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  1. #1
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    Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    Opa..

    meu nome é João Paulo, faço desenho industrial na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e estou desenvolvendo para o projeto de gradução um “wheel joystick” (joystick para jogos de corrida de PC, que possui volante de direção, pedais e outros acessórios).

    Sempre gostei de computadores e carros, e acho que a maioria aqui também deve gostar. Os jogos do gênero tem evoluído muito no realismo, e após alguma pesquisa, constatei que mesmo os controles “de nível” disponíveis aqui são importados, caros, frágeis, não proporcionam uma simulação fiel e não são adaptados para o mercado brasileiro.

    Baseando-se nisso, a minha idéia principal é conceber, projetar e construir um modelo de “joy” totalmente brazuca, robusto e que imite todos os comandos de um “carro de rua” nacional da forma mais fiel possível, dentro de certos limites de custo e espaço.
    É um projeto muito difícil, mas eu não estou eu sozinho, a verdade é que há uma equipe trabalhando nisso.

    Então galera, peço a colaboração de voces para responderem algumas perguntas...
    não vai demorar mais que 10 minutos e todos tem a ganhar, porque há
    uma boa chance desse produto ser levado pra frente (ser produzido em série, se for aprovado), e através dessa pesquisa a galera pode ajudar a levantar agora alguns dos futuros parâmetros dele, sendo que outros já estão definidos.

    Por favor responda

    1. Sua idade


    2. Estado civil


    3. Possui carro? Caso sim qual carro(s) possui?


    4. Possui computador com internet em casa?


    5. Constuma jogar jogos de corrida no PC?


    6. Possui algum tipo de Wheel Joystick pra PC em casa? Se sim, qual e quanto você pagou nele?


    7. Quais estilos de jogos de corrida você prefereria jogar com um “Wheel Joystick”?

    ( a ) simulador de Formula 1 / Formula Indy / NASCAR
    ( b ) simulador de Rally
    ( c ) simulador de corrida de rua (NFSU, etc)
    ( d ) simulador de competições GT (carros esportivos em pistas fechadas ex: Need for Speed, Gran Turismo)
    ( e ) simulador em trânsito de cidades. ex: Midtown Madness, GTA.
    ( f ) outra categoria / jogo:


    8. Wheel Joystick com....

    bobeira = (a)
    interessante = (b)
    essencial = (c)

    8.1 – Force Feedback (FF) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.2 - os 3 pedais montados na forma e angulação idênticas aos carros comuns (e com mancal emcima e não embaixo como no fusca) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.3 - os 3 pedais montados de forma que a pressão para acionamento de cada um seja parecida com a de um carro real seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.4 - o pedal de embreagem seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.5 - o câmbio sequencial (tipo tiptronic) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.6 - o câmbio em forma de H igual a um carro comum seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.7 - a marcha tipo “borboleta” atrás do volante seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.8 - o freio de mão parecido com o de um carro comum seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.9 - A possibilidade de venda desse Joystick através de módulos (volante, câmbio e pedaleira separados mas que funcionem indepedentemente) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?


    9. Com relação ao preço do futuro Wheel Joystick, responda:

    você estaria disposto a pagar até quanto nele caso fosse mais realístico (características citadas acima), mais robusto que os atuais e contendo tecnologia de precisão (não usaria potenciômetros comuns)?


    * Leve em consideração que atualmente os preços para Joysticks disponíveis no mercado são:

    100 a 300 reais – possuem apenas o volante com recursos variados (botões);

    300 a 500 reais – possuem o volante com recursos variados (câmbio borboleta do tipo F1 e botões programáveis e forcefeedback = vibração) e mais uma pedaleira contendo acelerador e freio;

    500 a 600 reais – possuem o volante com recursos variados (câmbio borboleta do tipo F1 e botões programáveis, forcefeedback = vibração e ainda um câmbio do tipo sequêncial (sobe e desce marcha, toque para cima/baixo) a pedaleira (acelerador e freio).


    10. Considerações / Sugestões (se você tiver alguma, escreva aqui)

  2. # Publicidade
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  3. #2
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    Vou responder a pesquisa.. (façam assim)

    1 – 24

    2 – Solteiro

    3 – Sim, palio fire

    4 – Sim

    5 – Sim

    6 - Não

    7 – c d e

    8.1 – a
    8.2 – c
    8.3 – c
    8.4 – c
    8.5 – b
    8.6 – c
    8.7 – a
    8.8 – b
    8.9 – c

    9 – Até 500 reais os 3 módulos (volante, câmbio e pedaleira)

    10

  4. #3
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    to com preguica de responder tudo e nem tenho grana pra gastar com esse tipo de coisa, mas o diferencial do joy seria a marcha em forma de H e a embreagem.

    sempre senti falta disso jogando os arcades.

  5. #4
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    Re: Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    Originalmente enviada por VectorDSL
    Opa..

    meu nome é João Paulo, faço desenho industrial na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e estou desenvolvendo para o projeto de gradução um “wheel joystick” (joystick para jogos de corrida de PC, que possui volante de direção, pedais e outros acessórios).

    Sempre gostei de computadores e carros, e acho que a maioria aqui também deve gostar. Os jogos do gênero tem evoluído muito no realismo, e após alguma pesquisa, constatei que mesmo os controles “de nível” disponíveis aqui são importados, caros, frágeis, não proporcionam uma simulação fiel e não são adaptados para o mercado brasileiro.

    Baseando-se nisso, a minha idéia principal é conceber, projetar e construir um modelo de “joy” totalmente brazuca, robusto e que imite todos os comandos de um “carro de rua” nacional da forma mais fiel possível, dentro de certos limites de custo e espaço.
    É um projeto muito difícil, mas eu não estou eu sozinho, a verdade é que há uma equipe trabalhando nisso.

    Então galera, peço a colaboração de voces para responderem algumas perguntas...
    não vai demorar mais que 10 minutos e todos tem a ganhar, porque há
    uma boa chance desse produto ser levado pra frente (ser produzido em série, se for aprovado), e através dessa pesquisa a galera pode ajudar a levantar agora alguns dos futuros parâmetros dele, sendo que outros já estão definidos.

    Por favor responda

    1. Sua idade


    2. Estado civil


    3. Possui carro? Caso sim qual carro(s) possui?


    4. Possui computador com internet em casa?


    5. Constuma jogar jogos de corrida no PC?


    6. Possui algum tipo de Wheel Joystick pra PC em casa? Se sim, qual e quanto você pagou nele?


    7. Quais estilos de jogos de corrida você prefereria jogar com um “Wheel Joystick”?

    ( a ) simulador de Formula 1 / Formula Indy / NASCAR
    ( b ) simulador de Rally
    ( c ) simulador de corrida de rua (NFSU, etc)
    ( d ) simulador de competições GT (carros esportivos em pistas fechadas ex: Need for Speed, Gran Turismo)
    ( e ) simulador em trânsito de cidades. ex: Midtown Madness, GTA.
    ( f ) outra categoria / jogo:


    8. Wheel Joystick com....

    bobeira = (a)
    interessante = (b)
    essencial = (c)

    8.1 – Force Feedback (FF) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.2 - os 3 pedais montados na forma e angulação idênticas aos carros comuns (e com mancal emcima e não embaixo como no fusca) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.3 - os 3 pedais montados de forma que a pressão para acionamento de cada um seja parecida com a de um carro real seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.4 - o pedal de embreagem seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.5 - o câmbio sequencial (tipo tiptronic) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.6 - o câmbio em forma de H igual a um carro comum seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.7 - a marcha tipo “borboleta” atrás do volante seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.8 - o freio de mão parecido com o de um carro comum seria bobeira, interessante ou essencial pra você?

    8.9 - A possibilidade de venda desse Joystick através de módulos (volante, câmbio e pedaleira separados mas que funcionem indepedentemente) seria bobeira, interessante ou essencial pra você?


    9. Com relação ao preço do futuro Wheel Joystick, responda:

    você estaria disposto a pagar até quanto nele caso fosse mais realístico (características citadas acima), mais robusto que os atuais e contendo tecnologia de precisão (não usaria potenciômetros comuns)?


    * Leve em consideração que atualmente os preços para Joysticks disponíveis no mercado são:

    100 a 300 reais – possuem apenas o volante com recursos variados (botões);

    300 a 500 reais – possuem o volante com recursos variados (câmbio borboleta do tipo F1 e botões programáveis e forcefeedback = vibração) e mais uma pedaleira contendo acelerador e freio;

    500 a 600 reais – possuem o volante com recursos variados (câmbio borboleta do tipo F1 e botões programáveis, forcefeedback = vibração e ainda um câmbio do tipo sequêncial (sobe e desce marcha, toque para cima/baixo) a pedaleira (acelerador e freio).


    10. Considerações / Sugestões (se você tiver alguma, escreva aqui)
    1-18
    2-solteiro
    3-nao
    4-sim
    5-sim
    6-nao
    7-d
    8.1-c
    8.2-b
    8.3-b
    8.4-a
    8.5-b
    8.6-b
    8.7-b
    8.8-a
    8.9-a
    10-100 a 300

    OBS: acho que a vale a pena tirar algumas coisas como freio de mão, embreagem, escolha de tipo de cambios e etc para abixar o preço, não tem nescessidade de pressão nos pedais apenas no volante e etc.

  6. #5
    Suspenso
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    Uia, jah me candidato a "beta tester"

    vamos la :

    1 15 anos

    2 solteiro

    3 não

    4 sim

    5 sim

    6 sim, sem marca piratex que comprei nos camelo, paguei 90 pila

    7 a b d e

    8 b

    81 c

    82 b

    83 c

    84 c

    85 b

    86 a

    87 b

    88 c

    89 b

    9 até 350 reais, jah que não depende do dolar

    10- um volante removivel, que nem os de F1, assim poderiamos ter varios tipos de volantes encaixaveis e vendidos a vulso

  7. #6
    Membro Avatar de kilates
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    Acho que o mais interessante deste projeto é o negocio ser robusto.


    Por exemplo, eu curto volante igual aqueles feito para o Daytona U.S.A, porque aquilo ja é feito para durar pois é fliperama.


    Acho que Force FeedBack não é tao necessario.


    As marchas nao sei como vai ser, presuponho que seja uma caixa pra por tipo onde fica o mouse com ventosa,

    a marcha tambem tem que ser robusta pra voce mudar com forca e nao quebrar.

    Embreagem é necessario para aumentar o realismo, acho que nao existe jogo que voce precise apertar a embreagem dai ela seria inutil,

    a nao ser que programe a marcha pra so aceitar ser mudada quando a embreagem tiver apertada (creio que eh assim que funciona)


    sem mais...

  8. #7
    Membro Avatar de GaBRa.
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    marcha eh pa pobre...ja viu algum jogo de carro q tem carro com embreagem ?!

  9. #8
    Suspenso
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    Originalmente enviada por GaBRa-RoX
    marcha eh pa pobre...ja viu algum jogo de carro q tem carro com embreagem ?!
    live for speed e GTR que ainda não saiu, soh o demo tem opção pra embreagem manual

  10. #9
    Membro Avatar de kilates
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    Originalmente enviada por GaBRa-RoX
    marcha eh pa pobre...ja viu algum jogo de carro q tem carro com embreagem ?!
    Cada um tem seu gosto, tem gente que gosta de jogar com realismo, volante e pedal....

    outros preferem tudo automatico apenas com setinha pra frente e pros lado.


    Jogo com embragem eu tb acho que nao existe, mas da pra programar a a marcha pra so mudar se a embreagem estiver pressionada....

  11. #10
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    Originalmente enviada por GRBomber
    to com preguica de responder tudo e nem tenho grana pra gastar com esse tipo de coisa, mas o diferencial do joy seria a marcha em forma de H e a embreagem.

    sempre senti falta disso jogando os arcades.

    E o feio-de-mao o que acha? Nunca vi isso em controle nenhum

  12. #11
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    Re: Re: Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    Originalmente enviada por hugoky
    OBS: acho que a vale a pena tirar algumas coisas como freio de mão, embreagem, escolha de tipo de cambios e etc para abixar o preço, não tem nescessidade de pressão nos pedais apenas no volante e etc. [/B]
    A pressão nos pedais é relativamente fácil de fazer... com baixo custo, acho que vale a pena.. naturalmente a pressão não poderia ser 100% igual a um carro normal, porque imagine vc fazer a mesma força que faz pra freiar? é muita coisa pra um joystick. Porém.. a idéia é que seja o amis próximo possível disso a ponto de ser viável e o controle não deslizar.

  13. #12
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    Originalmente enviada por MatheusOliveira
    10- um volante removivel, que nem os de F1, assim poderiamos ter varios tipos de volantes encaixaveis e vendidos a vulso [/B]
    Opa... valeu! A apresentação do Joy será com 2 protótipos rodando jogos em rede. Será no Sebrae aqui em BH no fim do ano, creio que estará aberto ao público... depois dou mais detalhes.

    Essa idéia dos volantes removíveis seria uma boa e estamos pensando nisso, mas aí teríamos que eliminar de vez os botões no mesmo, e mesmo as marchas tipo "borboleta". Estamos também com a idéia de fazer o pomo do cambio removível, assim vc poderia colocar o pomo que quiser, da MOMO, etc...

  14. #13
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    Originalmente enviada por kilates
    Acho que o mais interessante deste projeto é o negocio ser robusto.


    Por exemplo, eu curto volante igual aqueles feito para o Daytona U.S.A, porque aquilo ja é feito para durar pois é fliperama.


    Acho que Force FeedBack não é tao necessario.


    As marchas nao sei como vai ser, presuponho que seja uma caixa pra por tipo onde fica o mouse com ventosa,

    a marcha tambem tem que ser robusta pra voce mudar com forca e nao quebrar.

    Embreagem é necessario para aumentar o realismo, acho que nao existe jogo que voce precise apertar a embreagem dai ela seria inutil,

    a nao ser que programe a marcha pra so aceitar ser mudada quando a embreagem tiver apertada (creio que eh assim que funciona)


    sem mais...
    Sim ele tem que ser robusto... nada de polímeros nas estruturas. Nós vamos construir um modelo para o consumidor final que sirva de meio termo entre robustez e peso, mas provavelmente terá uma versão para LAN HOUSES, ainda mais robusta, mas que poderia sim ser vendida a quem não se importasse tanto com o peso.

    Embreagem, sim alguns jogos suportam nativamente, inclusive embreagem analógica, como o Viper Racing da Sierra. Mas para os que não suportam haverá um patch para quem quiser usar, isso está sendo estudado.

  15. #14
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    Originalmente enviada por GaBRa-RoX
    marcha eh pa pobre...ja viu algum jogo de carro q tem carro com embreagem ?!
    nascar

  16. #15
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    Originalmente enviada por kilates
    Cada um tem seu gosto, tem gente que gosta de jogar com realismo, volante e pedal....

    outros preferem tudo automatico apenas com setinha pra frente e pros lado.


    Jogo com embragem eu tb acho que nao existe, mas da pra programar a a marcha pra so mudar se a embreagem estiver pressionada....
    exato, não dá pra agradar a todos. por isso a idéia de fazer um módulo com câmbio H separado somente para quem quiser.

    Sobre os pedais, a diferença de custo de ter uma pedaleira com e sem embreagem será estudado, em último caso poderiam ter as duas versões a venda, mas a idéia a justamente proporcionar realismo, então a tendência é que exista sim a embreagem.

  17. #16
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    Minha vez,

    1 – 22

    2 – Solteiro

    3 – Nao

    4 – Sim

    5 – Sim

    6 - Sim, Genius force feedback, R$400,00

    7 – a

    8.1 – c
    8.2 – c
    8.3 – c
    8.4 – c
    8.5 – c
    8.6 – c
    8.7 – a
    8.8 – a
    8.9 – a

    9 – Até 500 reais os 3 módulos (volante, câmbio e pedaleira)

    Abs!

  18. #17
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    Bom, eu tenho o da m$ com FF
    eu acho mto bom da p/ divertir,mas eh mto fragil!!



    oq eu acho q eh bobagem embreagem, cambio em H, pressao nos pedais isso so vai deixar mais caro e pior para a amnutencao do volante.


    o volante eu acho q temq ter FF, Botoes prog, marcha tiptronic (igual o da M$), os dois pedais mais longes um do outro e um pco maior(o da m$ pra mim eh peg)e o princ q seja MTO ROBUSTO!!!!(Pq da medo de usar o da M$, pq parece q vai quebrar).

  19. #18
    Membro
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    1) 21
    2) Solteiro
    3) Sim.
    4) Sim.
    5) Sim.
    6) Não.
    7) A
    8.1) C
    8.2) C
    8.3) C
    8.4) C
    8.5) B
    8.6) B
    8.7) B
    8.8) B
    8.9) A
    9) 500 a 600 Reais
    10) Não sei se vocês tem experiencia com carros, mas ao contrário do que acontece na rua, é comum girar o volante mais que 360° numa pista. Principalmente se for Turismo ou Rally. Acho que o maior problema dos joysticks atuais é nao poder girar 360°. Isso diminui muito a realidade e torna os "drifts" e correções de trajetória meio "falsos".

    Se quiser opiniões de um consumidor ou alguem pra testar (tb sou de Belo Horizonte), me adiciona no seu ICQ. 2715892

    []'s

    Carlos.

  20. #19
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    Um freio de mão analogico ia cair bem.

    Mais tarde eu repondo ao questionário todo.

  21. #20
    Membro
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    Complementando... Nascar tem embreagem.
    Acho q o tipo de cambio depente mto do tipo de jogo.
    Se for F1 ou Nascar, que vc tem que fazer curvas com mta precisão, vai de tiptronic borboleta.
    Se for Turismo ou Rally, que pode exigir troca de marchas durante as curvas e movimentações rápidas no volante, cambio em H.

    Force Feedback é fundamental.

    Eu tenho uns videos aqui de carros de rua correndo num autodromo e fazendo Drift. Da pra ter uma ótima ideia do que é necessário pra controlar um carro. Claro que isso só será usado por pessoas que entendam e gostem de correr de verdade. A grande maioria só vai usar o básico. Vender por módulos pode ser interessante por isso, apesar de pra mim ser mais conveniente comprar tudo junto.

    []'s

    Carlos.

  22. #21
    Membro Avatar de Rajjax
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    acho q o mais importante mesmo eh robustes , uma veiz eu joguei em um volante q c vc apertasse com força o volante ele tpo desencaixava e rangia , otra coisa eh tem q te um tpo de fixacao mto bom e duravel , akelas ventosa de borracha , dura 1 semana dpois ou fica ressecada ou quebra ou nao gruda , tem q te um combinado de ventosa+pézinhos de borracha... ventosa pra nao sai "voando" e pezinho pra nao sai escorregando , mesma coisa no pedal q eh o mais foda vc no meio da corrida do nd o pedal vai para na parede e c num consegue mais acelera euahea
    valeus
    gostei da ideia de pode troca os volantes

  23. #22
    Membro
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    Re: Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    My Turn

    1. 13 Anos
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    3. Não
    4. Sim
    5. Sim
    6. Não
    7. a
    b
    c
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    8.4 c
    8.5 b
    8.6 c
    8.7 b
    8.8 c
    8.9 a

    9. 500 a 600 reais – possuem o volante, forcefeedback = vibração e ainda um câmbio em H, a pedaleira acelerador,freio e embreagem.

    10. Fazer algo luxuoso e gostoso para dirigir

    Boa Sorte amigo... espero algum dia comprar este futuro volante

  24. #23
    Suspenso
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    Ah, freio de mão eu jah ví, quanto a marcha, poderia ter varias verões,mas eu acho a melhor mesmo eh os tipo semi-automáticos...

    quanto aos volante removiveis, uma alternativa pra muda o visual seria "capinhas" removiveis, tipo as de celular

  25. #24
    Membro Avatar de Mahoney
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    Re: Pesquisa sobre Joystick de volante (interessante)

    1.16


    2.Solteiro


    3.Não


    4.Sim


    5.Sim


    6.Não, mas gostaria de ter um.


    7.( a ) simulador de Formula 1 / Formula Indy / NASCAR
    ( b ) simulador de Rally
    ( c ) simulador de corrida de rua (NFSU, etc)
    ( d ) simulador de competições GT (carros esportivos em pistas fechadas ex: Need for Speed, Gran Turismo)
    ( e ) simulador em trânsito de cidades. ex: Midtown Madness, GTA.
    Todos, praticamente.


    8.C

    8.1 - Essencial.

    8.2 - Interessante.

    8.3 - Interessante.

    8.4 - Interessante.

    8.5 - Interessante.

    8.6 - Essencial

    8.7 - Bobeira

    8.8 - Essencial

    8.9 - Interessante, até mesmo essencial.

    9. De 500 a 650 no máx.

    10. Se for melhor ou equivalente a um da Genius, aos tops, já estará de bom tamanho esse novo volante! Sem contar a um preço mais saudavel para o bolso do consumidor, levando em conta sua qualidade de funcionalidade.

    Está ai minha opinião. Levei em conta, apesar de nào ter um wheel, que já usei um SideWinder da M$ com force e é excelente!

  26. #25
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    0

    Por favor responda

    1. 18


    2. Solteiro

    3. nao

    4. sim

    5. sim

    6. nao

    7. a, b, c, d

    8. b

    8.1 – interessante

    8.2 - essencial

    8.3 - essencial

    8.4 - essencial

    8.5 - bobeira

    8.6 - essencial

    8.7 - bobeira

    8.8 - interessante

    8.9 - interessante

    9. ate uns 500 com volante, pedais (com embreagem), e câmbio em H

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