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  1. #76
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    Pra não ter que ficar criando tópico...

    AS GUERRAS DE OTIMIZAÇÕES IRÃO ACABAR.

    Um grupo de desenvolvedores do DirectX está trabalhando arduamente para trazer o Windows Graphics Foundation já ao Windows XP, sem termos de esperar pelo Longhorn, SM4.0 e DX10 (já que tudo isso não deve sair antes de 2007).

    O WGF seria um interlocutor entre hardware, driver e jogo. Ele impede que o driver modifique para o hardware o que o jogo pediu em filtros. Ou seja, nada de otimizações brilinear e afins. O WGF que define o que o hardware e o driver irão fazer com os filtros.

    Mas para isso o hardware teria que ser compatível. É bem difícil que R520 e NV50 já sejam compatíveis. O WGF traz um futuro certo de "padronização" e SEM CHEATS (neste caso, quem pensar em cheat vai sofrer com sérias restrições da Microsoft...). Mas claro que haverá algum nível de "tolerância".

    Windows Graphics Foundation faria parte do DX10 e serviria apenas para tentar "padronizar" o mercado, como eu já disse, evitando que empresas fujam das especificações do DirectX. A previsão é de que o WGF chegue ao Windows XP ainda em 2005. Será?

    Btw, hoje tem demo do novo Medal of Honor

    550MB de demo, HOLY HELL. Demo single-player apenas. Nas próximas horas já rola na Internet. Vai ser bizarro Pacific Assault chegar antes de HL2 ¬¬

    Daqui a pouco até Vampire Bloodlines sai antes de HL2! hahaha

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  3. #77
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    Originalmente enviada por Arraso
    Pra não ter que ficar criando tópico...

    AS GUERRAS DE OTIMIZAÇÕES IRÃO ACABAR.

    Um grupo de desenvolvedores do DirectX está trabalhando arduamente para trazer o Windows Graphics Foundation já ao Windows XP, sem termos de esperar pelo Longhorn, SM4.0 e DX10 (já que tudo isso não deve sair antes de 2007).

    O WGF seria um interlocutor entre hardware, driver e jogo. Ele impede que o driver modifique para o hardware o que o jogo pediu em filtros. Ou seja, nada de otimizações brilinear e afins. O WGF que define o que o hardware e o driver irão fazer com os filtros.

    Mas para isso o hardware teria que ser compatível. É bem difícil que R520 e NV50 já sejam compatíveis. O WGF traz um futuro certo de "padronização" e SEM CHEATS (neste caso, quem pensar em cheat vai sofrer com sérias restrições da Microsoft...). Mas claro que haverá algum nível de "tolerância".

    Windows Graphics Foundation faria parte do DX10 e serviria apenas para tentar "padronizar" o mercado, como eu já disse, evitando que empresas fujam das especificações do DirectX. A previsão é de que o WGF chegue ao Windows XP ainda em 2005. Será?

    Btw, hoje tem demo do novo Medal of Honor

    550MB de demo, HOLY HELL. Demo single-player apenas. Nas próximas horas já rola na Internet. Vai ser bizarro Pacific Assault chegar antes de HL2 ¬¬

    Daqui a pouco até Vampire Bloodlines sai antes de HL2! hahaha

    "windows graphic foundation"??

    ohh naaaaum~!

    RUN!!




    Vams por partes:


    A "guerra de otimizacoes" comecou exatamente pq esses bostas do dx9 mudaram as specs pra 24 bits.

    Fica um bando de pamonha ae dizendo q a Fx foi fiasco pq rodava pior as specs criadas pela Ati, ou o infame, pesado e inutil ps2.0, q a propria Ati ja ker abandonar pra fazer o ps 2b. (ohohoh agora eh tarde).

    Se tem uma prova q directX eh uma merda, eh o Doom3.

    Eh so ver o quanto ele eh mais leve q farcy, proxycom ou qqr outro grafico "ekivalente" de dx. Eu digo ekivalente pq os efeitos de post-processing do farcy sao puro lixo (heat haze + glass distortion) e o proxycom nem tem esses efeitos. Farcy nao tem stencil shadows (hehe tem umas toskeiras de sombras em alguns lugares, mas akilo nao vale)..


    O q acontece, eh q do MESMO jeito q o doom3 fez a melhor engine de som atual, leve e de excelente qualidade em qqr card CAGANDO pros PoDROES EAX, E-SHITZ, PENTELHEx AUdiGy GOld Platinum Super Supimpa da vida,

    o Opengl faz exatamente a msm coisa com os padroes do windows.

    Pq? pq o Opengl NAO EH PRA WINDOWS.

    O Opengl EH PARA GRAFICOS, di gratis, qqr um pode usar em qqr sistema.

    Foi muito bom vc ter lembrado desses PADRAOES do DirectX, pois foram ELES MSM q comecaram essa "guerra" atual ae.

    Pior eh ver o pessoal dizendo de peito cheio q as Fx nao rodaram bem o Ps2.0 desenvolvido pela Ati

    hhe gente troxa rlz

    []'s

  4. #78
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    mais uma vez...


    bla bla bla detected!

  5. #79
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    Pô mas se o WGF chegar pelo menos parcialmente ao XP, já será um grande avanço na área de "conversação gráfica" entre SO, drivers e hardware.

    E com isso até o OpenGL seria afetado (pra melhor, claro).

    O WGF vai mudar tudo cara, o XP já começou essa mudança até, mas o WGF completará tudo. WGF é muito além do que uma forma de prevenção de cheats.

    E lembre-se que o som do Doom3 foi feito no DirectSound (DirectX!).

  6. #80
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    Eu sempre preferi OpenGL, mas tu não pode chegar e falar que é superior simplesmente falando "olha o doom3, é bom bagarai!".

    Se alguém do nível do Carmack refizesse o jogo em D3D, ia dar pra saber a diferença, mas como não vai acontecer, nunca vamos saber. Só sei que qq engine que esse cara faz é um absurdo.

    E o pior é que OGL tá morrendo... Por causa da M$ e seu DX de merda, que quer tomar o mercado com essa bosta ae e ficam comprando softhouses.

  7. #81
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    "windows graphic foundation"??

    A "guerra de otimizacoes" comecou exatamente pq esses bostas do dx9 mudaram as specs pra 24 bits.

    Fica um bando de pamonha ae dizendo q a Fx foi fiasco pq rodava pior as specs criadas pela Ati, ou o infame, pesado e inutil ps2.0, q a propria Ati ja ker abandonar pra fazer o ps 2b. (ohohoh agora eh tarde).

    Se tem uma prova q directX eh uma merda, eh o Doom3.

    Eh so ver o quanto ele eh mais leve q farcy, proxycom ou qqr outro grafico "ekivalente" de dx. Eu digo ekivalente pq os efeitos de post-processing do farcy sao puro lixo (heat haze + glass distortion) e o proxycom nem tem esses efeitos. Farcy nao tem stencil shadows (hehe tem umas toskeiras de sombras em alguns lugares, mas akilo nao vale)..


    O q acontece, eh q do MESMO jeito q o doom3 fez a melhor engine de som atual, leve e de excelente qualidade em qqr card CAGANDO pros PoDROES EAX, E-SHITZ, PENTELHEx AUdiGy GOld Platinum Super Supimpa da vida,

    o Opengl faz exatamente a msm coisa com os padroes do windows.

    Pq? pq o Opengl NAO EH PRA WINDOWS.

    O Opengl EH PARA GRAFICOS, di gratis, qqr um pode usar em qqr sistema.

    Foi muito bom vc ter lembrado desses PADRAOES do DirectX, pois foram ELES MSM q comecaram essa "guerra" atual ae.

    Pior eh ver o pessoal dizendo de peito cheio q as Fx nao rodaram bem o Ps2.0 desenvolvido pela Ati

    hhe gente troxa rlz

    []'s
    a guerra de otimizacoes comecou pq a nv tava se fodendo, levando pau de tudo qto é lado... vc pode dizer, q por a nv nao conseguir rodar descentemente em fp24 q foi o padrao implantado pela ati/ms, mas a FX tambem nao roda descentemente em fp32 q ela propoe... grande lixo

    e se fosse tao easy assim, pq a nv nao foi la e propos em FP32 antes da ati? sera q pq ela nao tinha chip capaz pra isso?

  8. #82
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    Originalmente enviada por Arraso
    Pô mas se o WGF chegar pelo menos parcialmente ao XP, já será um grande avanço na área de "conversação gráfica" entre SO, drivers e hardware.

    E com isso até o OpenGL seria afetado (pra melhor, claro).

    O WGF vai mudar tudo cara, o XP já começou essa mudança até, mas o WGF completará tudo. WGF é muito além do que uma forma de prevenção de cheats.

    E lembre-se que o som do Doom3 foi feito no DirectSound (DirectX!).
    Cara eu acho q o buraco eh mais embaixo.

    Se vc for peskisar isso mais a fundo, a M$ ker eh definir um padrao de criacao de jogos, com Sdk e ferramentas formatados por ela msm , pois ae ela vai :

    1- Eliminar tudo e qqr forma de programacao, inovacao ou criatividade q de bug com o windows ou q precise de mudancas no msm.

    2- Formatar o desenvolvimento de jogos de forma q ela possa portar facilmente qqr coisa pro X-box e seus outros produtos.


    O q falta:

    A- Os programadores engolirem isso - e o Ogl morrer NOT going to happen tao cedo.

    B- Dx9 ser uma Api decente. A tentativa mais recente eh o Ps3.0 (hehe ou seja, copiar o Ogl-AGAIN)



    Nada q alguns bilhoes e tempo nao resolvam, mas eu ainda confio no Ogl, pelo menos enquanto o Carmack estiver programando em ogl.

    Um caminho "perfeito" seria a M$ relaxar os padroes do Dx e deixar os programadores com mais flexibilidade mas ae teria q investir MUITO mais $$ pra inserir esse suporte no windows.

    Enfim, eh esperar pra ver.

    []'s

  9. #83
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    A MS NÃO QUER ACABAR COM O OPENGL! Pelo contrário! Os novos OpenGL ICD no Longhorn terão várias otimizações pelo lado da MS. Ela não quer acabar com o OpenGL, mas quer sim roubar do Linux e outros o mercado que a eles pertencem.

    Falo dos aplicativos.

    ...

    O WGF será um novo Direct3D, mas irá além de API gráfica, vai trazer muito mais estabilidade (por exemplo, você poderá atualizar o driver de vídeo mas não precisará reiniciar o micro) e controle de apps e jogos, além de criar padrões que não poderão ser "passados".

    A porra da MS tá querendo revolucionar demais no Longhorn. O WinFS já ficou pra trás. O WGF ficará pra trás mas poderá ser "adiantado" (pelo menos em parte) para o Windows XP (na verdade o XP já tem um pouco do que será o WGF).

    Mas vejam pelo lado bom, com o WGF não haverá mais guerra de otimizações nem GUERRA DE FANÁTICOS! Nós discutiremos os melhores drivers e performance, e não vamos acusar uns aos outros de otimizações, nem vamos rir de derrapadas que esta ou aquela empresa dá. Bill Gates é o novo papa.

    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Cara eu acho q o buraco eh mais embaixo.

    Se vc for peskisar isso mais a fundo, a M$ ker eh definir um padrao de criacao de jogos, com Sdk e ferramentas formatados por ela msm , pois ae ela vai :

    1- Eliminar tudo e qqr forma de programacao, inovacao ou criatividade q de bug com o windows ou q precise de mudancas no msm.

    2- Formatar o desenvolvimento de jogos de forma q ela possa portar facilmente qqr coisa pro X-box e seus outros produtos.
    Monopolizar ela quer sim, toda empresa quer, mas por enquanto o alvo é facilitar. A plataforma XSN realmente facilitará e muito as coisas. Mas nós ainda teremos vários engines secundários, e a MS depende deles para que o DX também evolua e cresça ainda mais.

  10. #84
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    Originalmente enviada por Wrobel
    a guerra de otimizacoes comecou pq a nv tava se fodendo, levando pau de tudo qto é lado... vc pode dizer, q por a nv nao conseguir rodar descentemente em fp24 q foi o padrao implantado pela ati/ms, mas a FX tambem nao roda descentemente em fp32 q ela propoe... grande lixo

    e se fosse tao easy assim, pq a nv nao foi la e propos em FP32 antes da ati? sera q pq ela nao tinha chip capaz pra isso?

    pq precisao 16/32 existe ha 20 anos, nao foi a "Nv q propos".

    Tem UMA UNICA coisa q roda em precisao 32 bits nas fx hj em dia: O interior de meia duzia de salas do farcry.

    Foi uma jogada muito boa da Ati/M$ inventar uma precisao 24bits pra jogar a nv pros "impossiveis" 32 numa serie feita pra rodar em 16.

    O probelma foi nao ter tido COMPETENCIA pra segurar o padrao 24 bits e INCOMPETENCIA pra construir um padrao limitado, so pra atingir a concorrencia.

    Eh claro, ninguem eh obrigado a saber/entender q nao ha motivo pra se restringir o tamanho de instrucoes numa Api.

    Isso deve ficar a cargo da Gpu.

    Mas foi feito por politicagem

    Alias, tao MAL feito q a propria Ati agora IMPLORA por ps2b, pq ficou REFEM DA PROPRIA BURRADA e aogra q ela tem um card capaz de rodar instrucoes mais longas, nao pode

    HAha.

    Antes de vc vir falar de padroes eh bom vc se interar do q aconteceu

    []'s

  11. #85
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    pq precisao 16/32 existe ha 20 anos, nao foi a "Nv q propos".

    Tem UMA UNICA coisa q roda em precisao 32 bits nas fx hj em dia: O interior de meia duzia de salas do farcry.

    Foi uma jogada muito boa da Ati/M$ inventar uma precisao 24bits pra jogar a nv pros "impossiveis" 32 numa serie feita pra rodar em 16.

    O probelma foi nao ter tido COMPETENCIA pra segurar o padrao 24 bits e INCOMPETENCIA pra construir um padrao limitado, so pra atingir a concorrencia.

    Eh claro, ninguem eh obrigado a saber/entender q nao ha motivo pra se restringir o tamanho de instrucoes numa Api.

    Isso deve ficar a cargo da Gpu.

    Mas foi feito por politicagem

    Alias, tao MAL feito q a propria Ati agora IMPLORA por ps2b, pq ficou REFEM DA PROPRIA BURRADA e aogra q ela tem um card capaz de rodar instrucoes mais longas, nao pode

    HAha.

    Antes de vc vir falar de padroes eh bom vc se interar do q aconteceu

    []'s
    sim

    mas se nao existia chip q trabalhasse com precisao 32bit, pra q ia sai padrao dx com 32bit?

    qdo veio a FX com 32bit ja tava tudo feito... e diga-se de passagem, lerda em 32bit...

  12. #86
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    f-se tb ps2.0 e seu fp24, foi transicao, sinceramente, acho q se a nv tivesse conseguido rodar bem e as softs tivessem acreditado +, nesse periodo teriamos varios jogos com esse esquema... mas vale lembrar, as fx so rodava descentemente em 16bit... ao menos foi "tentado" um avanço...

    agora vamo ve soh geforce ate o lancamento dos novos chips ati... lol

  13. #87
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    Originalmente enviada por Wrobel
    f-se tb ps2.0 e seu fp24, foi transicao, sinceramente, acho q se a nv tivesse conseguido rodar bem e as softs tivessem acreditado +, nesse periodo teriamos varios jogos com esse esquema... mas vale lembrar, as fx so rodava descentemente em 16bit... ao menos foi "tentado" um avanço...
    DEFACTO.

    Às vezes dá saudades do tempo de 3Dfx e Voodoo 1 e 2, quando o mercado só tinha um ou dois modelos de placa, tudo padronizado bonitinho...

    Se bem que eu nem lembro muito bem dessa época, eu não lembro quanto custava uma Voodoo 2 8MB e 12MB, mas não acho que seria tão cara quanto é uma 6800U hoje.

  14. #88
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    Originalmente enviada por Arraso
    DEFACTO.

    Às vezes dá saudades do tempo de 3Dfx e Voodoo 1 e 2, quando o mercado só tinha um ou dois modelos de placa, tudo padronizado bonitinho...

    Se bem que eu nem lembro muito bem dessa época, eu não lembro quanto custava uma Voodoo 2 8MB e 12MB, mas não acho que seria tão cara quanto é uma 6800U hoje.
    metade do preco das tops de hj... se nao me engano o preco "de tabela" era 249US$ no lançamento, comprei aki no BR "baratinho", dolar valendo menos de um real... na epoca 400 reais... 3d blaster voodoo² rox... hehehe...

  15. #89
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    Originalmente enviada por Wrobel
    f-se tb ps2.0 e seu fp24, foi transicao, sinceramente, acho q se a nv tivesse conseguido rodar bem e as softs tivessem acreditado +, nesse periodo teriamos varios jogos com esse esquema... mas vale lembrar, as fx so rodava descentemente em 16bit... ao menos foi "tentado" um avanço...

    agora vamo ve soh geforce ate o lancamento dos novos chips ati... lol
    eh, f-se a logica e a culpa eh das Fx, e nao de kem criou um padrao tosco-biased q nunca foi utilizado e foi chutado pela propria M$.

    Realmente, a culpa eh da Fx msm...

    []'s

  16. #90
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    eh, f-se a logica e a culpa eh das Fx, e nao de kem criou um padrao tosco-biased q nunca foi utilizado e foi chutado pela propria M$.

    Realmente, a culpa eh da Fx msm...

    []'s
    pra quem so rodava em 16bit mesmo tinha q se ferrar mesmo

    ue

    os avancos nao veem de quem fica parado... desde as gf4ti, faz chip q so roda em fp16 descentemente e espera o q ? elogios?

  17. #91
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    Enquanto vc ficou anos com qualidade podre eu to aqui no meu fp24 rodando tudo com qualidade max , e quando for realmente utilizado p PS3 a Ati vai ta nele tb ja

    Se é q ela nao vai partir pro 4.0 logo

  18. #92
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    Enquanto vc ficou anos com qualidade podre eu to aqui no meu fp24 rodando tudo com qualidade max , e quando for realmente utilizado p PS3 a Ati vai ta nele tb ja

    Se é q ela nao vai partir pro 4.0 logo
    uHoUHAoUAhoUAhoAhOAH boua :P

  19. #93
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    Originalmente enviada por -=DouglasteR=-
    Enquanto vc ficou anos com qualidade podre eu to aqui no meu fp24 rodando tudo com qualidade max , e quando for realmente utilizado p PS3 a Ati vai ta nele tb ja

    Se é q ela nao vai partir pro 4.0 logo

    q eu saiba tua radeon tava era keimada na gaveta "rodando" em precisao zero :P

    []'s

  20. #94
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    O engraçado é que na cabecinha do Doug o tico e o Teco estão pensando que se ati usar o PS4 o mercado todo para o pessoal vai reescrever os projetos em andamento para o PS4 e o PS3 vai passar em branco . Acorda Doug ta certo que o PS está engatinhando mas isso não siginifica que o pessoal vai passar imediatamente para o PS4 só porque a ATi quer. Alias quem libera essas especificações nem é a ATI esse pixel shader model é especificação da MS.

  21. #95
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    q eu saiba tua radeon tava era keimada na gaveta "rodando" em precisao zero :P

    []'s
    é verdade ! mas enquanto tava funfando tava 100% ! aheuaeuae

    Originalmente enviada por Cat-Ham
    O engraçado é que na cabecinha do Doug o tico e o Teco estão pensando que se ati usar o PS4 o mercado todo para o pessoal vai reescrever os projetos em andamento para o PS4 e o PS3 vai passar em branco . Acorda Doug ta certo que o PS está engatinhando mas isso não siginifica que o pessoal vai passar imediatamente para o PS4 só porque a ATi quer. Alias quem libera essas especificações nem é a ATI esse pixel shader model é especificação da MS.
    PS4 nao é o q a ATi quer , e sim a M$ , quem precisa acordar e vc cat !

  22. #96
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    Olha so que beleza o Layer OGL da ATI! Uma X800 ta pau a pau com uma 6600GT AUHeauh





    Fonte: Overclockers.ru

  23. #97
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    essa x600xt já tá morta antes de chegar direito ao mercado

  24. #98
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    Originalmente enviada por JC Denton
    essa x600xt já tá morta antes de chegar direito ao mercado
    Essa é uma placa entry-level, tipo MX400... é pra quem quer uma PCI-E de baixo custo, e lógicamente vai ter performance baixa...

    Nasceu morta pra quem quer comprar placa de performance.

  25. #99
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    nossa eu ainda to feliz com minha 9500 q nao tem nada q nao rode jogavel nela ateh hj..

    Eu ficava feliz com qualquer uma dessas x800 ou 6800.

    Diesel deve tar chio de adesivos da Nividia, camisetas e bandeiras da Nv na casa dele, ta loco cara, vc força muito a barra pro lado da NV, seja um pouco mais imparcial.

  26. #100
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    Originalmente enviada por FastMHZ
    Essa é uma placa entry-level, tipo MX400... é pra quem quer uma PCI-E de baixo custo, e lógicamente vai ter performance baixa...

    Nasceu morta pra quem quer comprar placa de performance.
    ué mas tavam dizendo que ela ia ser o preço da 6600gt?? ou estou enganado?

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