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  1. #1
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    Doom3? Voodoo?Nvidia?Carmack? Nopz..Adivinha quem introduziu stencil shadows in-game:

    Pqp, essa eu fikei de cara!

    Todo mundo pensando q o Carmack era o rei do stencil e neguinho comendo mosca ha 6 anos!

    O stencil em jogos foi intruduzido por ninguem menos q a Creative, pro unreal, junto com a engine da Epic/Mark Rein em 1998!!

    E nuna RIVA TNT!

    ehueu quando eu acabar de rir posto mais detalhes










    Creative Labs had a 1-2 Unreal punch in the categories of sight and sound. Creative have licensed the Unreal Engine from us and have been doing some research in the area of both sound and graphics. They've already implemented a fantastic real-time creature shadowing technique using the Riva TNT's stencil-buffer capabilities. These aren't just projections of a creature's polygons on the floor - these are REAL shadows generated in real-time on floors, walls, stairs, columns, through holes, etc. As creatures move around light sources or light sources move around creatures, the shadows move realistically in real-time. The arms of a creature and the weapons they're carrying even cast shadows on the creatures themselves. The effect this creates just has to been seen to be believed. Seeing a creature's shadow appear around a corner before the creature itself is visible is an eerie and extremely satisfying effect. This is the future of computer gaming realism and it will be available to Unreal Engine licensees.

    http://www.unreal.com/comdex98/main.html


    hehe bem q eu desconfiava q pro carmack estar na coleira da creative ele tinha um rabo preso no doom3

    []'s

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  3. #2
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    num entnedi nada

    oq é esse tal de stencil eheh ?

    []'s

  4. #3
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    Originalmente enviada por .....


    num entnedi nada

    oq é esse tal de stencil eheh ?

    []'s
    Sombras em tempo real :/ A "novidade" do Doom3 e o motivo pelo qual a Id entubou o Eax bunito e sem vaselina, mas isso eh outra historia:

    http://forum.hardmob.uol.com.br/show...hreadid=306851

    []'s

  5. #4
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    Q ele não inventou eu sabia, isso já devia ser moleza de fazer há um tempo, o problema é que fica pesado...

    Só não sabia que tinha sido a Creative + Epic.

  6. #5
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Sombras em tempo real :/ A "novidade" do Doom3 e o motivo pelo qual a Id entubou o Eax bunito e sem vaselina, mas isso eh outra historia:

    http://forum.hardmob.uol.com.br/show...hreadid=306851

    []'s
    aaaaaaaaaaaaaa ta

    mas o tal "carro chefe" do doom 3 sao essas sombras ai .. pff.. esse jogo vai bombar

  7. #6
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    Originalmente enviada por Saboya
    Q ele não inventou eu sabia, isso já devia ser moleza de fazer há um tempo, o problema é que fica pesado...

    Só não sabia que tinha sido a Creative + Epic.
    logico, essa tecnica ja existe ha tempos, so o "credito" da implementacao em games e etc.. era do Carmack

    tipo eh como raytracing, ja rola, mas botar isso num game sao outros 500

    []'s

  8. #7
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    Re: Doom3? Voodoo?Nvidia?Carmack? Nopz..Adivinha quem introduziu stencil shadows in-game:



    1 sombra prum lado e a outro pro outro isso realmente é incrivel!!!

  9. #8
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    reparei nisso tb
    hahahaha
    sombras tao no msm polo se repelindo

  10. #9
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    Re: Re: Doom3? Voodoo?Nvidia?Carmack? Nopz..Adivinha quem introduziu stencil shadows

    Originalmente enviada por Cadu®


    1 sombra prum lado e a outro pro outro isso realmente é incrivel!!! :
    mais incrivel ainda, se vc tracar uma reta de cada sombra elas vao se cruzar no ponto de origem, ou seja, onde foi colocado o ponto de luz!

    bem vindo ao mundo da fisica!

    []'s

  11. #10
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    Re: Re: Re: Doom3? Voodoo?Nvidia?Carmack? Nopz..Adivinha quem introduziu stencil shadows

    Originalmente enviada por Diesel Rj
    mais incrivel ainda, se vc tracar uma reta de cada sombra elas vao se cruzar no ponto de origem, ou seja, onde foi colocado o ponto de luz!

    bem vindo ao mundo da fisica!

    huahuha + ñ tem nenhuma lampada ai no meio dos neguinhos

    []'s

  12. #11
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    ué pq minha msg ñ apareceu ai em cima???

  13. #12
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    Tenho Unreal instalado com ultimo patch e não tem essas sombras.
    É um patch 3rd party? ou algum comando pra ligar?

  14. #13
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    ahh bons tempos do unreal 1...
    matar a skaarj queen rlz

  15. #14
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    Originalmente enviada por King_of_Sex
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    ué pq minha msg ñ apareceu ai em cima???

    apareceu sim olha bem

  16. #15
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    sinistro!!! mais em voodoo esse jogo fica mais bonito, joguei na minha V5500 em 1024x768, glide aa2x hehehe

  17. #16
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    HEIHAieuhAiuehAIea, tava obvio q nao era a ID

    E a Tenebrae q tb usa Stencil Shadder no Quake1?

  18. #17
    Membro Avatar de Fla3DMadness
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    Re: Re: Re: Doom3? Voodoo?Nvidia?Carmack? Nopz..Adivinha quem introduziu stencil shadows

    Originalmente enviada por Diesel Rj
    mais incrivel ainda, se vc tracar uma reta de cada sombra elas vao se cruzar no ponto de origem, ou seja, onde foi colocado o ponto de luz!

    bem vindo ao mundo da fisica!

    []'s
    Concordo contigo, mas essa sombra ta meio bizarra, se aquela "tocha" é o ponto de luz ela deveria estar no fundo da sala e não ali do lado...

  19. #18
    Suspenso
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    so falta a creative querer q todas novas placas delas top venha com DOOM3 hhUAehuah!

  20. #19
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    Originalmente enviada por Solidus Snake®
    so falta a creative querer q todas novas placas delas top venha com DOOM3 hhUAehuah!
    creative anunciou que nao vai mais "produzir" VGAs...

  21. #20
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    Originalmente enviada por Dragon
    Tenho Unreal instalado com ultimo patch e não tem essas sombras.
    É um patch 3rd party? ou algum comando pra ligar?
    funciona com uma versao rara do unreal e um patch, mais tarde cato o link

    --

    Fla, eu acho q botaram a luz ali pra definir e mostrar melhor as sombras, se fosse la no fundao ia ficar eskisito pq a sombra ia ficar muito longa.

    []'s

  22. #21
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    Originalmente enviada por King_of_Sex
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    ué pq minha msg ñ apareceu ai em cima???
    Apareceu sim sua mula

    Só que vc ecreveu ela dentro do quote.

    Jumento

  23. #22
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    hehe beleza stencil nos players é uma coisa o foda é doom3 ter sombras em tempo real em TUDO

  24. #23
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    conceitos de programacao ficam anos e anos sendo disctidos antes de serem lancados e depois disso, realmente popularizados...

    essa de sombra tah ali na foto de cima mesmo... Unreal e Unreal Tournament trouxeram isso... no caso do UT tiraram pra nao pesar o jogo... mas se quizer, ative...

    quanto ao fato de doom 3 ter sombra "no tempo real" pra tudo, ele nao eh o 1, nem o 2 a ter isso... doom3 vai popularizar muita coisa desses conceitos e vai praticamente fazer com q todo jogo futuro tenha por obrigacao tais recursos implementados...

    infelizmente vamos ver o atrazo de muitos jogos por causa disso...
    vide UT2003 e WAR3...

  25. #24
    Membro Avatar de Arraso
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    Pelo que se comenta, o Carmack desenvolveu o Stencil Shadow JUNTO com alguns programadores da Creative, mas a Creative registrou patente...

    Outra história é que o Carmack não desenvolveu nada, mas DESCOBRIU POR SOZINHO, desenvolvendo DOOM III, a "técnica" do Stencil Shadow, chamando-a de Carmack's Reverse.

    Ele divulgou pra todos a técnica, em termos técnicos mesmo :P

    Mas de nada adiantou pois isso já tinha sido patenteado por outros dois programadores.

  26. #25
    Banido
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    Originalmente enviada por Arraso
    Pelo que se comenta, o Carmack desenvolveu o Stencil Shadow JUNTO com alguns programadores da Creative, mas a Creative registrou patente...

    Outra história é que o Carmack não desenvolveu nada, mas DESCOBRIU POR SOZINHO, desenvolvendo DOOM III, a "técnica" do Stencil Shadow, chamando-a de Carmack's Reverse.

    Ele divulgou pra todos a técnica, em termos técnicos mesmo :P

    Mas de nada adiantou pois isso já tinha sido patenteado por outros dois programadores.
    nao, o carmack nao descobriu porra nenhuma, um funcionario da creative pegou e engine do unreal e implementou stencil shadows, ae era pesadao e o cara inventou esse algoritmo q fez o stencil rodar melhor e mais rapido, e q na verdade deveria se chamar "Dietrich's Reverse" pq foi o cara q criou.

    Como ele trabalhava na Creative, a creative patenteou, mas ele disse q publicou o algoritmo para dominio publico antes da patente.

    Acontece q a "famosa carmack's reverse" nao foi o carmack q inventou.

    Eh claro q ele nao fez so isso e melhorou muito o sistema e fez uma engine sozinho bla bla bla, mas a ideia nao eh dele e se ele nao kiser rodar tudo 2x mais lento ou refazer a engine do Doom3 ele vai ter q engolir Eax com farofa

    propriedade intelectual Rlz.

    []'s

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