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  1. #1
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    Entenda melhor Ps2.0 x 3.0 - Atestado de Obito pro Ps2.0 :)

    Bom, pra kem nunca entendeu o pq da Ati espancar a Nvidia em ps2.0, esse texto da microshit dexa bem claro:

    Introducao (by eu):

    1

    O hardware da Ati foi feito pra rodar progs de shaders curtos em grandes quantidades, enquanto a Nvidia baseou seu hardware em progs mais longos e complexos, porem sem a agilidade para rodar progs curtos.

    Sendo q o "padrao" Ps.2.0 foi criado pela Ati, ele limita o tamanho das instrucoes (pois Ati nao suporta extensoes longas) e abusa da quantidade de progs de shaders, ao mesmo tempo q beneficia seu hardware, estupra o da concorrencia.

    2

    Agora, com a introducao do ps.3.0 adivinha?

    Vai suportar extensoes mais longas, q otimizarao todo o processo de shading tanto pra rodar quanto pra programar.

    Um dos motivos da briga da Nv com o 3Dmark foi justamente o uso abusivo de shaders curtos e desnescessarios, enfim...

    Conclusao:

    Eh impossivel no ps2.0, mesmo com a "rapidez da Ati", fazer efeitos complexos e realistas terem performance aceitavel, pois a quantidade de shaders seria inrodavel, o q provou a total inutilidade e precariedade do eskema ps2.0, o q ja podia ser visto nas demos de HDRR extremamente pesadas mesmo nas Ati's top rodando demos do Hl2

    O q tbm prova definitivamente q a posicao da Nvidia estava certa desde o principio, se focando em shaders longos e fp32 ou 16, q sempre foram as normas graficas.

    A ridicula e desnecessaria "precisao de 24 bits" inventada pela Ati felizmente nao fara parte das novas especificacoes do Dx9

    Eu achei isso simplesmente hilario, e lonje de kerer polemizar ou brigar, keria esclarecer, pois com esse novo padrao fica claro o pq de eu estar sempre dizendo q ps2.0 dx9 eram um lixo, xingando a Ati, etc...e q o problema, como eu sempre disse, era a falta de shadres otimizados pra Nvidia.Agora me parece q com a inclusao dessa grande melhora no uso de shaders no Dx9, a Nvidia vai ser a unica Vga com uma placa dx9 "de verdade", nao o arremedo q a Ati criou

    Tbm fazem sentido as especulacoes q o Dx9c dariam um grande aumento de performance pra Nvidia.

    Espero q nao vejam isso como provocacao, mas como explicacao.

    O resto, vcs podem ler da propria microshit:

    Aki uns trechos mais importantes:

    Shader Model 2.0 includes technologies useful for advanced lighting and animation techniques, but has limited shader program length, and complexity, which limits the fidelity of the effects that can be achieved. Isso o Carmack ja reclamava nas r3xx

    As developers push against the limits inherent in Pixel Shader 2.0 and Vertex Shader 2.0, they have started to adopt the newer, more advanced Shader Model 3.0. This shader model has advances in several areas, in both pixel and vertex shader processing.

    you can use both vertex and pixel branching to skip processing for lights that the shader detects as facing away from the light. This can save significant processing time, and speed up the shader. Similar speedups can be used to skip processing of character bone animation as well as many similar algorithms.

    As game engines become more and more complex, they often create many different versions of each shader in order to fit them all in to the Pixel Shader 2.0 program length limitations. This can add to code maintenance, as well as take up valuable system memory at runtime. Shader Model 3.0 eliminates this issue

    a forest is made up of trees that are often similar to each other, but each would be in a different position, have differing height, branch length, leaf color, and so on. In order to add the desired variation, developers have to choose between storing many separate copies of the tree, each slightly different, or making expensive render state changes in order to rotate, scale, color and place each tree.

    In summary, DirectX 9.0 Shader Model 3.0 is a significant step forward in terms of ease of use, performance, and shader complexity. Dynamic branching brings speed-ups to many algorithms which contain early-out opportunities, while also simplifying shader code paths in graphics engines and tools.




    Bom, eh isso.

    Esse eh um texto tecnico, gostaria q so as pessoas q entendessem o q leram comentassem.

    Um ultimo detalhe importante, q eu gostaria de dexar frisado e bem claro:

    LIMITE DE EXTENSAO DE SHADERS:

    Ps2.0 = 96

    Ps3.0 = 65535+


    Entenderam agora o pq da Ati ser mais rapida em ps2.0?

    Ati fazendo VC de troxa, mais uma vez![/b]


    Ps. kem nao gostou ou nao entendeu por favor argumente com informacoes, ate pq eu nao sei se tudo q eu falei aki esta milimetricamente correto, e gostaria da opniao de kem entende de assunto, por favor, sem flames gratuitos q nao contenham informacoes relevantes.

    Eu to aki defendendo a opniao q sempre tive, como sempre fiz: com fatos e argumentacao coerente. Espero q quem se de ao trabalho de ler esse texto tenha a msm preocupacao.


    Tae esse "padrao inventado pela Ati" finalmente recebendo o atestado de obito, by microshit & nvidia:


    http://www.microsoft.com/whdc/winhec...30_NVIDIA.mspx



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  3. #2
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    LOL chapa, você tá mesmo certo mas seu texto é muito polêmico! Seu nvidia-fan :P

    O bom de tudo isso é que os shaders 3.0 serão BEM mais leves e BEM mais fáceis de serem programados. E o melhor, pra quem tem as FX, é que as placas de hoje já poderão ser compatíveis com os shaders 3.0, graças ao FP16 e FP32 e as instruções longas. Legal

  4. #3
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    o texto tava bom até você começar a xingar
    mas tudo bem

    eu acho que ati criou placas eficientes para um dado momento evolutivo das placas de vídeo

    agora pode ficar pra trás, o que é totalmente normal


    agora sobre os shaders, sim, obviamente vão ser melhores. Afinal o PS3.0 é uma evolução do PS2.0, não teria por que ser pior.
    Agora eu só queria ver a capacidade dos efeitos do ps3.0, o 2.0 já criava umas coisas animais eheh.

  5. #4
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    Originalmente enviada por John
    o texto tava bom até você começar a xingar
    mas tudo bem

    eu acho que ati criou placas eficientes para um dado momento evolutivo das placas de vídeo

    agora pode ficar pra trás, o que é totalmente normal
    Desculpa cara, quando eu vi os limites de extensoes pra vertex e pixel shaders eu simplesmente nao resisti

    desculpa ae galera, mas 96/256 x 65535 pqp...me tirou do serio isso.

    []'s

  6. #5
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    EU TENHO UMA PERGUNTA!!!!!
    Isso tem alguma utilidade no que já foi lançado??? Tipo, usar o 3.0 para rodar os 2.0 mais eficientemente?

  7. #6
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    hmmm, entao sua FX5900 que vc pagou la pelos 1000 reais tbm logo vai tar bem desatual. ela mesmo sendo a foda cheioi de instrucoes é pior em desempenho nos jogos atuias que uma 9800PRO. é isso que importa. fodase o PS 2.0 hauuha

  8. #7
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    Esse cara tá parecendo o cara anti-PT que tem lá no boteco haueaheuehaeueau

  9. #8
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    Originalmente enviada por SocioColorado
    Esse cara tá parecendo o cara anti-PT que tem lá no boteco haueaheuehaeueau
    Devo admitir que foi engraçado, mas vamos ver c esse PS3 vai ser isso tudo msm ou se vai ser como a fracassada FX5800

  10. #9
    Suspenso
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    Info by DIESEL RJ!

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  11. #10
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    Opz!!! Uma dúvida ae...
    As GeForces Fx que tao hj ai no mercado jah vao ter beneficio com a implementacao do ps3.0 ???? ou nao tera full suporte, devendo assim aguardar a nova serie. Caso tenha beneficio, acredito que teremos uma virada total quando comecar a ser usado o ps 3.0, o q nao deve ser tao rapido e enquanto isso as Ati´s continuam dominando, certo ?????

    Abracos!

  12. #11
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    as fx 5900/5950 tem suporte ao 3.0 ou nem?

  13. #12
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    Originalmente enviada por Brusamarello
    as fx 5900/5950 tem suporte ao 3.0 ou nem?
    Suporte parcial só.

  14. #13
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    Originalmente enviada por Brusamarello
    as fx 5900/5950 tem suporte ao 3.0 ou nem?
    Se tiver eu compro uma

  15. #14
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    Opa, kem kiser info sobre as Fx:

    http://www.elitebastards.com/page.ph...d=1&comments=1


    Elas suportam algumas features apenas (2.0+)

    Nessa page da pra ver tbm as specs de hardware 1.1 em diante.

    ja o software pode ser patched, dependendo logico da viabilidade.

    o farcry e os futuremark da vida suportam ps 3.0, mas nao sei se eh full ou so um patch com algumas features.

    []'s

  16. #15
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    eu achei estranho esse lance de Ps3, assim tão rapido. Pô mal ouvi falar aí já vem esse NV40 q diz q tem. Patch pro farcry atualizando pra Ps3. Poxa achu q essa tecnologia foi criada mto rapida, agora fico na esperança de ela ser tão boa qto vc esta dizendo.

    Mudando de assunto, será q o NV40 vai ser uma FX 5800 ?!?!

    qual será o preço inicial dessa placa?

  17. #16
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    Originalmente enviada por Ralf Cabral
    eu achei estranho esse lance de Ps3, assim tão rapido. Pô mal ouvi falar aí já vem esse NV40 q diz q tem. Patch pro farcry atualizando pra Ps3. Poxa achu q essa tecnologia foi criada mto rapida, agora fico na esperança de ela ser tão boa qto vc esta dizendo.

    Mudando de assunto, será q o NV40 vai ser uma FX 5800 ?!?!

    qual será o preço inicial dessa placa?
    se vc levar em conta q uns 2 anos atras o carmack ja tinha reclamado de limitacoes do r300/ps2.0 quanto a extensao de shaders, e o fato q a engine do unreal3 ja esta sendo demonstrada com os recursos do ps3.0 nem eh rapido nao, ja deve estar rolando faz tempo, so nao "vazou" pra nos, mas os profissionais da area ja devem saber ha um tempao.

    A tecnologia eh otima, eu to na esperanca eh de rodar tao bem quanto disseram q vai.

    tem saido uns resultados bizonhos tipo 36k no 3dm2001, 50 fps de media em farcry @ 1600x1200 com filtros 4x, etc..etc..se metade disso for verdade ae ja sao otros 500

    Por falar em 500, deve sair pelo precito tradicional de 499 doletas.

    []'s

  18. #17
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    tem saido uns resultados bizonhos tipo 36k no 3dm2001, 50 fps de media em farcry @ 1600x1200 com filtros 4x, etc..etc..se metade disso for verdade ae ja sao otros 500
    ave

  19. #18
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    mas diesel vc entende alguma coisa de programação ou não endente merda nenhuma ? isso que eu fico em duvida , eu não fico defendendo a ATI ou NVIDIA como vc faz , eu quero que se fodam as 2 marcas e vice-versa , eu vou esperar pra ver qual produto é melhor , se ATI for melhor vou de ATI se a NVIDIA for melhor vou de NVIDIA mas tudo pode depender do jogo que vc for rodar , 26 de abril é lançamento X800pro e 31 de maio é lançamento da X800XT segundo os boatos , li por ai que nvidia vai ser 8 pipelines e mais 8 simulados pelo PS3.0 ou algo assim e ATI vão ser 16 reais segundo informações bem recentes , doom3 parece que vai rodar melhor na nvidia o que pra mim pesa e também vai pesar os bugalixos , mas vamos aguardar até pelo menos sairem benchmarks oficiais das 2

  20. #19
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    toscoi pra caraleo!!!!!!!

  21. #20
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    eu li isso tudo...pra ....NADA !!

  22. #21
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    Originalmente enviada por L!p3 [r0x]
    eu li isso tudo...pra ....NADA !!
    é que entender o assunto é para poucos.

  23. #22
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    Originalmente enviada por Giga
    mas diesel vc entende alguma coisa de programação ou não endente merda nenhuma ? isso que eu fico em duvida , eu não fico defendendo a ATI ou NVIDIA como vc faz , eu quero que se fodam as 2 marcas e vice-versa , eu vou esperar pra ver qual produto é melhor , se ATI for melhor vou de ATI se a NVIDIA for melhor vou de NVIDIA mas tudo pode depender do jogo que vc for rodar , 26 de abril é lançamento X800pro e 31 de maio é lançamento da X800XT segundo os boatos , li por ai que nvidia vai ser 8 pipelines e mais 8 simulados pelo PS3.0 ou algo assim e ATI vão ser 16 reais segundo informações bem recentes , doom3 parece que vai rodar melhor na nvidia o que pra mim pesa e também vai pesar os bugalixos , mas vamos aguardar até pelo menos sairem benchmarks oficiais das 2
    Neim, a ultima vez q eu programei foi em basic, tem uns 10 anos. Eu comecia a programar nos anos 80, mas parei nos 90 quando morreu Pc monocromatico e comecei a desenhar no corel, desdo corel 2.

    Eu gosto de 3d, mas devido ao design grafico, entao eu tenho um projetinho de fazer um "game" no maya, uma visao artistica de um game, tipo concept art. Como eh chato, demorado e eu faco por prazer eu fico lendo e postando coisas sobre hardware enquanto eu desenho, alem eh claro de gostar de over. Eu tbm jogo joguinho 3d desde antes do wolf3d e comecei a fussar com Vga quando saiu o Glquake, depois nunca mais parei

    Eu tinha vontade de saber programar em opengl, mas com a tendencia dos games de facilitar a criacao de mods ate desanima, alias, matematica em geral me desanima.

    no tempo do doom fiz uns mapas, mas os editors da epoca eram toscos e jogar um mapa q vc msm faz e xato pacas. Espero q os do D3 e jogos por vir melhorem cada vez mais.


    []'s

  24. #23
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    Oq importa é que eu quero jogar Doom3
    E cada vez eles falam uma data pra ser lançado... puts foda isso...

    E vc Diesel o que achar de NV40 / R420 e Doom3?

  25. #24
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    Originalmente enviada por higherøx
    Oq importa é que eu quero jogar Doom3
    E cada vez eles falam uma data pra ser lançado... puts foda isso...

    E vc Diesel o que achar de NV40 / R420 e Doom3?

    eu acho q hj em dia vc jogaria doom3 maravilhosamente bem com uma Fx5800 e Hl2 com uma R9700, mas ia precisar das 2 placas pra rodar os 2 jogos...

    por isso q eles nao sairam..

    Ja nv40/r420 devem rodar numa boa qqr coisa, mas doom3 deve rodar melhor nas Nv40 pq eh opengl e tem ultrashadow.



    []'s

  26. #25
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    DOOM III já roda muito melhor em GeForce FX do que nas Radeons 9x00.

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