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  1. #26
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    Originalmente enviada por CARLOS-BR
    1) 21
    2) Solteiro
    3) Sim.
    4) Sim.
    5) Sim.
    6) Não.
    7) A
    8.1) C
    8.2) C
    8.3) C
    8.4) C
    8.5) B
    8.6) B
    8.7) B
    8.8) B
    8.9) A
    9) 500 a 600 Reais
    10) Não sei se vocês tem experiencia com carros, mas ao contrário do que acontece na rua, é comum girar o volante mais que 360° numa pista. Principalmente se for Turismo ou Rally. Acho que o maior problema dos joysticks atuais é nao poder girar 360°. Isso diminui muito a realidade e torna os "drifts" e correções de trajetória meio "falsos".

    Se quiser opiniões de um consumidor ou alguem pra testar (tb sou de Belo Horizonte), me adiciona no seu ICQ. 2715892

    []'s

    Carlos.
    Opa... carlos, nós estamos sim pensando nisso, no volante virar 360º, afinal carro de rua tem 3 ou 4 voltas de batente a batente e controles comuns raramente tem mais de 270º, ou mesmo 180º
    Estamos pesquisando/analisando mecanismos confiáveis para que isso seja possível, pois o maior empecilho é esse. Uma coisa é certa, mais que 270º o volante vai virar.

    Seu ICQ ta anotado, se precisar a gente entra em contato... valeu!

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  3. #27
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    Um freio de mão analogico ia cair bem.

    Mais tarde eu repondo ao questionário todo.
    Estamos pensando em freio de mão "digital", ou seja, acionado ou nao, somente o curso da alavanca que seria parecido com o de carro, pois acho que não existem muitos jogos com esse recurso, pelo menos eu nunca vi.. mas dependendo do custo de implementação, talvez role, ainda mais porque o freio-de-mão seria um módulo "separado".

  4. #28
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    Originalmente enviada por edunsp
    Bom, eu tenho o da m$ com FF
    eu acho mto bom da p/ divertir,mas eh mto fragil!!



    oq eu acho q eh bobagem embreagem, cambio em H, pressao nos pedais isso so vai deixar mais caro e pior para a amnutencao do volante.


    o volante eu acho q temq ter FF, Botoes prog, marcha tiptronic (igual o da M$), os dois pedais mais longes um do outro e um pco maior(o da m$ pra mim eh peg)e o princ q seja MTO ROBUSTO!!!!(Pq da medo de usar o da M$, pq parece q vai quebrar).
    Opa..

    Sim a (falta) de robustez é o que o pessoal mais reclama, e vamos dar uma atenção especial pra isso.

    sobre o FF, só vamos saber se ele irá ser implementado após o término da pesquisa, pois ele aumentaria bastante os custos.

    os pedais, a intenção é copiar a disposição, tamanho e angulação de pedais de carros comuns, onde já foi feito todo um estudo de ergonomia. Mas só saberemos a posição e tamanho ideais após a construção de modelos.

  5. #29
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    Originalmente enviada por VectorDSL
    Opa... carlos, nós estamos sim pensando nisso, no volante virar 360º, afinal carro de rua tem 3 ou 4 voltas de batente a batente e controles comuns raramente tem mais de 270º, ou mesmo 180º
    Estamos pesquisando/analisando mecanismos confiáveis para que isso seja possível, pois o maior empecilho é esse. Uma coisa é certa, mais que 270º o volante vai virar.

    Sobre o câmbio, a idéia é essa mesma, fazer de modo que tenha todas as opções (borboleta, tiptronic e H). Os 2 últimos no caso só se comprar o módulo de câmbio.

    Seu ICQ ta anotado, se precisar a gente entra em contato... valeu!

  6. #30
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    Originalmente enviada por Rajjax
    acho q o mais importante mesmo eh robustes , uma veiz eu joguei em um volante q c vc apertasse com força o volante ele tpo desencaixava e rangia , otra coisa eh tem q te um tpo de fixacao mto bom e duravel , akelas ventosa de borracha , dura 1 semana dpois ou fica ressecada ou quebra ou nao gruda , tem q te um combinado de ventosa+pézinhos de borracha... ventosa pra nao sai "voando" e pezinho pra nao sai escorregando , mesma coisa no pedal q eh o mais foda vc no meio da corrida do nd o pedal vai para na parede e c num consegue mais acelera euahea
    valeus
    gostei da ideia de pode troca os volantes
    Cara essa sensação de que vc não pode pilotar direito com medo de quebrar a parada é o fim.... pode deixar que isso vai ser um dos enfoques do Joy.
    Sobre os pedais escorregarem, sim isso é outro problema comum, mas pedaleira não ficará somente apoiada no chão, ela terá também outro modo de fixação (que vai poder ser adaptado a qualquer cadeira), vai ser impossível escorregar.

  7. #31
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    Pessoal, pra quem respondeu valeu mesmo pelas respostas...

    vou mantê-los atualizados sobre o andamento do projeto.

    galera vamos responder aí... quanto mais gente responder, mais a gente vai saber o que a galera quer e projetar pra isso, todos tem a ganhar.
    Se não quiser responder tudo só coloque um comentario a respeito de alguma caracteristica que gostaria ou não gostaria de ver no Joy.

  8. #32
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    1. 24
    2. Solteiro
    3. Verona (96, 1.8)
    4. Sim
    5. Constumava, meu novo micro não tem DB15, meu T2 não tem USB, sem controle não vejo graça nos jogos (pretendo comprar outro, ou uma Audigy)
    6. ThrustMaster T2, R$250 no tempo em que 1 Real era 1 Dolar heuaheuaheau (excelente controle, até hj, infelizmente é DB15)

    7. Quais estilos de jogos de corrida você prefereria jogar com um “Wheel Joystick”?
    ( a ) simulador de Formula 1 / Formula Indy / NASCAR
    ( c ) simulador de corrida de rua (NFSU, etc)
    ( d ) simulador de competições GT (carros esportivos em pistas fechadas ex: Need for Speed, Gran Turismo)
    ( e ) simulador em trânsito de cidades. ex: Midtown Madness, GTA.

    8. Wheel Joystick com....
    essencial = (c)

    8.1 – FF: dispensável

    8.2 - Muito interessante!

    8.3 - Essencial

    8.4 - bobeira

    8.5 - Essencial (o antigo T2 tem isso, e os botões tb)

    8.6 - Bobeira

    8.7 - Essencial

    8.8 - Bobeira

    8.9 - Interessante

    9. R$600... completo

    10. Importantíssimo: USB, lógico. E a fixação dos pedais (como vc disse, fixar na cadeira por exemplo)... A fixação do volante em si tb sempre é um problema, mas um produto inovador talvez devesse conectar os 2 módulos com uma estrutura (opcional), que se apoiasse diretamente no chão, coisa assim. Eu adoraria não ter o controle preso numa mesa que não oferece suporte adequado, e sim apoiado solidamente, podendo centrar no jogo e não no controle. O T2 tem as ventosas que ficam presas na mesa, e nesta mesa que eu uso ele gruda, mas em outra não grudava... fora que a base é o apoio do teclado, retrátil e não oferece suporte adequado, a título de exemplo...
    Sobre a precisão, e simplesmente essencial, o T2 por exemplo tende a ser mais difícil de virar pra um lado que para o outro, o retorno não é igual, o comportamento tb varia (coisas tb da porta DB15, por favor nem pensem em usar esta porta, é só dor de cabeça)

  9. #33
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    Tenho um volante Foston q serve pra playstation e pra pc, mas so uso em pc mesmo, jogando Need for Speed underground. Eh um volante barato (120 reais) mas de boa qualidade, ta aguentando bem os trancos e as ventosas funcionam bem.

    Pra baratear o projeto ele foi construido de forma a ser reconhecido como joystick analogico de 4 botoes. esquerda e direita eh no volante e pra cima e pra baixo nos 2 pedais. eh uma boa saida.

    Eu gostaria q um volante tivesse:

    - forcefeedback (ainda vou ter um)
    - menor ou nenhuma area neutra
    - alavanca de marcha no volante, tipo formula1
    - usb !!

    e nao precisa ter:

    alavanca de freio: bobagem
    embreagem: nao usaria.



    abracos e boa sorte

    (pra que vc quer saber se a gente tem carro??)

  10. #34
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    Originalmente enviada por ThePing
    10. Importantíssimo: USB, lógico. E a fixação dos pedais (como vc disse, fixar na cadeira por exemplo)... A fixação do volante em si tb sempre é um problema, mas um produto inovador talvez devesse conectar os 2 módulos com uma estrutura (opcional), que se apoiasse diretamente no chão, coisa assim. Eu adoraria não ter o controle preso numa mesa que não oferece suporte adequado, e sim apoiado solidamente, podendo centrar no jogo e não no controle. O T2 tem as ventosas que ficam presas na mesa, e nesta mesa que eu uso ele gruda, mas em outra não grudava... fora que a base é o apoio do teclado, retrátil e não oferece suporte adequado, a título de exemplo...
    Sobre a precisão, e simplesmente essencial, o T2 por exemplo tende a ser mais difícil de virar pra um lado que para o outro, o retorno não é igual, o comportamento tb varia (coisas tb da porta DB15, por favor nem pensem em usar esta porta, é só dor de cabeça)
    Opa!

    sim a interface de qualquer controle moderno do tipo tem que ser USB.. as vantagens são óbvias
    a porta de jogos só será usada mais pra testes iniciais dos circuitos..

    Sobre o volante, boa parte dos que responderam questionam os métodos tradicionais de suporte do mesmo... nesse joy estamos pensando em adotar um sistema diferente. Na verdade os 3 módulos (pedaleira câmbio e volante) seriam conectados por -finos- tubos (demontáveis), porém resistentes, ficando o volante livre do apoio da mesa. Estamos querendo adotar também um sistema de regulagem, para que vc possa regular altura e distância do volante e pedais.

    Os aspectos ergonômicos estão sendo observados, portanto o câmbio deverá ficar na mesma posição que um câmbio comum fica (embaixo e à direita do piloto). Ainda iremos testar a viabilidade (técnica e custos) do sistema de regulagem, pois o sistema terá que aguentar um bom tranco.

    Ah sim, ainda estamos desenvolvendo um sistema de retorno pro volante... existem vários diferentes, mas estamos atrás de um que aguente o tranco, pro piloto não precisar ficar se preocupando com fim de curso enquanto joga, porque isso é horrível. Todos os comando desse controle usarão um tipo de potenciometro diferente dos convencionais.. que não precisarão de manutenção.

    ah, valeu pelo toque..

  11. #35
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    Originalmente enviada por MacTrash


    (pra que vc quer saber se a gente tem carro??)
    valeu pelos toques.... existe um formato de pesquisa mais completo que esse, esse eu simplifiquei pra por na net, mas o formato original (impresso) tem bem mais perguntas "pessoais", e pra versão da net achamos que seria melhor colocar somente essas, incluindo a do carro. Essa pergunta é pra saber mais sobre o perfil sócio-econômico da galera, e indiretamente se ele está familiarizado com os controles de um carro.

  12. #36
    Membro Avatar de TIEFox
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    Não sei se você ja conhece,
    mas esse é um dos melhores volantes para simulação:
    http://www.act-labs.com/Products/race1.htm

    é vendido seperadado os pedais, volante e cambio.
    Mas nao existe no brasil este volante para venda.
    Diria que é um bom ponto de inspiracao.
    Olhe bem o cambio H com varias plaquetas intercambiaveis para varias configuracoes de marcha e etc...
    UM desses brasilieiro eu pagava até 1mil reais para ter!

    Um abraco.

  13. #37
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    Originalmente enviada por TIEFox
    Não sei se você ja conhece,
    mas esse é um dos melhores volantes para simulação:
    http://www.act-labs.com/Products/race1.htm

    é vendido seperadado os pedais, volante e cambio.
    Mas nao existe no brasil este volante para venda.
    Diria que é um bom ponto de inspiracao.
    Olhe bem o cambio H com varias plaquetas intercambiaveis para varias configuracoes de marcha e etc...
    UM desses brasilieiro eu pagava até 1mil reais para ter!

    Um abraco.
    Sim..... se conheço! essa foi a nossa fonte inicial de inspiração! Já li vários reviews dele, inclusive já acheie review de controles desmontados, mostrando o mecanismo.. a idéia é justamente fazer algo do tipo, só que brasileiro.. e bem robusto. O câmbio deles, achei genial, é por aí mesmo. Nesse caso do câmbio da ACT Labs aí, de tempos em tempos tem que trocar as molas, isso é meio inevitável mas é bem simples.

  14. #38
    [email protected] Team Avatar de junecaz
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    Re: Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    1. Sua idade
    19

    2. Estado civil
    Solteiro

    3. Possui carro? Caso sim qual carro(s) possui?
    Focus Sedan

    4. Possui computador com internet em casa?
    Sim/Sim

    5. Constuma jogar jogos de corrida no PC?
    Sim

    6. Possui algum tipo de Wheel Joystick pra PC em casa? Se sim, qual e quanto você pagou nele?
    Nao

    7. Quais estilos de jogos de corrida você prefereria jogar com um “Wheel Joystick”?
    b/c/d/e

    8. Wheel Joystick com....
    b

    8.1 – Force Feedback (FF) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    interessante

    8.2 - os 3 pedais montados na forma e angulação idênticas aos carros comuns (e com mancal emcima e não embaixo como no fusca) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    interessante

    8.3 - os 3 pedais montados de forma que a pressão para acionamento de cada um seja parecida com a de um carro real seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    interessante

    8.4 - o pedal de embreagem seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    interessante

    8.5 - o câmbio sequencial (tipo tiptronic) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    interessante

    8.6 - o câmbio em forma de H igual a um carro comum seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    essencial

    8.7 - a marcha tipo “borboleta” atrás do volante seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    bobeira

    8.8 - o freio de mão parecido com o de um carro comum seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    bobeira

    8.9 - A possibilidade de venda desse Joystick através de módulos (volante, câmbio e pedaleira separados mas que funcionem indepedentemente) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?
    interessante

    9. Com relação ao preço do futuro Wheel Joystick, responda:

    você estaria disposto a pagar até quanto nele caso fosse mais realístico (características citadas acima), mais robusto que os atuais e contendo tecnologia de precisão (não usaria potenciômetros comuns)?
    400+-




    10. Considerações / Sugestões (se você tiver alguma, escreva aqui)
    parabens pela iniciativa

  15. #39
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    1 - 20

    2 - Solteiro

    3 - Não

    4 - Sim

    5 - Sim

    6 - hoje em dia, Não.

    7- A, B, C, E, F.

    8 - B

    8.1 - b
    .2 - B
    .3 - B
    .4 - A
    .5 - A
    .6 - C
    .7 - A
    .8 - A
    .9 - B

    9 - 200 a 400

  16. #40
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    (pra que vc quer saber se a gente tem carro??) [/B]
    acho que pq quem tem carro "geralmente" tem uma opinião mais aproximada da real qdo se trata de um simulador desse tipo.

    Como quem não tem carro ( ou nunca dirigiu um ) vai saber se o seu volante realmente simula uma situação real?

  17. #41
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    Esse recurso de virar o volante sem ter o fim de curso é super interessante, dá dó do volante qdo uns brações dão aquelas pancadas. Neste caso poderia ser uma opção alternativa no volante.
    O freio de mão é interessante em corridas de rally.

    []s.

  18. #42
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    acho muito dificil um simulador mto proximo do real... pq no real alem do ronco do motor vc sente tremer o pedal e td... sente que vai se apagar ou nao, etc... agora simular isso certinho eh foda hein...

  19. #43
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    Se voce quer atingir o maior público possível voce não tem como fazer algo com tudo.

    Deve-se fazer algo do tipo.

    Botões programáveis, cambio borboleta e tip-trônic (em h é perda de tempo, alto custo, e maior possibilidade de falhas, os carros atuais super esportivos usam em sua maioria tip-trônic, porsche, audi-S6, BMW M3, ford GT novo (tem as duas versões)). Volante envolto em couro ou borracha de alta resistência.

    Carros de rally por exemplo não usam mais cambio em H a anos. Nem os de formula, nem a grande maioria dos GT (aqui no brasil ainda usam eu acho).

    Sobre os carros de rua. ninguém compra um volante desses para jogar jogo dirigindo um GOL :\
    As pessoas compram para dirigir ferraris, porsches e coisas do gênero.

    Force feedback acho essencial para dar um pouco a mais de realismo.
    Pessoalmente eu gostaria muito de uma embreagem, mas acho que não teria apelo de venda para a maioria.

    Freio de mão é bobeira pode ser facilmente emulado com um botão.
    Acho interessante ter pelo menos dois botões analógicos com um curso decente. Assim até mesmo um freio de mão e uma embreagem poderiam ser emuladas por eles.
    Abraço

    P.S: 27 anos, tenho um civic vti automático.
    Mas já tive dois carros manuais :P e ainda tenho outro manual e outro automático na casa.

  20. #44
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    Yuri10, taí uma questão que nao foi levantada na pesquisa, mas nada está descartado. Se o problema for mais medo de estragar o vol. quando chega em fim de curso, pode ficar tranquilo que nós estamos dando bastante ênfase a essa parte de robustez.

    Daniel_TL, simulação perfeita nao tem como, mas pelo menos aproximar mais do que os controles disponíveis nós vamos, a idáia é essa.

    [3egs]Santroph, é vero, a maioria usa tiptronic, mas eu sempre achei mais legal sentir o carro na mão, e isso só o câmbio manual "H" faz.
    De qualquer modo o "H" Não vai interferir com o resto pois deverá ser vendido separadamente..
    A idéia é que o layout do controle não pareça um carro mil, e sim um carro esportivo, mas em um padrão que seja mais confortavel a nós que esse encontrado em controles importados.
    Pessoalmente eu tb concordo com a embreagem, vamos ver no que dá a pesquisa.
    Freio-de-mão em forma de botão é o que mais tem realmente, mas vamos ver o que o pessoal de forma geral acha da idéia de um no formato de um carro real..

  21. #45
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    Eu nao vou opinar porque recem estou tirando carteira, nao tenho mta experiencia, mas vou pedir pro meu irmao q tem carro e gosta de jogos de corrida responder...

    Quando ficar pronto esse projeto ve se nos avisa hein!! =)

  22. #46
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    Re: Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    1. 19 Anos

    2. Solteiro

    3. No meu nome não... Mas tem os dos meus pais ( Palio EX 2003 .. Palio Weekend Adventure 2002 )

    4. Sim

    5. Sim

    6. Não ( mas jogo as vezes na casa de meu tio q tem um Microsoft Force Feedback .... )

    7.
    ( b )
    ( c )
    ( e )

    8. (b)

    8.1 – Essencial sem dúvidas

    8.2 - Interessante

    8.3 - Essencial

    8.4 - Essencial

    8.5 - Interessante

    8.6 - Essencial

    8.7 - Bobeira

    8.8 - Interessante

    8.9 - Essencial

    9. 400 - 600 Reais


    Exelente iniciativa... parabéns

  23. #47
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    Re: Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    1. 14 anos
    2. Solteiro
    3. Nem
    4. Sim
    5. Sim
    6. Sim, Logitech Wingman Formula Force GP + Force Feedback, cerca de R$ 350,00
    7. c, e
    8. b
    8.1 num joystick é essencial
    8.2 essencial
    8.3 interessante
    8.4 interessantíssimo
    8.5 bobeira
    8.6 interessante ~ essencial
    8.7 essencial
    8.8 credo, bobeira absurda total
    8.9 essencial, vc compra o melhor de tudo e acaba saindo mais barato q um inteiro meia-boca
    9. 400 reais no máximo do absurdo ahueiaehu
    10. tá na hora de pensarem + nos consumidores e baixarem os preços desses negócios

    []'s

  24. #48
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    Re: Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    1. 18
    2. Solteiro
    3. Proprio não, mas na familia que já dirigi um Ford Mondeo 98 e uma Mitsubish L200 GLS (haoheuohae) 2003

    4. Sim
    5. Nao
    6. Nao
    7. D
    8.1 C
    8.2 C
    8.3 C
    8.4 C
    8.5 A
    8.6 B
    8.7 B
    8.8 A
    8.9 C
    9 300 a 500
    10. coloquei o preço de acordo com os acessorios, pq na real eu acho mais de 300 absurdo... só compraria pra lan house ou se tivesse sobrando dinheiro...

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