+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    717
    Verdinhas
    0

    GF6 com suporte para FP40 e VP40 ????

    Eu tava baixando alguns apps no Kde-apps e vi esse aplicativo chamado Kshaderdesigner percebi uma coisa interessante olha so o changelog do app.

    Description:
    KShaderDesigner is an Intergrated Development Environment (IDE) for graphic vertex and fragment shaders. It supports the Cg programming language.
    - It interfaces the NVIDIA Cg Compiler
    - It allows to block Cg parameters from the scene and sets manually for debugging purpose
    - It's architecture allows graphic developpers to add new complex OpenGL scenes to the program, and apply shaders on them
    - It supports the latest hardware profiles, like VP40 et FP40 for GeForce 6 GPU's.

    The released version is only a preview, it is not really usable. I would like testers to try compilation, project loading, and basic OpenGL rendering. An FX-class Nvidia card is needed for fragment shaders. Project creation and saving is not implemented yet.

    An example project is also provided, it implements a shadow mapping algorithm as well as bump mapping.
    Please report all compilation errors, feedback or whatever by email.

    You will need the Nvidia Cg Toolkit (URl given in configure script) and SCons.

    VP40 e FP40 nos GF6 alguem sabe ce isso é verdade ?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de POLAR
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    4.508
    Verdinhas
    3062

    Esse VP40 e FP40, seriam o vertex shader e o pixel shader?

    Se for somente por emulação de hardware através de software, o que traria uma penalidade de performance muito grande.

  4. #3
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    15.625
    Verdinhas
    2

    Acho que sei o que é isso.

    As placas de nvidia, se tiverem modelos especialmente projetadas pra elas, conseguem usar Vp 40 e Fp 40.

    O Vp 40, Vector P (aonde P me esqueci o que é), é uma tecnica aonde 4 passes de modelação são feitos em um passe apenas nas 6800. Mas os modelos tem que serem feitos especialmentes para as 6800, nas demais placas, os 4 passes são feitos 1 a 1 e bem mais demorados.

    O Fp 40, é o float point, sei que é importante, mas agora estou em duvida sobre qual é a sua exata função em modelação em 3d.

    Se vc esta pensando em comprar uma placa pra modelação em 3d, e para jogos, pegue a 6800 com certeza.

  5. #4
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de Com4nche
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Avatar redondo!
    Registro
    Feb 2000
    Mensagens
    2.727
    Blogs
    1
    Verdinhas
    4427

    Originalmente enviada por POLAR
    Esse VP40 e FP40, seriam o vertex shader e o pixel shader?

    Se for somente por emulação de hardware através de software, o que traria uma penalidade de performance muito grande.
    vector e floating point, pra que serve eu não sei

  6. #5
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de Com4nche
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Avatar redondo!
    Registro
    Feb 2000
    Mensagens
    2.727
    Blogs
    1
    Verdinhas
    4427

    como assim pra jogo? que vantagem real isso vai dar pra quem tiver a placa? e uma placa similar da Ati nao ta saindo esse ano?

  7. #6
    Membro Avatar de V1P3R_BR4Z1L14N
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    The cake is a lie
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    12.303
    Verdinhas
    228

    p/ jogo nenhuma, mas se o kra ker jogar E trabalhar a melhor opção é a 6800, tendeu fiote?

  8. #7
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    15.625
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por CoMaNcHe
    como assim pra jogo? que vantagem real isso vai dar pra quem tiver a placa? e uma placa similar da Ati nao ta saindo esse ano?
    Vc que mesmo usar uma placa da ATI para rodar Kde-apps do Linux, em openGL?

    Não é uma escolha ruim, é uma PÉSSIMA escolha.

  9. #8
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de Com4nche
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Avatar redondo!
    Registro
    Feb 2000
    Mensagens
    2.727
    Blogs
    1
    Verdinhas
    4427

    sonho meu

    não quero não, só queria saber se esse fp40 daria alguma vantagem em adquirir uma 6800 pra usar extritamente nos jogos (de proxima geraçao).

  10. #9
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    15.625
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por CoMaNcHe
    sonho meu

    não quero não, só queria saber se esse fp40 daria alguma vantagem em adquirir uma 6800 pra usar extritamente nos jogos (de proxima geraçao).
    Ja ouvi falar de alguns jogos que são restritos a placas da nvidia, como o bridge builder, que se beneficia com uma versão mais antiga do VP, acho que a 30, talvez saia um novo bridge builder ou outro jogo nvidia only usando VP 40.

    Os modelos ficam perfeitos, com uma quantidade absurda de pontos, e mesmo assim eles ficam leves!

    Ja ouvi falar que a nvidia tava bancando um ou outro jogo pra sair usando essas tecnologias nos modelos, mas enquanto não sair nenhum jogo que as use, melhor ficar com o pé atras. Mas que serei estanho sair um jogo bom que rodasse 4 vezes mais leve na 6800 que na x800, seria muito estranho!

    Com o Vp 30, uma FX 5900 + o bridge builder, o jogo rodava como se a FX 5900 tivesse 16 pipes. Pelo menos era o que a galera dizia, e quando falaram do lançamento da 6800, a galera falou que ia quadriplicar a quantidade de pipes! e que doom 3 teria essa tecnologia e que a qualidade de imagem da nvidia é melhor que da ATI!
    Claro que eu tava no forum da nvidia, e ate acreditei no momento, mas, tirando a qualidade de imagem que agora ta pau a pau, o resto tudo, ainda parece serem lendas.

  11. #10
    Membro Avatar de BIGX333
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    6.339
    Verdinhas
    3

    Originalmente enviada por Falcon_br
    Vc que mesmo usar uma placa da ATI para rodar Kde-apps do Linux, em openGL?

    Não é uma escolha ruim, é uma PÉSSIMA escolha.
    Kde apps eh um pacote de aplicativos(na verdade seria uma classificacao mas...) e a maioria n usa nada 3d . Mas realmente ATI pra 3d no linux eh lokura

  12. #11
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    15.625
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por BIGX333
    Kde apps eh um pacote de aplicativos(na verdade seria uma classificacao mas...) e a maioria n usa nada 3d . Mas realmente ATI pra 3d no linux eh lokura
    Sempre pessei que KDE fosse uma das varias interfaces graficas do linux...

    E essa interface grafica inclui openGL.

    E KDE apps, é aplicativos para essa interface grafica, e nem sempre são compativeis os as demais interfaces graficas, como o gnome e etc.

  13. #12
    Membro Avatar de BIGX333
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    6.339
    Verdinhas
    3

    Originalmente enviada por Falcon_br
    Sempre pessei que KDE fosse uma das varias interfaces graficas do linux...

    E essa interface grafica inclui openGL.

    E KDE apps, é aplicativos para essa interface grafica, e nem sempre são compativeis os as demais interfaces graficas, como o gnome e etc.
    Eh um gerenciador de janela q roda sob xfree86. Nada nela usa opengl pra fala a verdade. E kde apps sao aplicativos desenvolvidos com base nas bibliotecas do kde e nao tem incompatibilidade nenhuma com gnome, blackbox, etc etc a unica coisa eh q quando vc vai abri ele praticamente carrega o kde enteiro na memoria haha.

  14. #13
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    15.625
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por BIGX333
    Eh um gerenciador de janela q roda sob xfree86. Nada nela usa opengl pra fala a verdade. E kde apps sao aplicativos desenvolvidos com base nas bibliotecas do kde e nao tem incompatibilidade nenhuma com gnome, blackbox, etc etc a unica coisa eh q quando vc vai abri ele praticamente carrega o kde enteiro na memoria haha.
    Bem, caso vc não sabe, gerenciador de janela, e interface grafica, da na mesma...
    Ele não usa opengl pra isso, mas inclui o opengl para caso vc precisa rodar aplicativos em 3d.
    Os kde apps, tem incomplatibilidade com o gnome, a não ser que eles carreguem completamente a biblioteca do kde para rodar, e eu acho isso uma merda.

  15. #14
    Membro Avatar de BIGX333
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    6.339
    Verdinhas
    3

    Originalmente enviada por Falcon_br
    Bem, caso vc não sabe, gerenciador de janela, e interface grafica, da na mesma...
    Ele não usa opengl pra isso, mas inclui o opengl para caso vc precisa rodar aplicativos em 3d.
    Os kde apps, tem incomplatibilidade com o gnome, a não ser que eles carreguem completamente a biblioteca do kde para rodar, e eu acho isso uma merda.
    Interface grafica seria o termo erronio . O opengl nao fica a cargo do kde e sim do xfree86 mas isso ja eh outra historia. Ele carrega todas as bibliotecas necessarias pra rodar(o q muitas vezes significa todas hehe). Se vc acha ou deixa de achar uma merda sinceramente...

  16. #15
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    15.625
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por BIGX333
    Interface grafica seria o termo erronio . O opengl nao fica a cargo do kde e sim do xfree86 mas isso ja eh outra historia. Ele carrega todas as bibliotecas necessarias pra rodar(o q muitas vezes significa todas hehe). Se vc acha ou deixa de achar uma merda sinceramente...
    Interface grafica inclui gerenciadores de janela.

    Gerenceadores de janela, não é nada mais que a interface grafica mais comum do mercado.

    E eu acho uma merda sim, usar um programa que não foi feito para a minha interface grafica. Mesma coisa de rodar uma aplicativo do windows no g5 da mac, ele carrega quase todas as bibliotecas do windows antes de rodar, e se o computador não fosse potente, isso seria inviavél.

  17. #16
    Membro Avatar de BIGX333
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    6.339
    Verdinhas
    3

    Originalmente enviada por Falcon_br
    Interface grafica inclui gerenciadores de janela.

    Gerenceadores de janela, não é nada mais que a interface grafica mais comum do mercado.

    E eu acho uma merda sim, usar um programa que não foi feito para a minha interface grafica. Mesma coisa de rodar uma aplicativo do windows no g5 da mac, ele carrega quase todas as bibliotecas do windows antes de rodar, e se o computador não fosse potente, isso seria inviavél.
    Nos estamos falando de xfree+kde ou de kde? . A interface grafica eh composta do xfree86 q cria o ambiente grafico e o gerenciador de janelas no caso citado o kde. A unica coisa q muda eh o uso de momoria pq a performance em si a menos q vc esteja usando um processador 600mhz ou mais fraco nao tem la mta diferenca . E pra vc ter uma ideia o blackbox(meu preferido ) usa exatos 800kb de memoria entao eh perfeito pra usa aplicativos q usam as bibliotecas do kde ou gnome ja q ele quase n gasta memoria. Se estivessimos falando de gnome por exemplo a maior parte dos aplicativos usa a GTK q cria a interface do programa ela eh bem grande mas quando vc carrega ela mesmo no kde quase n gasta processamento e sim memoria(afinal ela eh bem grande e tem q dar load ).

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    Não perde tempo discutindo com o Falcon cara...

    é loucura... ele vive na dimensão paralela dele, a Falcon Dimension, onde tudo que ele fala é verdade ahauahuahuhauha

    Ele nunca vai admitir que está errado, dá uma olhada no tópico do guildwars na parte mmorpg que vc vai ter um exemplo disso... olha as asneiras que ele fala sobre programação orientada à objetos...


    auhauhauhauhuahuah esse falcon, cada dia pior ahuauhauhuahua

    ahh Falcon, só pra vc saber, pode responder o que quiser lá no tópico de guildwars, não vou mais responder lá, afinal não vou ficar te ensinando OO de graça... auauhuahuhauhauhuah

  19. #18
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    15.625
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Não perde tempo discutindo com o Falcon cara...

    é loucura... ele vive na dimensão paralela dele, a Falcon Dimension, onde tudo que ele fala é verdade ahauahuahuhauha

    Ele nunca vai admitir que está errado, dá uma olhada no tópico do guildwars na parte mmorpg que vc vai ter um exemplo disso... olha as asneiras que ele fala sobre programação orientada à objetos...


    auhauhauhauhuahuah esse falcon, cada dia pior ahuauhauhuahua

    ahh Falcon, só pra vc saber, pode responder o que quiser lá no tópico de guildwars, não vou mais responder lá, afinal não vou ficar te ensinando OO de graça... auauhuahuhauhauhuah
    Tipo assim, vc entrou aqui so para me encher o saco e postar merda?

    Moderador não faz nada não?

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões