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  1. #1
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    Doom3 x Performance x Memory + Impressoes.

    Opa, keria deixar ae minhas impressoes sobre o D3 com Fx e 1g de ram + P4:

    Qualidade de imagem

    Cinematografica, o q eu tinha mais medo era da precisao bizonha de luz do alpha mas realmete ta melhor q farcry ou qqr outra coisa.

    Pelo menos na Fx nao tenho a minima queixa, filtros, AA, texturas, iluminacao, tudo nota 10 e "fluido"

    No timedemo 1 com otim. ligadas a Fx em stock mode faz 40 fps em ultra e 45 em high ou 40 em high 4aaQ+4Af.

    Performance grafica

    Eh aceitavel em ate 1600x1200, mas nas areas grandes ou com paineis de vidro cai muito o Fps chegando ate a casa dos 30 msm em 1024.

    Nao ha condicoes de jogabilidade depois de um certo ponto do jogo com a Fx, msm @ 1024 s/ filtros chega a 30 fps nos cenarios grandes.

    Fora isso, Doom3 eh um excelente teste pra over/memos, vc ve q ele realmente utiliza cada transistor do chip e a placa inteira fica kente.

    Radeons sem disiipadores nas memos devem sofre horrores com esse game.



    Performance de Memoria/Ultra quality:

    Ha. tenho uma coisa a dizer: Vga de 500 megas eh o Kct.

    Eu nunca vi um prog gerenciar a ram tao bem quanto o doom3, eh simplesmente uma obra de arte.

    O setup onde eu testei eh o seguinte:

    P4 @ 3.45ghz 600fsb + 1gb memo @ 900mhz + Agp Apperture size 32.

    O jogo ja comecou aki "sequestrando 512mgs, dae loadmap:

    Ele loadou EXATAMENTE 1020 gb na ram, e ficou de swap entre a memo da vga e a rambus, acrecentando o progresso na ram, conforme vc ia progredindo na fase.

    Obviamente tou jogando no veterano, entao nao se passavam 200, 300 megas sem um quick save, onde a memo usada pelo mapa caia denovo pros ~1gb.

    No high quality o total de memo usada pelo game meira 1.2gb, e no ultra 1.6 gb, sendo q o q "sobra" fora da ram eh cached e eu testei ate com 600 megas cached sem travar, sendo q a memo do mapa so ultrapassou 1.6 gb quando loadados 2 ou 3 mapas em sequencia, onde a memo usada foi a mais de 2gb, q q eh resolvido rapdamente com um restart do jogo e uma forma menos joselita de tratar o software. Minha impresao eh q o Doom3 usou sempre meus 1024 de ram + 128 de video usando os 32 de apperture pro swap e ficou simplesmente 110% fluido.

    Se vc loadar uma faze so e der quicksaves esporadicos o Doom3 faz milagre com seu 1gb de ram e msm no ultra @ 1600x1200 nao ha nenhuma travada.

    No timedemo ele SEMPRE vai travar a primeira run pq o td nao loada a faze antes do bench, entao sao outros 500. O problema nesse caso eh do windos, tipo, se vc loadar o timedemo e depois uma outra faze o windows vai alocar o timedemo no Hd pra "agilizar" e acaba fudendo tudo, entao eu recomendo a kem tem um giga de memo desligar a memoria virtual.

    No mais, eh isso, sao so mnhas primeiras impressoes, joguei pouco do game, acabei de pagar a chaingun, acredito q estou beeem no inicio.

    Agora cheguei numa faze enorme e a Fx miou, entao vou catar uma 6800 e seguir o jogo, ate la tou no tabacooler e esperando o primeiro patch da Id ou driver da Nv se eh q eh possivel melhorar essa engine.

    Desdo quake3 os fans de Fps tao esperando o proximo passo da Id, e os q nao foram da epoca de ouro do Doom1/2 agora sabem pq o Carmack eh considerado um genio em materia de engine de games.

    []'s

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  3. #2
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    32 de Aperture ??

    HAHAHAHAHAHA TA BOM !

    Ta bom !

    E outra , nao sei como ele consome tanta RAM se as texturas são péssimas !! Além do excesso de Sprites usados no jogos . Fora o jogo TODO triangular

    nenhuma trava a 1600 ?? Ta bom ??

  4. #3
    Suspenso
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    Mais informaçoes, review com os cpus rodando Doom3.

    A galera nao gostou muito do review de placas de video, mas fazer o q.

    http://www.anandtech.com/cpuchipsets...spx?i=2149&p=7

  5. #4
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    Id Faz grandes engines
    Mas nao faz grandes jogos

  6. #5
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    Id Faz grandes engines
    Mas nao faz grandes jogos
    Nossa. Série Doom ruim? Série Quake ruim? RTCW ruim? O único jogo que eu não gosto, mas nem por isso é ruim, é o Enemy Territory... Mas esse é grátis! Então não tem do q reclamar.

  7. #6
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    32 de Aperture ??

    HAHAHAHAHAHA TA BOM !

    Ta bom !

    E outra , nao sei como ele consome tanta RAM se as texturas são péssimas !! Além do excesso de Sprites usados no jogos . Fora o jogo TODO triangular

    aff onde tem sprite demais nesse jogo????

    a qualidade aki ta ESPETACULAE, rodando em camera lenta parece filme.

    E as texturas e poligonos tem 2 motivos obvios: Economia, nao tem pN haver com a engine e nada impede de se botar texturas fotograficas e models com 100000 polis, so q vai rodar @ 40 fps numa 6800u:/

    Eh so vc ver q onde tem models e texturas bem feitas elas sao cinematograficas. Engracado eh q no Hl2 nao tem 1/10 disso e vc gosta , eh questao de gosto. Mas o q interessa eh q se a Id kiser botar todas as txturas como a da pela das faces e entupir o map de poligono eh facilimo, so q ficaria muito pesado, mas da pra rodar um filme de computacao grafica no Doom3 e passar pra Avi, eh so fazer um mod com seus proprios polis e texturas, hehe em outras palavras, nao gostou? faz melhor, literalmente.

    Eh por isso q essa engine vei MASSACRAr qqr outra engine, pq alem de ser leve e bonita ela nao tem limitacoes de qualidade, msm pra hardware de 2005.

    Ja hl, Farcry e a o resto viraram coisa do passado dia 3. Resta ver se o Gabe vai implementar iluminacao decente no Hl2 (haha so atraves de ps3.0) ou vai lancar a tralha dele com sombras sobrepostas e do lado errado da luz, pq eh claro, tem gosto pra tudo

    []'s

  8. #7
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    32 de Aperture ??

    HAHAHAHAHAHA TA BOM !

    Ta bom !

    E outra , nao sei como ele consome tanta RAM se as texturas são péssimas !! Além do excesso de Sprites usados no jogos . Fora o jogo TODO triangular

    nenhuma trava a 1600 ?? Ta bom ??
    Pois eh... com Vga de 128Mb então, rodando no ultra auhuheuhauheauh

    Aqui na minha 9800XT 256Mb + 128Mb aberture, ela não miou nenhuma vez, to jogaqndo @ 1014x768 High + sombras, tudo ligado, c/ 2x de Fsaa + 4x Anisio numa boa... com a config exata da assinatura, vga sem nenhum over 412/365 + catalyst 4.8b

    **Edit** E usar 1024 totais de ram? Pqp, to usando 1024 high filtros com tudo q tem direito, com 768 de ram @ 240Mhz 2.2.2.11 e não leu o HD nenhuma vez... com 512 não dá, mas com 768 sobra jhauehauhea

  9. #8
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-

    E outra , nao sei como ele consome tanta RAM se as texturas são péssimas !! Além do excesso de Sprites usados no jogos . Fora o jogo TODO triangular

    nenhuma trava a 1600 ?? Ta bom ??
    ja parou pra pensar quantas camadas de textura tem em cada objeto?

    para de viajar, q o jogo mesmo do jeito q ta ja ta fazendo todas nao-6800/x800 miarem

    aposto q vc axa akele visual dx6 do halflife2 melhor q d3

    qto ao "excesso" de sprites, vc quer oq? fogo e fumaça poligonal?
    pf

  10. #9
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    Originalmente enviada por UmK
    ja parou pra pensar quantas camadas de textura tem em cada objeto?

    para de viajar, q o jogo mesmo do jeito q ta ja ta fazendo todas nao-6800/x800 miarem

    aposto q vc axa akele visual dx6 do halflife2 melhor q d3

    qto ao "excesso" de sprites, vc quer oq? fogo e fumaça poligonal?
    pf
    Doom3 pode ter quantas camadas na textura for , mas a + importante q é a textura em si , foi prejudicada. Isso não é desculpa , agora so falta sair um pack com texturas fodissimas

    Pra kda sombra do jogo tem 2 sprites. Os dentes dos monstros sao sprites e etc..

    Eu lembro daquela historia q o diesel contava q doom3 tinha varios passes de texturas nos zombies !!

    TUDO BALELA !

    HL2 vai ser melhor q doom3 , e o doom3 acabou de sair pra confirmar isso !!

    Alias , ja matou o cientista malvado ??

  11. #10
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-

    HL2 vai ser melhor q doom3 , e o doom3 acabou de sair pra confirmar isso !!
    sinceramente axo q saiu pra mostra que isso ae é um bom desafio pra valve, mto dificil* (nao impossivel) de superar, qdo se fala em jogabilidade

    graficamente, e questao de som, nao vo me extender... nao vo conseguir nada msm discutindo com um, desculpa a falta de palavra, cabeça-dura igual a vc
    da uma olhada nas foto do cs source e hl2

    * conhecendo o porco gigante, da uma enfase fudida no dificil

    ps: dente dos monstros nao sao sprites

  12. #11
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    To rodando Doom3 aki com 512ddr 400 / 2500+/FX5700U, tipo em 1024 no High, o unico stress sao os lags de hd na hora de abrir a porta e tal, fsb nao eh dos estraordinarios mas pruma 5700 ta bom, em breve tarei com a r9800PRO, 1gb? pfffff vai demora=D


    Quanto ao jogo esta MTOO bom , todos falaram bem, o unico 'Valve Fan' q falou mal desse jogo foi o douglas uheuhe nao sei pq....na boa Doom 3 nao veio pra revolucionar, mas nem por isso eh ruim. Eh um excelente jogo em termos de grafico, som, jogabilidade, enredo e tudo mais...massa..

  13. #12
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    HL2 não vai chegar perto do D3 como jogo. A única coisa que PODE salvar o HL2 é o CS2... E só.

    Não tem comparação... O próprio HL1 é um mix de engines da Id.

  14. #13
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    Doom3 pode ter quantas camadas na textura for , mas a + importante q é a textura em si , foi prejudicada. Isso não é desculpa , agora so falta sair um pack com texturas fodissimas
    meu velho, isso OBVIAMENTE é desculpa... caso vc nao tenha percebido, o jogo com a config no ULTRA mesmo tendo as texturas "bostas" q vc diz (q nao axei low res nao), ocupa somente 500MB de vram... axo q NAO DÁ pra ser maior....

    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-

    Pra kda sombra do jogo tem 2 sprites. Os dentes dos monstros sao sprites e etc..
    "pra kda sompra do jogo tem 2 sprites"... me parece q vc realmente resumiu toda a tecnica de stencil shadows q existe no mundo... meus parabéns! vc claramente nao faz idéia do q tah falando. nao fale.
    vc também nao sabe o q é um sprite. os dentes dos monstros nao sao sprites. vários monstros têm dentes modelados (to jogando e ainda nao vi um com dentes "sprites"). outros podem ter simpelsmente a superfície onde ficariam os dentes com as texturas em cima. (detalhe q isso NAO é um sprite - por sinal, o termo sprite não se usa mais em 3d...) mas eu nao posso te confirmar se doom3 usa isso pq realmente NAO ENCONTREI NENHUM MONSTRO em q se usasse essa tecnica.

    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-

    Eu lembro daquela historia q o diesel contava q doom3 tinha varios passes de texturas nos zombies !!

    TUDO BALELA !
    hmmm... foi mal... errado de novo... cada monstro (de fato, cada OBJETO) do jogo tem pelomenos 3 texturas aplicadas (diffuse, normal map e specular). algumas placas renderizam isso em 1 pass soh (FX em diante) outras (radeons e GeForce inferiores) fazem em mais de 1 pass. mas existem várias texturas por material.

    vcs têm q aprender a parar de falar do que não sabem...

  15. #14
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    .:.

    Originalmente enviada por Menge

    vcs têm q aprender a parar de falar do que não sabem...

  16. #15
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    Originalmente enviada por Menge
    meu velho, isso OBVIAMENTE é desculpa... caso vc nao tenha percebido, o jogo com a config no ULTRA mesmo tendo as texturas "bostas" q vc diz (q nao axei low res nao), ocupa somente 500MB de vram... axo q NAO DÁ pra ser maior....


    "pra kda sompra do jogo tem 2 sprites"... me parece q vc realmente resumiu toda a tecnica de stencil shadows q existe no mundo... meus parabéns! vc claramente nao faz idéia do q tah falando. nao fale.
    vc também nao sabe o q é um sprite. os dentes dos monstros nao sao sprites. vários monstros têm dentes modelados (to jogando e ainda nao vi um com dentes "sprites"). outros podem ter simpelsmente a superfície onde ficariam os dentes com as texturas em cima. (detalhe q isso NAO é um sprite - por sinal, o termo sprite não se usa mais em 3d...) mas eu nao posso te confirmar se doom3 usa isso pq realmente NAO ENCONTREI NENHUM MONSTRO em q se usasse essa tecnica.


    hmmm... foi mal... errado de novo... cada monstro (de fato, cada OBJETO) do jogo tem pelomenos 3 texturas aplicadas (diffuse, normal map e specular). algumas placas renderizam isso em 1 pass soh (FX em diante) outras (radeons e GeForce inferiores) fazem em mais de 1 pass. mas existem várias texturas por material.

    vcs têm q aprender a parar de falar do que não sabem...

    Calma gente !! eu nao disse q Doom3 é ruim não , pelo contrário é excelente e td + , mas nao é aquilo tudo q foi prometido !

    Tanto q to jogando ! e pra zerar !

    Sprite tem SIM , quer um exemplo ? da noTarget e ve os dentes do Pinkdemon e depois vem falar comigo , qualquer pilastra tb tem la os arcos "sprites" . Só nao ve quem nao quer.

    Nao to falando de passes de textura

    To falando de passes de camadas de pele e osso e sangue !! O q nao existe !!

    Mas Doom3 Rox , mas HL2 vai ser melhor com certeza

    To vendo q despertei a ira dos Fanboys e dos quakers , mas td bem.

    Tenho q matar um Cientista mau q "controla" demonios incontroláveis

  17. #16
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    Nao ha condicoes de jogabilidade depois de um certo ponto do jogo com a Fx, msm @ 1024 s/ filtros chega a 30 fps nos cenarios grandes.
    Aff o cara reclamando q naum dá pra jogar com 30fps...

    Eu aqui com minha FX5200 meu fps caindo direto pra uns 13 e to levando na boa...

    esse negócio de que o fps tem que tar acima de 40 pra ser bom só se aplica mesmo em jogos multiplayer tipo Q3 ou CS

  18. #17
    Membro Avatar de TM99
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    Calma gente !! eu nao disse q Doom3 é ruim não , pelo contrário é excelente e td + , mas nao é aquilo tudo q foi prometido !

    Tanto q to jogando ! e pra zerar !

    Sprite tem SIM , quer um exemplo ? da noTarget e ve os dentes do Pinkdemon e depois vem falar comigo , qualquer pilastra tb tem la os arcos "sprites" . Só nao ve quem nao quer.

    Nao to falando de passes de textura

    To falando de passes de camadas de pele e osso e sangue !! O q nao existe !!

    Mas Doom3 Rox , mas HL2 vai ser melhor com certeza

    To vendo q despertei a ira dos Fanboys e dos quakers , mas td bem.

    Tenho q matar um Cientista mau q "controla" demonios incontroláveis
    Seu conceito de sprite ta totalmente errado.

    Isso que vc ta chamando de sprite são poligonos com textura com alpha map. a boca do pinkdemon usa uma textura que tem uma cor "invisivel" entre os dentes, dai soh aparece os dentes.

    Agora vc eh bem tosco de ficar reparando nessas merdas heim. Eu to aqui jogando o jogo prestando atenção e ateh agora nao tinha visto isso pq hora q aparece esse bixo a unica coisa q vem na minha cabeça eh mandar bala nele ou subir em algo alto pra ele nao me pegar. soh vc mesmo pra ficar olhando pra dente de "sprite".

    Eu to te dar um exemplo de que eh um sprite. Olha a bola de fogo do tiro do IMP, ela eh um sprite, todo o rastro de fumaça dela, os "smoke puffs" são sprites animados tambem. Os tiros da plasma gun são sprites animados. Sinceramente eu nao vejo nada de errado com a implementação de sprites nesse jogo. Outro exemplo, o secundario da ASMD no UT eh sprite, o primario da asmd do UT1, eh composto por uma trilha de sprites animados, varias "bolinhas azuis" alinhadas. Não sei onde vc ve problemas com isso...

    Sprites atualmente sao usados apenas pra fazer materiais de volume que não da pra ser feito com poligonos de modo realista (fogo, fumaça, plasma, agua voando em alguns casos) e são muito bem aplicados.

    Graficamente o HL2 ta eras atras do doom3. Em termos de jogabilidade, nao sei, eu gostei do Single player do HL1, foi um dos melhores q joguei ateh hj, entao, espero que o HL2 seja digno de ser a continuação daquele jogo, assim como o Doom3 ta sendo digno de levar o nome doom, apesar de ser totalmente diferente.

  19. #18
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    De boa confundir Sprite foi foda... joga Doom1 e 2 ve oq eh Sprite... ai sim vc vai ter medo

  20. #19
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    Originalmente enviada por F-kid
    Aff o cara reclamando q naum dá pra jogar com 30fps...

    Eu aqui com minha FX5200 meu fps caindo direto pra uns 13 e to levando na boa...

    esse negócio de que o fps tem que tar acima de 40 pra ser bom só se aplica mesmo em jogos multiplayer tipo Q3 ou CS
    po "da pra jogar" eh uma coisa, jogar com qualidade eh outra.

    esse eh um joog q eu vo fazer de tudo pra jogar com a melhor qualidade possive

    []'s

  21. #20
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    Doom3 !? aonde !? ja saiu ?!

    Hahahahaha.. faculdade entro sugando

  22. #21
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    Re: Doom3 x Performance x Memory + Impressoes.

    Originalmente enviada por Diesel Rj

    Performance grafica

    Eh aceitavel em ate 1600x1200, mas nas areas grandes ou com paineis de vidro cai muito o Fps chegando ate a casa dos 30 msm em 1024.

    Nao ha condicoes de jogabilidade depois de um certo ponto do jogo com a Fx, msm @ 1024 s/ filtros chega a 30 fps nos cenarios grandes.
    tá jogando em 1600 com uma fx e o fps minimo é 30 ???

  23. #22
    Suspenso
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    AHAUh bom vamos começar que ULTRA eh totalmente possivel de jogar

    tirei a paginação aqui pelo windows e pronto ultra rodou sem NENHUM TRAVAMENTO

    agora vale a pena o modo? Joguei por 1 hora depois voltei pro HIGH e notei NENHUM diferença! nem na luz refletindo em objs
    etc etc nao da pra notar a olho nu... so tirando screen e comparando mesmo...

    Quem ta falando que tem difereça perceptivel confie que eh TOTALMENTE PSICOLOGICO

    So ver aqui embaixo as screens abaixo quem sabe qual eh high e qual eh ULTRA de primeira sem analisar...



  24. #23
    Suspenso
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    AHh e douglaster falar que hl2 vai ser melhro baseado em que? Interatividade... talvez..

    agora naquele alpha que mostraram na E3 vao ter q melhorar pq agora que joguei doom3 olho pro grafico de hl2 e quero vomitar de tao tosco

    http://www.gamespot.com/pc/action/ha...s.html?page=10

    a falta de bump-mapping vai ser horrorosa nesse jogo olha a rua hauah que tosco



    e falando da historia do jogo ue de historia Hl ja era tosca e HL2 nao parece q vai mudar mto vai ainda ser aquela ficção forçada e tosca mas tem q ser tosca mesmo pra ficar legal

  25. #24
    Membro Avatar de Arraso
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    Originalmente enviada por Saboya
    Nossa. Série Doom ruim? Série Quake ruim? RTCW ruim? O único jogo que eu não gosto, mas nem por isso é ruim, é o Enemy Territory... Mas esse é grátis! Então não tem do q reclamar.
    RTCW não é da iD. Não lembro quem fez, mas acho que não foi a iD. Posso estar enganado. Mas tenho certeza de que Enemy Territory NÃO É da iD.

    A iD apenas gerenciou o projeto - que nasceu como uma expansão para o RtCW, mas o single player era tão tosco que misturaram os projetos e lançaram o ET como freeware. (aliás, o desenvolvimento do SP e do MP eram feitos SEPARADAMENTE POR DUAS PRODUTORAS, apesar da iD sempre gerenciar tudo).

    Quake 4 quem tá programando é a Gearbox, a mesma que cuidou do porte de Halo pro PC, a mesma que fez o tosco Blue SHIT pro HL1.

    Lá fora o pessoal comenta:

    "Primeira 2 horas: WOW!"
    "Mais duas horas depois: belo visual"
    "Mais cinco horas: tá ficando chato"
    "Mais cinco horas: cansei de matar monstros, jogo chato, de volta pra FarCry"

    Eu achei FarCry bonito e até legalzinho, mas não é um bom jogo, e o engine do DOOM III é bem mais otimizado. A história nem convicente é, e, sinceramente, tô mais pregado no terror de DOOM III do que na ilha monstruosa de FarCry (em termos de enredo).

    Vale lembrar: Doom nunca teve história. Não é jogo pra isso. A história é desculpa pra jogatina, ou como Carmack disse "história em jogos é como história em filmes pornô, está lá apenas como desculpa para o entretenimento".

    Half-Life 2 desde que mostraram fotos e vídeos nunca achei grande coisa, mas é inegável que o SP do HL2 é bem mais promissor. Já perceberam que nenhuma foto ou vídeo usa filtro anisotrópico?

    Porém, como HL2 é mais "campo aberto", o pessoal se impressiona facilmente. A física do HL2 é controlada pelo Havok System 2, e, sinceramente, quem jogou Max Payne sabe como um monitor pode virar papel... Achei a física do FarCry melhor, até do que de DOOM III.

    Enfim, só pra terminar, FarCry seria um jogo mediano se "não fosse bonito". DOOM III seria um jogo mediano se não fosse bonito e se não fosse DOOM. HL2 deverá mesmo ser o divisor, como o HL1 (lembram de "antes de HL1" e "depois de HL1"?). Mas não é tão bonito como dizem.

  26. #25
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    kerem otimizar o doom3 ao extremo?
    unzipem todos os arkivos .pk4 na pasta base e deletem os pk4 depois
    so tem um problema: vc nao consegue entrar em server pure
    pra isso vc pode copiar os .pk4 q vc dezipou e por em outra pasta
    mas ai seu doom3 vai ocupar kuase 3 gigas eheh

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