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  1. #376
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    kra n eh questão de opinião ... o hl2 nunca vai ser foto realistico ... ele tem cara de jogo ... o doom 3 eh mto + mto mais FORTE graficamente (inclusive com mto mais detalhes) isso não é questão de opinião + sim de tecnologia e isso o doom 3 tem d prova ..


    e quanto a discussão boba ai ... sm3 não é so peso não ... tanto que se formos comparar os 2 as perdas são minimas pros 2 (sm3 e sm2b)

    o sm2b sendo mais rapido e o sm3 sendo mais rapido e com possiveis features ..

    so tem uma coisa , c a nvidia n colar na microsoft pra participar do congresso a microsoft vai de novo fazer o que tem feito .. colokando specs que a ati domina , trabalha e desenvolve. com isso a nvidia pode ter o maior hardware do mundo + c a api não der suporte ela enfia o dedo no ** e chora por ter gasto uma fortuna no projeto e não ter o resultado e a ati com um hardware mais fraco se saindo melhor na maioria ...

    acho que por isso a nvidia se sai melhor no opengl ...

    e outra ...
    um programador pode pesar um jogo sim ... mais ate onde o hardware permitir e a api der suporte ...
    portanto se tivermos uma tendencia mundial a favor da nvidia e o seu sm3 (contando que ela entre no congresso pra escolher o que entra no dx10) a ati se fode ...
    se continuar como ta e a microsoft continuar em conjunto com a ati nunca a nvidia vai se sair melhor ...
    a menos que siga as especificações da ati (fazendo que nem a amd na epoca do socket super 7 ) e faça o mesmo hardware igual ou melhor do que o da ati + baseado no que ela fez

    e otra, essa jogada do sm3 foi boa ... pois eles fizeram uma arquitetura mais rapida e eficiente. E tecnologicamente falando mais forte e capaz de fazer mto mais coisa .Parando pra analisar foi uma boa jogada, coloka na gpu mta coisa nova e que valha a pena (HDR sm3 etc) melhora a eficiencia e adiciona features, e de quebra tem uma puta campanha de marketing ... perfeito!
    com isso nessa atual geração mesmo que ngm use o sm3 o mesmo vai la e executa sm2 com mta velocidade e ainda tem um ponto em cima do sm2b ... é mto mais customizavel ...

    ou seja .. quando o sm2b não rodar um jogo .. o sm3 roda (mesmo que seja mais lento) aumentando a vida util da vga ...

    eu entendi o ponto de vista do pikachu e acho que o que eu descrevi acima compreende o que ele quis dizer ... assim como entendo o carnage e concordo que a vga da ati foi a melhor solução nessa geração justamente por colokar um hardware forte com uma exelente gama de features (nas quais se enquadram e vão se enquadrar por um bom tempo no mercado) e de quebra tem drivers maduros o suficiente pra trabalhar mto bem ... ponto pra ati assim como ponto pra nvidia..


    flw

    Eu acho que é opinião sim, pra inicio de conversa, pq eu, voce e o proper já dá pra perceber que não somos 3 imbecis que não entende nada de informatica, muito pelo contrario... a partir do momento que nossas opiniões discordam, então é caso de opinião sim, voce não é melhor que eu, ou ele não...

    Originalmente enviada por Guitar Hero
    e outra ...
    um programador pode pesar um jogo sim ... mais ate onde o hardware permitir e a api der suporte ...
    Perfeito, foi isso que eu falei logo acima, o programador vai até onde a api limita ele, ele não é nenhum milagroso pra fazer coisa que sobreponha a base de trabalho dele...

    Essa do congresso, a NVidia poderia até chegar mais junto, não vou dizer que ela iria ganhar da ATI pra sempre, ia ficar mais disputado com certeza, mas desde as GeforceFx, que já deu pra notar, que a NVidia gosta de apelar muito mais pra marketing do que a ATI, e isso sempre vai ficar no atrazo dela mesma em relação a performance/qualidade a ATI...
    Quanto ao HDR, nas ATI tmb tem, eu tmb nem lembrava disso mas nesse topico me lembraram, então a unica "vantagem", seria o sm3, que na verdade não é vantagem nenhuma, por varios aspectos já citados...

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  3. #377
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    Originalmente enviada por Wrobel
    nao

    o padrao eh determinado e os fabricantes se enquadram ou tentam se enquadrar

    ninguem vai projetar hardware sem um padrao definido, o padrao eh definido justamente pra q nao saia N tecnologias diferentes...

    o q o guitar quis dizer foi pra NV nao fazer a mesma coisa q fez no DX9 com o NV30... o api determinou shader 2.0 com FP24 p/ full precision, a nv fez um chip com suporte a FP 16/32, a ATi fez um chip 16/24... a ATi se adequou, a NV nao... em PS2.0 a ATi massacrou a NV com o R300
    Tá... saquei... e DX10 vai ser o que?!?!
    64 de precisão em FP?!?! Porque esses recursos já tão todos pré-definidos... ninguém é louco de meter 64 de precisão, até porque não precisa.

    SM3 já tá definido, OpenGL é mais que definido... não tem muita coisa pra se adequar se for ver...

  4. #378
    Suspenso
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    Originalmente enviada por Wrobel

    o q o guitar quis dizer foi pra NV nao fazer a mesma coisa q fez no DX9 com o NV30... o api determinou shader 2.0 com FP24 p/ full precision, a nv fez um chip com suporte a FP 16/32, a ATi fez um chip 16/24... a ATi se adequou, a NV nao... em PS2.0 a ATi massacrou a NV com o R300
    exatamente .... c eles conseguirem c adequar ai sim o lance muda pra nvidia

  5. #379
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    Primeiro deixa eu explicar o problema com o everquest 2:
    O jogo precisa de mais de 2 gigas de ram para ser rodado com as texturas no máximo, dentro da cidade aonde cada player é infinitamente diferente do outro, 2 gigas é pouco com as texturas no máximo.
    No jogo, vc ve specular no deserto durante as horas mais quentes, as fogueiras também tem specular, e etc!
    As sombras, são softshadows (precisão total) e tem self-shadows (o personagem projeta a sombra em si mesmo e em outros personagens).
    O jogo tem ate 3dc, mas não sei se ele tem ou não HDR.
    Liganto tudo isso, nem a x850 e nem a 2x6800 ultra rodam o jogo. Em sm 2.0.
    Ligando os efeitos de sm 3.0 e a precisão setada em 32 bits (ambos, somente a nvidia tem), o jogo ate roda em UMA 6800 ultra, se o resto do jogo não estiver estuprando a placa com as opções altas. Tem mais de 80 efeitos no jogo que aparecem em sm 3.0 que não aparecem em sm 2.0, e a precisão em 32 bits no jogo, fica SINISTRAMENTE perfeita. Ambos so são visiveis em geforces, mesmo que em resolução não muito alta e sem o resto das opções altas, pq elas no alto, nem uma x850 roda.

    O problema não esta no sm 3.0, esta no resto do jogo que é mais pesado que Unreal 3, pode ter certeza disso.
    A configuração ideal para rodar o jogo, seria alto em torno de 4 geforces 6800 ultra, cada uma com 512 de memoria, e mais 4 gigas de memoria, a melhor que tiver, e 2 fx-55 em paralelo. Essa performace foi a prevista para daqui a 2 anos pelos desenvolvedores do jogo. Everquest 1 tem 10 anos e ainda tem milhares de assinantes, mesmo o jogo sendo mega porco nos graficos, muito inferior a CS. Eles querem evitar isso com everquest 2.
    O jogo em low, roda em uma r9800pro sem problema algum.


    Final da explicação sobre o everquest 2. Eu nem deveria ter citado ela, mas foi um bom exemplo de um jogo aonde as geforce 6800 fazem muito mais efeitos que as x800 por possuirem sm 3.0 e 32 bits de precisão.
    --------------------------------------------------------------

    Agora vou explicar o sm 3.0:


    Agora, olhando essa imagem, o que vcs me dizem?
    Sm 2.0 é mais rápido pq a x800 se sai melhor nesse teste???
    ERRADO CARALHO, PARA DE DIZER ISSO, BANDO DE IGNORANTES!!!!
    Agora que to calmo vou explicar, e apenas esta vez, não vou me repetir:
    A radeon teve melhora de performace de 2.0 para 2.0b? Sim, ela teve.
    A geforce teve melhora de performace de 2.0 para 3.0? Sim, ela também teve, e a precisão das sombras (entre outras coisas) do jogo estão em 32 bits por causa do sm 3.0 (nas ati a precisão é de 24 bits). Em foto, é dificil perceber apenas olhando uma foto pq um .jpg não tem a capacidade de registrar uma precisão tão grande na imagem. Mas JOGANDO, vc percebe um aumento significativo na fluidez das sombras e nos contornos mais arredondados de tudo (e não estou falando de AA).
    Ta, AMBAS as placas tiveram melhorar com esse patch, mas a ATI ainda roda melhor que a geforce, isso deve significar então que a 2.0b é melhor que a 3.0!
    Não caralho!!! Em sm 2.0 a ATI ja era mais rápida que a geforce!!! Pq ela ficaria mais lerda se ambas tiveram aumento de performace com o patch!!! Sem falar que o patch dela é performace PURO, enquanto as da 6800 não é, também resolveu problemas da precisão das sombras que antes rodava em 16 bits. Mesmo a qualidade da 6800 aumentando significamente, ela também teve aumento de performace.
    Em outras palavras, se a ATI tivesse (e apenas se tivesse) sm 3.0, ela teria estuprado a geforce de uma maneira tão sinistra, que ate eu compraria uma x800, pena que não tem.
    Ta explicado agora pq o sm 3.0 é melhor e mais rapido que o sm 2.0b?


    Final da explicação de sm 3.0 contra sm 2.0b.
    ----------------------------------------------------------------


    Agora sobre o HDR:
    A ATI não tem nenhum jogo com o seu HDR funcionando, e enquanto não tiver nenhum jogo com o HDR dela funcionando, vai ser a mesma coisa que um tubarão de 15 metros, todo mundo fala dele, mas ninguem nunca o viu de verdade. O que se sabe é que o HL-2 foi bancado pela a ATI e mesmo assim o Gabe não colocou HDR no jogo pq ele ficaria injogavél com o HDR habilitado.
    A nvidia tem o Far cry com o HDR dela funcionando e o ganho de qualidade é sinistro e irei postar fotos no meu proximo post, senão vai alagar este. O jogo fica perfeitamente jogavél em 1024 com alguns filtros.

  6. #380
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    exatamente .... c eles conseguirem c adequar ai sim o lance muda pra nvidia
    Como eu falei acima, acho que não... pode até melhorar, mas mudar, so se ela mudar o conceito de marketing que ela tem... pq se não mudar vai ficar sempre na traseira...

  7. #381
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    Primeiro deixa eu explicar o problema com o everquest 2:
    O jogo precisa de mais de 2 gigas de ram para ser rodado com as texturas no máximo, dentro da cidade aonde cada player é infinitamente diferente do outro, 2 gigas é pouco com as texturas no máximo.
    No jogo, vc ve specular no deserto durante as horas mais quentes, as fogueiras também tem specular, e etc!
    As sombras, são softshadows (precisão total) e tem self-shadows (o personagem projeta a sombra em si mesmo e em outros personagens).
    O jogo tem ate 3dc, mas não sei se ele tem ou não HDR.
    Liganto tudo isso, nem a x850 e nem a 2x6800 ultra rodam o jogo. Em sm 2.0.
    Ligando os efeitos de sm 3.0 e a precisão setada em 32 bits (ambos, somente a nvidia tem), o jogo ate roda em UMA 6800 ultra, se o resto do jogo não estiver estuprando a placa com as opções altas. Tem mais de 80 efeitos no jogo que aparecem em sm 3.0 que não aparecem em sm 2.0, e a precisão em 32 bits no jogo, fica SINISTRAMENTE perfeita. Ambos so são visiveis em geforces, mesmo que em resolução não muito alta e sem o resto das opções altas, pq elas no alto, nem uma x850 roda.

    O problema não esta no sm 3.0, esta no resto do jogo que é mais pesado que Unreal 3, pode ter certeza disso.
    A configuração ideal para rodar o jogo, seria alto em torno de 4 geforces 6800 ultra, cada uma com 512 de memoria, e mais 4 gigas de memoria, a melhor que tiver, e 2 fx-55 em paralelo. Essa performace foi a prevista para daqui a 2 anos pelos desenvolvedores do jogo. Everquest 1 tem 10 anos e ainda tem milhares de assinantes, mesmo o jogo sendo mega porco nos graficos, muito inferior a CS. Eles querem evitar isso com everquest 2.
    O jogo em low, roda em uma r9800pro sem problema algum.


    Final da explicação sobre o everquest 2. Eu nem deveria ter citado ela, mas foi um bom exemplo de um jogo aonde as geforce 6800 fazem muito mais efeitos que as x800 por possuirem sm 3.0 e 32 bits de precisão.
    --------------------------------------------------------------

    Agora vou explicar o sm 3.0:


    Agora, olhando essa imagem, o que vcs me dizem?
    Sm 2.0 é mais rápido pq a x800 se sai melhor nesse teste???
    ERRADO CARALHO, PARA DE DIZER ISSO, BANDO DE IGNORANTES!!!!
    Agora que to calmo vou explicar, e apenas esta vez, não vou me repetir:
    A radeon teve melhora de performace de 2.0 para 2.0b? Sim, ela teve.
    A geforce teve melhora de performace de 2.0 para 3.0? Sim, ela também teve, e a precisão das sombras (entre outras coisas) do jogo estão em 32 bits por causa do sm 3.0 (nas ati a precisão é de 24 bits). Em foto, é dificil perceber apenas olhando uma foto pq um .jpg não tem a capacidade de registrar uma precisão tão grande na imagem. Mas JOGANDO, vc percebe um aumento significativo na fluidez das sombras e nos contornos mais arredondados de tudo (e não estou falando de AA).
    Ta, AMBAS as placas tiveram melhorar com esse patch, mas a ATI ainda roda melhor que a geforce, isso deve significar então que a 2.0b é melhor que a 3.0!
    Não caralho!!! Em sm 2.0 a ATI ja era mais rápida que a geforce!!! Pq ela ficaria mais lerda se ambas tiveram aumento de performace com o patch!!! Sem falar que o patch dela é performace PURO, enquanto as da 6800 não é, também resolveu problemas da precisão das sombras que antes rodava em 16 bits. Mesmo a qualidade da 6800 aumentando significamente, ela também teve aumento de performace.
    Em outras palavras, se a ATI tivesse (e apenas se tivesse) sm 3.0, ela teria estuprado a geforce de uma maneira tão sinistra, que ate eu compraria uma x800, pena que não tem.
    Ta explicado agora pq o sm 3.0 é melhor e mais rapido que o sm 2.0b?


    Final da explicação de sm 3.0 contra sm 2.0b.
    ----------------------------------------------------------------


    Agora sobre o HDR:
    A ATI não tem nenhum jogo com o seu HDR funcionando, e enquanto não tiver nenhum jogo com o HDR dela funcionando, vai ser a mesma coisa que um tubarão de 15 metros, todo mundo fala dele, mas ninguem nunca o viu de verdade. O que se sabe é que o HL-2 foi bancado pela a ATI e mesmo assim o Gabe não colocou HDR no jogo pq ele ficaria injogavél com o HDR habilitado.
    A nvidia tem o Far cry com o HDR dela funcionando e o ganho de qualidade é sinistro e irei postar fotos no meu proximo post, senão vai alagar este. O jogo fica perfeitamente jogavél em 1024 com alguns filtros.

    Engraçado, nos posts anteriores voce não contornou com essa desulpa falando do jogo... tá parecendo que voce quer desviar o assunto so pq eu tirei uma vantagem das X800 no que voce falou... agora tá ai dizendo que roda perfeitamente em uma 6800 ultra, me engana q eu gosto...

    A sua explicação do sm3 eu não entendi nada, sinceramente falando...

    Quanto ao HDR, ele está lá, se ninguem utiliza, não culpe a ATI, pq apesar de as duas so querendo ganhar dinheiro, a ATI não fica comprando jogo não... ah vai falar do HL? pq então o HL não teve HDR, já que é fato que ATI possui HDR, e se uma 6800 tem força pra rodar mesmo que não seja perfeitamente, pq uma X800 não teria?

  8. #382
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    Originalmente enviada por Rash
    Pessoal, desculpa por não ter lido o tópico inteiro ainda. Será que vocês poderiam me explicar o que é esse HDR? O que ele faz?

    Valeu.
    Ta aqui o que ele faz no far cry:

    Off:


    On:


    Off:


    On:


    Ta dando pra notar uma diferença? Ou outra???
    Pera que ainda tem mais.

  9. #383
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    Esse brturbo é uma merda mesmo, devia ter usado o meu photobucket, mas a minha banda desse mês ja era lá...

    Bem, continuando, demora mas as fotos abrem, em horario de rush talvez elas nem irão abrir...

    Off:


    On:


    Off:


    On:


    Tão conseguindo notar as diferenças? As mais visiveis são as transparecia das nuvens no Ceu, nenhum outro jogo tem isso, e a iluminação dinamica e sombrar dinamicas na arma.
    As cores também agora estão mais vivas.

  10. #384
    Suspenso
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Engraçado, nos posts anteriores voce não contornou com essa desulpa falando do jogo... tá parecendo que voce quer desviar o assunto so pq eu tirei uma vantagem das X800 no que voce falou... agora tá ai dizendo que roda perfeitamente em uma 6800 ultra, me engana q eu gosto...

    A sua explicação do sm3 eu não entendi nada, sinceramente falando...

    Quanto ao HDR, ele está lá, se ninguem utiliza, não culpe a ATI, pq apesar de as duas so querendo ganhar dinheiro, a ATI não fica comprando jogo não... ah vai falar do HL? pq então o HL não teve HDR, já que é fato que ATI possui HDR, e se uma 6800 tem força pra rodar mesmo que não seja perfeitamente, pq uma X800 não teria?
    o que ele falo eh mto certo sim .. aprecisão usando shadermodel 3 eh maior que a da ati e mesmo assim ainda temos ganho de performance (com graficos mais bonitos)

    concordei com ele

  11. #385
    Banido
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Engraçado, nos posts anteriores voce não contornou com essa desulpa falando do jogo... tá parecendo que voce quer desviar o assunto so pq eu tirei uma vantagem das X800 no que voce falou... agora tá ai dizendo que roda perfeitamente em uma 6800 ultra, me engana q eu gosto...

    A sua explicação do sm3 eu não entendi nada, sinceramente falando...

    Quanto ao HDR, ele está lá, se ninguem utiliza, não culpe a ATI, pq apesar de as duas so querendo ganhar dinheiro, a ATI não fica comprando jogo não... ah vai falar do HL? pq então o HL não teve HDR, já que é fato que ATI possui HDR, e se uma 6800 tem força pra rodar mesmo que não seja perfeitamente, pq uma X800 não teria?
    Eu pensei que vc tinha entendido que o Everquest 2 é pesado pq ele foi feito para ser pesado e não por causa do SM 3.0. Ele é pesado tanto em sm 2.0 quanto sm 3.0.
    A explicação do sm 3.0 ser mais rapido que o sm 2.0 é que ele é, pronto e acabou, o resto do forum inteiro deve ter entendido o que eu tava querendo dizer.
    E sobre ninguem usar o HDR da ATI, é pq ele é tão pesado, que é inviavel o seu uso.

  12. #386
    Membro Avatar de Carnage_RJ
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    o que ele falo eh mto certo sim .. aprecisão usando shadermodel 3 eh maior que a da ati e mesmo assim ainda temos ganho de performance (com graficos mais bonitos)

    concordei com ele

    Porra, ninguem aqui no topico falou que o sm3 é pior que o sm2.0b caralho já disse isso 1000 vezes mas custam assimilar... So falta uma placa que o rode perfeitamente, simples assim...

  13. #387
    Suspenso
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Porra, ninguem aqui no topico falou que o sm3 é pior que o sm2.0b caralho já disse isso 1000 vezes mas custam assimilar... So falta uma placa que o rode perfeitamente, simples assim...
    ngm aki disse que alguem aki disse que sm3 eh pior que sm2b ..

    so que ele tem performance parecida e qualidade superior

  14. #388
    Membro Avatar de Carnage_RJ
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    ngm aki disse que alguem aki disse que sm3 eh pior que sm2b ..

    so que ele tem performance parecida e qualidade superior
    Exatamente, mas a questão nunca foi essa... a questão é, rodar bem em uma 6800, ou não? a superioridade do sm3 não era nem pra ser discutida, pq já é obvio...

  15. #389
    Banido
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Exatamente, mas a questão nunca foi essa... a questão é, rodar bem em uma 6800, ou não? a superioridade do sm3 não era nem pra ser discutida, pq já é obvio...
    A questão é o leque de possibilidades que ele abre.

    Em um exemplo extremo no everquest, com uma x800 vc pode:
    Subir texturas, subir specular, talvez colocar softshadows e etc.

    Com uma 6800, vc pode tudo isso e ainda tem mais de 80 efeitos de sm 3.0 para escolher se vc vai habilitar eles ou não e em qual qualidade.

    Dae com a x800 vc sobe o básico ate achar o limite da sua placa. Com a 6800 vc alem de ter o basico para subir, vc pode subir também os efeitos de sm 3.0, escolhendo a forma que fique mais agradavél para vc.

    Computador para rodar o everquest 2 no máximo, ainda não existe e este ano, mesmo que a ATI faça uma placa com sm 3.0, ela não vai rodar o jogo no máximo. Mesmo assim, seria burrice ela fazer OUTRA placa sem sm 3.0, pq isso mata uma grande gama de opções para o jogador escolher e com sm 3.0, ele roda os efeitos de sm 2.0b de forma mais rápida e mais bonita.

  16. #390
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    mais bonita não, apenas mais rapida (com relação aos efeitos de 2.0b)

    Tdo mundo sempre falava dessa parada de n ter potencial p/ utiliza e talz mas as fx tão ae n tão? e rodando a maioria dos jogos (ok, alguns em dx8, mas isso n vem ao caso), a gente chega naquela história do ovo e da galinha.
    Para que os jogos comecem a utilizar o Sm3 ele tem que estar disponivel em alguma placa pelo menos, é como o a64,no momento não há utilidade p/ o 64 bits dele, mas, futuramente haverá e talvez por ter sido o pioneiro ele seja uma merda no winXP 64bits (Não é, mas é só p/ demonstrar o q eu tô falando) mas sem ele o winxp 64bits NEM EXISTIRIA.
    Então vocês podem criticar o qto quiserem, a Nvidia fez certo em colocar o sm3 nas gf 6x00, msm q n tenham o potencial p/ utiliza-lo elas abrirão as portas para novos jogos e placas q o utilizem.

  17. #391
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    A questão é o leque de possibilidades que ele abre.

    Em um exemplo extremo no everquest, com uma x800 vc pode:
    Subir texturas, subir specular, talvez colocar softshadows e etc.

    Com uma 6800, vc pode tudo isso e ainda tem mais de 80 efeitos de sm 3.0 para escolher se vc vai habilitar eles ou não e em qual qualidade.

    Dae com a x800 vc sobe o básico ate achar o limite da sua placa. Com a 6800 vc alem de ter o basico para subir, vc pode subir também os efeitos de sm 3.0, escolhendo a forma que fique mais agradavél para vc.

    Computador para rodar o everquest 2 no máximo, ainda não existe e este ano, mesmo que a ATI faça uma placa com sm 3.0, ela não vai rodar o jogo no máximo. Mesmo assim, seria burrice ela fazer OUTRA placa sem sm 3.0, pq isso mata uma grande gama de opções para o jogador escolher e com sm 3.0, ele roda os efeitos de sm 2.0b de forma mais rápida e mais bonita.

    Tá falando que a ATI pode escolher so as opçoes padrão, e as 6800 podem escolher o que a ATI pode e ainda por cima rodar os efeitos do sm? voce mesmo disse que ela poderia rodar um ou outro, e mesmo assim teria q ser 2 6800ultra em SLI... Se voce parar pra pensar, vai ver que o sm é algo muito complexo, muito futuristico, tanto que esse jogo so vai ficar jogavel daqui a 2 anos, mas voces não admitem que essa é uma tecnologia muito avançada pros padroes de hoje... Nem tirar todo o proveito do sm2 sequer tiraram, eu acho q deviam aproveitar mais o sm2.0 até ele chegar no limite...

  18. #392
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    Originalmente enviada por V1P3R_BR4Z1L14N
    mais bonita não, apenas mais rapida (com relação aos efeitos de 2.0b)

    Tdo mundo sempre falava dessa parada de n ter potencial p/ utiliza e talz mas as fx tão ae n tão? e rodando a maioria dos jogos (ok, alguns em dx8, mas isso n vem ao caso), a gente chega naquela história do ovo e da galinha.
    Para que os jogos comecem a utilizar o Sm3 ele tem que estar disponivel em alguma placa pelo menos, é como o a64,no momento não há utilidade p/ o 64 bits dele, mas, futuramente haverá e talvez por ter sido o pioneiro ele seja uma merda no winXP 64bits (Não é, mas é só p/ demonstrar o q eu tô falando) mas sem ele o winxp 64bits NEM EXISTIRIA.
    Então vocês podem criticar o qto quiserem, a Nvidia fez certo em colocar o sm3 nas gf 6x00, msm q n tenham o potencial p/ utiliza-lo elas abrirão as portas para novos jogos e placas q o utilizem.
    Nem, eu acho que o sm3.0, deveria ter sido lançado junto com o directX10... até pq as placas estariam mais maduras do que já estão, começar a fazer jogo com sm3 é rapido, sendo que ele é bem melhor de programar segundo eu já ouvi falar...

  19. #393
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Nem, eu acho que o sm3.0, deveria ter sido lançado junto com o directX10... até pq as placas estariam mais maduras do que já estão, começar a fazer jogo com sm3 é rapido, sendo que ele é bem melhor de programar segundo eu já ouvi falar...
    ué, se ele é melhor de programar ainda por cima e tem modos mais simples e rapidos de fazer os msms efeitos, pq n utilizar ele?

  20. #394
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    Originalmente enviada por V1P3R_BR4Z1L14N
    ué, se ele é melhor de programar ainda por cima e tem modos mais simples e rapidos de fazer os msms efeitos, pq n utilizar ele?
    É o que eu estou tentando dizer pro cara, mas ta dificil...

    E sobre ele ser mais bonito, é pq ele acompanha nas nvidia o directx 9.0c (nas ATIs roda em 9.0b) e a precisão é de 32 bits (contra 24 da ATI) dae fica mais bonito, concordo com vc que isso não tem nada haver com sm, mas so postei junto pq não queria ter que falar de cada um separadamente, mas agora ta falado.

    E tem efeitos de sm 3.0 que não tem no sm 2.0, a maioria deles tras apenas ganho de performace, porém tem vários novos que ainda nem são usados na maioria dos jogos com sm 3.0.

  21. #395
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Tá falando que a ATI pode escolher so as opçoes padrão, e as 6800 podem escolher o que a ATI pode e ainda por cima rodar os efeitos do sm? voce mesmo disse que ela poderia rodar um ou outro, e mesmo assim teria q ser 2 6800ultra em SLI... Se voce parar pra pensar, vai ver que o sm é algo muito complexo, muito futuristico, tanto que esse jogo so vai ficar jogavel daqui a 2 anos, mas voces não admitem que essa é uma tecnologia muito avançada pros padroes de hoje... Nem tirar todo o proveito do sm2 sequer tiraram, eu acho q deviam aproveitar mais o sm2.0 até ele chegar no limite...
    Não é muito avançada, pq ninguem é louco o suficiente para lançar um jogo aonde vc precise de 4 gigas de ram para rodar no máximo. Isso é problema do jogo, o sm 3.0 não tem culpa nenhuma nisso.
    O que acontece no jogo, é que placas com sm 3.0 ja tem os efeitos de desempenho ativados automaticamente, e os de qualidade vc pode escolher ativar alguns, ao invez de aumentar as texturas e etc.

    Simplificando assim vc entende?

  22. #396
    Membro Avatar de Carnage_RJ
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    Originalmente enviada por V1P3R_BR4Z1L14N
    ué, se ele é melhor de programar ainda por cima e tem modos mais simples e rapidos de fazer os msms efeitos, pq n utilizar ele?
    Ué, em algum momento eu disse que ele não deveria ser utilizado? Eu falei que é muito avançado pros padroes de hoje, pra mim sm3, era pra sair daqui a uns 2 anos mais ou menos, te garanto que as placas já vão estar bem mais maduras pra suportar isso... é igual no everquest, é um jogo muito avançado pros padroes de hoje... o mesmo se aplica ao sm3...

  23. #397
    Membro Avatar de Carnage_RJ
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    Não é muito avançada, pq ninguem é louco o suficiente para lançar um jogo aonde vc precise de 4 gigas de ram para rodar no máximo. Isso é problema do jogo, o sm 3.0 não tem culpa nenhuma nisso.
    O que acontece no jogo, é que placas com sm 3.0 ja tem os efeitos de desempenho ativados automaticamente, e os de qualidade vc pode escolher ativar alguns, ao invez de aumentar as texturas e etc.

    Simplificando assim vc entende?
    voce mesmo disse, que quem tinha 2 6800ultra, poderia escolher entre os efeitos do sm3, ou os outros efeitos, aumentar qualidade da textura, pq isso sim consome ram, ativar bump mapping, softshadow, specular... alias, o que voce prefere? o uso do sm3, ou todos esses outros efeitos? pq eu to mais caido pros outros efeitos, pq não adianta nada voce ver efeitos lindos de sm3, mas quando olhar pra algum outro lugar que não tenha shader, ficar tudo uma bosta...

  24. #398
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    voce mesmo disse, que quem tinha 2 6800ultra, poderia escolher entre os efeitos do sm3, ou os outros efeitos, aumentar qualidade da textura, pq isso sim consome ram, ativar bump mapping, softshadow, specular... alias, o que voce prefere? o uso do sm3, ou todos esses outros efeitos? pq eu to mais caido pros outros efeitos, pq não adianta nada voce ver efeitos lindos de sm3, mas quando olhar pra algum outro lugar que não tenha shader, ficar tudo uma bosta...
    q coisa ridicula

    SM3.0 so traz vantagens, alem de efeitos adicionais, maior facilidade de programacao tambem traz uma melhoria de performance pra aplicacao de mesmos efeitos

    vc diz como se os efeitos adicionais q o SM3.0 permite fossem o problema, isso eh justamente o q faz dele um padrao q sera mais duradouro, afinal quanto mais o hw se aprimorar mais recursos do SM3.0 poderao ser utilizados

    vc posta mais querendo confundir do q informar, nao tem logica vc ta postando aqui dizendo q o SM3.0 deveria ou nao ser lancado... vai dizer o q ? q o SM3.0 so deveria ser lancado quando existisse um hw com o potencial de explorar todos as suas possibilidades? Faça-me o favor...

    Se vale a pena comprar uma placa com suporte a sm3.0 agora, eh outra historia... depende mais de como vc utiliza e quanto tempo vc fica com uma placa do q qualquer outra coisa...

    []'s

  25. #399
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por Guitar Hero
    kra n eh questão de opinião ... o hl2 nunca vai ser foto realistico ... ele tem cara de jogo ... o doom 3 eh mto + mto mais FORTE graficamente (inclusive com mto mais detalhes) isso não é questão de opinião + sim de tecnologia e isso o doom 3 tem d prova ..


    e quanto a discussão boba ai ... sm3 não é so peso não ... tanto que se formos comparar os 2 as perdas são minimas pros 2 (sm3 e sm2b)

    o sm2b sendo mais rapido e o sm3 sendo mais rapido e com possiveis features ..

    so tem uma coisa , c a nvidia n colar na microsoft pra participar do congresso a microsoft vai de novo fazer o que tem feito .. colokando specs que a ati domina , trabalha e desenvolve. com isso a nvidia pode ter o maior hardware do mundo + c a api não der suporte ela enfia o dedo no ** e chora por ter gasto uma fortuna no projeto e não ter o resultado e a ati com um hardware mais fraco se saindo melhor na maioria ...

    acho que por isso a nvidia se sai melhor no opengl ...

    e outra ...
    um programador pode pesar um jogo sim ... mais ate onde o hardware permitir e a api der suporte ...
    portanto se tivermos uma tendencia mundial a favor da nvidia e o seu sm3 (contando que ela entre no congresso pra escolher o que entra no dx10) a ati se fode ...
    se continuar como ta e a microsoft continuar em conjunto com a ati nunca a nvidia vai se sair melhor ...
    a menos que siga as especificações da ati (fazendo que nem a amd na epoca do socket super 7 ) e faça o mesmo hardware igual ou melhor do que o da ati + baseado no que ela fez

    e otra, essa jogada do sm3 foi boa ... pois eles fizeram uma arquitetura mais rapida e eficiente. E tecnologicamente falando mais forte e capaz de fazer mto mais coisa .Parando pra analisar foi uma boa jogada, coloka na gpu mta coisa nova e que valha a pena (HDR sm3 etc) melhora a eficiencia e adiciona features, e de quebra tem uma puta campanha de marketing ... perfeito!
    com isso nessa atual geração mesmo que ngm use o sm3 o mesmo vai la e executa sm2 com mta velocidade e ainda tem um ponto em cima do sm2b ... é mto mais customizavel ...

    ou seja .. quando o sm2b não rodar um jogo .. o sm3 roda (mesmo que seja mais lento) aumentando a vida util da vga ...

    eu entendi o ponto de vista do pikachu e acho que o que eu descrevi acima compreende o que ele quis dizer ... assim como entendo o carnage e concordo que a vga da ati foi a melhor solução nessa geração justamente por colokar um hardware forte com uma exelente gama de features (nas quais se enquadram e vão se enquadrar por um bom tempo no mercado) e de quebra tem drivers maduros o suficiente pra trabalhar mto bem ... ponto pra ati assim como ponto pra nvidia..


    flw
    Perfeito, resumiu oq eu to tentando explicar... nao ha pq justificar as X800 pq nao tem... so as 6800 te proporcionam todas as features, e tem a longo prazo o SM3 q as ATi NÃO tem e nao vão ter nas X800, e o HDR das X800 é furada pq nao funciona ainda... so as 6800 tem o OpenHXR HDR

    Originalmente enviada por Falcon_br
    Primeiro deixa eu explicar o problema com o everquest 2:
    O jogo precisa de mais de 2 gigas de ram para ser rodado com as texturas no máximo, dentro da cidade aonde cada player é infinitamente diferente do outro, 2 gigas é pouco com as texturas no máximo.
    No jogo, vc ve specular no deserto durante as horas mais quentes, as fogueiras também tem specular, e etc!
    As sombras, são softshadows (precisão total) e tem self-shadows (o personagem projeta a sombra em si mesmo e em outros personagens).
    O jogo tem ate 3dc, mas não sei se ele tem ou não HDR.
    Liganto tudo isso, nem a x850 e nem a 2x6800 ultra rodam o jogo. Em sm 2.0.
    Ligando os efeitos de sm 3.0 e a precisão setada em 32 bits (ambos, somente a nvidia tem), o jogo ate roda em UMA 6800 ultra, se o resto do jogo não estiver estuprando a placa com as opções altas. Tem mais de 80 efeitos no jogo que aparecem em sm 3.0 que não aparecem em sm 2.0, e a precisão em 32 bits no jogo, fica SINISTRAMENTE perfeita. Ambos so são visiveis em geforces, mesmo que em resolução não muito alta e sem o resto das opções altas, pq elas no alto, nem uma x850 roda.

    O problema não esta no sm 3.0, esta no resto do jogo que é mais pesado que Unreal 3, pode ter certeza disso.
    A configuração ideal para rodar o jogo, seria alto em torno de 4 geforces 6800 ultra, cada uma com 512 de memoria, e mais 4 gigas de memoria, a melhor que tiver, e 2 fx-55 em paralelo. Essa performace foi a prevista para daqui a 2 anos pelos desenvolvedores do jogo. Everquest 1 tem 10 anos e ainda tem milhares de assinantes, mesmo o jogo sendo mega porco nos graficos, muito inferior a CS. Eles querem evitar isso com everquest 2.
    O jogo em low, roda em uma r9800pro sem problema algum.


    Final da explicação sobre o everquest 2. Eu nem deveria ter citado ela, mas foi um bom exemplo de um jogo aonde as geforce 6800 fazem muito mais efeitos que as x800 por possuirem sm 3.0 e 32 bits de precisão.
    --------------------------------------------------------------

    Agora vou explicar o sm 3.0:


    Agora, olhando essa imagem, o que vcs me dizem?
    Sm 2.0 é mais rápido pq a x800 se sai melhor nesse teste???
    ERRADO CARALHO, PARA DE DIZER ISSO, BANDO DE IGNORANTES!!!!
    Agora que to calmo vou explicar, e apenas esta vez, não vou me repetir:
    A radeon teve melhora de performace de 2.0 para 2.0b? Sim, ela teve.
    A geforce teve melhora de performace de 2.0 para 3.0? Sim, ela também teve, e a precisão das sombras (entre outras coisas) do jogo estão em 32 bits por causa do sm 3.0 (nas ati a precisão é de 24 bits). Em foto, é dificil perceber apenas olhando uma foto pq um .jpg não tem a capacidade de registrar uma precisão tão grande na imagem. Mas JOGANDO, vc percebe um aumento significativo na fluidez das sombras e nos contornos mais arredondados de tudo (e não estou falando de AA).
    Ta, AMBAS as placas tiveram melhorar com esse patch, mas a ATI ainda roda melhor que a geforce, isso deve significar então que a 2.0b é melhor que a 3.0!
    Não caralho!!! Em sm 2.0 a ATI ja era mais rápida que a geforce!!! Pq ela ficaria mais lerda se ambas tiveram aumento de performace com o patch!!! Sem falar que o patch dela é performace PURO, enquanto as da 6800 não é, também resolveu problemas da precisão das sombras que antes rodava em 16 bits. Mesmo a qualidade da 6800 aumentando significamente, ela também teve aumento de performace.
    Em outras palavras, se a ATI tivesse (e apenas se tivesse) sm 3.0, ela teria estuprado a geforce de uma maneira tão sinistra, que ate eu compraria uma x800, pena que não tem.
    Ta explicado agora pq o sm 3.0 é melhor e mais rapido que o sm 2.0b?


    Final da explicação de sm 3.0 contra sm 2.0b.
    ----------------------------------------------------------------


    Agora sobre o HDR:
    A ATI não tem nenhum jogo com o seu HDR funcionando, e enquanto não tiver nenhum jogo com o HDR dela funcionando, vai ser a mesma coisa que um tubarão de 15 metros, todo mundo fala dele, mas ninguem nunca o viu de verdade. O que se sabe é que o HL-2 foi bancado pela a ATI e mesmo assim o Gabe não colocou HDR no jogo pq ele ficaria injogavél com o HDR habilitado.
    A nvidia tem o Far cry com o HDR dela funcionando e o ganho de qualidade é sinistro e irei postar fotos no meu proximo post, senão vai alagar este. O jogo fica perfeitamente jogavél em 1024 com alguns filtros.
    Falson ta CERTISSIMO, ja expliquei 500x qualé a do Everquest II, como é MMORPG nao eh pra ficar feio e ruim rapido, pq eh PRA DURAR, pq a empresa vai fazer dinheiro pelas licenças do jogo e claro muitos vao ser piratiados, entao tem q DURAR e muito!

  26. #400
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por Wrobel
    q coisa ridicula

    SM3.0 so traz vantagens, alem de efeitos adicionais, maior facilidade de programacao tambem traz uma melhoria de performance pra aplicacao de mesmos efeitos

    vc diz como se os efeitos adicionais q o SM3.0 permite fossem o problema, isso eh justamente o q faz dele um padrao q sera mais duradouro, afinal quanto mais o hw se aprimorar mais recursos do SM3.0 poderao ser utilizados

    vc posta mais querendo confundir do q informar, nao tem logica vc ta postando aqui dizendo q o SM3.0 deveria ou nao ser lancado... vai dizer o q ? q o SM3.0 so deveria ser lancado quando existisse um hw com o potencial de explorar todos as suas possibilidades? Faça-me o favor...

    Se vale a pena comprar uma placa com suporte a sm3.0 agora, eh outra historia... depende mais de como vc utiliza e quanto tempo vc fica com uma placa do q qualquer outra coisa...

    []'s
    Pra terminar ainda, isso q estamos tentando dizer, o hardware da ATi nao ta proporcionando 100% de qualidade, so velocidade...

    SM3 é o futuro, pq nao investir nele logo agora? Mesmo a placa como vc's fanATIcos tanto falam nao tem potencial, vai ter sim. nVadia ta certissima em ter lançado as 6800 agora até pq hj ela é a unica que te da SM3, e HDR no FarCry, e nao para por ai, é a unica que roda Everquest II no maximo, mesmo sendo um jogo high end pra rodar nos PC's daki a 2 anos, roda lento, mas roda, ao contrario das X800!

    []'s

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