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  1. #126
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    Carnage falando merda nesse topico também?

    Anyway esse topico ja deveria ser fexado so tem flame

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  3. #127
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    Originalmente enviada por BIGX333
    Ue eu jogo doom 3 no linux ele nao eh novo? ah sim eh de 3 meses atraz.. ut 2k4? ah sim eh de 6 meses atraz... ah çebola nao me envergonha vai
    UT2k4 de 6 meses atrás? Não se iluda.

    E além de Doom 3, você joga mais o quê? Nada? Ah tá...

    Linux só roda OGL mesmo. Uma pena, mas é a verdade.

  4. #128
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    Um texto legalzinho sobre OGL e DX, escrito por OLDMAN.

    "Isso da importancia é um ailusão. Acontece que o DX tem niveis em sua evolucao.. estágios. O DX 7 nunca vai poder fazer pixel shaders.. etc..

    Acontece que o OpenGL não é assim.. ele tem um sistema de extensao que permite que o OpenGL 1.1 rode pixel shaders por exemplo... ou faça qquer coisa que o DX9 faz. Assim sendo a numeracao do OpenGL não serve pra medir capacidade de placa. A numeracao do OpenGL só indica quais das exetensões deixaram de ser extensões.. e quais foram revisadas.

    Por esta flexibilidade que o OpenGL ja é BEM mais avancado que o DX hoje em dia. veja os demos da GFFX.. foram feitos TODOS em OpenGL...pq o DX9 não suporta todas as tecnologias da GFfx. No OpenGL foi só criar uma extensão nova..e pronto.


    O OpenGL 2.0 vai deixar de ser uma API.. vai ser uma linguagem de programação de gráficos. Só sera suportadas por VPUs mas não pelas GPUs que temos hoje. Só pra vc ter uma noção parece que OpenGL 2.0 e a CG da NVIDIA vão se unificar. Isso pq a própria NVIDIA não quer ser escrava da M$.

    O directX ganhou muito terreno por dois motivos. Um foi uma briga idiota entre NVIDIA e ATI para decidir como seria a extensão de vertex buffers pro OpenGL... cada uma implementava de um jeito. Assim sendo o programador de OpenGL tinha que fazer dois códigos diferentes. Faz mais ou menos duas semanas que isso foi resolvido... um sistema similar ao da ATI foi adotado como padrão. Esse problem,a durou mais de dois anos.. até a SGI e a 3DLabs intervirem e botarem ordem na casa.

    outro motivo é a crusada da M$ contra o OpenGL.. primeiro ela não atualiza o OpenGL no windows..q eu ainda só suporta chamadas no formato do OpenGL 1.1 Segundo ela VETA que as empresas usem OpenGL. Veja o War3.. no início ia ter OpenGL e DX.. mas a M$ vetou isso e ameaçou tirar o suporte ao jogo se a blizzard usasse OpenGL.

    Outro exemplo foi o winXP que no início vinha sem SUPORTE ao OpenGL.

    A M$ sabe que não pode vencer na qualidade ai vai pelo jogo sujo.

    O DX evoluiu muito.. mas ainda tem um grave problema... esta a mercê da M$. fechado... proprietário. Se A M$ matasse o OpenGL ela começaria a cobrar uma nota preta pelo DX.

    O OpenGL não precisa reverter nada.. pq ele não corre risco nenhum . Lembre que todos SO do mundo usam OpenGL. O Playstation 2 usa OpenGL, etc... é só olhar o exemplo do UT2003 e do Doom3.. um deles é DUAL..o outro é OpenGL. nenhum CRIADOR de nova tecnologia de engines ia deixar de dar suporte ao OpenGL."

  5. #129
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    Originalmente enviada por Saboya
    UT2k4 de 6 meses atrás? Não se iluda.

    E além de Doom 3, você joga mais o quê? Nada? Ah tá...

    Linux só roda OGL mesmo. Uma pena, mas é a verdade.
    E ele falo praticamente os unicos jogos q tem suporte a linux q é o UT, Quake3, Doom3, Neverwinter Nights e mais porra nenhuma. Linux rodar D3D roda, mas tem q fazer uma gambiarra ENORME, eu rodei tudo esses joguinhos ae facil, mas dae tentei jogar um (Counter-Strike) demorei umas 2 semanas pra rodar o jogo com defeito

  6. #130
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Sei não mas acho q voce tem problemas cara uhahuauha... Voce quer comparar linux com windows? porra por mais problema que o windows de e o linux não de, dá uma porra de um linux pra um leigo e manda ele instalar, agora dá a porra de um windows pra ele e manda ele instalar... porra voce tá esquecendo que informatica é feita de leigos, e não de tecnicos superfodoes da HM não... agora sou eu q não sei? eu acho q voce tem q procurar saber mais pq esse papo de mandar eu procurar tá parecendo q voce tmb não sabe e tá de achismo...
    nao adianta, um leigo iria ficar olhando pra vc com cara de bunda pq nleigo nao sabe instalar SO, leigo geralmente paga pra uma outra besta fazer isso por ele

  7. #131
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    Originalmente enviada por DarkolezZ
    nao adianta, um leigo iria ficar olhando pra vc com cara de bunda pq nleigo nao sabe instalar SO, leigo geralmente paga pra uma outra besta fazer isso por ele
    Geralmente é assim... mas fala com sinceridade... qual sistema é melhor pra um leigo mecher? linux, que depende muito de comandos complicados, ou windows que apesar de ser uma merda de SO, mas é tudo explicadinho bonitinho? isso é obvio né... não to falando q windows é melhor q linux... sempre gostei de linux muito mais q windows, mas o linux ainda falta muito pra ser um SO popular...

  8. #132
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    Originalmente enviada por No Remorse
    Concordo plenamente.

    Não sou nenhum eximio tb.

    Mas qndo respondo algo, é por q lí antes, senão fico queito e vou lendo e aprendendo.

    pena q nem todos tem humildade de falar isso...
    Ainda bem que eu tmb tenho... pq eu nunca disse q conhecia a fundo... A questão é justamente essa... eu não vo ficar por aí, dizendo q opgl é melhor, q d3d é lixo, so pq a m$ é uma empresa fdp... não vo ficar falando coisa sem saber q nem a maioria aqui fala... a questão é justamente essa, tudo que eu vejo no d3d, eu vejo no opgl e vice versa, ninguem nunca me deu uma explicação completa e clara de todas as vantagens do opengl...
    Esse topico que voce passou achei bem legal, o oldman não pareceu ser um cara fanatico e explicou certinho as vantagens e desvantagens... nele sim eu acredito... No geral, ele citou que a maior vantagem do opgl sobre o d3d é que opgl é sempre compativel com versoes anteriores ao contrario do d3d, que é formado por estagios... Isso está relevado e é um ponto pro opgl...

  9. #133
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    Geralmente é assim... mas fala com sinceridade... qual sistema é melhor pra um leigo mecher? linux, que depende muito de comandos complicados, ou windows que apesar de ser uma merda de SO, mas é tudo explicadinho bonitinho? isso é obvio né... não to falando q windows é melhor q linux... sempre gostei de linux muito mais q windows, mas o linux ainda falta muito pra ser um SO popular...
    a quanto tempo c nao usa linux, pelo menos sou leigo em linux mas no kurumin vem tudu explicado ate melhor q o xp

  10. #134
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    Originalmente enviada por DarkolezZ
    a quanto tempo c nao usa linux, pelo menos sou leigo em linux mas no kurumin vem tudu explicado ate melhor q o xp
    kurumin merece ser chamado de linux? fala sério cara...

  11. #135
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    Olha aí, o que eu sempre venho dizendo, é o que o proprio oldman falou no topico...

    Originalmente enviada por OldMan
    As APIS apesar de parecerem a mesma coisa pro usuário.. são MUITO diferentes em suas especificações de hardware. Todavia elas são equivalentes, ou quase(o que ma faz a outra pode fazer tbm.. as vezes mais rápido.. as vezes mais lento)

  12. #136
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    Vejo muito odio no coracaozinho de vcs pessoal, parem com isso.

    Pra que tanto flame?

    jr.

  13. #137
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    na boa...


    vocês num passam duns newbies chatos pra cacete...

    desocupados e/ou desempregados


  14. #138
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    Porra nego adora criticar nossas discussoes aqui, mas se não gosta, porra simplesmente não lê, fecha o topico e vai pra outro ao inves de ficar criticando, mas que cacete... isso aqui é o meu passatempo, não tenho nada pra fazer nem de dia, muito menos a noite, venho pra ca me divertir com esses caras, qual problema?

  15. #139
    Membro Avatar de BIGX333
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    Cade o malogro quand oa gente precisa dele...

  16. #140
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    Originalmente enviada por BIGX333
    Cade o malogro quand oa gente precisa dele...
    alguem pode me explicar o q tem de errado nesse topico por favor? pq eu não to vendo nada d+ pra fecharem, ou banir alguem, ou o q seja...

  17. #141
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    Originalmente enviada por V1PM4N
    Aff, quanta besteira, quantos boatos!
    Ninguém tem a menor idéia da performance dessas novas placas que por enquanto são apenas Vaporware!
    Cada um compra a placa da marca que achar melhor, não há um 'vencedor' claro nessa geração (o que não se pode falar sobre a geração R9700/R9800 e GeforceFX )... depende se vc quer jogar Doom 3, HL2, se quer SM 3.0 ou se está contente com SM 2.0b, depende se vc quer suporte SLI ou não...

    SLI? Não é compatível com todos os jogos... E por enquanto só tem em mobos pra AMD, com exceção daquela pra Xeon ... enfim, não é pra todo mundo!!! A turma do P4 vai ter que esperar pelo Nforce5 ainda... Sem falar que tem o custo + alto da mobo, vai precisar de uma fonte muito boa, enfim, é só pra estusiasta mesmo!

    Placa mais poderosa? Hmmm... duhhh...

    bye
    P4 não tem suporte a SLI?

  18. #142
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    Originalmente enviada por bluepowder
    P4 não tem suporte a SLI?
    Não é que p4 não tenha... so não saiu mobos com SLI pro p4 ainda... a NVidia vai lançar o Nforce 5 pra 775 que vai ter SLI, so não sei quando...

  19. #143
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    Originalmente enviada por Carnage_RJ
    alguem pode me explicar o q tem de errado nesse topico por favor? pq eu não to vendo nada d+ pra fecharem, ou banir alguem, ou o q seja...
    1 palavra

    FLOOD

  20. #144
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    Agora q o topico ta encaminhando numa discussão boa, aparece nego dando palpite na "discussão dos outros" ! !

    PODE?

    AFF.

    To relendo o topico do OLD, mas é muita coisa.

    Mas bem instrutivo.

    Outra coisa Carnage_RJ, o Mandrake por exemplo tá facinho de mexer.
    E foi feito um teste com leigos, acho q a PCworld quem publicou ou sei lá q revista tosca q foi (só propaganda), mas colocaram pessoas q nunca mexeram num pc na vida.

    A dificuldade de mexer no Linux e no Ruindows foi exatamente a mesma.

    Se tu ta acostumado com M$ vai apanhar um pouco com LINUX e vice-versa.

  21. #145
    Membro Avatar de Proper
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    BIGX333, a questão da minha colocação na outra página não diz respeito ao que irá acontecer com o OpenGL em relação a enorme comunidade.
    Quando eu afirmei que o OpenGL poderia morrer, a não ser que a M$ comprasse ele, me referia ao fato de que ele existe e sempre existirá sim, mas a questão é onde ele se encaixa ao mundo capitalista da M$, é só contarmos o número de títulos que saem em D3D e OpenGL, e não estou levantando dúvidas em relação a superioridade do OpenGL, até porque todos os artigos que já li, sempre afirmaram isso.
    A própria Blizzard teve que se sujeitar a não portar o War3 em OpenGL, como diz um dos posts aí atrás, pois além dela, muitos outros desenvolvedores são "escravos" da M$.

  22. #146
    Membro Avatar de Diablero
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    Sobre o Ogl e Directx, só sei de uma coisa.
    Enquanto no DirectX vc é limitado por linguagem de programação e shaders base para desenvolver, no OGL só o que limita é o hardware que vai usa-lo. Ogl não tem limite, vc cria tudo, vc faz o que quiser.
    O problema, é que a gente imagina que os programadores de jogos sao todos fodoes.. na maioria creio eu é que sao um bando de nerd q so querem fazer o mais facil e rapido, entao escolhem o DX pq já vem tudo feitinho e pronto pra enfiar seu personagem feito no 3dmax e vender.

  23. #147
    Membro Avatar de Carnage_RJ
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    Originalmente enviada por Diablero
    Sobre o Ogl e Directx, só sei de uma coisa.
    Enquanto no DirectX vc é limitado por linguagem de programação e shaders base para desenvolver, no OGL só o que limita é o hardware que vai usa-lo. Ogl não tem limite, vc cria tudo, vc faz o que quiser.
    O problema, é que a gente imagina que os programadores de jogos sao todos fodoes.. na maioria creio eu é que sao um bando de nerd q so querem fazer o mais facil e rapido, entao escolhem o DX pq já vem tudo feitinho e pronto pra enfiar seu personagem feito no 3dmax e vender.
    Eu acho q não é bem assim do jeito que voce falou não... se opengl fosse sem limites, ele já seria perfeito... pra que tem toda uma comunidade trabalhando em cima dele se ele já tá lá e nego pode até fazer jogo foto-realistico nele? claro, tirando o hardware de gargalo...

  24. #148
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    Originalmente enviada por Diablero
    Sobre o Ogl e Directx, só sei de uma coisa.
    Enquanto no DirectX vc é limitado por linguagem de programação e shaders base para desenvolver, no OGL só o que limita é o hardware que vai usa-lo. Ogl não tem limite, vc cria tudo, vc faz o que quiser.
    O problema, é que a gente imagina que os programadores de jogos sao todos fodoes.. na maioria creio eu é que sao um bando de nerd q so querem fazer o mais facil e rapido, entao escolhem o DX pq já vem tudo feitinho e pronto pra enfiar seu personagem feito no 3dmax e vender.
    Tá viajando um pouco ae... Não é assim que funciona não.

  25. #149
    Membro Avatar de Carnage_RJ
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    Originalmente enviada por No Remorse
    Agora q o topico ta encaminhando numa discussão boa, aparece nego dando palpite na "discussão dos outros" ! !

    PODE?

    AFF.

    To relendo o topico do OLD, mas é muita coisa.

    Mas bem instrutivo.

    Outra coisa Carnage_RJ, o Mandrake por exemplo tá facinho de mexer.
    E foi feito um teste com leigos, acho q a PCworld quem publicou ou sei lá q revista tosca q foi (só propaganda), mas colocaram pessoas q nunca mexeram num pc na vida.

    A dificuldade de mexer no Linux e no Ruindows foi exatamente a mesma.

    Se tu ta acostumado com M$ vai apanhar um pouco com LINUX e vice-versa.
    Putz, quando eu instalei o mandrake aqui, a instalação foi facil... era na epoca que eu tinha uma ti4200... agora so pra instalar o driver da nvidia nele eu suei pra cacete... tem q fazer um monte de coisa, entrar modo root, digitar comando tal, fazer não sei o q, voce acha isso facil pra um leigo? windows eu baixo o detonator, clico duas vezes e já era...

  26. #150
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    OpenGL é melhor que o DX por ser uma interface aberta em que qualquer empresa pode colocar suas extensões sem depender da vontade da M$.
    Mas a pergunta da maioria é sempre a mesma: porquê todos os desenvolvedores usam somente DX?
    Tudo por culpa do monopólio da Microsoft, o Windows só da suporte até o opengl 1.1, portanto programar em OpenGL é muito mais dificil que programar em DX.

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