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  1. #1
    Suspenso
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    Comparação entre sm2.0 e 3.0 ??

    foi mostrado pelos varios reviews em diversos sites que a radeonX800XT é mais rapida que a NV40ultra na maioria dos jogos e principalmente com filtros ligados , a NV40 só equilibra a disputa nos jogos opengl , o grande trunfo da NV40 seria o full suport ao shader model 3.0 ou seja uma promessa de daqui a 1 ou 2 anos aparecerem jogos com suporte total a essa tecnologia , dito isso que eu acho que a maioria por alto concorda eu gostaria de saber quais os efeitos podem ser gerados com o shader model 3.0 que o shader model 2.0 não é capaz de executar , pelo que li um bom exemplo seria o engine unreal3 previsto pra daqui a 2 anos que tem o displacement map , um efeito pouco expressivo que dá relevo a uma parede de tijolos , outro efeito este sim mais interessante é o dynamic soft shadow with self shadowing que seria uma sombra sobre outra colorida se movimentando livremente , tirando esses 2 efeitos quais mais seriam ineditos ? sem fanboys por favor de preferencia alguem que tenha conhecimento tecnico ou queira dar sua opinião

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  3. #2
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    Não dá pra medir realmente o quão bom é o displacement mapping, pois a comparação que os caras fizeram foi a mais tosca possível. Rodaram o jogo com tudo no low e depois com tudo no high com o Displacement Mapping...

    Esse de sombra eu não vi ainda.

  4. #3
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    Originalmente enviada por Saboya
    Não dá pra medir realmente o quão bom é o displacement mapping, pois a comparação que os caras fizeram foi a mais tosca possível. Rodaram o jogo com tudo no low e depois com tudo no high com o Displacement Mapping...

    Esse de sombra eu não vi ainda.
    Na verdade os efeitos praticamente sao os mesmos, oque muda é a velocidade que eles são excutados e a quantidade de efeitos q pode aparecer ao mesmo tempo na tela.

    Placas que usam PS3 vão ficar mais rapidas nos shaders com o tempo

  5. #4
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    1-2 anos? Vai "demorar" bem menos que isso... O SM3.0 será logo padrão. SM2.0 que demorou pra pegar...

    Mas vale lembrar que jogo SM3.0 obrigatóriamente tem compatibilidade com SM2.0, ou seja, nada de "ah o jogo não vai rodar nas Radeons".

    Displacement Mapping EFEITO POUCO EXPRESSIVO?
    Você tá louco, displacement mapping é um efeito maneiríssimo, texturas com relevos reais.

    O Displacement Mapping da nova GeForce é feito pelo Vertex Shader 3.0. Ajuda bastante na "velocidade" com que o efeito é aplicado. Todas as Radeons top, da 9500 até a X800XT, também são compatíveis com Displacement Mapping, mas não da forma como a GeForce roda. Ah, pra variar, as FX não são compatíveis.

    Mesmo sendo compatível, nas Radeons fica impraticável rodar este efeito. É muito pesado. Mesmo com auxílio do VS3.0, também pode ser que o displ. mapping ainda seja pesado. Isso ainda é incógnita. Assim como todos os prováveis benefícios em QUALIDADE DE IMAGEM do SM3.0. Só vendo os jogos, comparando com SM2.0, pra ver se muda algo.

    De princípio, e isso é dito até pelos programadores de jogos, o SM3.0 só ajuda na programibilidade e na performance.

  6. #5
    Suspenso
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    interessante , deixa o pessoal ver o topico porque tem muita gente que pode comprar gato por lebre , quanto ao lançamento dos titulos com suporte a essa nova tecnologia é só pensar um pouco , doom3 estava previsto para 2003 inicialmente e até agora nada , imagine um unreal3 que tem previsão para 2006 , grandes titulos como esses com graficos revolucionarios levam no minimo 2 ou 3 anos para serem produzidos

  7. #6
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    Humm...

    Eu vou mudar um pouco o estilo dos meus posts. Ao invés de falar somente sobre as novas tecnologias da série GeForce 6XXX e ser muito técnico, vou dar exemplos de jogos que irão utilizá-las:

    |Vertex Shader 3 (Displacement Mapping, Geometry Instancing, Flow Control) |

    Jogo que vai utilizar:
    - LOTR: Battle for Middle Earth (gerar as tropas na própria GPU e não mais na CPU, sobrando mais processamento para a IA que é essencial em um RTS)


    | Pixel Shader 3 (Flow Control, etc) |

    Jogos que irão utilizar:
    - Far Cry (efeitos de luz com melhor performance)
    - Futuros Unreal Tournament - Unreal Engine 3 (efeitos de luz com melhor performance)
    - Splinter Cell 3 (efeitos de luz com melhor performance)

    | Floating Point Filtering/Blending |

    Muito útil para realizar HDR (High Dynamic Range). Lembram do demo do HL2? Acontece que na Radeon 9800 ficou muito pesado esse efeito, já que não tinha essa tecnologia.

    Também é utilizado para outros efeitos.

    Jogos que irão utilizar:
    - Half-life 2 - Source (HDR)
    - Futuros Unreal Tournament - Unreal Engine 3 (HDR)

    Esses são só alguns exemplos. Existem também outros jogos que utilizarão esses efeitos e o Shader Model 3 junto com FP Filtering/Blending, sem falar nos jogos derivados das engines citadas acima.

  8. #7
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    Eu praticamente estou certo de pegar uma 6800 se sair uma com core 450 ou mais... quem sabe com 11 microns (sonho meu). Isso pq sempre dei mais valor as novas tecnologias do que a força bruta; motivo pelo qual uso ATI hoje.
    Mas vou dizer uma coisa: Nenhuma dessas 2 placas vai ser realmente "a placa"... as próximas, tanto da ATI quanto da Nvidia vão literalmente engolir as atuais... basta saber que nenhuma das atuais suportará o DX10 e este poderá sair até o final do ano, embora algumas informações digam que deverá ser lançado com o longhorn...
    Mas podem escrever e me cobrar, as próximas placas serão infinitamente superiores... na minha opinião, vai ser como comparar uma Geforce 2 GTS com uma Geforce 3 na época de lançamento da ultima.

  9. #8
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    Aproveitando o topico...o q roda numa VGA com PS 0.5????

  10. #9
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    Originalmente enviada por Zecacu
    Aproveitando o topico...o q roda numa VGA com PS 0.5????
    quake2?

  11. #10
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    Originalmente enviada por Spider[JSLV]
    quake2?
    hhehehe naum alopra.... Q2 eh pra VGA q naum tem PS

  12. #11
    Membro Avatar de midn
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    scell3 rodara na minha vga (sign)??
    com efeitos, claro

    pq ela ta velinha ja mas rodo o scellPT sussa.. ja o 3 eu axo q tera de vir com uma 98pro

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