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  1. #26
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    Testei rápido aqui em UT e demo do UT 2004 que parecem bons. Já na demo do McRae 4 ficou péssimo, caiu fps e deu aquelas travadinhas em intervalos regulares de monte. < alguem pode me dizer o q é isto? tenho observado bastante isso últimamente com os drivers mais novos...

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  3. #27
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    Originalmente enviada por vw!Raptus
    Testei rápido aqui em UT e demo do UT 2004 que parecem bons. Já na demo do McRae 4 ficou péssimo, caiu fps e deu aquelas travadinhas em intervalos regulares de monte. < alguem pode me dizer o q é isto? tenho observado bastante isso últimamente com os drivers mais novos...
    Se sabe usar RiveTuner?

    Se for o caso vai lah em muda o PrerenderLimit pra 0 na aba Vsync em D3D

    Rivatuner: http://download.guru3d.com/rivatuner

  4. #28
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    Originalmente enviada por [email protected])0
    E otra coisa, passei o 3dMark com esse FW novo aki e o resultado foi realmente media de 10% menor do q o 44.03, mas o desempenho caiu bastante nos jogos, inclusive no FT e no DC q eu tinha comentado lah encima.
    Mas é por aí mesmo

    Desempenho menor nos jogos antigos e maior nos novos mais novos

    Senti a diferença no Far Cry , na primeira versão do demo onde as áreas são abertas. Onde às vezes ficava lento agora tá rodando melhor.

    No Painkiller (Demo) mesmo com grande número de personagens, já tô ligando o anisotrópico em 2x e o AA 2Q sem ficar lento

    No Halo continua lento com tudo no máximo, mas com o patch e o FW novo o lag diminuiu um pouco

    Nos jogos mais antigos a caiu um pouco o desempenho, mas ainda dá pra usar anisotrópico 4x e AA 2x (como eu uso de costume)

    E pra finalizar, no 3D Mark o desempenho caiu geral e o nature aumerntou os fps...

    Concluindo: os novos drivers são feitos em sua maior importância para as FX (tanto jogos novos quanto velhos). Com as TI's o desempenho mudou (nos jogos com a presença de muitos shaders)e a qualidade tb, só que diminui os Marks.

  5. #29
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    Originalmente enviada por BODY GORGON
    Desempenho menor nos jogos antigos e maior nos novos mais novos
    Mas FT e DC podem ser considerados jogos antigos?

    E otra coisa, to preocupado em saber se minha Ti4200 vai rodar Doom3, isso seria essencial para mim...

  6. #30
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    Originalmente enviada por vw!Raptus
    Testei rápido aqui em UT e demo do UT 2004 que parecem bons. Já na demo do McRae 4 ficou péssimo, caiu fps e deu aquelas travadinhas em intervalos regulares de monte. < alguem pode me dizer o q é isto? tenho observado bastante isso últimamente com os drivers mais novos...
    O seu caso parece com o meu, só que no Unreal Tournament 2003.

    Na minha antiga GF 256 o Unreal não tinha um bom fps com o driver mais novo (naquela época o 40.72). Eu jogava com o 29.42, era mais rápido, porém com bugs

    Então a que conclusão podemos chegar: a medida que as nossas placas vão ficando velhas, os drivers vão amadurecendo mais para as placas mais novas. Vc fica "na mão", tendo como única oportunidade boa trocar a VGA por uma mais nova p/ jogar os jogos que vc quer jogar.

    Um exemplo foi que tive que trocar minha GF 256 pela a que estou agora (TI4200) que estou faz 1 ano e meio.

    É assim com a nvidia, com a ATI eu não sei.

  7. #31
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    Sacanagem

    As VGA High-end NUNCA deveriam ser ignoradas...

  8. #32
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    Originalmente enviada por [email protected])0
    Mas FT e DC podem ser considerados jogos antigos?

    E otra coisa, to preocupado em saber se minha Ti4200 vai rodar Doom3, isso seria essencial para mim...
    Esses dois jogos não usam muitos shaders. O DC (mod do Battlefield) tb não tem muitos shaders, e o jogo já tem um pouco mais que um ano...

    Acredito que é com esses novos FW que irão rodar melhor o Doom III e o HL2 tb, já que os recentes jogos em dx9 melhoraram o desempenho.

  9. #33
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    Originalmente enviada por BODY GORGON
    Esses dois jogos não usam muitos shaders. O DC (mod do Battlefield) tb não tem muitos shaders, e o jogo já tem um pouco mais que um ano...

    Acredito que é com esses novos FW que irão rodar melhor o Doom III e o HL2 tb, já que os recentes jogos em dx9 melhoraram o desempenho.
    Mas a questaum eh q as GF4 em geral naum tem suporte a Dx9.0, e isso eh com certeza um problema pros jogos novos, msm q eles sejam adaptados pra rodar nas GF...

  10. #34
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    Originalmente enviada por [email protected])0
    Mas a questaum eh q as GF4 em geral naum tem suporte a Dx9.0, e isso eh com certeza um problema pros jogos novos, msm q eles sejam adaptados pra rodar nas GF...
    Que irá rodar até bem vai, mas com menor qualidade gráfica (tipo, no médio e sem o Ultra Shadow das FX's). Só não poderá rodar assim se o John Carmack abusar dos requerimentos mais uma vez (a cada ano ele põe uma conf. diferente pra rodar o jogo)

  11. #35
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    Originalmente enviada por [email protected])0
    Sacanagem

    As VGA High-end NUNCA deveriam ser ignoradas...
    Um dia a casa cai, né amigo

    Tb tô na mesma que vc.

  12. #36
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    Originalmente enviada por [email protected])0
    Perai o 3,14k2|P1k4chu

    Com certeza tem alguma coisa errada ai no teu resultado...como q teu Nature tah fazendo FPS taum baixo? So se vc deixo o mipmap e 0 neh?

    Aki em casa, com um pc bem furreco to fazendo media de 62 FPS no Nature em stock VGA e CPU e mipmap -1.3 ("Melhor desempenho")

    E otra coisa, passei o 3dMark com esse FW novo aki e o resultado foi realmente media de 10% menor do q o 44.03, mas o desempenho caiu bastante nos jogos, inclusive no FT e no DC q eu tinha comentado lah encima

    To entendendo mais nda...
    Cara nao entendi pq ta errado?

  13. #37
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    Originalmente enviada por [email protected])0
    [B]RiveTuner > PrerenderLimit pra 0
    olha só, mesmo como veterano aprende-se coisa nova todo dia valew pela dica.

  14. #38
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    Originalmente enviada por vw!Raptus
    olha só, mesmo como veterano aprende-se coisa nova todo dia valew pela dica.
    Tem coisa q a gente so aprende fussando msm, mas agora naum em pergunte o que é Prerender Limit pq eu naum faço a menor idéia

    Mas pelo menos funfo ai?

    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    Cara nao entendi pq ta errado?
    Pq num PC furreco q nem o meu eu to fazendo mais FPS q a tua Ti4200, e isso com certeza NÃO está correto

  15. #39
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    Não gostei muito não...
    O som parece meio estranho: Cinquenta e seis ponto sessenta e quatro...

  16. #40
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    Originalmente enviada por BODY GORGON
    Essas travadinhas no NFSU são próprias do jogo...

    E sem os novos ForceWere, no caso do Far Cry vc não conseguirá jogar sem ao menos ter instalado o FW 53.03 em diante..

    []'s

    edit: não sei como anda a situação atual do NFSU em relação a essas travadinhas, mas por enquanto pode se considerar erro do jogo, já que o pessoal que tem ATI tb teve esse problema.
    Aqui numa GF 4 MX 400/600 (rox esse over ehm) 64bits (q tristesa) naum ta dando essas travadinhas mais naum...

    deu quando ela tava ehm 275/333 , agora num da mais naum...

  17. #41
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por [email protected])0
    Tem coisa q a gente so aprende fussando msm, mas agora naum em pergunte o que é Prerender Limit pq eu naum faço a menor idéia

    Mas pelo menos funfo ai?



    Pq num PC furreco q nem o meu eu to fazendo mais FPS q a tua Ti4200, e isso com certeza NÃO está correto
    Qual teu PC, posta o Search and Compare

  18. #42
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    instalei o driver novo...
    melhorou muito a qualidade da imagem!
    vale a pena.

  19. #43
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    Originalmente enviada por BODY GORGON
    Essas travadinhas no NFSU são próprias do jogo...

    E sem os novos ForceWere, no caso do Far Cry vc não conseguirá jogar sem ao menos ter instalado o FW 53.03 em diante..

    []'s

    edit: não sei como anda a situação atual do NFSU em relação a essas travadinhas, mas por enquanto pode se considerar erro do jogo, já que o pessoal que tem ATI tb teve esse problema.
    Naaaa, não tenho travadas na minha 9700 mas tenho na minha GF3 Ti500
    é dos drivers da Nvidia mesmo assim como a porra da iluminação escrota em Halo e em NFSU.
    Continua tudo na mesma aliás, mesma iluminação merda e travadinhas, mas melhorou um pouco a GF3 tb para quem quiser saber.
    P.S. Trillinear melhorou mas AINDA não é trillinear REAL.

  20. #44
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    Uns falam q melhora alguma coisa, outros falam q não.... sempre assim

  21. #45
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    Originalmente enviada por NEO
    Uns falam q melhora alguma coisa, outros falam q não.... sempre assim
    Tem que levar em conta que driver a pessoa estava usando.
    No caso eu estava usando um mais antigo, nem forceware era...
    Então a qualidade da imagem realmente melhorou, mas só se nota isso com jogos novos (no CS não faz diferença nenhuma )
    O farcry ficou MUITO mais bonito.

  22. #46
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    Originalmente enviada por [email protected])0
    naum em pergunte o que é Prerender Limit pq eu naum faço a menor idéia

    Mas pelo menos funfo ai?
    Sim, resolveu a questão. Estranho q nunca tive esse problema antes, mesmo PrerenderLim não estando em 0.

    Prerender é uma técnica que rendereriza de antemão vários frames e as grava no framebuffer da placa de vídeo (do qual vão posteriormente para o DAC e com isso para o monitor).

    Normalmente, enqto um frame do framebuffer está sendo mandado para o monitor, a placa está renderizando o próximo frame. Aqui começa a diferença de vsync on e off.

    Como em vsync on só são mandados quadros inteiros para o monitor (em sincronia com a varredura vertical), caso a varredura termine antes do próximo frame ter sido renderizado por completo, o quadro antigo e mandado novamente para o monitor. Se no meio tempo a renderização do próximo frame terminar, a placa vai ter que esperar a verredura terminar antes de mostrar o novo frame, e isso custa performance. Utilizando um buffer para mais frames, é possível reduzir o tempo de espera da placa. O problema são primeiro o maior consumo de VRAM (para framebuffer), segundo que pode dar aquele lag na imagem já que a imagem que vc vê é "antiga", terceiro que pode causar essas travadinhas. Este último ítem eu não sei perfeitamente a razão, mas acredito que sejam conflitos entre o buffering e a engine/driver que descarta frames caso eles estejam muito antigos e então tem problemas em "achar" o timing para resultar em tempo real comum...

    Em vsync off a história é diferente, não espera-se a varredura vertical do monitor terminar, e exibe-se a última imagem renderizada até que a próxima estivar pronta, começando no ponto em que a verredura estiver neste momento. Desta maneira as vezes temos numa tela fragmentos de vários frames (os frames nem são mais mostrados por inteiro caso o seu fps seja mais alto que o Hz do seu monitor), e podem aparecer aquelas faixas deslocadas na imagem se houver movimento lateral (são vários frames). A vantagem é que a placa de vídeo nunca terá que esperar, portanto não há perda de performance, e, se vc entedeu a explicação, vai concordar que em vsync off em nenhuma hipótese faz sentido usar prerender.

    Em vsync on deve-se testar qual prerender limit pode-se usar sem causar travadinhas; em 1 não deveria haver problemas e isso já ajuda legal a evitar perda de performance.

    tudo bem até aí?

    []'s

  23. #47
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  24. #48
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    Instalei aki e tive um problema...
    com o nview tando em modo clone, naum aparecem os vídeos do media player no monitor 2 (tv)
    alguém sabe o q se assucede?

  25. #49
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    Botando o FW novo, o FPS ficou na média dos 54 no Nature em overclock 310/570 na minha Ti4200, mas usando o 44.03 com o msm overclock e o msm mipmap eu fiz media de 80FPS no Nature

    Originalmente enviada por vw!Raptus
    se vc entedeu a explicação, vai concordar que em vsync off em nenhuma hipótese faz sentido usar prerender.
    Quer dizer intaum q o Prerender Limit tem q ficar SEMPRE em 0 quando tah com vsync desligado? Quando tava usando os FW fez diferença minima...mas quando tava usando Detonator de qq versão, quanto maior o Prerender Limit, maior o FPS e a diferença entre o Prerender em 0 e em 5 eh MTO notavel, dobra e da mais um pouco ainda

    O estranho eh q a diferença de performance com Prerender alto nos driver Detonator foi só na minha Ti4200, pq quando tava usando minha FX5200 era o contrario. Prerender alto no 44.03 naum fazia diferença e prerender alto no 53.03 aumentava o FPS mas deixava com resposta lenta...vai entender

  26. #50
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    RESULTADOS

    Naum teve jeito, torrei essa madrugada inteira fazendo testes de performance com todas as variaveis do RivaTuner e usando varios Detonator e FW...fiz testes das 23:30 ateh as 06:20 cara, to exaulsto. Resultados com relação as Ti4200 de modo geral:

    Detonator 28.xx/29.xx/30.xx= Driver de qualidade de imagem com performance em média 10% mais baixa que dos Detonator 4x.xx.

    Detonator 41.xx/43.xx/44.xx/45.xx= Driver para performance e baixa qualidade da imagem, com baixa performance quando se utiliza aplicativos Dx8.1 ou mais recentes e também foi encontrada queda significativa na performance com as filtragens ligadas se for comparado ao FW 65.64

    ForceWare 53.03/53.06= Driver definitivamente "FX only". Além de apresentar performance inferior ao Detonator 4x.xx tanto em filtragem quanto em PixellShader, não habilita o uso da filtragem anisotropica.

    ForceWare 56.64= Driver virado para alta qualidade de imagem, que vem padronizado com filtragem Trilinear e possui melhor performance e aplicativos Dx8.1 ou mais novos, tanto em questão de PixellShader quanto em filtragem.

    Recomendação: Para jogar, com certeza vai de 56.64, pra fazer BenchMark, o 44.03 foi o q obteu melhor resultado entre os Detonator 4x.xx.

    PS: Não sei explicar como o teste Nature do 3DMark2001SE, que eh Dx8.1, tem performance maior no driver Detonator do que nos FW. Por definição deveria ser o contrario.

    Ufa, eh como dizem, PC são todos diferentes, o jeito eh configurar direito e parar de reclamar. Essa madrugada eu consegui configurar o PC de BIOS da mobo até os PrerenderLimit da Ti4200 e tive grande melhora na performance com tanto o CPU quanto a VGA em stock. Se antes tava insuportavel rodar DC em 1024x768x32 em High por causa das travadinhas, agora to rodando em 1280x960x32 no modo Quincunx sem travadinhas e com FPS médio de 50 pra cima. Como DC eh um jogo "quase" parado, intaum nem precisa de FPS mto alto pra jogar direito.

    Espero ter ajudado ae, Vlew, criticas saum bem vindas

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