+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro Avatar de OnYourTail
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    2.190
    Verdinhas
    474

    Mitos do HD !!

    Todo mundo tem dúvidas quanto ao funcionamento do HD e às vezes criam certas "lendas" sobre ele.
    Li um artigo no Adrian Rojak Pot (www.rojakpot.com) sobre isso e resolvi traduzi-lo para o pessoal que ainda acredita em certas coisas... Algumas frases eu traduzi com as minhas palavras, algumas coisas que não achei necessárias eu cortei.

    O guia tá grande, mas tenham paciência e leiam até o final
    Sugiro aos moderadores que fixem o tópico, se for de interesse geral.

    Link do original:
    http://www.rojakpot.com/default.aspx...var1=84&var2=0

    1) Formatar o HD muitas vezes pode causar falhas.

    Resumidamente, formatar o HD várias vezes NÃO irá reduzir a vida útil do mesmo.
    Sim, a formatação é popularmente conhecida por reduzir o tempo de vida do HD mas não é nada mais que um mito.

    A formatação NÃO é um procedimento estressante para o disco. As cabeças de leitura/gravação NÃO tocam a superfície dos pratos (discos), então o defeito somente ocorre quando há algum choque no HD durante a operação. Você pode formatar o HD 20 vezes por dia, todo dia, e ele não funcionará diferente de um disco em uso normal.


    2) Formatar o disco pode deixar "lascada" a superfície do disco, causando formação de bad sectors.

    Formatar NÃO deixa vestígio de "coisa alguma" no disco. O HD é selado para que não entre nem um grão de poeira dentro.
    Mesmo assim, por que a razão de haver "lascas" do HD por causa de poeira ?


    3) Formatar o disco estressa a agulha (atuador de cabeças).

    A formatação é feita sequencialmente no disco. Isso quer dizer que se ela começa no setor 500 , vai pro 501, 502, 503... assim por diante. Assim, há muito pouco movimento das agulhas (atuador).
    Portanto, formatar NÃO reduzirá a vida útil das agulhas.

    4) Desfragmentar o HD estressa a agulha (atuador).

    A desfragmentação do HD pode envolver muitas buscas e leituras, sendo que os dados serão rearranjados de maneira contínua.

    Isto permite que as cabeças de leitura/gravação leiam uma grande quantidade de dados sem buscar por todo o disco.

    Entretanto, depois de desfragmentado, o HD não precisa mais buscar os dados por toda a superfície dos pratos. Isto reduz o número de movimentos necessários da agulha, assim como melhora a performance de leitura/gravação.

    Mesmo assim, tecnicamente falando é correto dizer que a fragmentação irá estressar a agulha (o que não quer dizer que irá reduzir a vida útil), mas ao mesmo tempo contribui para que o HD não trabalhe tanto na leitura/gravação de dados.

    5) Se o HD tiver bad sectors, a formatação irá causar o aparecimento de MAIS bad sectors !!

    Se o HD tem bad sectors causadas por "batidas" de cabeça (a agulha colide com o prato), então a quantidade de bad sectors irá COM CERTEZA aumentar com o passar do tempo.

    A razão do número de bad sectors aumentar a cada formatação é porque a formatação REVELA novos bad sectors! Não se esqueça, quando você formatar o disco, o utilitário de formatação fará a checagem e mostrará os novos bads.

    Então, formatar o disco NÃO aumentará os bad sectors de um disco já defeituoso. Só irá mostrar o que realmente está acontecendo.

    6) Fonte com força insuficiente causa bad sectors no HD.

    Energia insuficiente ou quedas de energia não resultarão em bad sectors no seu HD. Nas duas situações, os atuadores são automaticamente recolhidos (o famoso PARK) para que não haja riscos de danos no disco.


    7) Fontes ditas "baratas" acabam com o HD aos poucos.

    Fontes baratas não irão fazer com o HD morra aos poucos. Se uma fonte dessas queima e manda um pico de energia pro HD, ele morrerá de uma vez.

    Se não houver força suficiente, seu HD não ligará ou os discos não giram na velocidade padrão.

    8) Se o HD começa a girar e pára é porque não houve energia suficiente para isso então o HD tende a desligar e ligar novamente.

    Ao contrário do que muitos pensam, esse problema não é da fonte e sim um processo de RECALIBRAÇÃO TÉRMICA do HD, que é absolutamente normal.

    9) O recolhimento das cabeças causam aqueles "clicks" que vêm do HD.

    O "click" pode ser tanto da recalibração térmica (normal) ou do choque das cabeças nos discos (que é perigoso).

    10) Os atuadores funcionam a partir de motores que podem falhar devido ao uso excessivo.

    Os atuadores de hoje NÃO funcionam por motores.

    Sim, no passado, os atuadores funcionavam por motores de passo. Mas os atuais usam um mecanismo eletromagnético para mover as cabeças.
    Então, se os atuadores não funcionam a partir de motores, como um "motor" pode falhar ??

    11) O recolhimento (parking) frequente das cabeças de leitura/gravação fará com que o motor do atuador falhe antes do tempo.

    Ver mito #10.

    Vale notar que, mesmo em falta de energia ou insuficiência da mesma, ou desligamento do HD, o recolhimento é feito automaticamente. Não é um processo ativo.

    Os atuadores modernos têm molas que os mantêm no lugar. Quando há energia, os atuadores são movidos CONTRA a tensão das molas. Quando a energia é cortada, os atuadores são automaticamente retraídos, claro, pela força da mola.

    12) O HD somente começa a girar quando é necessária a leitura ou gravação de dados. Quando não há ação, ele pára de girar.

    Os discos giram TODO o tempo, ao menos que você configure-o a parar para economia de energia.

    13) Quando não está em uso, é melhor DESLIGAR o HD para reduzir o stress no motor de giro dos pratos.

    Normalmente, os discos são girados no boot e continuam a girar depois disso. O processo de giro inicial é a tarefa mais "árdua" para o motor de giro. Portanto, deve-se manter o HD sempre ligado, pois gera menos esforço para esse motor.

    Há também o fator performance, pois quando o HD pára de girar e é necessário ler ou gravar algo será preciso religar o motor de giro, o que levará um certo tempo.

    14) Quedas de energia repentinas causam bad sectors !!

    Bad sectors não são causados por desligar seu HD repentinamente.

    Nos tempos antigos, quando os HDs tinham que ser desligados manualmente pelo famoso comando PARK, ou seja, não eram automáticos, havia o risco desse dano acontecer. Como explicado anteriormente, os atuadores são recolhidos automaticamente quando não há energia.

    15) Alguns bad sectors podem ser "virtuais" , que podem ser reparados por uma simples formatação.

    Não existe bad sector "virtual".

    O bad sector é uma falha FÍSICA causada por mídia com defeito ou dano no hardware. NÃO é possível reparar bad sectors com NENHUM software ou formatação.

    16) Não é preciso se preocupar com bad sectors, porque você pode "apagá-los" formatando o disco.

    Como dito acima, isso não é totalmente verdade.

    Mas se usada uma formatação a baixo nível (zero fill) , os bad sectors são substituídos por outros bons de "reserva". Esses setores "reserva" existem em qualquer HD.

    Entretanto, ao fazer uso desse recurso, a performance ficará bastante prejudicada, porque as cabeças terão de procurar pelos setores "reserva". Ainda por cima, há somente poucos setores desse tipo no HD.

    Finalmente, bad sectors são sintomas de que algo vai errado com o disco. Mesmo tendo sido causado por uma simples batida de cabeça (head crash), esse evento traumático pode deixar "lascas" no compartimento do disco e danificar a cabeça. Essas "lascas" podem gradualmente arranhar o disco e causar erosões, enquanto uma cabeça danificada não será mais estável aerodinamicamente e será mais suscetível à falhas.

    Em outras palavras, se você tem dados críticos no disco, faça BACKUP o quanto antes e substitua o HD assim que começar a detectar bad sectors. O HD pode continuar a funcionar por bastante tempo ou morrer de uma hora pra outra, portanto não se pode arriscar.

    17) É recomendável formatar o HD de tempos em tempos.

    Outra lenda comum. Formatar o HD NÃO irá melhorar a performance do mesmo.

    Se você notar que o desempenho do disco caiu depois uns meses é porque os dados estão tão espalhados no HD que a tarefa de leitura/gravação fica comprometida.
    Ao invés de formatar, tente desfragmentá-lo.

    18) O HD pode ser instalado SOMENTE na horizontal.

    O HD pode ser instalado em QUALQUER posição: horizontal, vertical, até de cabeça pra baixo !!

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    17.713
    Verdinhas
    182

    Ahhh qualquer dia eu leio isso...

  4. #3
    Membro
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    1.309
    Verdinhas
    107

    Muito bom. Confirmou muita coisa que eu ja sabia mas que muitos teimam em acreditar.
    Esse site é confiável?

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    Feb 1999
    Mensagens
    6.437
    Verdinhas
    1

    Só um detalhe quanto à questão 16. Na verdade, tu não deves formatar em baixo nível (low-level format) um drive IDE moderno. Tanto que isso não existe mais - estragaria toda a programação do drive. O zero-fill é uma "formatação" diferente. Além do mais, essa história de "consertar" bad sector não existe. O que acontece, numa formatação completa com um software específico do fabricante do HD, é que ele lê setor por setor do HD. Todo HD moderno possui uma área extra de alguns megas/gigas para "armazenar" bad sectors, que na verdade são automaticamente remapeados por um algoritmo presente no firmware do HD. Ao fazer o "zero-fill", tu estarás apenas "ajudando" o HD a mapear todos os bad sector para essa "área reserva".

    Portanto, se você tiver um HD que começou a aparecer bad sectors, a "área reserva" já está lotada, e esse HD logo logo vai ir para o saco.

  6. #5
    Membro Avatar de Lestat Dane
    Info
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    7.322
    Verdinhas
    418

    E como eu vejo c tem ou não Bad Blocks no HD?

  7. #6
    Membro Avatar de OnYourTail
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    2.190
    Verdinhas
    474

    Originalmente enviada por Lestat Dane
    E como eu vejo c tem ou não Bad Blocks no HD?
    Passe um software de diagnostico, recomendo o do fabricante...

  8. #7
    Membro Avatar de AccellX®
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    3.335
    Verdinhas
    110

    bom topico!

  9. #8
    fsn
    fsn está offline
    Membro
    Info
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    4.938
    Verdinhas
    785

    formatar causa falhas, lasca a superficie, e estressa a agulha do HD
    uau, isso eh uma coisa que eu nunca tinha ouvido...

  10. #9
    Membro Avatar de OnYourTail
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    2.190
    Verdinhas
    474

    Originalmente enviada por Fusi0n
    formatar causa falhas, lasca a superficie, e estressa a agulha do HD
    uau, isso eh uma coisa que eu nunca tinha ouvido...

    Acredite! Tem gente que jura de pés juntos que isso acontece.
    De certo leu muito Para efeito de direitos autorais o nome que você digitou esta sendo substituído por este texto (bate na madeira) e deu isso...

  11. #10
    fsn
    fsn está offline
    Membro
    Info
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    4.938
    Verdinhas
    785

    Originalmente enviada por OnYourTail
    Acredite! Tem gente que jura de pés juntos que isso acontece.
    De certo leu muito Para efeito de direitos autorais o nome que você digitou esta sendo substituído por este texto (bate na madeira) e deu isso...
    ehehe só pode

  12. #11
    Membro Avatar de MR.ROBOT
    Info
    who is mr robot?
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    5.320
    Verdinhas
    403

    Muito bom mesmo!! Confirma várias coisas que eu tb imaginava serem apenas lendas urbanas..

  13. #12
    Membro
    Info
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    6.941
    Verdinhas
    1

    Permissão pra colocar na HardBR, OnYourTail...(e Nitrium)

  14. #13
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    7.768
    Verdinhas
    130

    poh mto util

  15. #14
    Membro Avatar de OnYourTail
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    2.190
    Verdinhas
    474

    Originalmente enviada por Malogro
    Permissão pra colocar na HardBR, OnYourTail...(e Nitrium)
    Demorou
    O artigo não é meu, mas blz

  16. #15
    Membro Avatar de NoOne
    Info
    Registro
    Sep 2000
    Mensagens
    12.664
    Verdinhas
    87

    Upa pra por na HardBR ?)

  17. #16
    Membro
    Info
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    2.591
    Verdinhas
    1

    Não sei não... o fator mito é muito importante ... e se eu disser(e juro que é verdade) que eu recuperei um hd 1.2gb com 5% de bad sectors com zero fill e ficou perfeito?
    Passei o zero fill várias vezes e não conseguia... até que rodei o zerofill com PIO mode 1... demorou muito mais... só que passou e consertou... depois o Hd voltou a funcionar normalmente... provavelmente, como disseram, em um Hd moderno não seria possível fazer isso...

    Tem histórias além da imaginação sim... mas vlw pelas informações... vlw pra quem teve o trabalho de fazer e tb quem traduziu...

    fui

    PS: eu não deixaria meu Hd de cabeça pra baixo...

  18. #17
    Banido
    Info
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    8.482
    Verdinhas
    4

    tipow..eu tbem...recuperei um HD de 20GB com muiiiitos bad cara...tipow...coisa de 12%...tinha muito mesmo...
    passei o zerofill...abraço..tá rodando até hj..e nunca + deu...
    será q não á outro "mito q o mito de recuperação de bad num é só um mito tbem"?? hahwhahwhahwhhaw

  19. #18
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
    Info
    Registro
    Nov 1999
    Mensagens
    13.459
    Verdinhas
    4888

    Kct soh eu q uso o HD de cabeça pra baixo no micro?
    Tive que fazer isso senão o fio da fonte não alcançava uehhuehue

  20. #19
    Membro Avatar de dreadful
    Info
    Registro
    Jan 2000
    Mensagens
    5.094
    Verdinhas
    363

    eu lí em algum lugar que não lembro mais onde que se pode instalar hds em qualquer posição (vertical ou horizontal, de cabeça para baixou, ou não), mas não é recomendado instalar o hd de modo que este fique inclinado.
    isso é mito também?

  21. #20
    Membro Avatar de macjulius
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    56
    Verdinhas
    0

    eu tb, de uns 200 hds estragados, 75% dos quantum, maxtor e ateh seagate (esse ultimo eh campeao de bad blocks)
    eu consegui recuperah perfeitamente, 10% de marcas vagabundas tipo fujitsu, western digital, conner, ibm, hitachi e 1% dos samsung, (q sao exelentes e cuase nao dao problema, maz tem uns modelos (tipo dos de 3.2gb ateh os de alguns de 20gb) e lotes de samsung q nao adiantam nem tentar)

    o importante eh sempre baixar o software direto do site do fabricante e nunca usar de outros...

    abraço

  22. #21
    Membro
    Info
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    6.941
    Verdinhas
    1

  23. #22
    Suspenso
    Info
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    1.277
    Verdinhas
    1

    eu criei um bad de 32k aqui pq ficava ligando desligando o pc na chave da fonte direto pra testar o/c mal sucedidos, pqpq só pode ser isso, o maior stress dele é no Power on

  24. #23
    Membro Avatar de OnYourTail
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    2.190
    Verdinhas
    474

    Originalmente enviada por J-ILHASOLTEIRA
    eu tb, de uns 200 hds estragados, 75% dos quantum, maxtor e ateh seagate (esse ultimo eh campeao de bad blocks)
    eu consegui recuperah perfeitamente, 10% de marcas vagabundas tipo fujitsu, western digital, conner, ibm, hitachi e 1% dos samsung, (q sao exelentes e cuase nao dao problema, maz tem uns modelos (tipo dos de 3.2gb ateh os de alguns de 20gb) e lotes de samsung q nao adiantam nem tentar)

    o importante eh sempre baixar o software direto do site do fabricante e nunca usar de outros...

    abraço
    Western Digital marca vagabunda ??
    Reveja seus conceitos...

  25. #24
    Membro
    Info
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    2.910
    Verdinhas
    51

    Originalmente enviada por OnYourTail
    Western Digital marca vagabunda ??
    Reveja seus conceitos...
    wd antigamente não era vagabunda, mas a qualidade era um lixo, bichavam quase todos.....

  26. #25
    Membro Avatar de OnYourTail
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    2.190
    Verdinhas
    474

    Originalmente enviada por lfcout
    wd antigamente não era vagabunda, mas a qualidade era um lixo, bichavam quase todos.....
    Tenho um WD Caviar de 1.2 gb , comprado com meu antigo P100 em 96.
    Tá sendo usado até hj no Duron das minhas irmãs, todo dia, e nenhum problema apareceu.
    Único defeito é que é lento pra kct pros dias de hj, ehehe

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões