+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    761
    Verdinhas
    0

    PT880 (MSI) X i865 (ABIT)

    AVISO, LEITURA LONGA, UMA REVIEW CURTA E EM UM TEXTO SÓ PORTANTO QUEM NÃO TEM PACIENCIA PODE PULAR PARA O FIM.

    PT880 (MSI) X i865 (ABIT)

    Muitos dirão que a comparação é indevida e desleal, mas antes de tudo já esclareço que não é bem assim.

    Pequena abreviação da estória.

    Comprei uma MSI PT880 NEO LSR por pouco mais de 300 reais. Instalei usei dois processadores nela e vi o que ela era capaz e seus problemas, vi que nõa me servia, e segunda peguei a nova i865 ABIT AI7, e vi que realemnte era o que devia ter pego antes, mas me custou quase 200 reais a mais.

    Impressão da MSI PT880:

    Ao ter em mãos a caixa da MSI já vi que não era aquela placa comum que estamos acostumados a ver com VIA e P4, ou seja algo mais vagabundo e fraco. Vi que apesar de seu baixo preço era ua placa decente e com pretenção de ser algo perto de TOP.
    A placa vem com round cables, cabos de força e ligação SATA, com SATA RAID 0+1, som onboard 5.1 com saída coaxial digital, 8 USB 2.0, um braquet que mostra o estado do boot da placa através de 4 leds, lan 10/100 e uma embalagem e manuais muito bons.

    Ao ligar recebi a tela de boot, e lá fui eu direto ao bios, no BIOS achei as opções que estava acostumado com minha antiga ABIT para overclock, mas com opções um pouco diferentes. As opções de travamente de AGP e de overclock estavam em outro lugar, mas ainda dava para achar mesmo com nomeclaturas estranhas, antes de seuqer bootar normal fiz minha primeira tentativa de overclock com um processador 1.6A que sabia que chegava a 2.4 ao menos, mas com Vcore de 1.65.
    Como esta placa não suporta Vcore com mais de 1.6, fiquei muito decepcionado, já que meu proc precisa de mais Vcore e ficou só nos 2.2 estável.
    Puz o 2.6C que tenho e sei que chega a 3.4 com Vcore padrão em um IC7-MAX3 e tentei...
    2.8 foi, 3.0.... não foi, exato tava travado aí.
    2.97 e olhe lá. nem aumentando o Vcore, ou seja decepção geral para over.
    Fiz os testes todos em padrão e vi que a placa era muito boa com tudo que tinha, se estivesse em stock.

    Depois resolvi tirar proveito de tudo mesmo, e só tive mais decepção em alguns casos.
    Esta placa faz parte da linha CORECELL da MSI, algo que é igual a mais conhecida uGURU da ABIT, sendo que a CORECELL saiu antes da ABIT.
    Ao instalar o programa, rodar o programa de auto update para pegar tudo atualizado, BIOS, DRIVERS, APLICAÇÕES, e tudo mais da MSI (que devo dizer o programa de atualizar é maravilhoso e funciona super bem), me decepcionei vendo que não rodava de maneira alguma o programa que controla o CORECELL chamado, CORE CENTER.
    Pois bem, tentei usar o som digital para meu receiver com DVDs com DTS e Dolby Digital, não funcionava já que a saída digital coaxial era cheia de interferencia e nem com som padrão usava as 5 caixas direito, só funcionava as duas da frente. Passei então para as saídas comuns (analógicas) e com as entradas analógicas do meu receiver, apartir daí tive um som muito bom e sem chiados e distorções, para um som onboard uma excelente definição, normal para DVDs mas sem muito posicionamento, para jogos muito bom som. Troquei a placa mãe por uma nova igual, e os mesmos defeitos de som e de programas sem abrir continuaram acontecendo, portando deve ser algo do modelo e não daquela placa específica.

    Depois disso fiquei uma semana com a placa e resolvi que para o que eu queria não me servia, resolvi então trocar para a ABIT AI7 (i865) com todas as reviews que eu li.

    Bom.... entrei em outro mundo, apesar de só estar com ela desde segunda outros ares abriram para a minha pessoa. Voltei ao mundo do overclock e ao mundo da ABIT que tanto conhecia.

    Ao ligar já entrei direto no BIOS novamente e já conhecendo "quase" todas as opções já puz o FSB em 250, o ratio de 5:4 nas memos já que elas não são tão boas assim, e bootei com Vcore padrão... é claro que foi super bem, mas nao entrou na instalaçào anterior do windows, normal é claro, já que as plataformas eram diferentes. O recovery automático não funcionou, o que me deixou cabrero, já que já consegui mudar de intel para amd com o recovery sem problemas antes, mas resolvi reinstalar.
    A instalação ocorreu sem problemas, e tudo foi bem com o proc desde o início a 3.26.
    Ao entrar no windows passei aos testes padrão de sandra e tudo mais, fiquei abismado com a diferença dos scores mas não percebi a diferença de funcionamento com ambas as placas em stock.
    Estou com a abit a pouco tempo, mas devo dizer que esta placa está literalmente em outro ramo, incluindo tudo que ela tem de bom tb.
    Raid 0+1 SATA,3 Firewire, 8 USB 2.0, Lan 10/100, som 5.1 com codec mais novo e mais avançado que na PT880, com saída e entrada ÓTICA e mais coisas.

    Ainda não fiz todos os testes e não tenho todos os scores com a ABIT AI7 mas já fiz prime e burnin do Sandra ao mesmo tempo e sei que fica estável a 3.4.
    Os programas do uGURU todos rodaram perfeitamente, atualizei BIOS, e utilidades, e usei a melhor coisa que já vi, EQFan, para quem tem um SunFlower 2 com fan a 6000 rotações não sabe o que é isso de tão bom.
    O OCguru que deveria overclockear on the fly no windows não funciona, mas troca a voltagem se precisar, só tenho que ver pois acho que dessa vez o problema sou eu tenho que olhar o manual pela primeira vez.

    Aqui vai o resumo para quem pulou até o fim e quer ver é pontos e scores, os scores que faltam estão explicados acima e virão em breve.

    P.S: A review foi numa linguagem coloquial e amigável mesmo, desculpa pelos erros, mas escrevi rápido e sem preocupações.

    MSI PT880 NEO LSR:
    MAX OC1: 1.6A @ 2.2 Vcore 1.6
    MAX OC2: 2.6C @ 2.97 Vcore 1.6
    Sandra memory score: 4300+- em dual channel 400 2.5-4-4-8
    3Dmark 2001 score: futuremark tá down agora, vejo e posto mais tarde
    3Dmark 2003 score: igual a de cima
    Problemas: saída digital coaxial de som e com os programas da própria MSI do CORECELL.
    Vantagens: Muito barata pela performance em stock e pelos extras que vem com a placa e na placa. Excelente estabilidade em Stock.

    ABIT AI7 (I865):
    MAX OC1: 1.6A @ 2.4 Vcore 1.6
    MAX OC2: 2.6C @ 3.4 Vcore padrão, deve ir mais ainda, mas minhas memos seguram
    Sandra memory score: 5300+- em dual channel 400 2.5-3-3-8
    3Dmark 2001 score: futuremark tá down agora, vejo e posto mais tarde
    3Dmark 2003 score: igual a de cima
    O som ainda será testado ou hoje ou amanhã, e posto aqui.
    Problemas: Um pequeno em que o Overclock automátco do uGURU dentro do windows aparentemente não funciona, mas acho que é problema MEU :P, nenhum com os extras da placa.
    Vantagens: Overclock excelente, performance excelente, estabilidade excelente. Libera PAT como o i875, tem Game acelerator para maior performance, excelente quantidade e qualidade de extras na placa.


    Conclusão:
    Para o pouco dinheiro que é gasto e para rodar em stock, não há razão para não comprar a MSI PT880 NEO LSR, a não ser que voce queira ter o som digital, pois em duas placas não funcionou direito.
    Para quem quer absolutamente a maior performance que se posa tirar do seu conjunto processador, memo, hd e vídeo, não há o porque de não ir com a AI7, o uGURU é uma maravilha em cada um dos seus mini programas e não consome nada ao vistoriar o sistema já que é de hardware e não uma opção de software. O preço dela ainda é aceitável, apesar de mais caro que as ASUS P4P800, acho que a diferença compensa.

    Abraços,
    reclamações e observações postem abaixo.

    P.S. final:
    Lembrem-se que esta é uma review boba e rápida, pretendo fazer a final como a de lançamento de um sitezinho de hardware que devo lançar em breve, lá terá: fotos, scores, testes melhores e tudo mais.

  2. # Publicidade
    Publicidade

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões