+ Responder Tópico
Página 5 de 5 Primeira ... 3 4 5
  1. #101
    Banido
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    9.791
    Verdinhas
    3

    Originalmente enviada por Casca
    Como o amigo falou antes dá pena do cara parece que tá sofrendo..e tá...e isso é legal..
    uheuheh da pena do cara pq parece um pedaco de cartolina em relacao aos outros models


    []'s

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #102
    Membro Avatar de Casca
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    327
    Verdinhas
    8

    Originalmente enviada por Deco Rj
    uheuheh da pena do cara pq parece um pedaco de cartolina em relacao aos outros models
    []'s
    POUTZ!!! Agora que vc falou parece mesmo..hahahahah

    Mas screens prejudica um pouco, animado é mais legal...

  4. #103
    Membro Avatar de Carnage_RJ
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    4.942
    Verdinhas
    240

    Originalmente enviada por NoOne
    Se o bumpmapping é um processamento de texturas, dando relevo a elas, não substitui o trueform, porque o trueform mudava no próprio model, certo !?
    Acontece q o truform dava formas mais realisitcas sem poligonos, mas em consequencia tirava a forma original do objeto... eles ficavam gordos ao inves de redondos com a forma original... por isso não foi muito usado...

  5. #104
    Membro Avatar de Casca
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    327
    Verdinhas
    8

    Eu lembro do TF (True Form) e um dos jogos que utilizou ele foi o Serius Sam. Eu achei até legal. A arma, por exemplo, originalmente era muito reta parecia uma barra de ferro reta, mas com o TF ficava mais gordinha, mais voluptuosa...heheh.. :P

  6. #105
    Membro Avatar de Fla3DMadness
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    9.334
    Verdinhas
    12

    Originalmente enviada por NoOne
    Se o bumpmapping é um processamento de texturas, dando relevo a elas, não substitui o trueform, porque o trueform mudava no próprio model, certo !?
    Bump na verdade não afeta a malha, ele é só um efeito visual, tanto que se vc aplica bump em uma esfera vc pode olhar pras bordas e vai ser sempre uma esfera mesmo que de frente a superficie seja toda deformada.
    Displace ja deforma a malha no eixo Z de acordo com um mapa em tons de cinza, se vc olhar as bordas de uma esfera com displace vai ver a malha deformada, não é só um efeito de luz. O problema é que pro displace funcionar corretamente vc tem duas opções, uma malha muito complexa que ja não é mais usado ou uma malha que se subdivide conforme a complexidade do mapa, só que isso é extremamente pesado, nenhum jogo usa displace que eu saiba, só demos mesmo.
    Normal map trabalha com a normal que é um vetor que sai perpendicular a uma face, deformando essa face independente da complexidade dela. O mapa de normal não é apenas em tons de cinza, mas em RGB com cada cor representando a deformação nos eixos X, Y e Z, por isso ja não se tem tanto foco na capacidade de acelerar polígonos pois com mapa de normal até um cubo pode virar uma esfera.
    A derivação do normal map é o parallax, feito pra deixar mais leve mas tem a mesma idéia de deformar uma malha com poucos polígonos deixando ela com aparencia de ser extremamente complexa.
    O Truform seria muito legal se fosse implementado corretamente não saindo arredondando tudo... ele não pegou exatamente por causa dos efeitos de normal que fez as empresas mudarem o foco, não interessa mais encher uma malha de poligonos pra tornar ela mais redonda se vc pode fazer isso com shaders.

    O resto dos flammes do tópico a gente ignora...

    []´s

    Flávio

  7. #106
    Membro Avatar de NoOne
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2000
    Mensagens
    12.664
    Verdinhas
    87

    Internessante esse normalmap..

    Algum jogo implementa ele legal ?! ou melhor... alguma VGA tem esse recurso de forma bem aplicada !?

  8. #107
    Membro Avatar de Fla3DMadness
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    9.334
    Verdinhas
    12

    Originalmente enviada por NoOne
    Internessante esse normalmap..

    Algum jogo implementa ele legal ?! ou melhor... alguma VGA tem esse recurso de forma bem aplicada !?
    Normalmap se não me engano pode ser usado em qualquer placa Dx9. Ele ainda ta sendo pouco usado pq ainda é pesado, mas o SplinterCell: PandoraTomorow falaram que usa parallax e ja li sobre patch com normal pro FarCry e Doom3. Mas aos poucos ele vai ser cada vez mais explorado, ja tem vários demos por aí demonstrando variações do normal map mas toda tecnologia sempre nova demora pra chegar pro consumidor.

  9. #108
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.177
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por NoOne
    Internessante esse normalmap..

    Algum jogo implementa ele legal ?! ou melhor... alguma VGA tem esse recurso de forma bem aplicada !?
    cronicles of riddick

  10. #109
    Membro Avatar de NoOne
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2000
    Mensagens
    12.664
    Verdinhas
    87

    Show de bola

    Olha só essa screenshot!


    Dizem que é um exemplo do que o Unreal 3 vai ser capaz...

  11. #110
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 1999
    Mensagens
    6.437
    Verdinhas
    1

    Problema é que a gente não sabe o quanto de Photoshop tem nesse screentiro, né João? Mas aposto minhas fichas no engine do Unreal3 mesmo... De maneira geral, acho que a primeira geração do Unreal Engine tinha competição séria e era muito "novo"... o 2 já vingou no mercado, acho que o 3 tem potencial para estourar a boca do balão.

  12. #111
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    3.252
    Verdinhas
    0

    eita topico bom !

    unreal 3 engine vai comandar mesmo e seguiu os mesmos passos que a engine do doom 3 ...


    altas tecnicas pra aumentar a complexidade do ambiente sem sacrificar d+ a performance ... como o uso dos normal /parallax mapping + iluminação dinânica ... acho que o futuro agora eh esse .... com tdo isso ai evoluindo teremos jogos foto-realisticos + cedo do que imaginamos


    flw

  13. #112
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    3.252
    Verdinhas
    0

    Re: Uia ^^

    o TruEform era interessante + complicado ... como o deco disse por ai ele arredondava a porra toda ... o jogo tinha que dar suporte ... pq tendo o truform habilitado por hardware ele ia arredondar a porra toda mesmo ...

    infelizmente passou e hj em dia n tem mais utilidade n


    flw

  14. #113
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    2.591
    Verdinhas
    1

    A cara do tiozão do HL2 tem uma boa qualidade, pelo menos tem uma quantidade de polígonos decente... mas pelo menos o modelo de corpo inteiro que postaram é muito tosko, não tem o que discutir... como eu não joguei não dá pra saber... parece a mesma engine de Quake2, aff...
    Os modelos do Doom3 são mais bonitos... porém no Doom3 tb tem coisas inaceitáveis... os cabeças de quina, aff... se o cara for careca o efeito fica mais pronunciado... é realmente muito feio... pq simplesmente não fizeram modelos com mais polígonos?
    fora que tem outras coisas estranhas... não entendo pq Doom3 não tem mais as 'Curved surfaces' do Quake3... Quake3 tinha arcos perfeitos... tem partes no cenário de Doom3 que deveriam ser curvas e não feitas com uma série de retas (se bem que quase não dá pra perceber)...
    Felizmente na época do lançamento da engine Unreal3, ninguém vai ter que sacrificar um efeito para colocar outro... ninguém vai deixar o jogo cheio de 'maps' e um monte de ângulos (quinas) no lugar errado para estragar o visual...

    Sobre o mercado geral das placas de vídeo, bom...


    isso diz tudo...

    fui

  15. #114
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    2.591
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Normalmap se não me engano pode ser usado em qualquer placa Dx9. Ele ainda ta sendo pouco usado pq ainda é pesado, mas o SplinterCell: PandoraTomorow falaram que usa parallax e ja li sobre patch com normal pro FarCry e Doom3. Mas aos poucos ele vai ser cada vez mais explorado, ja tem vários demos por aí demonstrando variações do normal map mas toda tecnologia sempre nova demora pra chegar pro consumidor.
    Correção, é o Splinter Cell : Chaos Theory que usa Parallax.
    E se me lembro bem, Hardware Displacement Mapping apareceu qdo lançaram a Matrox Parhelia... infelizmente a placa no geral era ruim demais para se beneficiar do efeito...

    fui

  16. #115
    Membro Avatar de Fla3DMadness
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    9.334
    Verdinhas
    12

    Originalmente enviada por V1PM4N
    Correção, é o Splinter Cell : Chaos Theory que usa Parallax.
    E se me lembro bem, Hardware Displacement Mapping apareceu qdo lançaram a Matrox Parhelia... infelizmente a placa no geral era ruim demais para se beneficiar do efeito...

    fui
    Ta certo, troquei o nome dos SC.

    E o hardware displacement ninguém mais adotou exatamente pela mudança de foco, menos poligonos mais shaders.

    A técnia que veio depois do normal map é o relief map que o brasileiro Fabio Policarpo vem desenvolvendo e consegue relevos bem mais profundos e realistas que o normal, é esperar pra ver...

    []´s

    Flávio

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 5 de 5 Primeira ... 3 4 5

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões