+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.129
    Verdinhas
    3475

    Quem é culpado? Fabricante ou usuário que mexeu onde não devia?

    Um amigo meu me mandou esse texto, algo que aconteceu com ele com um pc recém comprado. Eu ainda acho que foi besteira dele de mexer onde não deveria sem perguntar antes. (não sei se esta é a sala certa para isso, mas como fala sobre um problema de hardware, pensei em postar aqui mesmo)

    Sábado a noite estava eu finalizando a instalação de drivers quando vejo no site da fabricante da minha placa-mae a informação destacada que acabara de ser lançada uma nova versão da minha bios, sem saber do "risco" que é atualizar uma bios, baixei o programa e o rodei como qualquer usuário leigo o faria.

    No meio do processo, ocorreu um erro, eu simplesmente mandei reinstalar o programa e deu erro de novo, terminei fechando o programa e dizendo "ah! depois vejo essa porcaria" e continuei a usar meu windows tranqüilamente.

    Chegou um determinado momento em que tive que reiniciar o computador: péssima idéia... o bicho simplesmente não reiniciou, alias ele só acendia as lâmpadas do gabinete, fora isso mais nenhum sinal de vida, ai comecei a ficar nervoso.

    Na segunda feira, levei o computador para a loja que comprei e lá o técnico que me atendeu, de cara, como analise preliminar disse: "isso foi causado por uma atualização de bios mal-sucedida e isso não é coberto pela garantia"... na hora gelei, ao mesmo ponto que me revoltei... ate por que eu não recebi documento nenhum dizendo que "atualizar bios" não é coberto pela garantia.

    Como a analise definitiva só saia com 48 horas, voltei pra casa bufando de raiva, já pensando no processo judicial que iria por contra a loja e o fabricante da placa mãe (que apesar de não ter representante no Brasil, alguém ou a loja ou seu fornecedor tem que responder judicialmente por ela.

    Agora estou mais cauteloso com esse computador né, já que ele é feito de materiais que não dão a mínima segurança a nos usuários (já pensou se um vírus fizesse isso? mas não, estamos falando de um programa disponibilizado pela fabricante!)
    O texto dele na íntegra encontra-se em http://journal.thpe.net

    Quem é o culpado? Ele? O fabricante? 50% pra cada lado?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    649
    Verdinhas
    1

    Qq fabricante avisa e muito os riscos de se atualizar a bios, basta ler os manuais e Faqs nos sites. A cagada ai foi do seu amigo, que se meteu a fazer o que não sabe. Garantia de produto nenhum cobre mal uso.

  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.179
    Verdinhas
    33

    COM certeza no site dizia em letras vermelhas: Cuidado, atualizacao mal sucedida etc etc etc, ele que nao prestou atençao...
    Mas isso não é de se apavorar, se a loja nao tiver competencia pra recuperar a bios (provavelmente nao vai ter), manda pra mobofix ou alguma empresa/pessoa que regrave bios.

  5. #4
    Membro Avatar de -|SLayerR|-
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    6.254
    Verdinhas
    78

    Seu amigo se ferrou bonito, TODO site trás inúmeras advertências em letras gigantes, garrafais e vermelhas, grandes "CAUTION!!!"s avisando do risco e com links para manuais explicando como fazer.

    O que percebi é que seu amigo é afobado e só vai perder tempo e dinheiro se for processar o fabricante.

  6. #5
    Membro Avatar de Carnage_RJ
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    4.942
    Verdinhas
    240

    A loja tá mais do que certa... se o seu amigo tivesse lido o manual ele não teria se metido a fazer o que ele não sabe... se ele tentar entrar com processo não vai dar em nada pra ele, vai ser perda de tempo...

  7. #6
    Membro Avatar de TMFX
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    1.153
    Verdinhas
    0

    "Não sabe fazer? Não faça". Essa frase serve bem pro seu amigo...

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    621
    Verdinhas
    0

    pra q vai mexer no q nao sabe? kkkk


    AEIOAeghoaGEaoihe
    pior q c nego quiser passa perna nele facil.... essee problema tem conserto kra, eh soh regravar.... nego pode acabar cobrando 100, 200 conto pra dizer q conserta o pc do kra e ele paga feliz da vida
    lol

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    7.568
    Verdinhas
    584

    agora so resta pra ele mandar regravar a BIOS em algum lugar, nao recomendo ele fazer hotswap pq se nem atualizar a bios ele consegue, qto mais fazer isso. e da proxima vez que precisar atualizar pede pra alguem q saiba o q está fazendo. Outra coisa, como já foi dito, sempre aparecem advertencias qto a atualizacao da bios qd vc vai tentar atualizar, entao um processo contra o fabricante nao vai dar em nada.

    EDIT: qual placa q é? dependendo eu regravo pra ele. só me mandar a BIOS.

  10. #9
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.129
    Verdinhas
    3475

    O cara tentou se registrar aqui no fórum mas tá dando a seguinte mensagem:

    Registro de novos usuários foi desabilitado pelo administrador.
    Então ele me pediu para postar o comentário aqui para ele:

    Lamentável ver técnicos rebaixando usuários leigos, pois, muito do que foi citado sobre o caso é inverdade:

    1-Não há nenhum "escrito vermelho" nem em faqs nem no manual, alertado sobre os "perigos" de se atualizar a bios, pelo contrario, a asus incentiva as pessoas a fazer, ate porque se ela não o fizesse estaria colocando em cheque sua própria afirmação de que "a atualização da nossa bios é segura" como se pode ver na ironia em: http://usa.asus.com/products/mb/crashfreebios.htm

    2-Se tal função é "apenas para tecnicos" por que fora disponibilizada ao publico geral num programa com interface simples, amigavel e que mais uma vez: não alerta nada sobre os perigos de se atualizar a bios? (estou falando do asus update) o programa nao chegou nem a dar aviso que "como a gravação da bios falhou, voce deve regravar a versao anterior")

    3- eh um direito que me assiste possuir o computador atualizado, se o soft da fabricante eh falho, ela que se responsabilize
    Bom, esta é a resposta dele. A placa é uma A7V600-X

  11. #10
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    652

    Ahh cara teu amigo ta de piti, fez merda, foi irresponsavel e se fudeu.

    Conheço AZOS e diz sim os perigos de um flahs, alias perigos quase nulos... pelo linguajar da pra notar q o maluco eh muito leigo mesmo, pq até meu pai q sabe superficialmente de PC sabe atualizar um bios.

    "Apenas para Tecnicos" foi de matar.

  12. #11
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    4.238
    Verdinhas
    23

    olha um guia pra quem nunca atualizou bios, no proprio site da Asus... ao lado do botao de download

    http://www.asus.com/support/english/...ios/intro.aspx

    olha, concordo em partes... poderia aparecer isso na tela do download, e nao apenas clicando no botao ali do lado q demonstra os passos pra atualizar e informações basicas... e realmente, há coisas no PC q tu pode apenas com uma alteração "intuitiva", inutilizar o PC, como aconteceu ai... mas isso na minha opinião não retira a responsabilidade do kra ai que fez o update errado(sim, pois soh da errado se for feito errado).

    Pra fazer o update de bios, isso requer um minimo de conhecimento e tal, e pra quem não conhece, pode cair nessas ciladas, de achar q tava tudo bem e é soh reiniciar o PC...

    bem... tambem acho q isso é mal uso, e concordo com a empresa tb, q identificou como mal uso... e realmente é mal uso...

    Quanto ao CrashFree, esse é um sistema de segurança contra alguns tipos de corrompimento de bios, mas dependendo do que aconteceu, realmente não há como o crashfree salvar... soh sistemas com 2 bios(como os da gigabyte) q podem impedir qualquer tipo de corrompimento... o crashfree não é infalivel...

    []'s

  13. #12
    Membro Avatar de TMFX
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    1.153
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por Wrobel
    olha um guia pra quem nunca atualizou bios, no proprio site da Asus... ao lado do botao de download

    http://www.asus.com/support/english/...ios/intro.aspx
    "Careless updating may result to more problems with the motherboard!"

    Está bem especificado ;D

  14. #13
    Membro Avatar de andrepmrj
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2000
    Mensagens
    11.346
    Verdinhas
    449

    como nao tem advertencia no site da asus.




    e outra ele deve ter e pego a bios errado pra ter dado erro.

  15. #14
    Membro Avatar de TMFX
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    1.153
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por andrepmrj
    como nao tem advertencia no site da asus.

    http://img64.echo.cx/img64/715/ciudado4gq.jpg


    e outra ele deve ter e pego a bios errado pra ter dado erro.
    Ele errou, não tem nem o que discutir. Ele só não admite que é noob. E outra: o ASUS update RECOMENDA que seja salva a bios anterior...

  16. #15
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    652

    Originalmente enviada por TMFX
    Ele errou, não tem nem o que discutir. Ele só não admite a noobice dele...
    Sim, em vez de procurar metodos de concertar a propria cagada... como a parada do diskete com autoexec.bat apontando pro flashbios.

  17. #16
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    4.238
    Verdinhas
    23

    tava lendo uma parte do relato agora

    "ate por que eu não recebi documento nenhum dizendo que 'atualizar bios' não é coberto pela garantia."

    ora... atualizar bios nao tem problema, agora, atualizar sem nenhum cuidado pode te trazer problemas, e esses problemas sao gerados por mal uso, e MAL USO nao é coberto pela garantia... o q gerou o problema nao foi a atualização de bios, foi a falta de pratica na hora de atualizar, e isso não é coberto mesmo pela garantia, e na minha opinião, nem deve mesmo ser coberto...

    quanto aos virus, bem, eles ainda não são capazes de agir dessa forma, mas existem virus q sim, conseguem inclusive danificar a bios... e dependendo do tipo de corrompimento, pode inutilizar o PC ateh q seja feita a regravação da bios...

    eu soh me pergunto... o kra disse de cara q foi mal uso na hora de atualizar a bios? é impossivel ele ter descoberto isso em uma analise preliminar, a nao ser q o kra tenha dado uma bandeira, do tipo falar q foi atualizar a bios e dps nao reiniciou mais...

    ate pq, existem outras formas de corromper a bios q não sao geradas por "mal uso", como ateh instabilidade da placa por exemplo...

  18. #17
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    652

    Originalmente enviada por Wrobel
    tava lendo uma parte do relato agora

    "ate por que eu não recebi documento nenhum dizendo que 'atualizar bios' não é coberto pela garantia."

    ora... atualizar bios nao tem problema, agora, atualizar sem nenhum cuidado pode te trazer problemas, e esses problemas sao gerados por mal uso, e MAL USO nao é coberto pela garantia... o q gerou o problema nao foi a atualização de bios, foi a falta de pratica na hora de atualizar, e isso não é coberto mesmo pela garantia, e na minha opinião, nem deve mesmo ser coberto...

    quanto aos virus, bem, eles ainda não são capazes de agir dessa forma, mas existem virus q sim, conseguem inclusive danificar a bios... e dependendo do tipo de corrompimento, pode inutilizar o PC ateh q seja feita a regravação da bios...

    eu soh me pergunto... o kra disse de cara q foi mal uso na hora de atualizar a bios? é impossivel ele ter descoberto isso em uma analise preliminar, a nao ser q o kra tenha dado uma bandeira, do tipo falar q foi atualizar a bios e dps nao reiniciou mais...

    ate pq, existem outras formas de corromper a bios q não sao geradas por "mal uso", como ateh instabilidade da placa por exemplo...
    Eh fato que o maluco falou que atualizou o BIOS.

    Tecnicozinho de esquina (principalmente os de lojas) muito mal identificam um defeito o cara vai saber que foi BIOS?

    []'s

  19. #18
    ZCC
    ZCC está online agora
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    32.876
    Blogs
    1
    Verdinhas
    16173

    Originalmente enviada por Wrobel
    tava lendo uma parte do relato agora

    "ate por que eu não recebi documento nenhum dizendo que 'atualizar bios' não é coberto pela garantia."

    ora... atualizar bios nao tem problema, agora, atualizar sem nenhum cuidado pode te trazer problemas, e esses problemas sao gerados por mal uso, e MAL USO nao é coberto pela garantia... o q gerou o problema nao foi a atualização de bios, foi a falta de pratica na hora de atualizar, e isso não é coberto mesmo pela garantia, e na minha opinião, nem deve mesmo ser coberto...

    quanto aos virus, bem, eles ainda não são capazes de agir dessa forma, mas existem virus q sim, conseguem inclusive danificar a bios... e dependendo do tipo de corrompimento, pode inutilizar o PC ateh q seja feita a regravação da bios...

    eu soh me pergunto... o kra disse de cara q foi mal uso na hora de atualizar a bios? é impossivel ele ter descoberto isso em uma analise preliminar, a nao ser q o kra tenha dado uma bandeira, do tipo falar q foi atualizar a bios e dps nao reiniciou mais...

    ate pq, existem outras formas de corromper a bios q não sao geradas por "mal uso", como ateh instabilidade da placa por exemplo...
    concordo com vc, mas no caso dele realmente houve uma impericia seria dele e acho q a empresa está certa

  20. #19
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    4.238
    Verdinhas
    23

    Originalmente enviada por TMFX
    Ele errou, não tem nem o que discutir. Ele só não admite que é noob. E outra: o ASUS update RECOMENDA que seja salva a bios anterior...

    vcs tao falando demais, ele admitiu q não tem conhecimentos tecnicos minimos, mas ele alega q não foi advertido... oras... tem a advertencia ali... e o proprio programa, na hora q tu vai atualizar, aparece uma caixa de mensagem falando dos perigos de atualizar a bios, q ele provavelmente deve ter passado por cima e clicado OK...

    mas eu acho q realmente antes do download deveria aparecer sim akela mensagem TAMBEM, e nao apenas nos steps...

    mas isso seria apenas mais um aviso... pra mim foi falta de atenção mesmo, e juntamente com a falta de conhecimento, deu no que deu...

    o problema é agora querer jogar a culpa no fabricante, dizer q o fabricante nao cobre "up de bios", q os sistemas de segurança nao funcionam, etc...

  21. #20
    Membro Avatar de TMFX
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    1.153
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por Wrobel
    vcs tao falando demais, ele admitiu q não tem conhecimentos tecnicos minimos, mas ele alega q não foi advertido...

    (...)

    pra mim foi falta de atenção mesmo, e juntamente com a falta de conhecimento, deu no que deu...
    Mas então, ele admitiu que não tem conhecimento de como fazer a atualização, correto? Ele devia saber dos riscos e ainda assim prosseguiu sabendo que algo podia, eventualmente, dar errado. O problema é que realmente deu errado, porém essa besteira foi conseqüência da falta de conhecimento dele. Ele pelo menos foi humilde em dizer que errou, mas não adiantar dizer que isso e que aquilo e aquele outro estão errados. Não adiantar falar que o software é falho pq eu uso o AU aqui e nunca tive nenhum problema. Não adiantar dizer que não tem aviso pq tem. Não adiantar dizer que a garantia devia cobrir pq não cobre e não deve cobrir por falta de conhecimento do usuário. E volto a repetir:

    "o ASUS update RECOMENDA que seja salva a bios anterior..."

  22. #21
    Membro Avatar de CoachCarter
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    1.950
    Verdinhas
    44

    Tentou gravar um disquete com a bios dentro ou então ligar com o cd da placa dentro??? no site da asus ta falando para fazer isso

    CrashFree BIOS 2
    The CrashFree BIOS 2 feature now includes the BIOS auto-recovery function in a support CD. Users can reboot their system through the support CD when a bootable disk is not available, and go through the simple BIOS auto-recovery process. A7V600-X now enables users to enjoy this protection feature without the need to pay for an optional ROM.

  23. #22
    Membro Avatar de Diablero
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Exorcista
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    7.335
    Verdinhas
    1700

    Crashyfreebios são apenas para placas mães mais novas, onde se corromper a bios, vc poe o CD ou disquete e ele faz a recuperação automatica, e tem tbem a possibilidade de flash por Windows.

    Não tenho certeza se a A7v600-x possibilita o update por windows, mas o CrashFree tenho certeza que não possui.
    O cara não prestou atenção mesmo.

  24. #23
    esf
    esf está offline
    Membro Avatar de esf
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Gafanhoto dos bugs
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    4.662
    Verdinhas
    680

    a bios da minha asus corrompeu e deu um aviso pra inserir um disquete ou o um cd com a bios gravada, aí eu botei e ele regravou

  25. #24
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    1.212
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por Diablero
    Crashyfreebios são apenas para placas mães mais novas, onde se corromper a bios, vc poe o CD ou disquete e ele faz a recuperação automatica, e tem tbem a possibilidade de flash por Windows.

    Não tenho certeza se a A7v600-x possibilita o update por windows, mas o CrashFree tenho certeza que não possui.
    O cara não prestou atenção mesmo.
    A A7V600-X tem sim a segunda revisão do tal "CrashFree BIOS".

    Parece q nem tão "Free" assim...

  26. #25
    Membro Avatar de andrepmrj
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2000
    Mensagens
    11.346
    Verdinhas
    449

    bom aki e minha falava, a bios foi pra kct" eu gravei assim hehehehe" logo em seguida ela pede o cd ou diskete, sacanagem e bios mais nova isso nao funciona mais. mas o resto ainda fala ahehhahea

    asus post reporter nao tem erro, nada de codigos, bips ou leds e falado mas na lata.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões