+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de dissenha
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    690
    Verdinhas
    0

    Pra que serve o Vsync

    Olá,

    Goataria de saber para que server o Vsync!!!

    Aproveitando, gostaria de saber como abilitar o over no detonator 56.72!!!

    Obrigado

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    1.313
    Verdinhas
    0

    vsync sincroniza o FPS dos games com a atualização da tela

  4. #3
    Yen
    Yen está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    2.999
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por MatheusOliveira
    vsync sincroniza o FPS dos games com a atualização da tela
    quase isso, mas é quase a mesma coisa

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    190
    Verdinhas
    0

    vsync o nosso amigo ja explicou, e pra habilitar OC no driver, baixa o NVHARDPAGE pra habilitar as paradas escondidas e vai la subir as barrinhas hehehehe

    []s

  6. #5
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    431
    Verdinhas
    0

    ou seja...
    deixa sempre OFF

    a nao ser que vc tenho um micro foderoso

  7. #6
    Membro Avatar de Peleyer
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    7.636
    Verdinhas
    437

    Sincroniza o fps da placa com o hz do monitor, se vc esta usando 60hz, o fps dentro do jogo permanecer cravado em 60 tambem, e por ae vai, quem usa geralmente taxa o hz em 100, a sensação dentro do jogo muda um pouco, os frames na tela nao quebram mais, o problema eh se o fps dentro do jogo baixa de 100, dae a sensação quando vc joga um FPS por exemplo, mexendo o mouse fica ruim demais. A placa de video precisa ser boa o suficiente pra aguentar acima de 100 sempre, o que eh dificiu na maioria dos jogos, sempre tem um angulo que vc olha e o fps cai.

  8. #7
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    1.313
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por Yen
    quase isso, mas é quase a mesma coisa

    hehe qual seria a diferença ??

    sobre o vsync off,tem ogo que ele tem que fica on, como o PES3

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    327
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por dellfrost
    ou seja...
    deixa sempre OFF

    a nao ser que vc tenho um micro foderoso
    *** CS PLAYER DETECTED ***



    Vai por mim. Vsync always ON; a não ser que você tenha um monitor xulé que não guente 75hz em 1024.
    Essa idéia de jogar com vsync off foi disseminada em comunidades cs; os caras não tinham monitores que atingissem a taxa de 100hz; ae desligavam a sincronização vertical; pra ver os "99fps cravados" no counter;
    Mas você vai sentir uma maior suavidade dos movimentos euma melhor sensação de jogo com o vsync ligado.

  10. #9
    Membro Avatar de Peleyer
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    7.636
    Verdinhas
    437

    Mas você vai sentir uma maior suavidade dos movimentos euma melhor sensação de jogo com o vsync ligado.
    O lag no mouse eh insuportavel quando vc usa vsync em jogos mais pesados, nao eh regra, mas se a sua placa de video nao aguenta em 100fps, em jogos como COD por exemplo, uma 9600xt nao aguenta acima de 100fps dependendo do nivel de detalhe que vc quer do jogo.

  11. #10
    Membro Avatar de dissenha
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    690
    Verdinhas
    0

    Bom... é que vi muita diferença no 3dmark03!!! Qase 2k a menos!!!

  12. #11
    Membro Avatar de Seijuro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    1.288
    Verdinhas
    9

    logico q faz menos pontos, o fps crava em 60 (se estiver usando 60hz)
    mas em jogo , com vsync ligado eu acho melhor, nao fica akela quebradera de tela qdo vc vira

    []'s

  13. #12
    Membro Avatar de dissenha
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    690
    Verdinhas
    0

    Legal... valeu pela explicação pessoal!!!
    []s!!!

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.279
    Verdinhas
    0

    Antes eu sempre ia com os outros e desligava o vsync. Até um belo dia q eu liguei e não desliguei mais, joguei melhor. Movimento com fluidez quando vc dá um giro rápido num first person shooter, pode testar ae.

  15. #14
    Membro Avatar de TM99
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.992
    Blogs
    1
    Verdinhas
    298

    eu uso Vsync ligado e joguei com ele ligado a vida inteira, vsync off a tela racha demais e nao importa o frame rate, vc nunca tem a sencação de que o jogo ta rodando rapido pq a tela fica rachando

    Com vsync ON os frames nao racham e a imgem fica muito fluida, é só cuidar os lags de mouse, dependendo jogo compensa tirar o vsync ou dar uma twakada pra tirar o lag.

    Em geral Vsync on eh muito melhor, mas pra qualquer tipo de benchmark eh obrigatório colocar off.
    Pra jogo ele limita o fps maximo, mas nao o minimo, ao invés de seu cs ir a 99 fps ele vai ficar em 85 (como aqui no meu em 1024x768), mas ele nao vai sair desses 85 nunca entao nao faz diferença.. e a sensação de fluidez aumenta muito mesmo diminuindo o framerate de 99 pra 85.

    Jogo UnrealTournament e Unreal Tournament 2004, ambos eu uso vsync on sem problemas

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    1.766
    Verdinhas
    5

    Explicando Vsync e Prerender

    Como não gosto de me repitir, vai aí minha explicação de outro tópico:
    Originalmente enviada por vw!Raptus
    Prerender é uma técnica que rendereriza de antemão vários frames e as grava no framebuffer da placa de vídeo (do qual vão posteriormente para o DAC e com isso para o monitor).

    Normalmente, enqto um frame do framebuffer está sendo mandado para o monitor, a placa está renderizando o próximo frame. Aqui começa a diferença de vsync on e off.

    Como em vsync on só são mandados quadros inteiros para o monitor (em sincronia com a varredura vertical), caso a varredura termine antes do próximo frame ter sido renderizado por completo, o quadro antigo e mandado novamente para o monitor. Se no meio tempo a renderização do próximo frame terminar, a placa vai ter que esperar a verredura terminar antes de mostrar o novo frame, e isso custa performance. Utilizando um buffer para mais frames, é possível reduzir o tempo de espera da placa. O problema são primeiro o maior consumo de VRAM (para framebuffer), segundo que pode dar aquele lag na imagem já que a imagem que vc vê é "antiga", terceiro que pode causar essas travadinhas. Este último ítem eu não sei perfeitamente a razão, mas acredito que sejam conflitos entre o buffering e a engine/driver que descarta frames caso eles estejam muito antigos e então tem problemas em "achar" o timing para resultar em tempo real comum...

    Em vsync off a história é diferente, não espera-se a varredura vertical do monitor terminar, e exibe-se a última imagem renderizada até que a próxima estivar pronta, começando no ponto em que a verredura estiver neste momento. Desta maneira as vezes temos numa tela fragmentos de vários frames (os frames nem são mais mostrados por inteiro caso o seu fps seja mais alto que o Hz do seu monitor), e podem aparecer aquelas faixas deslocadas na imagem se houver movimento lateral (são vários frames). A vantagem é que a placa de vídeo nunca terá que esperar, portanto não há perda de performance, e, se vc entedeu a explicação, vai concordar que em vsync off em nenhuma hipótese faz sentido usar prerender.

    Em vsync on deve-se testar qual prerender limit pode-se usar sem causar travadinhas; em 1 não deveria haver problemas e isso já ajuda legal a evitar perda de performance.
    http://forum.hardmob.uol.com.br/show...123215#3123215

  17. #16
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    1.313
    Verdinhas
    0

    HL e mods eu não vejo a tela quebra, jah no quake3 e baseados em sua engine vsync sempre on, quebra muuuuuito, pra mim depende do jogo...

  18. #17
    Membro Avatar de DeatH
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    GETTUDA CHOPPAH
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    5.977
    Verdinhas
    764

    vsync on pra mim so sem AA e com monitor a 85Hz

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões