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    O ultimo mes do mar de merda. Pekeno resumo dos ultimos anos.

    Depois de quase 3 anos em "guerra" finalmente o mercado de games e Vga's deve voltar ao "normal".

    De um lado, a Nv fazendo cagada no nv30, do outro a Ati kerendo mostrar o q tinha de bom, shader model 2.0.

    Nem o Nv30 era forte suficiente pra rodar Doom3, nem o Sm2.0 bom o suficiente pra se tornar padrao definitivo.

    No meio disso tudo?

    Eu, vc Hl2 e doom3.

    pekenos fatos do lado Nv:

    kem tem uma 9700/5800 sabe q jamais teria condicoes de rodar doom3 com filtros, aa etc numa resolucao boa. Por outro lado, em pouco tempo, um estudante implementou stencil shadow no quake1.

    Enquanto isso o carmack foi fabricar um foguete, os caras di Nin foram gravar um disco.

    Claramente esse pessoal desistiu de esperar pq tinha info de q o treco seria adiado.

    Do lado Ati:

    Qqr pessoa q tem qqr vga pode ver q Ps2.0 eh extremamente pesado e inviavel. Qqr pessoa q tem um pouco de conhecimento pode ver q Ps2.0 foi uma primeira tentativa de incluir luz e sombra dinamicas no D3d.

    A Ati era a opcao da Ms de incluir essas features no 3d3 e a Ms apostou as fichas no ps2.0 e transformou o padrao 3d3 rachando as specs Opengl/3d3, e por tabela botando gasolina na fogueira de marketing da Ati.

    Gasolina dum lado, gasolina do outro. Qqr faisca era uma guerra.

    A Nv, vendo todo seu Roadmap 32/16 bits estuprado, teve q recorer a "cheats", otimizacoes e mandingas pra continuar tendo alguma performance no 3d3, enquanto a Ati capitalizou firme e com uma arkitetura sob medida pra rodar seu proprio padrao ficou numa posicao confortavel de franco atirador, pois sabia q a Nv ia ter q se virar no software pra compensar a performance entao ficou facil de manipular a "comunidade" e como qqr um poder ver nos foruns, criar uma verdadeira guerra entre users da Nv e Ati.

    Pior, o msm aontece agora, com a Nv de volta ao padrao e a Ati "otimizando" numa perfeita inversao de papaeis.


    O q deu errado?

    Poucos se lembram, mas quando o carmack ainda dava up no .plan dele, quando realmente trabalhava na engine, ele sempre comentava de como cada vga se saia em detalhes, e num desses ups ele comentou q embora a Ati rodasse shaders muito mais rapido eles eram limitados, pois as Ati's rodam rapido, mas apenas shaders curtos e nao tem capacidade pra rodar shader programs mais complexos e extensos.

    Isso, q ele falou dois anos atras se refletiu em:

    Tomb raider: extremamente pesado, praticamente injogavel, o msm para Farcry, Hl2 entao...heheheh a Valve keria implementar High Dinamic Range Rendering ingame..pra se ter uma ideia, eh so rodar qqr demo ridicula de HDRR q vcs vao ver q eh 110% inviavel em hardware atual, muito menos ingame..

    Shaders nao precisam de frequencias altas pra rodar bem, consomem pouco, precisam apenas de pipes pra processa-los, logo a Nv teve q aumentar a frequencia e gerou o aspirador de po da Nv30.

    Agora, temos 16 pipes, a Ati com uma arkitetura inferior, derivada ainda da R3xx tem q aumentar a frequencia. Outra inversao de papeis.

    Felizmente, esse deve ser o ultimo capitulo dessa novela escrota, q prejudicou todo mundo.

    A partir da proxima geracao a Ati e a Nv devem competir de igual pra igual, nos mesmos padroes q voltaram a ser unificados em 16/32 bits, d3d e ogl.

    Muita gente ja deve ter percebido a inutilidade de se debater sobre o hardware atual, pois estamos com placas "rekentadas" e "kebra galho" ainda na mesma, Vv3xx e R3xx..ha anos...produtos de uma guerra q nao deu certo.

    Estamos no ultimo mes dessa fase broxante, Dx9c, Ps3.0, 3DM2004, Doom3, Hl2, Nv40's e tomara, um novo chip Ati com ps3.0 em breve, entao finalmente poderemos voltar aos benchmarks e as boas discussoes de antigamente, quando as placas rodavam de igual pra igual nas msm specs, sem viadagem de shaders "sob medida" etc...so depende da Ati lancar logo sua proxima linha de chips, nao deixar a Nv faser o msm q a ela fez com ps2.0 e partir pra uma competicao mais "saudavel". Ta pra rolar uma overdose de novidade, daki pro final do ano tudo o q nao saiu nos ultimos 2 anos vai chegar ao msm tempo

    Enjoy.

    []'s

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  3. #2
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    gostei do texto...

    acho que é isso mesmo que ta acontecendo hehe

  4. #3
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  5. #4
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    Soh uma coisa, os pixel pipes ou rendering pipelines se não me engano não são diretamente responsaveis pela performance das placas nos shaders. Dentro da placa tem uma "pixel engine" que eh oque era um lixo na NV30 e que foi refeito do zero na NV40.

    Os pixel pipes são responsaveis pelo fillrate da placa, entao é meio q tudo eh dependente deles, a influencia deles é global, nas no caso dos PS eles tem um "processador" separado, assim como a vertex engine e a entiga unidade de Fixed T&L. O negocio eh que como a ATI criou as especificações do PS2.0 ela fez um hardware totalmente compilante. Nessa epoca teve aquela treta da NV com a MS no conselho do direct X q fez a NV ser expulsa de la.

    No fim eles tiveram que "chutar" quais seriam os recursos do Direct X e tentar implementa-los na placa sem a documentação.
    Resultado disso? a NV30 foi lenta em algumas caracteristicas do DX9 (ps2) mas em compensação ela foi além das especificações fornecendo alguns recursos a mais (como suporte parcial a fragment shaders, ultra shadow, etc etc)

    No desenvolvimento do DX10 ambas ATI e NV tão participando, entao é provavel que o negocio seja padronizado memo.

    Sobre o Opengl, agora com a chegada iminente do OpenGL 2.0 parece que a ATI resolveu começar a mexer no OpenGL dos drivers dela.. pois aparentemente os catalysts 4.6 e 4.7 ja estão apresentando melhoras na performance dessa API que eh justamente o ponto fraco da series R2xx R3xx e R4xx.

    Questão de OpenGL, é provavel que a Nvidia leve vantagem nessa API pois ela participou ativamente do desenvolvimento da mesma.

    Anyway, agora é esperar ano que vem pra ver oque o DX10 vai trazer de Bom.

    Eu tenho quase certeza de que a ATI não vai lançar um chip com suporte a DX9c e vai pular direto pra um chip com suporte ao DX10, como deve fazer a Nvidia.

    Uma coisa é certa, a briga ainda vai continuar feia.. Ao contrario da relação relativamente "cordeal" entre AMD e Intel, NVIDIA e ATI são inimigos mortais. A pouco tempo houve uma reunião entre o pessoal da ATI e da Nvidia sob o tópico "pisar no freio" pq essa corrida das duas empresas pra lançar um chip novo a cada 6 meses tava custando caro demais pra elas. O fato eh que a reunião foi um fracasso pq nenhuma quer ceder pra outra.. Entao o pau vai comer solto ainda .

  6. #5
    Membro Avatar de Seu Madruga
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    Otimo texto.....gostei da parte q fala das compensacoes....cada empresa quis compensar o q fez de errado em uma outra area, e as duas mexeram em areas q nao deveriam.....

  7. #6
    Membro Avatar de White Label
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    apesar de achar o Diesel mt escroto...

    belo texto

  8. #7
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    esse mother sempre filosofando...

  9. #8
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    Originalmente enviada por White Label
    apesar de achar o Diesel mt escroto...

    belo texto

    eahEAUhea, vacilo com o escroto, quer dizer com o Diesel

    Mas o texto ta bom

  10. #9
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    Bom texto, apesar de que que decodificar varias frases!

  11. #10
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    o texto fiko muito bom... manda lah pro forumpcs...

  12. #11
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    diesel ta no luigar errado
    devia ta na coluna de um jornal no lugar do GT

  13. #12
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    Eu não me preocupo com isso, como falei ps 3.0 é algo um pouco distante ainda...Quanto ao PS 2.0, olha nao sei, mas os jogos estão saindo e aqui tá rodando bem...

  14. #13
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    Gostei do texto............

    porem novos 3dmarks virao, mas guerra,mais fanatismo...etc...etc....etc.....

    isso nunca vai acabar hehheheh

  15. #14
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    pois eh ..bom texto ... mais realmente nos soh temos a ganhar com essa treta pq dai ninguem relaxa ai soh melhoram e melhoram...e afinal a pergunta q naum quer calar ...

    serah q soh essas duas empresas vao subir no podium no final .....serah q num tem mais nenhuma ??!!

    alguma opiniao?

  16. #15
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    Legal o texto!

  17. #16
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    Bom texto !

  18. #17
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    Legal , mas viajante em algumas partes ( tb , imagino o trauma por ter ficado atras por quase 3 anos )

    Shader 2.0 so fica ruim nas Fx's ué !

    Ë so uma questao de tempo pra ATi entrar no SM 3.0 tb, mas enquanto isso eu to aqui com o meu shader 2.0 com + qualidade e + rapido do q o seu shader 1.1/1.4 , essa foi a grande verdade e sempre vai ser.

    Msm vc tendo uma 6800 ultra vc ainda ta rodando o lixoso shader 1.4. ( ate sair o Dx 9.c )

    Sempre foi assim:

    Nvidia era velocidade, driver e qualidade
    Ati era so velocidade

    --

    Nvidia era velocidade e driver
    Ati era velocidade e qualidade e shader 2.0

    --

    hoje em dia ta :

    Nvidia ( com a 6800 ) Velocidade e driver ( enquanto nao sai o dx9.c )
    Ati , Velocidade, driver ( problemas no ogl , mas nos ultimos catalyst ta melhorando bastante ) qualidade e shader .

    Ja o HL2 vai ter HDR sim , O proprio Gabe newell disse q o jogo com tudo no max max msm , so as x800 vao conseguir rodar a FPS bons ( leia-se 60 ???? ? ) Fora o 3Dc ativado, o q vai fazer TODA a diferença


    A batalha agora ta no mundo dos jogos , quem lancar primeiro leva , agora é so esperar.
    Do resto o texto ta normal msm.

  19. #18
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    que que eh esse 3dc?
    Eh uma tecnica de compressão de texturas?
    se for, grandis bosta isso.

    Que grande evolução eh usar uma compressao 8.8 pra 1 se as atuais ja são 7 pra ou 8 pra 1

    Vai mudar miserias, e ainda isso nao eh um loss less compression. eh mema coisa que as antigas S3TC ou as as atuais DXTC, soh q eh o formato da ATI.

    3Dc = Inutil <<IMO>>
    Além do mais quem vai ser o otario que vai comprimir as texturas num formato que só um tipo de placa pode ler? Ual só se a valve for lançar um HL2 com Texturas pra r420 e outra versao pro resto das vgas do planeta.

    Esqueça esse recurso.

  20. #19
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    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    que que eh esse 3dc?
    Eh uma tecnica de compressão de texturas?
    se for, grandis bosta isso.

    Que grande evolução eh usar uma compressao 8.8 pra 1 se as atuais ja são 7 pra ou 8 pra 1

    Vai mudar miserias, e ainda isso nao eh um loss less compression. eh mema coisa que as antigas S3TC ou as as atuais DXTC, soh q eh o formato da ATI.

    3Dc = Inutil <<IMO>>
    Além do mais quem vai ser o otario que vai comprimir as texturas num formato que só um tipo de placa pode ler? Ual só se a valve for lançar um HL2 com Texturas pra r420 e outra versao pro resto das vgas do planeta.

    Esqueça esse recurso.
    Quanto ódio hein !!

    Primeiro q o 3Dc esmaga qualquer outra técnica de compressao existente . As fotos falam por si so. Mas o 3Dc nao é so isso nao , o proprio CEO da Id falou q o 3Dc melhora e muito os normals maps do doom3 ( tanto em qualidade quanto em velocidade )

    O 3Dc é Free , qualquer 1 pode ter e usar

    HL2 , F.E.A.R , Serious sam 2 e varios outros vao sair com 3Dc ja.

    O GN disse numa entrevista q com o 3Dc a diferenca é gritante !


  21. #20
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    Depois dessa do BlackOmega, o Deco é fã da ati aeuheahueuheauhaeuhaahu

  22. #21
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    Legal , mas viajante em algumas partes ( tb , imagino o trauma por ter ficado atras por quase 3 anos )

    Shader 2.0 so fica ruim nas Fx's ué !

    Ë so uma questao de tempo pra ATi entrar no SM 3.0 tb, mas enquanto isso eu to aqui com o meu shader 2.0 com + qualidade e + rapido do q o seu shader 1.1/1.4 , essa foi a grande verdade e sempre vai ser.

    Msm vc tendo uma 6800 ultra vc ainda ta rodando o lixoso shader 1.4. ( ate sair o Dx 9.c )

    Sempre foi assim:

    Nvidia era velocidade, driver e qualidade
    Ati era so velocidade

    --

    Nvidia era velocidade e driver
    Ati era velocidade e qualidade e shader 2.0

    --

    hoje em dia ta :

    Nvidia ( com a 6800 ) Velocidade e driver ( enquanto nao sai o dx9.c )
    Ati , Velocidade, driver ( problemas no ogl , mas nos ultimos catalyst ta melhorando bastante ) qualidade e shader .

    Ja o HL2 vai ter HDR sim , O proprio Gabe newell disse q o jogo com tudo no max max msm , so as x800 vao conseguir rodar a FPS bons ( leia-se 60 ???? ? ) Fora o 3Dc ativado, o q vai fazer TODA a diferença


    A batalha agora ta no mundo dos jogos , quem lancar primeiro leva , agora é so esperar.
    Do resto o texto ta normal msm.

    3dc eh uma tecnica de compressao de texturas, se a textura for de 4000 x 2000 pixels e rodar nas 2 vga's qual a diferenca? 3dc nao melhora a qualidade de nada, so permite o uso de texturas maiores com mais performance. se a textura for do msm tamanho a qualidade vai ser a msm..ja o q o GN diz eu me recuso a comentar.

    Shader 2.0 so fica ruim nas Fx???

    Hl2 rodando numa 9600pro deve ser uma beleza msm. Tomb raider, Halo, Farcry numa 9600 np entao..levissimo! Super viavel msm..


    []'s

  23. #22
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    Originalmente enviada por NoOne
    Depois dessa do BlackOmega, o Deco é fã da ati aeuheahueuheauhaeuhaahu
    Nem =p

    eu que eu ja vi uns fanATIcos falando tanto desse 3dc, achando q vai fazer milagre q eu resolvi botar as cartas na mesa.

    Volto a repetir q esse 3dc eh grandis bosta, e pelo q eu sei ele tem q ter suporte por hardware, por isso eh inutil, ja q metade das placas do mercado nao vao suportar, a nao ser que as texturas sejam comprimidas dinamicamente.. anyway, vai influenciar poca coisa...
    Não eh uma vantagem de que a ATI possa se gabar. E se nao precisar de suporte por hardware, a Nvidia vai ter suporte, em ambos os casos fica no zero a zero...

  24. #23
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    3dc eh uma tecnica de compressao de texturas, se a textura for de 4000 x 2000 pixels e rodar nas 2 vga's qual a diferenca? 3dc nao melhora a qualidade de nada, so permite o uso de texturas maiores com mais performance. se a textura for do msm tamanho a qualidade vai ser a msm..ja o q o GN diz eu me recuso a comentar.

    Shader 2.0 so fica ruim nas Fx???

    Hl2 rodando numa 9600pro deve ser uma beleza msm. Tomb raider, Halo, Farcry numa 9600 np entao..levissimo! Super viavel msm..


    []'s
    aqui o FAR CRY,HALO fica blz...9600np é placa de baixo custo, vc nao pode esperar que rode no maximo...Quanto a HL2, vai rodar bem em todas as placas da ATI que suporte shaders, claro nas medidas proporçoes...E os shaders 2.0 rodando nas placas da NVIDIA tem geralmente performance inferior em relação as placas da ATI...

  25. #24
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de DouglasteR
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    Garanto q a 9600 fica melhor q a 5900 no AOD !! E em qualquer coisa PS 2.0 !

    E PS. 3Dc owns ! Doa a quem doer

  26. #25
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    E PS. 3Dc owns ! Doa a quem doer
    Pode até ser bom, mas eu prefiro o Ultra Shadow 2.

    Se não eu já taria com uma X800, a Pro mesmo.

    []'s

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