+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    137
    Verdinhas
    0

    Review - Novo padrão de Fontes ATX

    Há algum tempo as pessoas começaram a notar isso, mas ela ainda não é vista por muitos como uma parte crítica para o correto funcionamento estável de um sistema.

    Diante de tantas novas tecnologias, PCIe, SATA, Placas de vídeo com alimentação fora do BUS, CPUs com muito "fome" de potência, DDR2, e sistemas cada vez mais potentes, uma das partes que mais sofre é a PSU, a fonte de alimentação.

    Como medida para procurar atender esse novo cenário, a indústria está sugerindo uma nova tecnologia para as fontes ATX batizada de ATX12V 2.01

    As principais alterações são no conector com a MOBO, que passam de 20 para 24 (suspiscious). De qualquer forma, fisicamente o conector é menor do que o ATX convencional, como podemos constatar na foto abaixo retirada do site THG, onde o convencional está no lado esquerdo:



    Neste novo padrão, os 4 pinos adicionais são 12V, 5V, 3,3V e outro Ground. O fato de acrescentar um novo 12V supostamente contribui para estabilidade do sistema uma vez que o processador passará a contar com um canal de 12V exclusivo, fazendo com que os picos de corrente demananda pelo processador não causem algum tipo de variação na corrente/tensão entregue aos demais componentes do sistema.

    A alimentação para os dispositivos SATA passa a ser incluída como padrão, apesar de não estar definida a quantidade mínima de conectores. Embora saiba-se já que, a exemplo de flat cables, haverá a conexão reta e a conexão angular, como podemos ver nesssa foto.



    Mais um padrão, mais uma mudança no meio de tantas outras. Apesar dos pesares, a tecnologia parece ser suficientemente adaptável para a realidade das novas mobos que deverão surgir sem um grande impacto para os usuários.

    ==== acrescentado =====

    Alguns características antes não tão observadas são rendimento e consumo da fonte. Segundo o novo padrão, as fontes devem ter cerca de 70% para operação em pico e 60% em normal (antes eram 60% e 50% respectivamente). Isso garantirá que mais potência seja entregue e menos potencia seja consumida na propria fonte. Além do que salvando alguns reais no bolso para aqueles que deixam o equipamento ligado 24x7. Com a menor dissipação de calor na fonte, sua durabilidade tende a ser maior.

    Adaptadores também já são padronizados permitindo que o novo padrão possa ser conectado a conectores atx convencionais das placas mae atualmente em produção.

    by Blackend

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Bom, conector 12v adicional pra auxiliar a estabilizar a tensão já existe... Nenhuma novidade até aí. Só vão tornar isso padrão e colocar conectores adicionais pra outras linhas também... Acho válido.

  4. #3
    Membro Avatar de ferA_
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BEIJINHO NO OMBRO.
    Registro
    Nov 2003
    Mensagens
    14.468
    Verdinhas
    2261

    Originalmente enviada por Saboya
    Nenhuma novidade

  5. #4
    Membro Avatar de LostOne
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    12.992
    Verdinhas
    983

    Maneiro o Review!

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões