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  1. #1
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    Catalyst 4.8 Com Geometric Instancing REPROVADO no M$ WHQL certification!

    Vixi oia essa..

    Sabe as parada do catalyst 4.8 que adicionou geometric instancing igual o do shader 3 da nvidia pras placas da ATI??

    Pois bem, segundo a M$ isso eh fora do padrão do DirectX 9b que é o direct x para o qual a placa foi feita, e por isso a MS reprovou os drivers da ATI no teste de certificação!

    Isso pra usuarios q manjam nao vai ser problema pq a solucao da ati foi deixar geometric instancing como uma opcao pro usuario ativar, mas se agente levar em conta q 90% do povo nem sabe q tem um painel de controle da placa...


    Baum.. quem quiser ler mais
    http://www.theinquirer.net/?article=18119

    pra quem nao sabe, geometric instancing eh aquele truque do vertex shader de deixa vc carregar um modelo apenas uma vez e usar ele em varios objetos na tela, econimizando memoria.

    Exemplos disso: FarCry, onde vc soh carrega um modelo de arvore, 1 de palmeira, 1 de grama e a placa distribui esse mesmo modelo por em todos os lugares q ele seria repetido. Outra aplicação vai ser no Battle for Middle earth onde na guerra la com 200 soldados, vc carrega apenas 1 deles na memoria, os outros sao colocados na imagem apartir desse mesmo soldado. Isso economiza mta memoria no fim das contas.

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  3. #2
    Suspenso
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    é impressao minha ou a ATI ta fazendo kakinha atras de kakinha??

  4. #3
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    Originalmente enviada por Spectrobozo®
    é impressao minha ou a ATI ta fazendo kakinha atras de kakinha??

    impressão..

  5. #4
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    hmmm..meio errado o titulo, os drivers foram certifcados, mas com a versao antiga do DCT, o q pode ser feito ate 90 dias depois de lançado o novo

    esses 90% tb nao devem saber oq é shader 2, 3 e nem devem saber mudar resoluçao..nao vejo muita diferença..
    pelo menos aqui todo mundo sabe o q é painel de controle ne?

  6. #5
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    véio o problema eh aquilo q falaram, será q nego vai gasta tempo programando um code path pra uma placa q vem com o recurso desabilitado por padrão?

    Sei la, mas eh uma merda isso.


    E pelo q eu entendi o 4.8 foi reprovado mesmo e ainda ta valendo eh a certificação do 4.7.

    sei la, li rapido tambem depois vejo direito.

  7. #6
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    ueh usem
    fodase a certificacao
    qtos beta da nv nao tem whql
    tae pra testa e usa

    se esse feat ai nao cagar com algo da tela eu axo valido

  8. #7
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    Originalmente enviada por cyrx
    impressão..
    Não parece ser impressão não...

  9. #8
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    Pra mim certificado da M$ é o mesmo q nada.

  10. #9
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    grande bosta ser whql

    a unica coisa q os fdp da M$ fazem eh ver se eh compativel com o ruindous, se conflita com algo e pan...

    por mim, nao ser whql eh uma vantagem =) huahua

  11. #10
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    eu hein
    ja faz uns meses q uso drivers sem esse certificado, nao por kerer e sim pq eu gosto de testar os betas
    se for assim a nvidia ta bem pior q a ati mas nao vo entrar no merito dessa kestao
    o q ta kerendo dizer eh q o geoinstancing fugiu ao padrao, ainda vo ver por ae dizendo q eh cheat eheh

  12. #11
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    DUH pelo jeito ninguem leu o artigo

    pra MIM foda-se o WHQL tambem, eu uso catalyst beta, ou de terceiros de qualquer modo..

    O problema eh que pras empresas, principalmente OEMs, a Nvidia ta bem melhor que ATI, por varios motivos: Shaders 3.0, WHQL, SLI etc.. Nego que nao entende nada vai comprando as placas pelos numeros e as empresas que compram hardware OEM sabem muito bem disso. E a ATI ficando fora do WHQL ja faz elas pensarem 2x antes de pegar produtos da ati pra por nos seus pcs.

    Outra coisa, o shader 2.0b requer um renderpath que eh diferente do shader 3.0 e do 2.0, pras ati usarem Geometric instancing elas precisam desse path especial (q eh o motivo do patch 1.2 do farcry ter sido cancelado) dai os desenvolvedores que nao fazem os jogos blockbuster (os mais simples) nao vao torrar tempo fazendo um renderpath soh pra ati =/ (tomb raider x nv30 vem a mente agora).

    Pra nós isso eh ruim, pq nos que saimos perdendo.

  13. #12
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    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    DUH pelo jeito ninguem leu o artigo

    pra MIM foda-se o WHQL tambem, eu uso catalyst beta, ou de terceiros de qualquer modo..

    O problema eh que pras empresas, principalmente OEMs, a Nvidia ta bem melhor que ATI, por varios motivos: Shaders 3.0, WHQL, SLI etc.. Nego que nao entende nada vai comprando as placas pelos numeros e as empresas que compram hardware OEM sabem muito bem disso. E a ATI ficando fora do WHQL ja faz elas pensarem 2x antes de pegar produtos da ati pra por nos seus pcs.

    Outra coisa, o shader 2.0b requer um renderpath que eh diferente do shader 3.0 e do 2.0, pras ati usarem Geometric instancing elas precisam desse path especial (q eh o motivo do patch 1.2 do farcry ter sido cancelado) dai os desenvolvedores que nao fazem os jogos blockbuster (os mais simples) nao vao torrar tempo fazendo um renderpath soh pra ati =/ (tomb raider x nv30 vem a mente agora).

    Pra nós isso eh ruim, pq nos que saimos perdendo.
    O q eu acho engracado eh q a Ati destruiu a propria base q tanto alardeou, de full compliance, full specs e "no optimizations".

    E mais engracado ainda, eh q eh capaz de as VOLARI terem ps3.0 ANTES da Ati, tao programando uma Vga pra competir com as 6600 com ps3 e talvez double core

    []'s

  14. #13
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    O q eu acho engracado eh q a Ati destruiu a propria base q tanto alardeou, de full compliance, full specs e "no optimizations".
    []'s
    eh q acho q a ati achou q seria facil como foi na epoca das 9700 x gf4 a vida toda

    lol

    quanto as volari... bom... creio q nao da pra espera muito dessas placas... eu ficaria supreso se for feito algo descente...

    []'s

  15. #14
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    Originalmente enviada por Wrobel
    eh q acho q a ati achou q seria facil como foi na epoca das 9700 x gf4 a vida toda

    lol

    quanto as volari... bom... creio q nao da pra espera muito dessas placas... eu ficaria supreso se for feito algo descente...

    []'s
    realmente, do ponto de vista estrategico a ati pode se dar mal, mesmo q o whql seja a mesma coisa q nada no ponto de vista tecnico.

    Qto as volari, tomara q fiquem legais pra gerar mais concorrencia

  16. #15
    Membro Avatar de Arraso
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    WHQL não é nada? É apenas um teste pra ver se "conflita" com o Windows?

    WHQL é muito mais que isso. Eles fazem testes PESADOS pra GARANTIR A ESTABILIDADE DO DRIVER COM DIVERSAS CONFIGURAÇÕES.

    E como disse o BlackOmega, o WHQL é MUITO importante para integradores OEM.

    A nVidia lança vários drivers beta sem WHQL. Pera aí, a nVidia lança? Quem deixa vazar os drivers não é a nVidia, mas sim os desenvolvedores que recebem o driver apenas para testes. O FW 66.00 leaked por exemplo não tem o digital vibrance em jogos.

    O 65.73 WHQL - que foi vazado justamente por uma empresa OEM - tem "tudo em cima", funcionando...

    Btw, esse problema do driver da ATi não é tão problema assim. Se não dá para ativar por padrão o GI, o desenvolvedor que escolher por fazer um render path DX9.0b poderá incluir no readme e no manual instruções de como ativá-lo

    Mas se não é um padrão aceito pela MS, será bem difícil que os desenvolvedores usem o DX9.0b "da ATi".

  17. #16
    Banido
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    Originalmente enviada por Arraso
    WHQL não é nada? É apenas um teste pra ver se "conflita" com o Windows?

    WHQL é muito mais que isso. Eles fazem testes PESADOS pra GARANTIR A ESTABILIDADE DO DRIVER COM DIVERSAS CONFIGURAÇÕES.

    E como disse o BlackOmega, o WHQL é MUITO importante para integradores OEM.

    A nVidia lança vários drivers beta sem WHQL. Pera aí, a nVidia lança? Quem deixa vazar os drivers não é a nVidia, mas sim os desenvolvedores que recebem o driver apenas para testes. O FW 66.00 leaked por exemplo não tem o digital vibrance em jogos.

    O 65.73 WHQL - que foi vazado justamente por uma empresa OEM - tem "tudo em cima", funcionando...

    Btw, esse problema do driver da ATi não é tão problema assim. Se não dá para ativar por padrão o GI, o desenvolvedor que escolher por fazer um render path DX9.0b poderá incluir no readme e no manual instruções de como ativá-lo

    Mas se não é um padrão aceito pela MS, será bem difícil que os desenvolvedores usem o DX9.0b "da ATi".
    ninguem vai usar, vai ser solenemente ignorado assim como o Ps2+ das Fx foi.

    Como eu disse a Ati cuspiu um MEGA CATARRAUM pra cima em 2003 sendo o "arauto do full compliance" e agora q sue hardware precisa da flexibilidade q ela tanto combateu pras Nv...heheh


    Nego tem q entender: Fx. Ps2.0 e R300 (incluindo R4xx q eh a msm M. "featurewise") eh PASSADO. NINGUEM vai fazer mais NADA pensando nessas placas.

    A Ati ta manca? vai ficar manca ate conseguir uma Vga 3.0, EXATAMENTE como aconteceu com as Fx

    []'s

  18. #17
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    Grande bosta, já usei tanto driver nvidia beta, alpha, gama, teta...o que for...pra ver se melhorava alguma performance ou correção de bug, que se tiver o esse MS WHQL ou não, já não faz mais diferença...

  19. #18
    Membro Avatar de Carnage_RJ
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    Então, como que habilita esse Geometric Instancing no catalixo 4.8? tem que habilitar ou já vem habilitado por padrão? não achei nada dessa opção nas configuraçoes do driver...

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