+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    716
    Verdinhas
    0

    Comprei as tintas pra pintura!! mas nao tenho minima noçao!!

    Bom comprei as tintas pra pinta o gabinete por dentro.. mas eu nao tenho a minima noçao c eu comprei tintas certas e como eh o melhor proceddimento pra pintar.
    Eu comprei:
    1 spray renner Auto Color Jet Luminoso - Vermelho (testei aqui em ksa e ele eh meio laranja, mas gostei laranja msm )
    1 spray Branco Brilhoso

    dpois que comprei isto eu fiquei sabend q o branco tinha que ser fosco, pq c nao descasca etc etc, eh verdade isto?

    E eu acho que eh soh isto que tenke passa neh? nao precisa akelas frescura de verniz etc?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    ZCC
    ZCC está online agora
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    32.876
    Blogs
    1
    Verdinhas
    16165

    acho q naum descasca naum....eh spray(posso tar errado)

  4. #3
    Membro Avatar de Thomazini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    4.087
    Verdinhas
    61

    Ae qdo eu pintei o meu gabinete, eu segui esses passos indicados pelo Mr. White. Se não me engano foi no Forum Pcs q ele postou isso.
    Eu dividiria o processo de pintura em 10 etapas:

    1.Desmontagem
    2.Limpeza
    3.Desbaste ("lixação")
    4.Limpeza II
    5.Aplicação do fundo
    6.Ajustes
    7.Pintura (3 demãos)
    8.Acabamento & detalhes
    9.Proteção & verniz
    10.Conclusão, remontagem & polimento

    1.Desmontagem
    Para começar, separe tudo o que será pintado do que não vai receber pintura. Sempre que for modificar, pintar, até mesmo limpar com algum produto especial seu gabinete, retire sempre as placas, para que não sejam danificadas. No caso da pintura, geralmente são retiradas as seguintes peças (as que serão pintadas): a tampa metálica e frente plástica do gabinete.
    Antes de qualquer coisa, desmonte completamente a frente do gabinete. Retire botões, led's, display, chave de teclado (!), botão de power e, se tiver alguma parte de plástico transparente, retire também (dá pra ir descolando devagar com uma faca de ponta bem fina, no final cola-se novamente). Ah, retire também detalhes em outras cores, tampas, etc., que você não pretenda cobrir com a tinta.
    Se não for possível tirar alguma coisa (alguns gabinetes tem detalhes cromados que não saem), cubra CUIDADOSAMENTE com fita adesiva. Assim, você evita que a tinta "grude", mas tenha muito cuidado para cobrir completamente o que você não quer pintar.
    Para não ter problemas quando for colocar os botões e leds no lugar, uma alternativa é usar massa de calafetar (alguns usam miolo de pão bem amassado) para tampar seus buracos, e impedir que a tinta grude ali. Pode-se usar vaselina também, mas não fica tão bom.

    2.Limpeza
    Agora, pegue um pano úmido e limpe o gabinete inteirinho, os espaços, entradas de ar, dobras, etc. Se necessário, use uma escova de dentes velha para remover poeira e outras coisas que estejam grudadas no gabinete. Seque com um outro pano e agora limpe com removedor (agua-raz), para tirar a gordura.

    3.Desbaste
    Essa parte é a mais complicada. Algumas pessoas dizem que você não deve lixar a tampa de seu gabinete, pois você tira a tinta protetora e expõe o computador à ondas eletromagnéticas, interferências e assombrações em geral. Eu, geralmente, não costumo tirar toda esta tinta, porém, uso uma lixa dágua 400 para nivelar o máximo possível a superfície dela. No caso de existir algum arranhão fundo, eu uso uma tinta esmalte sobre o arranhão, deixo secar e lixo até nivelar. Na parte plástica, use uma lixa 500/600, para que a tinta "pegue" com facilidade. Não precisa atravessar o plástico(!), basta deixar livre de impurezas e um pouco áspero.

    4.Limpeza II
    Repita o item 2.
    É sério! Agora, o objetivo é retirar toda a poeira causada pelo lixamento, tanto do plástico quanto da lata.

    5.Aplicação do fundo
    O objetivo agora é preparar o gabinete para receber a tinta. Para isso, usamos um spray especial, chamado de "primer". Ele é responsável pela aderência da tinta, bem como pela sua resistência ao calor. Sem o primer, a tinta corre o risco de descascar, enrugar ou rachar, devido a mudanças bruscas de temperatura e outros.
    Aplique duas demãos do primer, intercaladas por aproximadamente duas horas (se for primer rápido, você pode passar a 2a demão em 30 minutos). Procure ler as instruções na lata, no geral, aplique o primer em movimentos contínuos, com a mesma distância e velocidade. Não deixe o spray por muito tempo em um lugar, pois irá escorrer. O ideal é na primeira demão passar apenas uma nuvem de tinta, deixar que o gabinete fique apenas "manchado". Depois, ir passando demãos até que a cobertura se torne uniforme (no último gabinete que pintei, usei 3 demãos de primer e 4 de tinta). A distância ideal de aplicação é de 30 cm, com a lata em pé. Evite lugares com vento e poeira, mas também não vá se trancar no banheiro e morrer intoxicado (use uma máscara, ajuda!)!!

    6.Ajustes
    Agora, depois de passado o primer, verifique se alguma coisa ficou errada, se existe alguma rebarba, algum fio, qualquer coisa que você queira corrigir. É comum surgirem algumas imperfeições mínimas nessa hora, facilmente corrigíveis com uma lixa bem fina (600). Mas lembre-se, essa é a última chance! Se for necessário, aplique o primer novamente nas áreas que corrigir.

    7.Pintura
    O procedimento de pintura é exatamente igual ao do primer, com a diferença do intervalo entre as demãos. A primeira deve ser dada somente 24 horas depois do primer (tempo de "cura"). Caso contrário, podem surgir manchas em certas áreas. Intervale cada demão com 24 horas, preferencialmente. Procure ser extremamente calmo e cuidadoso, e aguarde o tempo necessário para a cura da tinta.

    8.Acabamento
    Você pode pintar os botões, frisos, manoplas, espelhos, etc. Com relação aos botões, para que eles não "engasguem" depois de pintados, lixe-os aproximadamente 1mm em toda a sua volta. Para a pintura destas peças, use o mesmo procedimento do gabinete (a quantidade de demãos pode ser menor). Você pode também aproveitar agora para colar adesivos impressos no seu gabinete, assim o verniz irá protegê-los. Faça antes um teste em um pedaço pequeno do adesivo, para saber se o verniz não vai prejudicá-lo. Coloque também tudo o que não for móvel, cromado, transparente ou eletrônico de volta no gabinete. Deixe os botões, lcd, mostrador, frisos cromados, adesivos de plástico, para serem colocados por último.
    Você pode também pintar a frente de seus drives, porém, é um assunto mais delicado...

    9.Proteção
    Agora, aplique o verniz fixador sobre o gabinete, a tampa e as outras peças. O que foi pintado a parte (botões, espelhos) também deve ser envernizado. 3 demãos de verniz intercaladas por 20 minutos são o suficiente. Deixe secar bem, 24 horas é o ideal. A maioria dos vernizes é bem sensível ao álcool, portanto, nunca limpe o gabinete com álcool (ou beba sua 51 perto do micro)!!

    10.Conclusão
    Caramba, finalmente! Pois é, agora é só montar o bichinho de novo, limpar com um pano úmido, e dar uma polida nele com uma flanela ou toalha bem fofa. Fica show! Se você usou tinta automotiva na lata do gabinete, pode ainda dar uma encerada (use "AuriShine!!!") para ficar 100%.

    Espero que você não tenha desanimado lendo esse texto, afinal é mais fácil do que parece, basta ser cuidadoso. Se você tiver alguma dúvida, só perguntar! Já pintei alguns gabinetes usando a técnica que descrevi, e sempre ficaram muito bons (estou esperando uma câmera emprestada para enviar fotos).

    Um abraço,

    Mr White
    Ficou bem legal o resultado aqui. Espero q sirva pra vc tirar algumas duvidas tb.
    []'s

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    1.086
    Verdinhas
    0

    o problema eh que o spray branco blilhante vai perdendo o brilho com o tempo e descascar toda a tinta descasca, se vc naum passar verniz na tinta luminosa ela vai sair rapidinho compra verniz em spray e passa depois da secagem da tinta luminosa.

    eu acho que a preparação da pintura é assim, pelo menos eu fiz dessa maneira.


    - lixei com uma lixa dagua todo o interior do gabinete
    - limprei , lavei e esperei secar depois passei um pano so pra garantir.
    - pintei em um local sem vento para a tinta não escorrer e naum formar bolha
    - Deixei secando 1 dia (mintira eu naum deixei secando um dia, mas deixa que é melhor UHAUHAHA naum tive paciencia)
    - depois apliquei o verniz.



    e deixei secando.



    ficou bem legal nos primeiros dias so que depois , monta desmonta e bla bla bla. acabei riscando tudo.

    mas jaja eu vejo uma nova cor para ele. =)

  6. #5
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    716
    Verdinhas
    0

    vlw ai pelas ajudas
    soh uma duvida, eh obruigado passa o verniz?
    qual o problema c nao passa?
    achei tao bunitinho semv verniz

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    1.086
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por GardenaL =)
    vlw ai pelas ajudas
    soh uma duvida, eh obruigado passa o verniz?
    qual o problema c nao passa?
    achei tao bunitinho semv verniz

    o verniz ajuda na fixação da tinta regente, toda tinta tem verniz " embutido " ms na tinta reagente ele naum vem heheheh comrpa ele que ele eh incolor naum altera muito a cor heheh

  8. #7
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    716
    Verdinhas
    0

    mas ele brilha neh..
    e tpw me falaram q a tinta reage menos com o verniz..

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    1.086
    Verdinhas
    0

    a tinta reagiria menos sim se vc aplicasse um verniz não incolor...

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões