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  1. #101
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    não tem explicação isso ainda, o meu monitor parece suportar, mas não da nenhum resultado pratico.

    como o Diesel diz que na nvidia dele funciona, logo pode ser a falta do recurso no hardware ou software da Ati...

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  3. #102
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    Ok, como es suspeitava, o que pode estar acontecendo é algo que realmente dá essa impressão a todos voces mas as nomeclaturas estão erradas.

    Interlaced image, ou imagem ENTRELAÇADA, já que o correspondente em português correto é esse , é uma imagem gerada com METADE do número de linhas com uma frequência maior para dar a ilusão de ter mais linhas de resolução.
    Um exemplo, todos lembram do famigerado syncmaster 3 sem ser o NE (não entrelaçado) de 14 polegadas.
    Neste monitor, para se ter a resolução de 1024x768 40hz, ele usava a metade desta resolução 512x384 com o dobro da frequência 80hz, variando as linhas entre pares e ímpares para se ter a impressão de uma imagem completa.
    As televisões fazem a mesma coisa. as de Pal-M usam a frequencia de 50 Hz, mas tem só 25 frames, a variação é tão rápida que dá uma falsa impressão ao olho humano de que se está vendo coisas a 50 frames, quando só metade das linhas está acesa por cada hz.
    Nas de NTSC são 60 hz com 30 frames, o que é ainda mais estúpido já que a cada 5 frames é gerado um com MISTURA dos frames intermediários, depois cato um tutorial com link para isso.

    Voltando ao monitor.
    Nos monitores não entrelaçados (todos os modernos) ou progressive scan como são conhecidos (tem algumas tvs assim hoje em dia tb) isso NÃO acontece porque ele SEMPRE desenha TODAS AS LINHAS da resolução usada a cada hz (passada).

    O que está acontecendo que voces estão achando estranho é que....

    O canhão dos moniotees tem capacidade de variar o numero de linhas que ele irá enviar ao tubo de fósforo. Com isso voce imagina que se nós temos 800 linhas numa tela de 15 polegadas essas linhas preenchem todo ou quase todo o espaço do monitor, mas num de 19 isso Não acontece pois elas não tem largura suficiente para preencher tudo.
    Muitos irão falar, mas é claro que elas engrossam para preencher tudo, mas isso sempre tem um limite, a variação é limitada, e normalmente monitores maiores tem mais resolução o que faz com que ele tenha canhões capazes de fazer linhas ainda mais finas, e que limita ainda mais a variação de largura, fazendo com que o efeito de FALTA DE LINHAS seja ainda maior. Eu fiz um exemplo com 3 pequenas figuras, com linhas de mesma grossura. Elas tem 100X50.
    A primeira é toda branca pois temos 50 linhas horizontais brancas.
    A segunda tem 25 (1/2) linhas brancas, e a terceira somente 16 (1/3).
    Voces podem fazer a mesma coisa no photoshop e verão que a impressão é a mesma que voces estão tendo.




    Sobre o DOUBLE SCAN que foi citado. Pelo que li, isso é uma forma de CONTORNAR esse problema, como? Com o mesmo efeito das tvs faz-se uma variação das linhas com a frequência dobrada, mostrando primeiro as linhas pares e depois as ímpares, mas sempre nesta caso mostrando 800x600 linhas, so que desta vez variando as mesmas de posição assim dá uma impressão de imagem completa mas não é uma imagem real de 800X600, seria mais como uma de 1600X1200 com as linhas variando muito rápido. Assim dá a impressão de linhas mais grossas.

    Não sei se me fiz entender, mas acho que sim.

    Em suma o ocorrido Não é INTERLACED IMAGE, e sim linhas finas para telas grandes demais.

    P.S: Notem em televisões de resolução padrão (ou seja sem progressive scan e sem HDTV) que quanto maiores, maiores são as linhas (mais grossas) e maior tb o espaço entre elas pois a resolução de TV é PADRÃO e não pode ser mudada. Pegue uma televisão grande 25pol para cima, e desligue e chegue perto, voce ve PERFEITAMENTE as linhas na tela. Faça o mesmo com um monitor e não verá nada pois o monitor quem define o numero de linhas é o canhão, que varia isso . Na tv o canhão sempre manda da mesma maneira.

    Abraços.

  4. #103
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    Aparece ICQ Deco!

  5. #104
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    do q adianta ter uma imagem bunita na sua tela e enorme se vc ve ela quadro a quadro?
    se fosse assim eu nem jogava, so assistia um filme mesmo q seria bem melhor, por isso q se usa resolucoes menores, pro jogo fika smooth

  6. #105
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    realmente Santroph, essa sua explicação resolve todo o problema, e agrava o fato da Ati não dar suporte

    e sobre esse seu comentario: " Com isso voce imagina que se nós temos 800 linhas numa tela de 15 polegadas essas linhas preenchem todo ou quase todo o espaço do monitor, mas num de 19 isso Não acontece pois elas não tem largura suficiente para preencher tudo."

    eu havia dito isso antes, mas acho que todos já sabem disso
    o que faltava era essa explicação de par e ímpar na amostragem.

  7. #106
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    Só que em 800x600,640x480 e 320x240 (sim.. 320x240)... o espaçamento é o mesmo.. Pela sua teoria o espaçamento deveria aumentar.. certo!?

  8. #107
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    nao é isso?


  9. #108
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    Originalmente enviada por NoOne
    Só que em 800x600,640x480 e 320x240 (sim.. 320x240)... o espaçamento é o mesmo.. Pela sua teoria o espaçamento deveria aumentar.. certo!?
    hehe eu acho q o santroph deu uma viajada na maionese ae comparar tv com monitor nao tem nada haver.


    -

    Ae bozo, em portugues no pc eu nao saco porra nenhuma..mas eu acho q isso ae seria "composite device" q nao tem haver com isso nao


    []'s

  10. #109
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    acho que a maioria dos monitores suporta, exemplo de um da LG, pode ser vista na HP deles:

    Sync Compability : Separate / Composite

    mas não sei se é isso que vai tirar os entrelaçamentos...

  11. #110
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    testei, e não funcionou

    na verdade acho que não existe solução.

    Diesel, tu disse que conseguiu habilitar e em baixa resolução vc não ve listra ou entrelaçamento algum?
    qual seu monitor? 17, 19?

  12. #111
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    fiz um search na Rage3d, olha o resultado:

    "Having recently played around with the new Forceware drivers on a GF3 I noticed that there's a control panel option to enable doublescan for lower resolutions (ie 640x480 and 800x600). This improves the image at those resolutions on a 19in crt by a considerable amount, as it eliminates the gaps you can normally see between the scan lines. All of a sudden 800x600 + AA becomes quite a nice option.

    So...
    Does anyone know of any way to enable doublescan on an ATi card?"

    "no, but this sounds like a useful feature. Try recommending it to the catalyst crew feedback/suggestions program.
    "


    A Ati não suporta essa opção, somente Nvidia

    é falta de implementação nos drivers mesmo...

  13. #112
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    que feio pra ATI isso. quer ter a melhor VGA do mercado mais nao tem nos drivers um funcao tao simples e util.

  14. #113
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    Originalmente enviada por CoMaNcHe
    testei, e não funcionou

    na verdade acho que não existe solução.

    Diesel, tu disse que conseguiu habilitar e em baixa resolução vc não ve listra ou entrelaçamento algum?
    qual seu monitor? 17, 19?
    eh um sony 20" antigo, a imagem fica perfeita tanto em 640x480 como 800x600

    Melhor muiiiito msm, fica sem listra nenhuma, pra ver video full screen entao nem se fala.

    []'s

  15. #114
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    Deco.. aparece no ICQ qualquer hora porra :P

  16. #115
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    Originalmente enviada por NoOne
    Deco.. aparece no ICQ qualquer hora porra :P
    euheuh eu tava on cabou de dar pau

    []'s

  17. #116
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Cara na Nv eh na tab "display timmings":



    nas Ati num sei

    []'s
    O Bios mod ta funcinando bem?

    Qual a marca da sua XT?

  18. #117
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    O Bios mod ta funcinando bem?

    Qual a marca da sua XT?
    funciona com quase todas as bios menos as da xt

    Gainward powerpack 1300 5900nu com memos de 2.2ns.

    []'s

  19. #118
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    Viajei não diesel, o funcionamento dos dois (tv e monitor) é BASICAMENTE o mesmo, um canhão bombardeando eletrons em um tubo de fósforo ativo.

    Se voces quiserem saber se a sua imagem está entrelaçada é bem simples. PAUSEM uma imagem (pode ser o desktop estático mesmo.
    e vejam se a imagem VIBRA. Veja que a mesma imagem na tv, parece vibrar na memsa resolução. (caso tenham saída de tv na placa.

    NoOne, pelo que eu imagino nossos monitores nem devem fazer estas resoluções baixas em modo REAL, devem emular as mesmas (talvez desligando algumas linhas e mostrando outras, tenho que ler mais), por isso talvez o efeito seja parecido em todas.

    De uma coisa tenho total certeza o MEU monitor não entrelaça a iumagem, e nem o de voces, eles devem é estar emulando uma resolução não suportada.

    Entrelaçamento é exatamente o que eu falei antes, é o princípio de funcionamento das tvs.

    Abraços

  20. #119
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    Santroph, andei lendo alguns artigos sobre o DoubleScan e é exatamente esse "plugin" que precisamos pra solucionar essa falha nas imagens.

    Infelizmente pelo que aindei lendo.. a ATI não tem suporte a ele

  21. #120
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    Também vi isso, quer saber algo MUITO mais esquisito?
    TINHA!, lembro perfeitamente disso quando tinha a minha 8500 e na época do catalyst 2.X
    Nunca usei, porque não tive curiosidade e meu monitor de 17 não ficava assim esquisito
    Para falar a verdade não uso 800X600 para nada e em nenhum jogo, me recuso com uma 9700 e um monitor de 19 hehehe

  22. #121
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    Hum, vi afgora que não tinha o double scan, mas aparecia as outras funções que aparecem na imagem do Diesel, mas pelo que li não tinha o double scan.
    Mesmo assim sacanagem tirarem as outras tb.
    Abraços

  23. #122
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    Programa interessante e pequeno para que voces possam testar se o seu monitor dá o problema citado em resoluções baixas.
    http://ax2.wz.cz/doublescan/Heaven7.exe

    P.S: pode rodar sem problemas é apenas um demozinho em 3d que seta resolução baixa. E o mais incrível é, testei num monitor vagaba da Philips no trabalho de 17 (107 T4) e funcinou bem em todas as resoluções sem falhas de linhas a não ser em 320x240 (aí tb é sacanagem, que morra quem quiser rodar algo nessa res heheh )

  24. #123
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    Gostei desta parte do comentário q o Comanche postou (retirado da rage3d né?)

    "All of a sudden 800x600 + AA becomes quite a nice option."

    hehe, ou seja se o cara não sofre destes problemas de gaps ou entrelaçamento, 800x600 + AA pode ser bom em determinadas situações...

  25. #124
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    Pois é [3egs]Santroph

    Meu monitor de 17 não é grande coisa (é um DELL feito pela Phillips) tb e não apresenta o problema de gaps ou de entrelaçamento...

    Bom, se existe solução para problema (como já foi abordado pelo Diesel) menos mal, pois realmente eu não queria trocar meu monitor de 17 por um de 19 que tivesse este problema, pq pensem comigo:

    O cara compra uma boa placa de vídeo e um bom monitor, blz roda todos os seu jogos em alta resolução e daí não tem este problema de entrelaçamento, legal blz... mas daí começam a surgir jogos novos e o sistema do cara não aguenta mais rodar estes jogos novos naquelas resoluções tão altas, o cara tem q diminuir a resolução e começa a aparecer estes gaps ou entrelaçamento!!! Q merda, o cara ou joga com resolução alta e lento, ou em resolução mais baixa e com gaps...claro ele pode solucionar o problema trocando de placa de vídeo e voltando a jogar em alta resolução, mas o que quero dizer é que o cara vai ter que trocar de placa de vídeo mais seguido ainda, pois se ele tiver que usar uma resolução um pouco menor mesmo com AA a imagem fica porca devido aos gaps...

    Não sei se entenderam o q eu quis dizer...

  26. #125
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    nham.. framerate is life

    se eu for forçado a baixar minha resolução pra jogar Doom3 eu faço isso mesmo q tenha scanlines ou seja la como isso for chamado..

    o santroph colocou em palavras tudo oq eu pensava aqui mas nao sabia como explicar.. eu concordo com oq ele falou.

    tipo, no meu monitor antigo tinha uma coisa estranha.. em 640x480 dava pra ver as scanlines.. mas se vc colocasse 320x240 ou 512x384 nao dava pra ver ..

    Eu nao sei oq ele fazia mas nao aparecia as scanlines mesmo, principalmente em 512x384..

    Anyway eu so o tipo de pessoa q nao usa filtros.. o hellraiser quer jogar 800x600 com AA entao blz.. eu ainda prefiro ficar no 1024x768 sem nada pq eh mais rapido q 1280x960, mais rapido q 800x600 com filtros e nao tem scanlines =p

    Anyway acho q ja chegamos a uma conclusão, valeu a discussão no final.

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