressing, vamos discutir isso depois.

    Bem, sugiro que deixem habilitadas a 1ª, 3ª e 5ª opções mas você faz do jeito que quiser.

    Na 3ª parte dessa tela temos 'Mensagens de entrada'. Também temos 5 opções:
    Mensagem de entrada: Aqui você digita o que quiser, mas como está especificado lá mesmo, há um limite de 80 caracteres;
    Cor da mensagem: você muda o número na opção para que a mensagem aparece em outra cor (não funcionou aqui);
    Contagem de frames: Aqui você escolhe o tempo em que a mensagem será exibida;
    Mensagem de versão da Bios: você també digita o que quiser, há um limite de 23 caracteres;
    Versão da Bios: No primeiro 'quadrado', temos a informação sobre o 'core' da placa, no meu caso 04 pois é uma GeForce4. No segundo temos a informação sobre o chip da placa, no meu caso 28 pois o chip da Ti4200 é o NV28. O terceiro e quarto 'quadrados' indicam a versão da bios em si...cada alteração nos valores indica alguma adição de tweak, resolução de bugs e assim por diante (se você alterar o 3º e/ou 4º, não será exibida a mensagem de Copyright da nVIDIA).

    Bem, a minha ficou assim:

    __________________________________________________ ____

    Partindo para o segundo menu, 'Inicialização', temos 3 partes:
    Inicialização geral do registro STRAP, Tabela de velocidade de memória e Modos de TV


    Na parte 'Inicialização geral do registro STRAP' temos 3 opções:
    AGP SBA desativado: Desativa o Side Band Addressing via Hardware;
    FW desativado: Desativa o FastWrites via hardware;
    Ativar STRAP Overwrite: Força a ativação do FW e do SBA via hardware.

    Você deixa do jeito que achar melhor. Tem gente que acha que habilitando o FW e o SBA aumenta o desempenho, mas com isso pode causar instabilidade no sistema. Comigo acontece justamente isso, por iisso deixo os 2 desabilitados pois o ganho de performance é mínimo. Para ter ativadas essas funções é válido ressaltar que, tanto a placa-mãe, quanto a Placa de video e o Sistema operacional precisam suportá-las e não necessariamente marcando a caixa 'Ativar STRAP Overwrite' e 'Force Adapter Scaling' significa que o SBA e/ou FW vai ser ativado na VGA. Aqui, sempre aparece que o WinXPPro não suporta o SBA (não sei porque), por isso tem muita gente que se espanta quando abre o AIDA e se depara com a informação que o SBA e/ou o FW é suportado mas está
    desativado.

    Na parte 'Tabela de velocidade de memória', temos duas tabelas: a 1ª é destinada às placas com memória DDR e a 2ª às placas com memória SDR.Para alterar um valor, clique em qualquer valor, digite o valor desejado e após isso clique em DUP para duplicar os valores, tanto da GPU, quanto das memos (é importante que você não esquece de clicar no 'DUP').
    Na parte 'Modos de TV' você tem duas opções:
    Fonte do modo de TV: Você escolhe entre 'Use override' e 'Use Straps'. Se escolher a 1ª opção voê poderá alterar via hardware o formato do Sinal de saída padrão na opção ao lado, que são: Force NTSC-M, NTSC-J, PAL-M, PAL-BDGHI, PAL-N e PAL-NC. Se escolher a 2ª opção o padrão será NTSC-M e você não poderá alterar via software. (aqui não deu para editar essa opção).

    Aqui ficou assim:

    __________________________________________________ _______

    No 3º menu, 'Fontes (tipo de leitura)' você altera a fonte padrão do Bios da placa...não consegui mudar aqui...

    É importante ressaltar que algumas opções podem não estar disponíveis em algumas placas, como por exemplo a opcão 'TV Mode' que não funciona com as GeForce 4 MX e algumas opções podem ser 'alteráveis' mas não surtirão efeito.

    Ah, o BiosMod pode ser feito tanto em placas AGP como PCI.


    Pronto, agora basta salvar o bios no diretório criado (c:\flash), você coloca no nome que quiser, no meu caso, 4200.rom

    __________________________________________________ _______

    Ufa...eu sei que teve muita coisa que não expliquei de forma coesa mas vamos a parte principal: a regravação.

    Para isso basta você fazer um disco de inicialização (clique no A:, formatar, criar disco de inicialização, isso no caso do Win2000/XP).
    Reinicie o micro, coloque no setup da sua placa-mãe a 1ª opção de boot para floopy, salve e saia do setup. Depois que os arquivos do floopy tiverem sido carregados, vá para o diretório criado que contém os arquivos.
    C:
    cd flash

    dê um 'dir' para verificar se todos os arquivos necessários para a regrevação estão lá:

    nvflash.exe
    CWSDPMI.EXE
    4200.rom* (*o nome que você deu ao salvar o bios)

    Se sim, digite no prompt:

    nvflash.exe -f 4200.rom

    e dê Enter, lembrando que você digita o nome que você deu ao arquivo quando o salvou no lugar do '4200'.

    O programa nvflash vai conferir a integridade do Bios e se tudo estiver
    certo, o monitor vai piscar por alguns segundos e se não houver nenhum erro durante a regravação, você receberá a mensagem de confirmação que tudo ocorreu 100% (infelizmente não teve como eu postar fotos dessa parte pois não consegui uma câmera, se alguém o fizer agradeço).

    Reinicie o micro e veja as alterações!

    Ah, não tenho informações se tem algum lugar para baixar atualizações de bios de VGAs, por isso é recomendável que você utilize a imagem do seu bios mesmo. Para restaurar o Bios original basta fazer o mesmo processo só que com o arquivo original que você tem é claro...

    É isso...mas não acabou...hehehe...
    E se porventura, quando você reiniciar o micro, não aparecer imagem?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de TrancëJay
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    5.551
    Verdinhas
    525

    Continuando...

    sacanagem né, mas há solução: lembra que falei que era necessário guardar o Bios original? pois agora vamos precisar do arquivo. Há duas maneira de regravar o Bios se não aparecer imagem depois da 1ª regravação:

    1ª) desligue o PC e coloque uma placa de Video PCI. Entre o Setup e escolha a placa PCI com o 'adaptador VGA primário (Primary VGA Adapter)' ou outro nome que estiver escrito no Setup. Reinicie o micro e repita o processo de regravação.

    2ª)Se ainda não der certo, putz, essa é a última solução:
    Arrume outro PC (de um amigo, sei lá) e faça um arquivo 'config.sys' com essas linhas:[/color]

    [color=green]
    [menu]menuitem=Restore,Restore origin bios
    menuitem=Def, Default start
    default=Restore,5

    [Restore]

    [Def]


    and autoexec.bat
    goto %config%

    :Restore
    NVFLASH.EXE -s4 /fold.rom -h
    :Def
    [/color]
    [color=red]
    Copie o arquivo 'config.sys' para o disquete de inicialização que você criou e reinicie o micro. Onde está escrito 'old.rom' você coloca o nome do bios que você fez de back up. Tem que ter a extensão .rom, não pense que o back up e o arquivo 'bios.bin', por isso antes de começar a editar o Bios, salve um arquivo old.rom (o nome fica ao seu critério OK?). Espere uns 30 segundos e se tudo der certo a regravação vai ser feita automaticamente (sem imagem no monitor). Aê é só reiniciar. Nesse segundo modo, não se esquece de tirar a placa de video PCI que por ventura você tiver instalado.

    Se mesmo assim não der certo, aê meu amigo...minhas condolências...

    Importante: faça por sua conta e risco! se acontecer algo com sua placa não tenho nenhuma responsabilidade, apenas coloquei aqui um tutorial básico.[/color]

    Bem, é isso, não sou bom redator, sei que ficaram coisas subentendidas e mal explicadas, até mesmo devo ter falado alguma besteira, mas qualquer dúvida é só postar aê, eu e o resto da galera está aqui para ajudar OK?
    Acho que valeu o intuito pois procurei e não vi muita discussão sobre esse assunto aqui no fórum. Ah, esse mini-tutorial só vale para as placas da nVIDIA, espero que alguém tome iniciativa e faça um para nossa queridas Radeon...

    um abraço...

    TrancëJay :lol:

  4. #3
    Membro Avatar de TrancëJay
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    5.551
    Verdinhas
    525

    é isso mesmo, tem mais...

    Ah, uma sugestão sobre drivers: navegando em outros fóruns e páginas, pesquisei e descobri os 'melhores' drivers para cada SO e cada tipo de placa. Aê vai:

    Se você tem uma GeForce FX:
    Windows 2000/XP/2003
    StarStorm 53.03XQ [melhor qualidade visual]
    ou
    StarStorm 53.03X [balanço entre qualidade visual e performance]
    e para fazer Benchmarks:
    StarStorm 53.03b

    Windows 98/ME
    Omega Detonator 45.23
    __________________________________________

    Se você tem uma GeForce4 Ti ou uma GeForce3 Ti:
    Windows 2000/XP/2003
    StarStorm 44.67Q
    e para fazer Benchmarks:
    StarStorm 44.67p

    Windows 98/ME
    Omega Detonator 45.23
    ___________________________________________

    Se você tem uma GeForce4 MX:
    Windows 2000/XP/2003
    StarStorm 45.23Q
    e para fazer Benchmarks:
    StarStorm 44.67p

    Windows 98/ME
    Omega Detonator 45.23
    ____________________________________________

    Para as outras VGAs [GeForce2, TNT, Vanta...]:
    Windows 2000/XP/2003
    Omega Detonator 45.23a
    e para fazer Benchmarks:
    StarStorm 44.67p

    Windows 98/ME
    Omega Detonator 45.23

    Se alguém discorda, se manifeste por favor...

  5. #4
    Membro Avatar de AccellX®
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    3.334
    Verdinhas
    110

    pow será q realmente eh uma coisa viável??


    ah unica coisa q eu queria.. era uma bios com um clock maior.. pq nao gosto da piscada do monitor quando deixo overclokada a vga..

    mais eis a gestão: onde achar esse bios??


    vlw

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    1.163
    Verdinhas
    0

    Re: é isso mesmo, tem mais...

    Originalmente enviada por TrancëJay
    Ah, uma sugestão sobre drivers: navegando em outros fóruns e páginas, pesquisei e descobri os 'melhores' drivers para cada SO e cada tipo de placa. Aê vai:

    Se você tem uma GeForce FX:
    Windows 2000/XP/2003
    StarStorm 53.03XQ [melhor qualidade visual]
    ou
    StarStorm 53.03X [balanço entre qualidade visual e performance]
    e para fazer Benchmarks:
    StarStorm 53.03b

    Windows 98/ME
    Omega Detonator 45.23
    __________________________________________

    Se você tem uma GeForce4 Ti ou uma GeForce3 Ti:
    Windows 2000/XP/2003
    StarStorm 44.67Q
    e para fazer Benchmarks:
    StarStorm 44.67p

    Windows 98/ME
    Omega Detonator 45.23
    ___________________________________________

    Se você tem uma GeForce4 MX:
    Windows 2000/XP/2003
    StarStorm 45.23Q
    e para fazer Benchmarks:
    StarStorm 44.67p

    Windows 98/ME
    Omega Detonator 45.23
    ____________________________________________

    Para as outras VGAs [GeForce2, TNT, Vanta...]:
    Windows 2000/XP/2003
    Omega Detonator 45.23a
    e para fazer Benchmarks:
    StarStorm 44.67p

    Windows 98/ME
    Omega Detonator 45.23

    Se alguém discorda, se manifeste por favor...
    nunca tinha visto esse 44.67, alguem q tem ti 4200 ae jah testou esses drivers ?

  7. #6
    Membro Avatar de Cara-de-pau
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    9.011
    Verdinhas
    2533

    Aki a única coisa a reclamar é a saída de TV com suporte a 800x600 somente na minha Chaintech Ti4200 8X VIVO. O chip de VIVO é o Philips 7108. Seria possível ativar um 1024x768 com alguma dessas modificações?

  8. #7
    ZCC
    ZCC está online agora
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    32.876
    Blogs
    1
    Verdinhas
    16165

    Originalmente enviada por ACCEL
    pow será q realmente eh uma coisa viável??


    ah unica coisa q eu queria.. era uma bios com um clock maior.. pq nao gosto da piscada do monitor quando deixo overclokada a vga..

    mais eis a gestão: onde achar esse bios??


    vlw
    pra não dar a piscada no monitor faça over atraves do riva turner

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões