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  1. #1
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    Se os drivers não fossem UNIFICADOS, o desempenho seria melhor?

    Pessoal lembro que na época das VOODOOs e TNTs, os driver eram pequenos (1 à 3 MB) e a NVIDIA sofria do mesmo mal que a ATI sofre hj, tinha drivers bem inferiores a sua RIVAL. Lembro que o desempenho das TNTs ia melhorando a cada novo driver, e os das VOODOOs 2 por exemplo nunca mudavam muito, eram bons desde os primeiros drivers, as revistas sempre elogiavam os drivers da 3DFX, falando que eram maduros e que os engenheiros da NVIDIA deviam tomar umas aulas com o pessoal da 3DFX... depois quando saiu a GEFORCE 256, a NVIDIA surgiu com drivers UNIFICADOS, que suportavam os chipsets anteriores e atuais juntos, mais tarde a 3DFX entrou na dança e viamos drivers que funcionavam nas VOODOO4 e 5 (e não oficialmente nas V3 tb)... Hj notamos que os drivers são bem maiores, chegando a mais de 20MB como os CATALYST e ambos (CATALYST e FORCEWARE) suportam quase todos os chipsets de suas fabricantes, vemos tb que alguns drivers apresentam desempenho ruim com placas mais antigas, como notamos por exemplo com a gf4MX, GF2GTS, etc... portanto a minha dúvida é: Será que se tivessemos DRIVERS ESPECIFICOS para cada placa, haveria uma ganho de desempenho maior?

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  3. #2
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    Acho que as empresas levam em conta:

    - Viabilidade: Chipsets são semelhantes em seus registradores e afins, diferem apenas em certos aspectos, como velocidade, tipo de memória e pipelines.

    - Custo: Sendo viáveis os drivers unificados, o custo cai dramaticamente, pois a correção de um problema normalmante se aplica a todos os chipsets suportados. Além disso facilitam o processo de suporte por usarem os mesmos binários.

    Acredito que se fossem escritos drivers individuais para cada placa, com certeza seriam mais rápidos, mas o fabricante deixaria de suportar o hardware a cada 2 gerações, pois até lá os chipsets já não seriam mais vendidos e não ganhariam nada com isso.

    O melhor em relação aos drivers unificados é o suporte contínuo em novos Sistemas Operacionais. Vendo por esse lado, os usuários só tem a ganhar. Embora não forneçam a melhor performance possível, esses drivers garantem compatibilidade e estabilidade.

    Eu mesmo prefiro uma perda de performance a perda de suporte.

    A NVIDIA TNT foi lançada em meados de 1998 e até hoje é suportada, são 6 anos!!! Mesmo a Creative SB Live!, lançada no mesmo ano em que a TNT foi, ainda é não-oficialemente suportada, embora não funcione 100% com os drivers.

    Placas de vídeo Trident, 3DLabs, S3 e tantas outras que não tiveram sucesso estão limitadas a um driver genérico que mal suporta aceleração DirectDraw, que é o mínimo necessário. Isso quando um driver genérico existe!

  4. #3
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    Cara esse negocio de driver novo piorar o desepenho em placas antigas acho meio furada...a galera aqui do forum mede isso com 3dmark...A diferença é muito pouca... no máximo 5 fps

  5. #4
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    Originalmente enviada por RBG GYN 2K4 2.1
    Cara esse negocio de driver novo piorar o desepenho em placas antigas acho meio furada...a galera aqui do forum mede isso com 3dmark...A diferença é muito pouca... no máximo 5 fps
    Sim, mas eu mesmo tive uma GF4TI4200 e posso dizer com certeza que o melhor driver para ela era o 44.03, com esse driver além do desempenho EM JOGOS ficar maior, os efeitos de BUMP MAPPING (ou seja lá o que for o efeito de água) era muito melhor com esse driver, desse em diante (até o 56.72) os desempenho melhora em alguns jogos e piora em outros e a QUALIDADE piora com todos. RESUMINDO, o que se nota é que há uma perda da qualidade da imagem em detrimento da performance, no 3DMARK sempre melhora, mas em jogos mesmo, notei essas discrepâncias.

    Realmente drivers unificados são mais baratos, mas alguns como o da ATI parecem que só pegaram todos os drivers dos CHIPSETS RADEON e jogaram num pacote, pois além de ser grande, as vezes ocorrem problemas apenas com um CHIPSET, por exemplo lembro que quando saiu o KOTOR milhares de pessoas reclamaram e no SUPORTE da BIOWARE dizia que haviam problema de LENTIDÃO do MOUSE apenas em R9600... demonstrando que ela pelo menos, não era igual aos outros chipsets, como por exemplo a 9500 e 9700 que sempre pareceram irmãs, quando um chipset melhorava o desempenho da 9700 era certeza que melhoraria da 9500 e vice e versa... os da NVIDIA tb, vemos por exemplo que as placas com PS e sem PS, sempre sofrem de modo adverso com os drivers, por exemplo quando sairam os FORCEWARE, apesar de melhorarem o desempenho das GFFX, era quase regra piorarem o desempenho de chipsets anteriores.

    Quanto ao que o BRAZILIANTECH citou:
    O SUPORTE as TNT, tudo bem que a placa saiu em 98, mas pra quem tem essa placa, normalmente o desempenho só do driver do WINDOWS já ta mais do que bom. Uma vez que o suporte a jogos novos é desnecessários, assim como as que vc citou como 3DLABS e S3, que são chipsets antigos e atualmente teriam um desempenho pífio em jogos, mesmo usando drivers atualizados...

  6. #5
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    esse driver q vc usava na ti4200 foi o famoso q originou o barraco entre o 3dmark e a nvidia

    []'s

  7. #6
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    Odiadores...!
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    Originalmente enviada por RBG GYN 2K4 2.1
    Cara esse negocio de driver novo piorar o desepenho em placas antigas acho meio furada...a galera aqui do forum mede isso com 3dmark...A diferença é muito pouca... no máximo 5 fps
    faiz diferença sim, se eu pussese o 53.23 na minha TNT2 que eu tinha ficava HORRIVEL, travava em jogos, tinha baixa performace e tudo mais...

    acho que drivers especificos saum 1000x melhores que os unificados

  8. #7
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    Simplificando...compre ATI e seja feliz...naum tem essas frescuras com drvers...

  9. #8
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    Sem dúvida a perda de performance por serem unificados compensa o fato de proporcionar uma vida útil maior a placa de vídeo.

    Dessa forma, se você tem uma plaquinha antiga você ainda pode utiliza-la em caso de emergência, sem grandes perdas, exceto em jogos, é claro.

  10. #9
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    um driver q eu axei o melhor ateh agora foi o 60.72 q deu um boost de fps em todos os jogos

  11. #10
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    Diferente do RBG; não vou sacanear ou puxar sardinha pra nenhuma empresa. Mesmo porque não recebo por isso. Vou me limitar a falar o que eu sei.

    Os Drivers da NVIDIA são os únicos unificados; por isso essa generalização de que quando acontecec um bug; ele se manifesta praticamente todas as placas; por serem binários compativeis entre os chipsets.

    Já os drivers da ATI são fake; nesse quisito; pois é verdadeiro falar que eles não são unificados. Ela possui um programa que "identifica" a GPU e instala os arquivos necessários para a mesma; ou seja as placas possuem arquivos diferentes; mas todos no mesmo pacote; apenas algumas placas compartilham os mesmo arquivos como 9500 e 9700; mudando apenas clock e pipeline.

    Por assim dizer; é mais fácil fazer softmod para ATI; pois basta mexer no programa que identifica a placa; que ele vai copiar os arquivos "errados" e vai identificar a placa como sendo "outra".

  12. #11
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    Originalmente enviada por Revenant
    Diferente do RBG; não vou sacanear ou puxar sardinha pra nenhuma empresa. Mesmo porque não recebo por isso. Vou me limitar a falar o que eu sei.

    Os Drivers da NVIDIA são os únicos unificados; por isso essa generalização de que quando acontecec um bug; ele se manifesta praticamente todas as placas; por serem binários compativeis entre os chipsets.

    Já os drivers da ATI são fake; nesse quisito; pois é verdadeiro falar que eles não são unificados. Ela possui um programa que "identifica" a GPU e instala os arquivos necessários para a mesma; ou seja as placas possuem arquivos diferentes; mas todos no mesmo pacote; apenas algumas placas compartilham os mesmo arquivos como 9500 e 9700; mudando apenas clock e pipeline.

    Por assim dizer; é mais fácil fazer softmod para ATI; pois basta mexer no programa que identifica a placa; que ele vai copiar os arquivos "errados" e vai identificar a placa como sendo "outra".
    POR isso o tamanho monstro dos drivers da ATI... pior que lendo o teu post, lembrei mesmo, as paradas pra fazer SOFTMOD da 9500 pra 9700, tinha que copiar algumas DLL, pra enganar o WINDOWS...

  13. #12
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    3dfx nucna fez nd unificado.. V4 e V5 eram na verdade a mesma coisa, somente com diferença de velocidade de core e memória e uso de 1 ou 2 GPU. Eles não funcionavam ans V3, tinham partes que podiam ser implementadas nas V3, é bem diferente.

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