+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro Avatar de thiago_floripa
    Info
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    4.296
    Verdinhas
    30

    [overMOB] Tutorial para kem nao ker gastar $$ em placa de video

    dae galera... meu camarada fex um tutorial pra tem tem placas de nivel digamos + baixo como a minha 9200SE ela serve tanto para essas placas como para 9600 para cima

    eu realmente notei diferença na minha consegui uns 15-20 fps a + nos jogos principalmente em doom3 e HL2, agora posso joga-los secos sem precisar usar comandos para diminuir qualidade grafica etc...

    e tb o tutorial serve para kem tem medo, ou nao sabe overcloca que tambem jah me mandaram umas 8 pm perguntando sobre isso

    ok aih vai u tutorial !!

    Direitos Reservados a adibBR

    Bom, como alguns estão me pedindo dicas sobre overclock, resolvi escrever um tutorial sobre overclock em placas de vídeo da ati.

    pro pessoal que quer fazer em placas da nvidia, o sistema é o mesmo, só que nesse tuto eu mostrei fotos e especifiquei passo a passo com o programa da ati, mas o tutorial em si vale para ambas as placas. vou colocar um link do programa para se fazer em placas nvidia, se voces souberem mecher no programa (é bem fácil), podem usar esse tutorial.

    link coolbits (overclock nvidia):
    http://www.vfrare.brturbo.com/www.fileware...(Overclock).reg

    apenas adicionem esse arquivo ao registro, que a aba de overclock dos drivers da nvidia irá abrir. nas propriedades avancadas de video.

    qualquer dúvida que pintar sobre como proceder com o programa da nvidia, postem aki que eu explico. não acho que seja necessário outro tutorial.

    ATENÇÃO! NÃO ME RESPONSABILIZO POR NADA QUE POSSA ACONTECER COM O PC DE QUEM SEGUIR ESTE TUTORIAL. OVERCLOCK NÃO É PERMITIDO PELA MAIORIA DAS EMPRESAS DE HARDWARE (mas esse quadro brevemente irá mudar, algumas empresas já incentivam o over). POR ISSO, FAÇA TUDO POR RISCO PRÓPRIO. SE VOCÊ NÃO TIVER CERTEZA DO QUE VAI FAZER, NÃO FAÇA, POIS ISSO PODE CAUSAR DANOS IRREVERSÍVEIS A SEU EQUIPAMENTO.

    Overclock é aumentar a frequencia de operação de um equipamento visando ganhar performance, sem gastar dinheiro. por exp: colocar um processador de 1ghz para 1.2ghz, vc ainda terá um processador de 1ghz, mas ele vai funcionar igual a um de 1.2ghz, ou seja, economia de dinheiro.

    Antes de começar:

    Eu uso e recomendo os drivers Omega para placas ati, pois são maís rápidos e tem a mesma qualidade de imagem dos catalysts oficiais, pois são drivers feitos em cima do catalyst, eles apenas vem configurado para um melhor rendimento, sem prejudicar a imagem, além de desbloquearem o overclock de placas como a radeon 9000, 9100, 9200 e 9550. Esses drivers já vem com o programa Radlinker junto, q é o programa que gosto de usar para fazer overclock.

    aki vai o site oficial deles, tem links para download da última versão ali.
    http://www.omegadrivers.net/

    Mas se preferirem usar os catalyst da ati, terão que baixar o Radlinker para poderem fazer overclock. link aki:
    http://www.vfrare.brturbo.com/www.fi....013%20OEM.msi

    OBS: usuários de placas radeon 9000/9100/9200/9550 terão que usar os Omegadrivers para poderem fazer overclock, pois o catalyst trava a mudança de clock nessas placas.

    Outra coisa, recomendo a vocês baixarem e instalarem algum programa de benchmark de vídeo, como o 3dmark2001se, e o 3dmark03 (usarei apenas esses no tutorial), aki vão links para download deles:

    3dmark2001se 3.3.0 full:
    http://www.adrenaline.com.br/downloa...Mark2001SE.exe


    3dmark03 3.5.0 full:
    http://download.adrenaline.brturbo.c..._installer.exe


    Após instalado os omegadrivers (ou só radlinker se vc preferir) e os 3dmark, vamos ao que esse tutorial se propõe.

    Parte 1, coletando informações:

    antes de começar o overclock, rodem uma vez cada um dos 3dmark e anotem o resultado, para que possamos comparar com os resultados obtidos após termos terminado. aki vai os meus:

    radeon 9200se

    sem overclocking 200/285

    2001se: 3543
    2003: 544

    com os resultados em mão, vamos fazer overclock.

    Parte 2, achando o clock máximo funcional da memória de vídeo:

    -Entre nas "propriedades de vídeo" (clique com o botão direito na área de trabalho, selecione "propriedades");
    -coloque em "Configurações";
    -selecione "avançadas";



    -selecione a aba "advanced 3d" (omegadrivers), ou Radlinker (catalyst);
    -na aba clock rate, vc terá o nome da sua placa de vídeo, e os clocks de fábrica dela. você terá "core" que será o clock da da vpu dela (processador); e terá o "memory" que será o clock memória dela (multiplique este clock por dois se a memória de sua placa for ddr).



    - marquem a caixa "enable clock rate change";



    agora vamos achar os clocks máximos da memoria. aumente a barra de clock da memória em 5mhz (aproximadamente), e aperte em "set". uma caixa de texto aparecerá informando os novos clocks que estão sendo utilizados. pressione ok nela.



    agora, rode os dois 3dmark e fiquem atentos para qualquer defeito na imagem, senão encontrar nada de anormal, aumente mais 5mhz até achar algum defeito (está tarefa é longa) assim que achar algum defeito na imagem, diminua 5mhz, e rode cada teste 3 vezes (qnt mais melhor) atento para qualquer defeito, se não achar nenhum defeito, parabéns, você acabou de achar o clock máximo funcional da sua memória, agora só falta achar o clock da vpu. se mesmo assim você achar algum defeito, volte mais 5mhz e rode os 3dmark umas 3 vezes de novo. repita isso até desaparecerem os defeitos da imagem. ATENÇÃO: SE POR ALGUM MOMENTO SEU PC TRAVAR DURANTE ESTE PROCESSO, RESETE-O E BAIXE O CLOCK DA MEMÓRIA. SE VOCÊ FOR AUMENTANDO DE 5 EM 5MHZ VOCÊ DIFICILMENTE TERÁ ESTE PROBLEMA.

    bom, no meu caso, o clock máximo que consegui para a memória foi de 220mhz (440ddr). agora é hora de achar o clock máximo da vpu:

    Parte 3, achando o clock máximo funcional da vpu (processador de vídeo):

    repita o mesmo processo descrito com a memória, vá aumentando o clock de 5 em 5 mhz até chegar ao ponto de ver anomalias na imagem, ou o pc travar (oq é bem comum), qnd isso acontecer, baixe 5mhz e passe os 3dmarks 3 vezes cada um para ter certeza de que não vai travar denovo, se travar denovo, baixe o clock novamente e teste de novo, até não travar mais.

    no meu caso, obtive um clock máximo de 300mhz na vpu, foi um overclock muito bom, visto que minha placa usa um dissipador de calor passivo, ou seja, sem cooler.

    Parte 4, testando a estabiliade do sistema:

    bom, comecei com os clocks de 200/285, e terminei com os clocks de 300/440. agora é hora de testar se estes clocks estão realmente estáveis.

    para isso eu faço o seguinte, mando rodar ambos os 3dmark 10 vezes seguidas cada um, e fico atento para erros de imagem, ou travamentos. obtive alguns erros, os quais julguei serem causados pela vpu, então baixei mais 5mhz do clock dela e testei novamente, dessa vez sem erro algum. recomendo que se tiverem algum erro durante este teste de estabilidade, que baixem 5mhz tanto do clock da vpu, quanto do clock da memória e mandem rodar o teste de estabilidade novamente, repitam o processo até não aparecerem anomalias na imagem. é necessário algum conhecimento para saber diferenciar erros causados pela vpu de erros causados pela memória.

    Parte 5, fazendo com que o pc sempre inicie com os clocks alcançados:

    após achar ambos os clocks máximos, volte a tela onde você aumenta os clocks e aperte no botão "use current".



    apartir de agora, seu pc sempre iniciará usando estes clocks, e você não precisará ficar alterando as configurações toda vida que quiser a placa em overclock.

    OBS: se você precisar diminuir ou aumentar os clocks por algum motivo, repita este processo, para que suas alterações tenham efeito até quando você reinicar o pc.

    Parte 6, resultados e recomendações:

    No final, terminei com os seguintes clocks:

    vpu: 295mhz
    memoria: 220mhz (440 ddr)

    compare os resultados dos benchmarks do ínicio, com os do final:

    sem overclocking 200/285

    2001se: 3543
    2003: 544

    com overclocking 295/440

    2001se: 5890
    2003: 913

    como podem perceber, eu quase dobrei a pontuação, e agora estou jogando jogos como o need for speed underground 2, e o half life 2 de maneira muito superior. durante alguns dias, recomendo a ficarem de olho para qualquer travamento ou defeito na imagem de jogos, se isso acontecer, baixe o clock e refaçam o teste de estabilidade.

    se quiser parar de fazer overclock, é só desmarcar a caixa "enable clock rate change" no radlinker, que tudo volta ao normal.

    bom, meu tutorial está chegando ao final, espero que tenha ajudado a quem queria fazer overclock mas tinha medo de faze-lo, ou simplesmente não sabia como.

    qualquer dúvida é só postar.

    flws.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Tic0
    Info
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    2.907
    Verdinhas
    480

    Bom tutorial amigão!!

    Muito Bom mesmo

  4. #3
    Membro Avatar de thiago_floripa
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    4.296
    Verdinhas
    30

    Originalmente enviada por T1c0
    Bom tutorial amigão!!

    Muito Bom mesmo
    valeu véio, eh q meu camarada nao acessa mto foruns então, como eu usei gostei, aprovei e realmente deu certo, aqui na minha 9200SE coloquei aki pra kem tem ou tinha duvidas hehe

    poisé kaulker coisa tamus aih abraço

  5. #4
    Membro Avatar de Tic0
    Info
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    2.907
    Verdinhas
    480

    Só uma dúvida

    qdo começou a dar artefatos vc "viu" q era por causa da vpu, certo?

    Como vc distingue daonde "é" o artefato?

  6. #5
    Membro
    Info
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    2.910
    Verdinhas
    51

    que eu saiba, normalmente pontinhos na imegem é memória, e travamentos e erros de textura, tipo aparecer uams coisas que nao devia, uns riscos meio doidos na imagem é gpu. Isso por experi^ncia própria, mas vai saber,

  7. #6
    Membro
    Info
    Registro
    Nov 2004
    Mensagens
    12.227
    Verdinhas
    2

    tenho uma gf mx400 queria jogar doom na máxima resolução possível com tudo no máximo...teria como? transformando pra uma 6800 ultra...sinceramente não sei pra q um tutorial desse tamanho pra algo tão simples!

  8. #7
    Membro Avatar de Vat0_L0c0
    Info
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    253
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por lookaway
    tenho uma gf mx400 queria jogar doom na máxima resolução possível com tudo no máximo...teria como? transformando pra uma 6800 ultra...sinceramente não sei pra q um tutorial desse tamanho pra algo tão simples!
    Vc sabe como fazer...mas tem gente q nao sabe!
    Então nao fala mal do topico do cara q ficou muito bem feito!

  9. #8
    Membro Avatar de thiago_floripa
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    4.296
    Verdinhas
    30

    Originalmente enviada por lookaway
    tenho uma gf mx400 queria jogar doom na máxima resolução possível com tudo no máximo...teria como? transformando pra uma 6800 ultra...sinceramente não sei pra q um tutorial desse tamanho pra algo tão simples!
    pow cara eu to ligado q eh simples... mas imagina um cara q começou a saber u q eh overclock agora... e keria saber mas tem medo de fazer ou nao sabe...

    eu sei q tem mtos desses q frequentam aki ... foi pra isso q eu coloquei u tutorial du meu camarada aki pra essa galera...

    mas agora eu to jogando doom3 a 50 fps nu medium em 1024 antes era soh 800x600

  10. #9
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    22.022
    Verdinhas
    48

    Re: [overMOB] Tutorial para kem nao ker gastar $$ em placa de video

    Originalmente enviada por thiago_floripa

    no meu caso, obtive um clock máximo de 300mhz na vpu,

    Não que esteja te chamando de mentiroso, mas nunca vi um ser humano conseguir 300Mhz a mais no core com a VGA normal.

  11. #10
    Membro Avatar de thiago_floripa
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    4.296
    Verdinhas
    30

    Re: Re: [overMOB] Tutorial para kem nao ker gastar $$ em placa de video

    Originalmente enviada por Doctrine_Dark
    Não que esteja te chamando de mentiroso, mas nunca vi um ser humano conseguir 300Mhz a mais no core com a VGA normal.
    nao nao 300mhz foi u maximo q ele conseguiu nu total ... :P

    porra nao imagina u cara consegui 300mhz a mais tah loko huiahuiauihaui

  12. #11
    Membro
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    3.516
    Verdinhas
    39

    salve a ati e o seu vpu recover

  13. #12
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    22.022
    Verdinhas
    48

    Re: Re: Re: [overMOB] Tutorial para kem nao ker gastar $$ em placa de video

    Originalmente enviada por thiago_floripa
    nao nao 300mhz foi u maximo q ele conseguiu nu total ... :P

    porra nao imagina u cara consegui 300mhz a mais tah loko huiahuiauihaui

    hauahauhauahahuahuauahuahuahuaah
    ahhhh baum, malz por ter entendido errado !!

  14. #13
    Membro Avatar de Pereba
    Info
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    1.689
    Verdinhas
    22

    Muito bom o tutorial, pra qm nao tem noção do q é e como fazer OC na VGA isso dai vai ser uma mão na roda...

    Mas essa 9200SE eh fraquinha demais, esse score no 2001 eh o mesmo q a minha MX440-SE 64bit fazia.

  15. #14
    Membro
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    3.516
    Verdinhas
    39

    Originalmente enviada por Pereba
    Muito bom o tutorial, pra qm nao tem noção do q é e como fazer OC na VGA isso dai vai ser uma mão na roda...

    Mas essa 9200SE eh fraquinha demais, esse score no 2001 eh o mesmo q a minha MX440-SE 64bit fazia.
    eh q essa placa eh 64bits

  16. #15
    Membro
    Info
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    973
    Verdinhas
    0

    otimo topico!

    uma duvida vc citou q eh pra ir de 5 em 5 mhz , eu uso o omega e ele nao da pra ir em 5 mhz , tipo ele vai mais .

    entedeu? ele nao tem opção de ir em 1 em 1 o ateh mesmo em 5 em 5.

    qq eu to fazendo errado ou ele eh assim mesmo?

  17. #16
    Membro Avatar de thiago_floripa
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    4.296
    Verdinhas
    30

    Originalmente enviada por SK8_hUgO
    otimo topico!

    uma duvida vc citou q eh pra ir de 5 em 5 mhz , eu uso o omega e ele nao da pra ir em 5 mhz , tipo ele vai mais .

    entedeu? ele nao tem opção de ir em 1 em 1 o ateh mesmo em 5 em 5.

    qq eu to fazendo errado ou ele eh assim mesmo?
    clica nu clock e bota seta pra cima q ele sobe de 1,5 em 1,5

  18. #17
    Membro Avatar de IceTea Limão
    Info
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    7.640
    Verdinhas
    27

    o link do coolbits esta errado

  19. #18
    Membro
    Info
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    139
    Verdinhas
    15

    deu um pau estranho aki !!!!

    almentei o clock da memoria para 360 ai deu pau aki..mas o clock do procesador eu consigui por nisso...minha placa de video eh a [email protected] sei se eh fonte.....qeum souber o problema me responder ...

    vlw

  20. #19
    Membro
    Info
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    2.910
    Verdinhas
    51

    provavelemente temperatura ou falta de voltagem. Bem provavel os dois.

  21. #20
    Membro Avatar de spiderdk
    Info
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    2.624
    Verdinhas
    59

    Po, tem nego reclamando que tem alguem tentando ajudar quem nao entende ainda muito dessas coisas.

    Eh assim que comeca, le tudo isso e vai aprendendo como faz..

    Aqui minha GF4 MX440 128 bits que tem clocks GPU=250 e Mem=333, chega tranquilo a 350 / 450 ..Memos hinys 4ns, NV17 AGP 4x.. ai no talo roda CS Source com 50fps a 1280x960 precisa ver..

  22. #21
    Membro Avatar de -Rocco-
    Info
    2-4-4
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    11.566
    Verdinhas
    604

    Re: deu um pau estranho aki !!!!

    Originalmente enviada por Alexandre.Rocco
    almentei o clock da memoria para 360 ai deu pau aki..mas o clock do procesador eu consigui por nisso...minha placa de video eh a [email protected] sei se eh fonte.....qeum souber o problema me responder ...

    vlw
    Ah não, irmão lambão não ahuahuah, nem vem quimar a placa q te passei não, nesse seu gabinete não da pra brincar de over, mto mal ventilado, fica com ela do jeito q tá.
    E não é [email protected], é 9500PRO com BIOS unlocked, continua 128bits de memória.

  23. #22
    Membro
    Info
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    139
    Verdinhas
    15

    Irmao lambão naum !!!!!!

    so errando que se aprende !!!!!! vc aprendeu assim !!!!

  24. #23
    Membro
    Info
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    67
    Verdinhas
    0

    HuAhUaHuAhUa

    huhaahahuhahhau ! lambão foi sacangem !
    ahuahuhauhuahuhauh ! to raxanuh os bico aki !
    briga de irmão do Forum !!


    Overclock da hora... mas tem q ter controle !!

  25. #24
    Membro
    Info
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    2.173
    Verdinhas
    0

    só uma pergunta
    o "use current" ele funciona como?
    ele grava na bios isso ou é uma coisa do windows quando inicializa que ele seta?

  26. #25
    Membro Avatar de DYnHo
    Info
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.542
    Verdinhas
    1

    o link do .reg da nvidia tah errado :/
    preciso disso aki pra dar uma upzinho nessa gf2 daki do trampo =)

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões