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  1. #1
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    NV40 com suporte a 3Dc ?

    Olha esse log interessante da engine da Cry....



    ****** D3D9 CryRender Stats ******
    Driver description: NVIDIA GeForce 6800 GT
    Full stats: HAL (pure hw vp): NVIDIA GeForce 6800 GT
    Hardware acceleration: Yes
    Full scene AA: Enabled: 4x Samples (0 Quality)
    Projective EMBM: Enabled
    Detail textures: Enabled
    Z Buffer Locking: Enabled
    Multitexturing: Supported (8 textures)
    Use bumpmapping : Enabled (DOT3)
    Use paletted textures : Disabled
    Current Resolution: 1024x768x32 Full Screen
    Maximum Resolution: 1280x1024
    Maximum Texture size: 4096x4096 (Max Aspect: 4096)
    Texture filtering type: TRILINEAR
    HDR Rendering: FP16
    MRT Rendering: Disabled
    Occlusion queries: Supported
    Geometry instancing: Supported
    3Dc compression: Supported
    Gamma control: Hardware
    Vertex Shaders version 3.0
    Pixel Shaders version 3.0
    Use Hardware Shaders for NV4x GPU
    Pixel shaders usage: PS.3.0, PS.2.0 and PS.1.1
    Vertex shaders usage: VS.3.0, VS.2.0 and VS.1.1
    Shadow maps type: Mixed Depth/2D maps
    Stencil shadows type: Two sided
    Lighting quality: Highest
    *****************************************

    http://www.adrenaline.com.br/forum/s...928#post501928

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  3. #2
    Membro Avatar de Arraso
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    Acontece com os últimos drivers.

    Mas o mais provável que o 3Dc funcione apenas para mostrar as texturas NÃO COMPRIMIDAS. Ou seja, se alguém rodar um demo feito com o 3Dc pra compressar uns 300MB de texturas em 100MB numa NV40, ficará lento, mas mostrará essas texturas "detalhadas" (mas não compactadas).

    O lance todo ainda tá muito estranho.

  4. #3
    ZCC
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    Originalmente enviada por Arraso
    Acontece com os últimos drivers.

    Mas o mais provável que o 3Dc funcione apenas para mostrar as texturas NÃO COMPRIMIDAS. Ou seja, se alguém rodar um demo feito com o 3Dc pra compressar uns 300MB de texturas em 100MB numa NV40, ficará lento, mas mostrará essas texturas "detalhadas" (mas não compactadas).

    O lance todo ainda tá muito estranho.
    estranho...com o ultimo driver minha VGA ficou com Pixel Shader 1.1 ... como se fosse DX8.0 muuito estranho... Misterios q soh a nvidia sabe responder

  5. #4
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    Pelo que entendi lendo o teste da XbitLabs, a engine da Crytec pode usar compressão de normal maps tanto em placas da nvidia quanto da ATi... Mas 3Dc 'de verdade' só no hardware da ATi. Provavelmente deve ser um outro algoritmo de compressão. Sei lá, tô arriscando!
    Teve um demo da ATi que disseram que só poderia rodar em placas da série X800 pq usava 3Dc... parece que fizeram um wrapper e o demo rodou em R9800...
    De qualquer forma 3Dc é uma tecnologia chave da ATi, foi feito um demo em cima da engine da Crytec que usa 3Dc para o lançamento da X850.
    Pode ser que o driver descompacte as texturas. Vou dar um exemplo. Lembram do Truform da ATi? A nVidia também tinha suporte para uma técnica similar(tesselation, não lembro!), só que enquanto a solução da ATi tinha como base o suporte via hardware, a solução da nVidia era apoiada em seus drivers. Resultado: no detonator série 40 retiraram o suporte para essa feature(época das GF3/GF4), pq ficava muito lento.

    fui

  6. #5
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    Errinho bobo... 3DC só nas ATI por enquanto.

  7. #6
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    Originalmente enviada por Zecacu
    estranho...com o ultimo driver minha VGA ficou com Pixel Shader 1.1 ... como se fosse DX8.0 muuito estranho... Misterios q soh a nvidia sabe responder
    e o papai noel chegou pela chamine ontem a noite

    how how how

  8. #7
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    Originalmente enviada por Wrobel
    e o papai noel chegou pela chamine ontem a noite

    how how how
    po zecacu fala ql o driver q eh q eu vo baixar agora !!!!! testa o underground v c vira o motion blur

  9. #8
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    po zecacu fala ql o driver q eh q eu vo baixar agora !!!!! testa o underground v c vira o motion blur
    Hahahaha o hardware das MX vai passar de dx7 pra dx8 so por driver? tão ingenuo coitado

  10. #9
    Membro Avatar de Fla3DMadness
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Hahahaha o hardware das MX vai passar de dx7 pra dx8 so por driver? tão ingenuo coitado
    Vai emular pixel shader e rodar mais lento que uma TNT2...

  11. #10
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Hahahaha o hardware das MX vai passar de dx7 pra dx8 so por driver? tão ingenuo coitado
    ingenuo n ... + eu mesmo tenho ideias d fazer pixel shader pelo CPu so que eu n domino nda de SDK


    e ingenuo eh a puta q pariu

  12. #11
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    ingenuo n ... + eu mesmo tenho ideias d fazer pixel shader pelo CPu so que eu n domino nda de SDK


    e ingenuo eh a puta q pariu
    Heheh tem a ver isso sim, se o driver liga o 1.1, pq nao funcionaria no Undergraude?

    []´s

  13. #12
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    Heheh tem a ver isso sim, se o driver liga o 1.1, pq nao funcionaria no Undergraude?

    []´s
    pois eh ... queria q o zecacu c pronunciasse pq eu baixei aki o ultimo oficial e nem deu em nda .... vo baixar o 70 betao pra ver .... c rolar .... demoro . po podiam fazer um emulador legal kra .... quem manja d fazer drivers poderia incorporar em um driver pronto a coisa

  14. #13
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    pois eh ... queria q o zecacu c pronunciasse pq eu baixei aki o ultimo oficial e nem deu em nda .... vo baixar o 70 betao pra ver .... c rolar .... demoro . po podiam fazer um emulador legal kra .... quem manja d fazer drivers poderia incorporar em um driver pronto a coisa
    è como falaram acima campeão, mesmo se fisessem um emulador ia ficar lento pra cacete, completamente inviavel, pra uma placa que nem roda direito os jogos de hoje em dia... vai fazer emulador por processador? trate de já ir comprando um FX-55 hein...

  15. #14
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    pois eh ... queria q o zecacu c pronunciasse pq eu baixei aki o ultimo oficial e nem deu em nda .... vo baixar o 70 betao pra ver .... c rolar .... demoro . po podiam fazer um emulador legal kra .... quem manja d fazer drivers poderia incorporar em um driver pronto a coisa
    è como falaram acima campeão, mesmo se fisessem um emulador ia ficar lento pra cacete, completamente inviavel, pra uma placa que nem roda direito os jogos de hoje em dia... vai fazer emulador por processador? trate de já ir comprando um FX-55 hein...

  16. #15
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    Olha, dexa eu deixar minha opinião aqui:
    Lembram da Geforce2? Lembram quando saiu o primeiro unreal tournament e com ele as texturas usando a compressão S3TC que soh as placas da S3 suportavam? naquela epoca a Nvidia fez uma gambiarra e adicionou suporte a compressão s3 pras geforces 2, e rolava bem aquilo.
    Provavelmente eu chuto que pode ser possivel adicionar suporte a 3dc nas geforces pq elas são muito programaveis, não vai ter a mesma performance da ati com suporte nativo por hardware, mas a geforce deve ser capaz de produzir a mesma imagem, visto q 3dc nao passa de uma tecnica de compressão, nao eh nada como se fosse um pixel shader da vida q exige hardware dedicado e tal..

    Eu não tenho certeza que a nota eh verdadeira, mas eu não duvido, e se vcs procurarem bem, eu ja tinha cogitado essa possibilidade das geforces 6 adicionarem suporte a 3dc via driver eras atras...

    E como eu falei, não vai ser tao eficiente quanto a ati, mas ainda que use o processador pra fazer a compressão e decompressão (oque eu duvido) o resultado final ainda vai ser algo com performance muito competitiva.

  17. #16
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    Já existe emulador pra isso... 3D Analyze.

  18. #17
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    è como falaram acima campeão, mesmo se fisessem um emulador ia ficar lento pra cacete, completamente inviavel, pra uma placa que nem roda direito os jogos de hoje em dia... vai fazer emulador por processador? trate de já ir comprando um FX-55 hein...
    Otimo pra pessoas q em 2010 comprarem computador nas Casas Bahia, Ponto Frio e Metron da Vida

  19. #18
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    è como falaram acima campeão, mesmo se fisessem um emulador ia ficar lento pra cacete, completamente inviavel, pra uma placa que nem roda direito os jogos de hoje em dia... vai fazer emulador por processador? trate de já ir comprando um FX-55 hein...

    so c fosse em shader 2.0 pra cima ....

    pixel shader 1.1 eh perfeitamente viavel kra ... sao so 11 instrucoes er ainda por cima daria pra rolar sim .. pelo menos pra aumentar a compatibilidade dos jogos sem recorrer a 3d analyze

  20. #19
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    Originalmente enviada por Saboya
    Já existe emulador pra isso... 3D Analyze.
    o 3danalyze so adiciona a feature + n renderiza o shader

  21. #20
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    o 3danalyze so adiciona a feature + n renderiza o shader
    Eu continuo achando q não é viavel, mesmo sendo poucas intruçoes já ia pesar demais no processador...

  22. #21
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    o 3danalyze so adiciona a feature + n renderiza o shader
    Ah você quer que renderize igual ainda? Tá viajando. Se fosse fácil assim alguém já teria feito. Já tentou usar um Glide ou OGL Wrapper pra ver como fica bom?

  23. #22
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    hihihi ps via software nem a pau, como o saboya falo, pega um glide wrapper q renderiza tudo no processador e tenta jogar quake2

    Fica um LIXO, mesmo o quake 2, nao chega nem a 15fps, sobe a escala um poco, quake3, ai piora 10x mais, e como Pixel shader tem instruções matematicas extremamente complexas, um processador comum vai gastar trocentos ciclos pra renderizar um unico frame disso, de uma olhada nesse site http://sw-shader.sourceforge.net/features.html ai tem um programa q emula PS via hardware, e tem alguns demos pra vc testar... tipo, vc precisa de um processador de 6ghz pra rodar aquilo sem paracer um tremendo slide show

    Baixa o demo do quake3 renderizado com o glidewrapper pra vc ter noção, o demo CAR da ATI renderizado usando PS 2 via software (to baxando agora) deve rodar a 0.3 fps, agora ateh eu to curioso ..

  24. #23
    Membro Avatar de TM99
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    Opa! surpreendente, o demo do quake 3 rodo a 15-30 fps ! Caralho nem acredito q ja é quase viavel emular OpenGl via Software @@, agora quero ve o pixel shader

    Bah, o demo per-pixel-lightining eh simples demais, nao da nem pra levar em consideração, um model low poly, com um bumpmap e uma fonte de luz sem texturas nem nada, rodo rapido, 40-60 fps

    O demo mais recente, de DX9 usando Shadow volume, fica uma bosta, em 400x300 fica 5-15 fps, low poly, low res e tudo

    bota ai o resto do jogo, AI, fisica, multitexture, shaders complexos etc etc, vc eh jogado pra casa dos 0.5- fps

  25. #24
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    bota ai o resto do jogo, AI, fisica, multitexture, shaders complexos etc etc, vc eh jogado pra casa dos 0.5- fps
    Po se liga AA e Aniso entao vamos pra -2fps

  26. #25
    Suspenso
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    Originalmente enviada por Saboya
    Ah você quer que renderize igual ainda? Tá viajando. Se fosse fácil assim alguém já teria feito. Já tentou usar um Glide ou OGL Wrapper pra ver como fica bom?
    como eu tava falando com o carnage eu achoque eh viavel sim + porra, n com a mesma precisao de um hardware dedicado ...


    black omega um wrapper com glide eh um pouco diferente ne , pois ai vc ta emulando a api inteira pro cpu .... filtros e tal ate mesmo geometria eh tdo feito pelo cpu .. n acvho que seria interessante usar isso como base pra me provar que um emulador d shader 1.1 seja inviavel .... mesmo com a complexidade de calculos de ps eu ainda acredito ...e n so n concordo com vc quanto tmb acho q vc ta equivocado quando usa um wrapper d glide pra me provar alguma coisa ....

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