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  1. #26
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu

    Postei aki pq imaginava q aki o pessoal tivesse calibre pra discutir serio, mas pelo visto nao tem né?
    No programas e no jogos PC, isso ja foi discutido a anos, e moderador de la fecha se ver novamente esse topico repetido.

    Tem um jogo de corrida que saiu faz pouco tempo que também usa lua.

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  3. #27
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    HEHEHE... PO galera... eu trampo aqui em Londres na Moving Pictures... www.moving-picture.com

    Nos temos um sistema de crowd simulation que usamos pra fazer a cenas de porradaria com trocentos mil soldados no Troy, Alexander e agora no Kingdom of Heaven que sai esse ano, alem dos trocentos mil oompa-loompas do Charlie and the CHocolate Factory...

    O sistema chama GIGGLE, e pasmem... tambem utiliza LUA como linguagem de script...

    O sistema foi desenvolvido la dentro da mpc a alguns anos atras, e fiquei muito surpreso e feliz por ver isso quando cheguei no comeco de 2004...

    Ha... detalhe... o giggle foi usado tambem no Potter 3... no Lobisomem e no cachorrao preto pra fazer os pelos...

    E isso... so mais um fato do lua pra vcs se orgulharem...

    hehehe... o mais legal e q agora ta facil pra mim... pelo menos um manual em portugues pra aprender!!! UHUUUUUU!!!!

    Hradec

  4. #28
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    No programas e no jogos PC, isso ja foi discutido a anos, e moderador de la fecha se ver novamente esse topico repetido.

    Tem um jogo de corrida que saiu faz pouco tempo que também usa lua.
    A anos, so q o LUA existe de 1997 e ele está mudando SEMPRE... entao nao ha pq fexar os topicos.


    Originalmente enviada por hradec
    HEHEHE... PO galera... eu trampo aqui em Londres na Moving Pictures... www.moving-picture.com

    Nos temos um sistema de crowd simulation que usamos pra fazer a cenas de porradaria com trocentos mil soldados no Troy, Alexander e agora no Kingdom of Heaven que sai esse ano, alem dos trocentos mil oompa-loompas do Charlie and the CHocolate Factory...

    O sistema chama GIGGLE, e pasmem... tambem utiliza LUA como linguagem de script...

    O sistema foi desenvolvido la dentro da mpc a alguns anos atras, e fiquei muito surpreso e feliz por ver isso quando cheguei no comeco de 2004...

    Ha... detalhe... o giggle foi usado tambem no Potter 3... no Lobisomem e no cachorrao preto pra fazer os pelos...

    E isso... so mais um fato do lua pra vcs se orgulharem...

    hehehe... o mais legal e q agora ta facil pra mim... pelo menos um manual em portugues pra aprender!!! UHUUUUUU!!!!

    Hradec
    Foda, eu fico mo animado com essas paradas, nao sou nacionalista nada disso, mas po da pra ver que o brasileiro tem capacidade, oq fode eh q nego nao leva a serio, um ou outro só ai desanima, postei animadao aki, ja até desanimou

  5. #29
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    Foda, eu fico mo animado com essas paradas, nao sou nacionalista nada disso, mas po da pra ver que o brasileiro tem capacidade, oq fode eh q nego nao leva a serio, um ou outro só ai desanima, postei animadao aki, ja até desanimou
    Desanima pq sempre vem uns chatos pra criticar...

  6. #30
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    O jogo de corrida que saiu que usa Lua para os scripts, se chama Flatout.

    O engraçado que o cara que criou o topico no jogos pc, pensava que o jogo tinha sido completamente programado em lua, hehehe.

  7. #31
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    O jogo de corrida que saiu que usa Lua para os scripts, se chama Flatout.

    O engraçado que o cara que criou o topico no jogos pc, pensava que o jogo tinha sido completamente programado em lua, hehehe.
    ehAiuheaiea ai é foda, pelo q entendi a LUA eh uma Engine dependente nao pode ser usada sozinha, e se usada nao tem mta utilidade.

    Vo dar um molhada nesse FlatOut

  8. #32
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    O jogo de corrida que saiu que usa Lua para os scripts, se chama Flatout.

    O engraçado que o cara que criou o topico no jogos pc, pensava que o jogo tinha sido completamente programado em lua, hehehe.
    Seria bom se os brasileiros se reunissem e desenvolvessem usando o Lua e um engine 100% nacional...

  9. #33
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    Originalmente enviada por Cueca
    Seria bom se os brasileiros se reunissem e desenvolvessem usando o Lua e um engine 100% nacional...
    Lua so serve para fazer scripts, ou live-sripts.

    Bom para fazer uma porta se abrir quando vc chega perto, um som ser tocado quando vc atira, fazer AI e etc.

    Não tem nada demais nisso, o bom do Lua, foi que eles simplificaram MUITO o que antes conseguia ser complicador.

    No far cry, tem um monte de arquivo .lua, abre eles no bloco de notas que se vc tiver um minimo de senso de programação, ou o minimo de logica, vc vai entender pra que que serve.

  10. #34
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    Lua so serve para fazer scripts, ou live-sripts.

    Bom para fazer uma porta se abrir quando vc chega perto, um som ser tocado quando vc atira, fazer AI e etc.

    Não tem nada demais nisso, o bom do Lua, foi que eles simplificaram MUITO o que antes conseguia ser complicador.

    No far cry, tem um monte de arquivo .lua, abre eles no bloco de notas que se vc tiver um minimo de senso de programação, ou o minimo de logica, vc vai entender pra que que serve.
    Eu manjo de C e de Pascal... mas nao tenho Farcry... entao fiquei na mesma...


    Mas o que eu quis dizer é pra desenvolver um jogo completo, criado engine, e usano o Lua...

  11. #35
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    LUA é muito bem visto lá fora pessoal, já foi usado em muitos jogos (MDK2, Monkey Island, Impossible Creatures, FarCry, Homeworld2...), até a NASA já usou LUA!!!
    Olhem a lista de projetos desenvolvidos utilizando LUA:
    http://www.lua.org/uses.html

  12. #36
    Membro Avatar de Arraso
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    FarCry é feito em Cg (C para gráficos, linguagem "criada" pela nVidia). Eles usaram o LUA para agregar scripts e paths (que no final das contas é pra que "serve" mesmo essa linguagem).

    Realmente o potencial da linguagem LUA é bem alto, e o pessoal responsável é (muito) mais reconhecido lá fora do que aqui, no Brasil.

    Creio que a maioria aqui jogou Monkey Island 4. Lembram do LUA's Bar? Os criadores de MI4 ficaram tão excitados com o (a?) LUA que até nomearam o bar da ilha com o nome da linguagem.

  13. #37
    gsm
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    Originalmente enviada por Arraso
    FarCry é feito em Cg (C para gráficos, linguagem "criada" pela nVidia). Eles usaram o LUA para agregar scripts e paths (que no final das contas é pra que "serve" mesmo essa linguagem).

    Realmente o potencial da linguagem LUA é bem alto, e o pessoal responsável é (muito) mais reconhecido lá fora do que aqui, no Brasil.

    Creio que a maioria aqui jogou Monkey Island 4. Lembram do LUA's Bar? Os criadores de MI4 ficaram tão excitados com o (a?) LUA que até nomearam o bar da ilha com o nome da linguagem.
    Até onde eu sei nos meus 10 anos de programação, C é C. Não existe um C pra jogo ou um C pra banco de dados.
    O que eu acho que você esta tentando dizer que eles usaram uma biblioteca em C da nvidia para renderizar os gráficos.
    C é C e faz tudo que você quiser.

  14. #38
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por Arraso
    FarCry é feito em Cg (C para gráficos, linguagem "criada" pela nVidia). Eles usaram o LUA para agregar scripts e paths (que no final das contas é pra que "serve" mesmo essa linguagem).

    Realmente o potencial da linguagem LUA é bem alto, e o pessoal responsável é (muito) mais reconhecido lá fora do que aqui, no Brasil.

    Creio que a maioria aqui jogou Monkey Island 4. Lembram do LUA's Bar? Os criadores de MI4 ficaram tão excitados com o (a?) LUA que até nomearam o bar da ilha com o nome da linguagem.
    Nunca joguei, mas isso dae eu lembro de uma outra palestra que eu vi na PUC msm, o maluco la com mo orgulho falando do LUA BAR

  15. #39
    Membro Avatar de Arraso
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    Originalmente enviada por gsm
    Até onde eu sei nos meus 10 anos de programação, C é C. Não existe um C pra jogo ou um C pra banco de dados.
    O que eu acho que você esta tentando dizer que eles usaram uma biblioteca em C da nvidia para renderizar os gráficos.
    C é C e faz tudo que você quiser.
    Sim, eu sei, mas a denominação "C para gráficos" vem da própria nVidia.

  16. #40
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    Como já foi dito trocentas vezes... Lua é para fazer scripts e não uma engine gráfica, estou dizendo isso para que fique claro quando se diz:

    Lua foi usada no Far Cry, Lua foi usada neste ou naquele jogo ou projeto, sim Lua foi usada, mas ela não é responsável pela engine gráfica do jogo, ela foi usada pra fazer os scripts do jogo.

  17. #41
    izi
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    ehAiuheaiea ai é foda, pelo q entendi a LUA eh uma Engine dependente nao pode ser usada sozinha, e se usada nao tem mta utilidade.

    Vo dar um molhada nesse FlatOut
    LUA nao é uma engine , LUA é uma linguagem script que pode ser usada em N situações



    otro exemplo da utilidade do LUA é a criação de UI no WoW , toda ela é feita em LUA e XML

  18. #42
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Como já foi dito trocentas vezes... Lua é para fazer scripts e não uma engine gráfica, estou dizendo isso para que fique claro quando se diz...

    Sim sim... mas nada impede um desenvolvedor brasileiro de usar o Lua e cima de uma Engine nova e criar um jogo Brasileiro!!!

    Só que no mínimo ia sair jogo em favela... sertão...

  19. #43
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    Um exemplo do lua ta neste arquivo da fase bunker do Far cry:

    Mission = {
    };

    function Mission:OnInit()
    -- you may want to load a string-table etc. here...
    end

    function Mission:OnUpdate()
    local i;
    local bFinished=1;
    for i,objective in Mission do
    if (type(objective)~="function") then
    if (objective==0) then
    bFinished=0;
    else
    end
    end
    end
    if (bFinished==1) then
    self.Finish();
    end
    end

    function Mission:Finish()
    -- go to next mission...
    end

    function Mission:Event_MissionFinished()
    _localplayer.cnt:SavePlayerElements();
    UI:PlayCutScene('bunker.bik', 'StartLevel Steam');
    -- Game:SendMessage('StartLevelFade Steam');
    end

    function Mission:Event_Begining()
    Hud:AddMessage(Localize("NewObjective"),9);

    Hud:PushObjective({},Localize("GetToTheHelicopt"))
    end


    Essa missão so tem um objetivo, e quando vc faz a missão, vc passa de fazer, e a lua faz o trabalho de mostrar as animações, e etc.

  20. #44
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    Aqui na MPC, usamos o LUA como engine grafico sim...

    Na real, o Lua e usado pra definir como uma cena 3D vai ser renderizado pelo GIGGLE...

    Porem, o giggle e feito em C, e na real o q o giggle faz e TRADUZIR os comandos do LUA pra linguagem do RENDERMAN...

    ou seja... o C e um WRAPPER (um conversor) de LUA pra Renderman...

    Com O Lua aqui nos podemos ler objetos, aplicar animacao a um objeto, aplicar um shader, e mandar render...

    E FANTASTICO...

    por exemplo... no filme troy, a gente fez um script em lua q lia um soldadinho do disco, duplicava ele em 650.000 soldados, e aplicava diferentes animacoes e shaders pra cada um...

    tudo em LUA...

    Hradec

  21. #45
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    ehAiuheaiea ai é foda, pelo q entendi a LUA eh uma Engine dependente nao pode ser usada sozinha, e se usada nao tem mta utilidade.

    Vo dar um molhada nesse FlatOut
    So pra confimar, show de bola esse FlatOut, leve, bonito e divertido... lembra mto o destruction derby Tem até o Bowl of Destruction

  22. #46
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    So pra confimar, show de bola esse FlatOut, leve, bonito e divertido... lembra mto o destruction derby Tem até o Bowl of Destruction
    \

    Po... lesgal...
    Torrent ai vou eu! hehe

    PS: Nao Nitrium, sem ban por warez

  23. #47
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    Originalmente enviada por Cueca
    \

    Po... lesgal...
    Torrent ai vou eu! hehe

    PS: Nao Nitrium, sem ban por warez
    Avisar a moderação desta mensagem?

    Não... seria mta vacilação

  24. #48
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Joke
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    tipo nao intendi mt bem oq eh o lua... oq ele eh realmente alguem pode me da uma explicada simples e basica ^^

  25. #49
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    Originalmente enviada por Cueca
    \

    Po... lesgal...
    Torrent ai vou eu! hehe

    PS: Nao Nitrium, sem ban por warez
    É... tá...

  26. #50
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    Na moral, esse cueca e o falcon_br fumaram um juntos né? O cueca é uma comédia, eu tava esperando alguém falar de algo relativo a astronomia coisa e tal... E o falcon_br, overclock? Tá fumando demais! hahahahahahaha

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